[Notícia] Metrô de Curitiba pode custar R$ 3,5 bilhões


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Renanfsouza
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[Notícia] Metrô de Curitiba pode custar R$ 3,5 bilhões

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Abr 2010, 09:16

Metrô de Curitiba pode custar R$ 3,5 bilhões

27/04/2010 - Gaveta do Povo

O projeto preliminar da prefeitura de Curitiba para o metrô prevê investimentos de R$ 3,5 bilhões, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Ele deve se reunir amanhã com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, em Brasília, para tratar da inclusão da obra na segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Esses são números preliminares. A primeira versão previa R$ 2 bilhões. Nas últimas reuniões nos falaram que os investimentos poderão somar R$ 3,5 bilhões”, afirmou Bernardo.

O ministro disse que ainda não sabe quanto a União poderá bancar do projeto. “Vamos perguntar quanto a prefeitura pode comprometer e vamos ver. Não podemos dizer que vamos dar metade porque, como ainda não há um projeto fechado, esses números variam.”

O metrô de Curitiba poderá ser incluído em um bolo de R$ 18 bilhões destinados a projetos de mobilidade urbana no PAC2. Mas terá de disputar recursos com Porto Alegre e Belo Hori­zonte, que também têm planos de metrô. Somente os gaúchos devem levar R$ 4 bilhões.

Recentemente, Bernardo disse que não acredita que o projeto fique pronto a tempo para a Copa do Mundo de 2014. “Não estamos discutindo metrô para a Copa porque acho que dificilmente daria tempo para fazer. Pre­cisamos dissociar isso. Até porque, se prometermos um prazo, ao invés do metrô teremos só um canteiro de obras”. Para a Copa, o ministro informou que estão garantidas obras como o corredor de transporte do Aeroporto Afon­so Pena até a Rodoferroviária, as melhorias na Avenida Visconde de Guara­puava e a continuação da Linha Verde.

No fim do ano passado, o então prefeito Beto Richa se reuniu com Bernardo para tentar incluir a obra do metrô no PAC da Copa, mas não teve sucesso. O governo federal propôs que Curitiba financiasse toda a obra e ofertou R$ 960 milhões em financiamentos. A prefeitura afirmou que não teria condições de bancar o projeto sozinha.

Paulo Bernardo, que ontem participou do lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) no Paraná, em evento promovido pela Fe­­deração das Indústrias do Paraná (Fiep), também afirmou que considera sensata a possibilidade de retirar algumas cidades-sede da Copa de 2014 em função do atraso de obras. “Precisamos levar em consideração que em muitas cidades e estados houve troca de governo, como é o caso de Curi­tiba e do Paraná. Teremos de ver com esse novo pessoal como está o cronograma de obras e fazer uma reavaliação”, afirmou.

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Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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