Metrofor - Fortaleza

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AGV
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Metrofor - Fortaleza

Mensagem não lida por AGV » 06 Jun 2008, 17:31

Manilov escreveu:Olá pessoal, gostaria de contribuir com algumas informações a respeito do futuro Metrô de Fortaleza. Primeiro vejamos um mapa pra nos localizarmos melhor

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Seguem informações e alguns renders da estações. Coloquei-as em sequência no sentido Sul-Norte. Foram retirados do sítio oficial do Metrofor. Lá tem mais outros ângulos. http://www25.ceara.gov.br/redirecionado ... ce.gov.br/


Primeiro Estágio: LINHA SUL (Vila das Flores/João Felipe)
Via permanente de 24,1 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado; eletrificação; sinalização; telecomunicações; reforma e construção de estações; oficinas, centro administrativo e operacional; aquisição de 10 TUEs; separação dos sistemas cargas e passageiros; desapropriações e remanejamento de interferências; oferta de trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança/João Felipe e a cada 12 minutos no trecho Vila das Flores/Conjunto Esperança.

• Segundo Estágio: Linhas Oeste e Sul (Vila das Flores/Caucaia)
Via permanente em 19 km em via dupla, sendo 17 km em superfície e 2km em elevado; obras de arte especiais de transposição da via; eletrificação; sinalização; telecomunicações; reforma e construção de estações e urbanização dos entornos da Linha Oeste; aquisição de 8 TUEs; complementação do centro administrativo e operacional; construção de novas oficinas para o sistema carga; construção de nova oficina de pequenos reparos para o sistema metroviário; conclusão da segregação da linha de carga; oferta de trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança/São Miguel e a cada 12 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e São Miguel/Caucaia; além de obras viárias, sendo um dos vetores de indução à requalificação do Centro de Fortaleza.

• Terceiro Estágio: Linhas Oeste e Sul e Integração com o Município de Maranguape
Complementação dos sistemas e construção de estações nas Linhas Oeste e Sul; integração do município de Maranguape ao sistema metroviário; aquisição de 9 TUEs; oferta de trens na hora-pico a cada 4 minutos no trecho Conjunto Esperança/Antônio Bezerra; a cada 8 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e Antônio Bezerra/Caucaia.


Vila das Flores. Aqui, a primeira estação, o metrô começa sendo de superfície.
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Jeiressati
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Maracanaú (Municipio da RM)
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Novo Maracanaú
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Acarapé
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Conjunto Esperança
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Mondumbim
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Parangaba (a partir dela o metrô passa a ser elevado)
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Couto Fernandes
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Porangabussu
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Benfica (aqui inicia-se o trecho subterrâneo)
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São Benedito
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Lagoinha
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Joaõ Felipe
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Informações mais técnicas

Via Permanente
A via permanente por onde circularão os trens apresenta as seguintes características :
• Trilhos utilizados
Serão utilizados trilhos TR-45 ou S-49.

• Fixação dos trilhos
Poderão ser fixados tanto em dormentes sobre lastro de brita, seja ele de madeira (utilizados na linha de carga ou região de manobras) ou de concreto mono ou bibloco e também poderão ser fixados diretamente na laje de concreto através de placas ou blocos resilientes.
• Distância entre vias
• Média : 4250 mm
• Mínima : 3500 mm
• Rampa Máxima
A rampa será de 2,7 %

• Trechos em curva
O raio mínimo que o TUE projetado admitirá para tráfego em vias comerciais é de 200 m e nas vias do pátio é de 80 m.

• Plataformas das Estações
Os trens operarão em estações com plataformas iguais, de 90m de extensão (110m para as estações subterrâneas), altura de 1.05m +/- 75 mm em relação ao topo do boleto e com distância inferior de 1.000 mm entre a face interna do trilho mais próximo

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Material Rodante
Os TUE’s ( Trem Unidade Elétrico) planejados para utilização pelo METROFOR, são alimentados eletricamente através de uma rede aérea de 3000 volts em corrente contínua, com motor de tração do tipo indução, com controle de velocidade através de inversores estáticos . São compostos de 4 carros, sendo dois carros motor e dois carros reboque, na disposição M+R+R+M , ou seja, com os carros motor nas cabeceiras.
São projetados para atingir uma velocidade máxima de 80 Km/h, com um valor mínimo de aceleração inicial de 0.9 m/s2. A aceleração média garante ao TUE atingir a velocidade de 80 Km/h em menos de 40 s, contados a partir do comando de tração.


Dimensões
Os veículos terão um comprimento de 20 m , com altura total de 3,65 m e largura total de 2,85 m.
Lotação
Carro Motor Carro Reboque
Passageiros sentados 47 57
Passageiros em pé 177 189
Total 224 246

Esta disposição garante uma capacidade nominal de 940 passageiros por trem de quatro carros, com uma densidade de 6 passageiros em pé por m2.Garante ainda uma oferta mínima de 20% dos lugares sentados para o total de carregamento do veículo.


Requisitos de Conforto
• Conforto Técnico
Os trens são projetados para garantir em seu interior um adequado conforto térmico aos passageiros e condutor, sendo os veículos providos de isolamento térmico.
• Climatização
Os trens serão climatizados através de um sistema de condicionamento de ar, garantindo um resfriamento mínimo de até 7ºC em relação ao ambiente externo, com um mínimo estabelecido em 20ºC.
• Conforto Acústico
O trem foi planejado para garantir um adequado conforto acústico para os passageiros e condutor, através de isolamento acústico das superfícies dos carros. Assim o nível acústico em qualquer velocidade da composição não deverá exceder 80 dB, no interior do veículo em marcha.
• Conforto Visual
Os trens deverão apresentar adequado conforto visual aos passageiros e condutores. Os carros disporão de amplas janelas envidraçadas e adequado sistema de iluminação.


Comunicação • Comunicação Sonora
Os veículos são também dotados de sistemas de comunicação sonora , em especial os seguintes :
• alarme de fechamento iminente das portas;
• indicação por voz da próxima estação;
• comunicação condutor/passageiro, por canal de voz, geral ou seletiva por carro;
• comunicação passageiro/condutor (alarme por canal de voz de atuação do dispositivo de emergência localizado no interior dos carros);
• alarme sonoro (buzina) atuado pelo condutor para alerta na passagem do trem




Matéria veiculado no Jornal Diário do Nordeste sobre a LINHA LESTE

Uma nova linha para o METROFOR toda subterrânea

Uma nova linha e a recuperação de um antigo ramal ferroviário estão previstos nos planos do Metrofor, anunciados ontem pelo governador Cid Gomes.

O total de investimentos com o metrô de Fortaleza, através de convênio já assinado com o Governo Federal, é de R$ 1,034 bilhão, valor este que, segundo o governador, está subestimado, pela ausência de uma linha no projeto.

Segundo Cid, já foi autorizado o estudo de viabilidade para a chamada Linha Leste do metrô, que interligará a Estação João Felipe, no Centro, à Unifor, na Avenida Washington Soares, passando pelas estações da Sé, Colégio Militar, Ceart, Nunes Valente, Desembargador Moreira, Dias da Rocha, Papicu, HGF, Cidade 2000, Iguatemi e Salinas.

O estudo prevê recursos da ordem de R$ 400 mil, que advirão do Tesouro Estadual. De acordo com o projeto, a linha deverá transportar cerca de 85,5 mil passageiros por dia.

Ramal Parangaba-Mucuripe

O outro projeto é o do Ramal Parangaba-Mucuripe, que prevê a instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital, integrando os bairros de Parangaba e Mucuripe, com estações no Aeroporto, Rodoviária, Assembléia, Antônio Sales e Papicu.

´Já estamos contratando o projeto executivo deste ramal, que transportaria no leito da estrada de ferro já existente´, explica o governador. O ramal deverá servir de transporte para 90 mil passageiros por dia e tem seu projeto orçado em R$ 4,29 milhões.

Linhas Sul e Oeste

Somente a Linha Sul do metrô, que ligará a Capital à Maracanaú e Pacatuba tem investimentos previstos de R$ 1,017 bilhão. Com a expectativa de transportar 350 mil passageiros por dia, a previsão é de que a linha esteja implantada até 2010.

´O trecho está em ritmo acelerado, tem muita obra já em execução ´, garante Cid Gomes. A linha terá trechos em superfície, elevados e subterrâneos já dentro do primeiro estágio das obras, já contemplado com os recursos.

Já a Linha Oeste, diferente da Sul, não será eletrificada e vai continuar com locomotivas a diesel. Os investimentos com ela, não divulgados, já estão acertados, segundo afirma o governador. A Linha Oeste também deve estar pronta em 2010 e liga a Estação João Felipe ao município de Caucaia.


Locomotivas

As locomotivas do Trem do Cariri, além de mais outras duas, que irão para o Metrofor, estão sendo construídas em Barbalha, também na região caririense.

´Faz 20 anos que não se constrói, no Brasil, um único vagão ferroviário. Esses serão os quatro primeiros, construídos aqui no Ceará´, comemora o governador.

Sérgio de Sousa
Especial para Economia


Manilov
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Mensagem não lida por Manilov » 20 Jun 2008, 10:22

Vou postar novamente as fotos que tirei das obras na Parangaba e em seguida as novas fotos que tirei:

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Ao fundo vemos a estação atual da parangaba.
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Estação elevada. Observem à esquerda o terminal de ônibus da Parangaba, que será interligado à estação do Metrofor
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Manilov
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Mensagem não lida por Manilov » 20 Jun 2008, 10:51

Seguem as fotos que tirei da obras no Benfica, onde se inicia o trecho subterâneo.

A av. Carapinima com suas faixas ocupadas.
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A mais recente interdição fica do lado direito, em frente ao shopping Benfica
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Do outro lado, a anos e anos interditado
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Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 25 Set 2008, 22:57

Obras do Metrofor paradas e sem pessoal

25/09/2008 - Diário do Nordeste

Nas placas, lê-se a mensagem ‘‘homens trabalhando’’. Mas ao passar por alguns dos pontos do Metrofor, o que se percebe é que os canteiros estão vazios e as obras, paradas. E segundo o relato de moradores e comerciantes que trabalham próximos a esses locais, essa situação já vem se arrastando há algum tempo, enquanto os transtornos provocados pela obra permanecem. O Diário do Nordeste esteve, ontem, em três pontos de trabalho do Metrofor para ver a situação.

Na Parangaba, onde está sendo construído um elevado para a passagem do metrô, o silêncio e a ausência de operários tinham pouco a ver com o cenário que se espera encontrar em uma obra de grande porte. Algumas estruturas de concreto permanecem no chão, à espera que sejam colocadas no elevado. Uma pessoa que preferiu não se identificar disse que, no local, costuma haver muitos assaltos e que, por conta disso, pouca gente se atreve a passar por ali.

Já o comerciante José André Filho, que possui uma churrascaria em frente ao elevado, relata que há bom tempo percebe uma diminuição drástica no ritmo de trabalho. ‘‘Até que vem alguns operários por aqui, mais pelo período da manhã. Mas numa quantidade bem menor do que há alguns meses. Pelo jeito essa obra ainda vai demorar muito, enquanto a gente tem que conviver com a poeira’’, critica.

Na Rua Nereu Ramos, no bairro Maraponga, o único sinal de pessoas trabalhando era quatro operários que colocavam uma peça de concreto para fechar uma parte da via. Enquanto isso, moradores e pessoas que passam pelo local reclamam da poeira e das alterações constantes no tráfego por conta das interdições.

‘‘Apesar dos transtornos, a gente até agüentava porque achava que a obra ia acabar logo. Mas desse jeito, a gente se revolta. Deixei de vender minhas quentinhas porque os carros não podem passar por aqui’’, desabafa Meuris Kelly Alves dos Santos.

O único local em que foi visto operários trabalhando e em quantidade foi no trecho da Avenida Carapinima, próximo ao Shopping Benfica, no Centro. Cerca de 20 operários trabalhavam do lado de fora para colocar de pé o acesso para a futura Estação Benfica.

Em nota, a assessoria de comunicação do Metrofor informou que a etapa compreendida no trecho da Parangaba já foi concluída e que as obras efetuadas na Nereu Ramos seguem normalmente o cronograma estabelecido.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 12:35

Metrofor terá mais dez trens

03/10/2008 - Diário do Nordeste

Com 10 locomotivas já garantidas, o governador Cid Gomes liberou a licitação de mais 10 trens para servir à Linha Sul do metrô de superfície de Fortaleza, que leva da Estação João Felipe, no Centro, à de Vila das Flores, em Maracanaú. De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o edital será enviado ainda hoje para a Secretraria de Infra-Estrutura (Seinfra), que realizará o processo licitatório.

O projeto do Metrofor já se arrasta por 11 anos e, com a passagem desse período, alguns ajustes tiveram que ser feitos para se adequar às novas necessidades da cidade. ´Depois de dez anos, a demanda aumentou muito. A gente tinha uma demanda de 185 mil passageiros/dia na Linha Sul. Agora, já está com 350 mil, e 10 trens não atendem este público, precisa de 20´, explica.

Demanda em 2014 - Segundo ele, em 2014, a movimentação prevista no Metrofor será de 605 mil passageiros/dia, ´caso tenha as duas linhas implantadas [Sul e Oeste, esta partindo do Centro e indo à Caucaia] e em integração com todos os outros modais de transporte público de passageiros´.

O investimento com o acréscimo desses trens é de US$ 72 milhões, ou cerca de R$ 140 milhões. Isso porque o carro que será utilizado custa hoje US$ 1,8 milhão, e cada locomotiva agrega quatro deles.

A licitação das locomotivas será feita pela Seinfra, pelo fato de que o Estado tem isenção quando faz o processo por administração direta, o que permitirá que os preços da licitação sejam barateados.

Fortes informa ainda que mantém tratativas com a empresa fabricante das 10 locomotivas já licitadas, a multinacional Alstom, para que sejam solucionados os problemas técnicos que foram identificados nas máquinas.

Fonte:
http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Out 2008, 13:09

É,realmente parece ser um sistema metroviário q pode emplacar,mas obras se arrastando a 10,11 anos é um certo descaso nnoo wll
O projeto do Metrofor já se arrasta por 11 anos e, com a passagem desse período, alguns ajustes tiveram que ser feitos para se adequar às novas necessidades da cidade. ´Depois de dez anos, a demanda aumentou muito. A gente tinha uma demanda de 185 mil passageiros/dia na Linha Sul. Agora, já está com 350 mil, e 10 trens não atendem este público, precisa de 20´, explica.
Como diz uma conta simples que vi em algum lugar,não me lembro aonde,para cada 2 km de vias devem ter uma composição.É claro que nenhum sistema metroviário brasileiro(nem mesmo a CPTM) chegará tão cedo a essa conta.Mas 20 trens para atender 350 mil passageiros é pouco,já que a demanda a partir dos anos nesse sistema será crescente demais,pois não é toda cidade como Fortaleza que pode se beneficiar com um sistema metroviário novo e de qualidade.Acho que 30 inicialmente já seria algo expressivo,mas aos poucos ir encomendando novos trens,como mais 20 dois anos depois de licitados e adquiridos esses 30,logo mais tarde 10... o0 Mas é claro,tudo isso de acordo com a demanda...
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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Out 2008, 13:16

Lendo as matérias acabei por encontar um certo desencontro de informações ou a falta delas:
A informação do tópico inicial:
Material Rodante
Os TUE’s ( Trem Unidade Elétrico) planejados para utilização pelo METROFOR, são alimentados eletricamente através de uma rede aérea de 3000 volts em corrente contínua, com motor de tração do tipo indução, com controle de velocidade através de inversores estáticos . São compostos de 4 carros, sendo dois carros motor e dois carros reboque, na disposição M+R+R+M , ou seja, com os carros motor nas cabeceiras.
São projetados para atingir uma velocidade máxima de 80 Km/h, com um valor mínimo de aceleração inicial de 0.9 m/s2. A aceleração média garante ao TUE atingir a velocidade de 80 Km/h em menos de 40 s, contados a partir do comando de tração.
e a do tópico anterior ao meu:
A licitação das locomotivas será feita pela Seinfra, pelo fato de que o Estado tem isenção quando faz o processo por administração direta, o que permitirá que os preços da licitação sejam barateados.
Fortes informa ainda que mantém tratativas com a empresa fabricante das 10 locomotivas já licitadas, a multinacional Alstom, para que sejam solucionados os problemas técnicos que foram identificados nas máquinas.
Afinal serão TUEs ou locomotivas,ou os dois atuarão em linhas diferentes :X: :ttn: ????????????
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Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 13:21

Fortaleza tem trens urbanos com tração de locomotivas, mas pode ser uma falha do jornalista.
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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Out 2008, 13:28

Caraca Landrail!!!!!!!!!!!!Membro Millenium!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Voltando ao assunto...
Pode ter sido uma falha,e grosseira,pq em uma dis que o transporte é em Tue,o outro em locomotivas,e locomotivas puxando carros vagão NUNCA terão qualidade de Metrô!!!!!!!!!!
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Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 13:47

Foi uma falha grosseira!!!
nnoo
O investimento com o acréscimo desses trens é de US$ 72 milhões, ou cerca de R$ 140 milhões. Isso porque o carro que será utilizado custa hoje US$ 1,8 milhão, e cada locomotiva agrega quatro deles.
Pois é, membro millenuim. :lol:
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Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 13:56

O repórter confundiu composição com locomotiva, ou não sabendo o termo técnico colocou "locomotiva" como termo mais genérico. :lol:


Neste tópico tem algumas fotos do sistema de tração a diesel de Fortaleza!

http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1348
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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 17 Nov 2008, 15:04

Encontrei, no site da Pifer ( www.pifer.com.br ), a máscara frontal dos trens do Metrofor:

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Ela lembra muito os trens da Linha 2 do Metrô-SP (Alstom Milênio, http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1345). Não sei se vai ser exatamente essa máscara, porque ela foi feita na época em que os trens foram encomendados para a Alstom, por volta de 1998. De lá para cá, somente um trem foi montado, e como o Metrofor não pagou por esses trens, a produção deles foi paralisada. Esse trem está obsoleto e a garantia dele acabou. O Metrofor quer que sejam fabricados outros trens, com a tecnologia mais moderna disponível hoje. Está uma briga com a Alstom, e isso ainda vai se tornar um grande problema no futuro. Só não é um problema hoje porque infelizmente as obras civis não estão próximas de serem finalizadas :(.


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Mensagem não lida por Landrail » 13 Dez 2008, 15:20

BNDES libera R$ 142 milhões para Metrofor

12/12/2008 - Diário do Nordeste


As obras do metrô de Fortaleza serão retomadas em até 60 dias, garantiu ontem Adail Fontenele, secretario da Infra-estrutura do Ceará. Ele e o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) se reuniram, no Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com representantes da instituição e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para acertar a retomada definitiva das obras.


“O parecer das análises do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre os termos aditivos dos contratos recomendou o recomeço da obra. Dessa maneira, vamos retomar o mais rápido possível, pois o empréstimo do BNDES de R$ 142 milhões já foi acertado. Inclusive, na próxima semana já será liberado um repasse de R$ 25 milhões”, informou Fontenele.


A obra do Metrofor foi iniciada há 11 anos, tendo sido paralisada e adiada diversas vezes neste período. O último atraso, segundo o secretário, foi ocasionado pela necessidade de detalhamento da análise do TCU. “É uma obra muito longa, que necessita da análise mais criteriosa dos aditivos anteriores. O planejamento está bem equacionado e estávamos aguardando só o TCU. Agora, com este parecer, temos certeza de que a obra vai andar. Não haverá problema nem com a CBTU, que deverá ficar de acordo com a decisão do Tribunal e nem com o BNDES, pois com o banco, tudo está correndo bem”, explicou.


As obras serão realizadas pelo Consórcio Construtor que agrupa as empresas Queiroz Galvão, Camargo Correia, Bombardier, Siemens, Alstron e Balfour Beaty .


Retomada - A primeira linha do Metrofor a entrar em operação será a Sul, com extensão de 24,1 quilômetros, compostos por linha dupla e eletrificada. O percurso sairá da estação João Felipe, no Centro, até a estação Vila das Flores, localizada em Maracanaú.


“Nós estávamos exatamente no limite para conseguir manter o prazo de terminar em 2010. Com mais dois anos de obra será realizado o alicerce do último trecho da linha, que é um túnel da Praça da Lagoinha até a Estação João Felipe e deve iniciar na primeira quinzena de fevereiro de 2009. Também serão concluídos os elevados e trabalharemos o rebaixamento da Estação da Parangaba, obedecendo a recomendação da prefeitura que fez o tombamento do antigo prédio. Vamos respeitar essa decisão”, disse Fontenele.


Tombada em 2006, a Estação de Trem da Parangaba será rebaixada em dois metros, para que os trilhos do Metrofor, passem por cima desta estrutura, preservando a história da estação e do bairro.


Essa solução foi acordada entre o governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, em fevereiro de 2008. Na linha Sul, haverá 18 estações, sendo uma elevada (Parangaba), quatro subterrâneas (João Felipe, Lagoinha, São Benedito e Benfica) e 13 de superfície (Porangabussu, Couto Fernandes, Vila Peri, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Pajuçara, Novo Maracanaú, Maracanaú, Jereissati e Vila das Flores).


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 13 Dez 2008, 18:39

Tomara que agora vá!!!!! :(


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 03 Jan 2009, 19:15

Eu acho um absurdo um sistemas de trem de passageiros, mesmo suburbano operar com locomotivas à Diesel.

O fato deve - se a não eltrificação (imagino)
Eu sendo o Governador, mandaria eletreficar e buscaria trens "usados" com custo zero, apenas com custo da manutenção (Como fizeram com a RENFE/ CPTM)
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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 03 Jan 2009, 20:13

Na realidade, o legal seria termos linhas para cargueiros eletrificadas, também. O meio ambiente agradece.


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Mensagem não lida por Landrail » 03 Jan 2009, 21:52

Então, aqui no Brasil seguimos dois "padrões" de ferrovias:
O padrão Europeu: sistemas urbanos
E o padrão Norte - americano: sistema diesel elétrico.
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Mensagem não lida por Landrail » 06 Jan 2009, 14:13

Metrofor quer licitar último trecho

31/12/2008 - Diário do Nordeste


A licitação do último trecho do Metrofor — correspondente aos 24,1 km que ligam a Praça da Lagoinha à Estação João Felipe —, deverá ocorrer na primeira quinzena de fevereiro de 2009. Neste ano, o primeiro estágio do trem metropolitano passou a integrar os projetos prioritários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


O projeto conta com aporte de recursos da ordem de R$ 945,73 milhões sendo R$ 207,73 do Estado. Segundo a Secretaria de Infra-estrutura do Estado do Ceará (Seinfra), após a liberação das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dentro de no máximo 60 dias serão retomados os trabalhos da linha Sul.


Também já está acertado entre a Seinfra e a Prefeitura de Fortaleza o rebaixamento da Estação Ferroviária de Parangaba. O monumento foi tombado pela administração municipal este ano, permitindo assim, a construção do elevado que passa sobre a Estação. Segundo a Seinfra, o custo da obra, R$ 700 mil, será pago pelo Governo do Estado, uma vez que a obra não estava prevista no projeto Metrofor.


Terminal de Múltiplo Uso - Após a assinatura da ordem de serviço no último dia 22 e da concessão da licença ambiental pela Semace, o consórcio de empresas Marquise/Avaí deu início às obras do Terminal de Múltiplas Utilidades, no Porto do Pecém. Previsto para ficar pronto até 2010 e orçado em R$ 313,7 milhões, o equipamento é a 1ª das cinco etapas de ampliação do terminal para os próximos oito anos. Estão previstos: três berços de atracação para placas siderúrgicas; quatro correias para carvão mineral e minério; quatro descarregadores para estes insumos; seis carregadores de placas; dois píeres petroleiros para a refinaria; ponte de acesso de 1.800 metros; quebra-mar de 2.300 metros e berço de atracação com 380 metros para a exportação de minério de ferro e grãos. As etapas, orçadas em R$ 2,3 bilhões, devem estar prontas até 2016.


Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7553
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Mensagem não lida por Landrail » 05 Fev 2009, 12:31

PAC: obras do Metrofor preocupam o Governo

05/02/2009 - Diário do Nordeste


Ontem, durante o balanço dos dois anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, mostraram preocupação com o andamento de diversas obras, entre elas está o Metrô de Fortaleza (Metrofor).


Segundo o levantamento do governo federal, 30% das obras estão em estado de atenção, visto que o andamento das obras está abaixo do esperado. Uma das obras que preocupam o governo é o metrô de Fortaleza, alvo de impasse entre os governos federal e do Ceará e o consórcio privado responsável pelo projeto.


As obras do Metrofor terão um custo total de R$ 1,53 bilhão de reais. Deste valor, R$ 602,77 milhões vêm do PAC. A administração do empreendimento acredita que o andamento das obras terá seu ritmo acelerado a partir de março, após os recursos do PAC terem sido finalmente liberados.


A previsão é de que a parte física da Linha Sul do Metrofor esteja pronta até o final de 2010, quando serão feitos testes com passageiros.


Soma recorde


Os recursos para o desenvolvimento dos projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal até 2010 serão ampliados em 142,1 bilhões de reais, atingindo 646 bilhões de reais, informou ontem a Casa Civil.


De acordo com documento do ministério, a divisão destes novos recursos será feita da seguinte maneira: a área de infraestrutura social e urbana ficará com 84,2 bilhões de reais, seguida por projetos de logística, que receberão 37,1 bilhões de reais, e o setor energia, que terá 20,2 bilhões de reais.


Os recursos para obras que vão além de 2010 foram ampliados em 313 bilhões de reais, passando a 502,2 bilhões de reais.


Desse modo, os recursos totais do PAC, criado há dois anos, chegam a 1,148 trilhão de reais - entre verbas públicas e privadas. A nova versão do PAC abarca, por exemplo, a exploração do petróleo da camada pré-sal e a construção de novas refinarias pela Petrobras.

Outro projeto incluído é a licitação do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, que demandará investimentos de 11 bilhões de dólares.


Com a alteração, o número de ações do PAC monitoradas pelo governo passou de 2.198 para 2.378, não incluindo projetos nos setores de habitação e saneamento básico.


Combate à crise


O governo aposta no PAC e em sua ampliação para combater os efeitos da crise financeira global. ´Mesmo que haja uma desaceleração da economia, o PAC tem capacidade para sustentar ao longo de 2009 um patamar de investimentos maior´, destacou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao fazer um balanço de dois anos do programa e anunciar seu reforço.


´Nos importa antecipar as obras para garantir um ritmo mais forte, necessário para enfrentar a crise´, acrescentou.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que estava presente ao evento, descartou uma recessão na economia brasileira, mas reconheceu que haverá uma desaceleração.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 05 Fev 2009, 15:45

Situação em Fevereiro de 2009


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