Metrofor - Linha Leste deve sair em até 5 anos


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Metrofor - Linha Leste deve sair em até 5 anos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 27 Dez 2011, 12:47

Linha Leste deve sair em até 5 anos

Fortalezense vai esperar menos da metade dos 12 anos que estão sendo necessários para fixar o ramal Sul

À espera da finalização da linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) há pelo menos 12 anos, o cearense parece que terá mais sorte com relação à execução do trecho Leste do projeto, que passará por bairros como Aldeota, Papicu e Água Fria. De acordo com estimativa do governador Cid Gomes, o cidadão vai poder circular pelo sistema de transporte entre 2015 e 2016.

O projeto será realizado em diversas frentes e contará com o apoio da iniciativa privada, através de PPP (Parceria Público Privada). O Estado ficará responsável por licitar os equipamentos para a construção dos túneis e das estações.

Já o parceiro deverá adquirir os trens e sistemas para a linha, a qual, conforme o governador "são muito sofisticados".

O intervalo de um trem para o outro, por exemplo, será de apenas um minuto e meio, e o equipamento nem com manobrista contará. "É todo automático e, com isso, necessita de todo um aparato de segurança", explicou Cid durante conversa com os internautas ontem pelo Twitter. A linha Leste do Metrofor foi um dos assuntos recorrentes durante o bate-papo. O governador reafirmou que as obras de construção do trecho, que passará por avenidas de tráfego intenso, como Santos Dumont e Washington Soares, serão realizadas "sem que as pessoas tenham notícia lá fora".

´Tatuzão´

Isso porque os trabalhos serão executados por debaixo da terra. Uma máquina chamada "shild" - conhecido popularmente por "tatuzão" - escava subterraneamente o trajeto, preservando a superfície.

A linha sairá do Centro, a partir da integração com os ramais Sul e Oeste, e seguirá pela Santos Dumont até o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), indo à Cidade 2.000, em direção, depois, ao Fórum. O governador também voltou a falar sobre o polêmico vídeo que circulou recentemente pela internet a respeito de um ´rolo´ nas desapropriações para a construção da linha.

Cid afirmou que, como as estações serão subterrâneas, a parte de superfície poderia ser utilizada pela iniciativa privada para a construção de empreendimentos, mas que isso seria feito "de forma pública".

Acquario

Com relação ao Acquario, o chefe do Executivo Estadual informou que a Licença de Instalação deve ser emitida pela Semace ainda em janeiro, para que sejam iniciadas as obras, com conclusão prevista para dezembro de 2013.

DIEGO BORGES
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/mater ... go=1086092

Voltar para “METRÔ - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes