Estação da Luz

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Jun 2008, 14:31

ImagemImagemImagem
Imagem
ImagemImagemImagem
ImagemImagemImagem


A estação da Luz foi inaugurada em 1902, e teve todo o material de construção importado da Europa. Já foi a mais importante estação da cidade, de onde partiam trens para o interior do estado e para o litoral. Hoje serve apenas como estação terminal dos trens metropolitanos da CPTM que correm pelas linhas 7, 10 e 11.

Imagem

O acesso às plataformas atualmente é feito por um saguão subterrâneo que também se integra ao Metrô (linha 1 e futuramente à linha 4.)



1 - Fachada da estação
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 - Tótem e acesso direto à parte subterrânea.
Imagem

5 - Plataformas vistas do lado norte. Trem série 1100 indo para Francisco Morato
Imagem


6 - Acesso pela Rua Mauá
Imagem


7 -
Imagem


8 - Acesso pela Avenida Cásper Líbero
Imagem


9 - Acesso pela Praça da Luz
Imagem


10 - Entrada do saguão principal
Imagem


11 - O belíssimo saguão
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 - Passarela sobre as plataformas
Imagem


15 - Plataformas vistas da passarela.
À direita: linhas A e D. À esquerda: Linha E e plataforma não utilizada
Imagem


16 - Do outro lado
Imagem


17 - Desembarque da linha A
Imagem


18 -
Imagem


19 - Saguão subterrâneo de acesso às plataformas
Imagem


20 -
Imagem


21 - Corredor de acesso ao Metrô. Essa parede à esquerda futuramente dará acesso à Linha 4.
Imagem


22 - Trem da linha A chegando.
Imagem


23 - Plataforma da linha D
Imagem


24 -
Imagem


25 -
Imagem


26 - Plataforma da linha A, em horário de pico (18:00h)
Imagem


27 - Plataforma central. À esquerda linha A, à direita Linha E.
Imagem
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 02 Nov 2008, 20:39, em um total de 2 vezes.
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 21 Jun 2008, 23:12

Observe o esquema a seguir:


Plataforma 1 | Plataforma 2 e plataforma 3 | Plataforma 4
Rio Grande da Serra | Fco.Morato | Guaianases | Sem uso

O por quê a última plataforma, suspeito que seja a 4 não é utilizada?
Já vi passar trens de carga, mas vi também trem de carga passar pelas demais plataformas...
Será que essa plataforma está aguardando a Linha 8/B?
Rodrigo Lopes


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 24 Jun 2008, 16:27

tambem fiquei curioso do porque da nao utilização daquela plataforma, a linha 8 acaba poucos metros dali, na belissima julio prestes, quem sabe e tomara ela chegue também na luz, pois muita gente que pode vir de osasco, tem que descer na barra funda pra pegar a linha 3, e depois a linha 1 do metro pra ir pra minha regiao....a nao ser que desça la e ande a pé ate a luz...rs, mas ai paga passagem....

Lipe, que legal, nao sabia que seria naquela regiao o acesso a linha 4, estava pra perguntar isso no forum

abçs


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jun 2008, 16:53

Não sei se vocês percebem, mas para a linha B alcançar a plataforma 4, ela teria que cruzar todas as outras vias.. Seria mais facil, do meu ponto de vista leigo, remanejar a linha E pra plataforma 4, a A pra 3, a D pra 2 e a B ficaria com a 1.

Mas sou mais a favor de levar o Expresso Leste até a Barra Funda E também do túnel entre J. Prestes e Luz
Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 24 Jun 2008, 16:59

Lipe, realmente só me dei conta de como a J. PRestes é tão perto das estação da Luz, simplesmente olhando no guia de ruas.

E foi a 1a coisa que pensei, uma interligaçã entre as 2 estações.

Mas quanto a um túnel você re refere a um túnel para pedestres, interligando JP e Luz, ou uma via até Luz?

Na minha visão, se houver ao menos a ligação física para os passageiros, de qualquer forma eles, estando em uma estação, de certa forma estarão também na outra,
bastando para isto, usar o túnel.

Seria uma ótima interligação.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jun 2008, 17:24

Sim, eu penso em um túnel para transferência dos passageiros, igual existe entre Luz-CPTM e Luz-Metrô
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Mar 2009, 21:00

Algumas fotos do saguão subterrâneo da Luz, mostrando as placas já com informação bilíngue, para o Expresso Turístico, e novos angulos da estação (fotos minhas e do Tiago, tiradas com a camera do Tiago, em breve serão adicionadas ao primeiro post)


28 -
Imagem


29 -
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 -
Imagem


33 - Bilheterias do Expresso Turístico
Imagem


34 - Plataforma 4, onde os trens da linha 11 partem para Guaianazes.
Imagem


35 -
Imagem


36 - Trem partindo para Guaianazes
Imagem


37 -
Imagem


38 -
Imagem


39 -
Imagem


40 - Gare da estação
Imagem


41 -
Imagem


42 -
Imagem


43 - Km Zero da CPTM, todas as linhas tem suas quilometragens contadas a partir daqui
Imagem


44 - Saguão intermediário de acesso. Antes dos saguões subterrâneos, esse saghão dava acesso direto á plataforma 4 (de onde essa foto foi tirada)
Imagem


45 -
Imagem


46 - Outro trem da linha 11 chegando e desembarcando na plataforma 3, para manobra e embarcar na plataforma 4
Imagem


47 -
Imagem


48 - Não sei porque, mas gostei muito dessa foto
Imagem


49 - Trem retornando para embarcar
Imagem


50 - Placa do Expresso Turístico na plataforma 4
Imagem


51 -
Imagem
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Mar 2009, 22:10

E mais duas fotos que achei legais, tirei em formato Widescreen


Imagem


Imagem
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Abr 2009, 12:50

Já viram o projeto da Nova Luz??


Achei f*dastico!!!!!!


Imagem
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lopes » 09 Abr 2009, 16:59

Muito Foda!

Pátio da Luz parece que vai por água abaixo.

Penso também que com a construção dessa estação, a nossa boa e velha Luz de sempre, será desativada.

Pelos meus cálculos, cheguei a conclusão que há espaço para todas as linhas inclusive o TAV.

Da direita para esquerda:

Parte elevada à outras plataformas - TAV

plataformas baixas -

Itapevi - Rio Grande da Serra - Francisco Morato - Guaianases - Desembarque - Guarulhos - (Expresso Turístico :P )

Só espero que seja cumprido, fiquei animado com tal projeto.
Rodrigo Lopes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Francis » 09 Abr 2009, 17:29

Lopes escreveu:Pátio da Luz parece que vai por água abaixo.
Sim, vai mesmo.
Lopes escreveu:Penso também que com a construção dessa estação, a nossa boa e velha Luz de sempre, será desativada.
Não, claro que não. Haverá um "rearranjo" nas linhas, só isso. A Luz não suporta a demanda que ela tem, e quando reformaram ela para o Integração Centro, acharam que ela suportaria 5 linhas, hoje vemos que ela não suporta 3. O projeto da Nova Luz prevê que ela seja o terminal das linhas 7, 8 e 14 (Expresso Aeroporto), enquanto na Luz ficariam as linhas 10 e 11.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por AGV » 09 Abr 2009, 18:00

Supus que na figura não aparecia o operacional e sim apenas o novo/proposto.

Avatar do usuário

olhaotrem!
USUÁRIO JR
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por olhaotrem! » 09 Abr 2009, 22:51

Futuramente com duas linhas de metrô, cinco linhas de trem metropolitano e o trem-bala RJ-SP, a Estação da Luz será a Meca dos amantes dos trasporte ferroviário!
PS: O 1100 entrosa muito bem com a arquitetura da Estação da Luz
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OLHA O TREM!

EFVM eu fui!


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Will . » 10 Abr 2009, 00:17

ali na nova luz parece haver espaço para 4 linhas....segundo o Francis são as linhas 7,8 e 14...
e as duas plataformas que sobraram ? seriam usadas então para limpeza/estacionamento ?

além disso, acho que vai precisar de umas esteiras rolantes pra fazer baldeação :P
afinal, pelo GE, são um pouco mais de 300 metros de distãncia (pro Metrô uns 500), algo tipo Brás ou mais longo ainda

e parece então que morreu totalmente levar as 7/8 para o Brás e 10/11 para Barra Funda...
bom seria se o pessoal da 12 tambem tivesse acesso ao complexo da Luz

mas achei esse projeto muito bom... a Luz ja nao comporta da maneira ideal sua demanda, e com o crescente numero de passageiros na CPTM/Metrô alem da abertura da Linha 4, ficaria o inferno
espero que saia logo...quem sabe no ano que vem ja temos as obras dela :D


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Abr 2009, 01:17

é dificil ler essa imagem, então coloquei o que eu acho que deve ser (a ordem das plataformas deve ser diferente, claro, é so suposição minha)


Imagem


Ali onde tem a linha 10 e 11, seria onde hoje é area de manobra da 7 e da 11, as linhas ficam exatamente nessa altura, então acho que li nem deve ter muitas obras, apenas será feita essa laje sobre as linhas. Como não mostra plataforma, logo elas pararão na (Velha) Luz.


as outras plataformas serão para as linhas que o Francis falou, e acho o que restar deve ser usado nos expressos (Sudeste, Oeste, Noroeste e outros que surgirem)


Ah, e tem a linha de carga, essa eu consegui ler na imagem, hehe
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Abr 2009, 01:21

Agora a grande dúvida : Júlio Prestes seria desativada para trens metropolitanos nesse projeto????
Imagem


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Will . » 10 Abr 2009, 01:50

eu nem tinha me tocado ali nas 4 vias... e se for entao as vias das linhas 10 e 11, isso quer dizer que então elas podem ir para Barra Funda :D

ah, sobre a Julio Prestes...acho que entao ela seria desativada
apesar dos sentimentalismos e tals, a linha 8 acabando ali como esta hoje não é bom para o sistema...

mas quem sabe um dia (um diiiiiiaaa) ela pode ser utilizada para trens regionais...


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Vidal » 10 Abr 2009, 12:57

Gostei bastante do projeto da Estação Nova Luz. Da forma como está atualmente, a Estação Luz é um gargalo entre as estações Brás e Palmeiras-Barra Funda.

Atrai a possibilidade de reunir mais linhas, com ênfase à Linha B, e destinar uma via exclusiva ao tráfego de cargas. Que venham mais detalhes sobre a nova estação e do esquema que será utilizado pelas linhas.

E sobre a Estação Bom Retiro? Algo novo foi divulgado neste ou no mês anterior?

Sobre a Estação Júlio Prestes, imagino que seja desativada para a circulação de trens. Além de ser um gargalo à Linha B, também há a questão da eliminação da "ilha" que se formou entre os trilhos das antigas EFSJ e EFS, resultando na formação da favela do Moinho, e que é uma fonte de evasão de renda para a CPTM (é relativamente comum que pessoas adentrem às composições pela janela naquele trecho). Negociações com a União sobre os terrenos terão de ser feitas (o fato da RFFSA não existir mais dificulta bastante), mas certamente seria de benefício de todos, já que seria feita uma espécie de reurbanização no local. O centro histórico ficaria mais bonito.
Estação da Luz, 23h45.

"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por ArqPaulo » 10 Abr 2009, 13:52

Sem falar que andar a pé, da estação luz, até julio prestes é uma "aventura", voce da de cara com tanto maloqueiro que passa a ser um dos trechos mais feios e assustadores da cidade, apesar de termos 2 belos marcos arquitetonicos no local :(

Avatar do usuário

olhaotrem!
USUÁRIO JR
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por olhaotrem! » 10 Abr 2009, 14:29

lipe_andreense escreveu:é dificil ler essa imagem, então coloquei o que eu acho que deve ser (a ordem das plataformas deve ser diferente, claro, é so suposição minha)


Imagem


Ali onde tem a linha 10 e 11, seria onde hoje é area de manobra da 7 e da 11, as linhas ficam exatamente nessa altura, então acho que li nem deve ter muitas obras, apenas será feita essa laje sobre as linhas. Como não mostra plataforma, logo elas pararão na (Velha) Luz.


as outras plataformas serão para as linhas que o Francis falou, e acho o que restar deve ser usado nos expressos (Sudeste, Oeste, Noroeste e outros que surgirem)


Ah, e tem a linha de carga, essa eu consegui ler na imagem, hehe


Tem um negócio meio estranho, como é movido a diesel, o trem de carga não pode ser subterrâneo (e está em via singela, não dupla), pois junto com as plataformas das linhas da CPTM e TAV, os passageiros morrerão asfixiados pelos gases explelidos pela locomotiva (Que são nocivos a saúde) quando o cargueiro passar.
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OLHA O TREM!

EFVM eu fui!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante