Estação da Luz

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Abr 2009, 15:09

Na verdade, trens de carga movidos a diesel podem ser subterrâneos sim, desde que exista um bom sistema de ventilação. Repare que existe uma parede bem grossa separando a via dos trens de carga do restante das vias. Com isso, o ar do túnel para os trens de carga não poluirá o ar da parte dos passageiros. O teto desse túnel também é bem alto, acho que justamente para facilitar a dispersão dos gases. Sobre a questão de ser singela e não dupla, talvez não seja necessário que seja dupla, embora eu pense que isso é questão de a MRS definir o que precisa. Ela não se interessa atualmente em construir vias duplas na segregação com a CPTM, apenas criar alguns pátios de cruzamento em alguns lugares.

Avatar do usuário

Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Vidal » 10 Abr 2009, 15:10

A própria MRS sugeriu há algum tempo uma solução subterrânea, apelidado "mergulhão", para aliviar o tráfego dos trens metropolitanos na região do centro histórico. Não saberia apontar exatamente quais, mas há sim soluções de arrefecimento dos gases expelidos pelas locomotivas, impedindo-os de afetar os usuários presentes na estação que, no caso da Nova Luz, estão logo ao lado.

Também há a questão do ferroanel que, quando concluído, deve aliviar em demasia o tráfego de locomotivas cargueiras nessa região.
Estação da Luz, 23h45.

"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Francis » 13 Abr 2009, 22:02

Bom, a história da segregação é a seguinte: como todos sabem, a CPTM não conseguirá atingir o patamar de serviços desejado (metrô) compartilhando suas vias com trens de carga, assim como a MRS não consegue ser mais eficiente por ter horários e composições (número e principalmente, peso) cada vez mais restritos com relação à passagem pela RMSP. Existe há muito tempo o projeto do Ferroanel (tramo norte e sul), porém, assim como o Rodoanel, a política emperra muito o assunto, pois ele contaria com recursos da União e do Estado, que não se entendem. Eis que então surgiu um paliativo, mais barato e com apoio ($) da MRS: a segregação da carga usando a faixa de domínio existente. Este projeto a princípio contempla as linhas que são compartilhadas com a MRS (7, 10, 11 e 12). Seriam as segregações Noroeste (linha 7, até Jundiaí), Sudeste (linha 10, até Rio Grande da Serra) e Leste (linhas 11 e 12, fazendo uma ligação entre Manoel Feio e ramal Suzano-Rio Grande da Serra). E para atravessar o centro, o tal mergulhão, que seria um túnel começando em Mooca e indo até depois de Luz (existem outras perspectivas). Assim, a MRS não atrapalharia mais e não seria atrapalhada, já que com estas vias segregadas, as vias atuais seriam exclusivas da CPTM, sendo proibido o tráfego de carga a partir de então. Por isso o túnel é mostrado em Luz, mas ele não passará na estação Nova Luz, é apenas para ilustrar melhor o corte da estação. Ele será totalmente isolado, nada tendo a ver com a CPTM.

Avatar do usuário

Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1695
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Gustavodc » 20 Set 2009, 22:29

Chegando em Luz:

Avatar do usuário

R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por R E N F E » 21 Set 2009, 17:14

Oia eu apareci no video o/ bem ke eu vi uma cabine lotada xeia de cameras hehe
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Avatar do usuário

vitao_neko
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2009, 23:41
Localização: São Bernardo do Campo.

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por vitao_neko » 02 Nov 2009, 12:05

Mais algumas fotos da Luz:

O logo da CPTM atualizado (a foto ficou quase igual a do Lipe...):
Imagem

Placa localizada em um dos viadutos:
Imagem
o/

Avatar do usuário

Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 02 Nov 2009, 12:35

Muito boas as fotos!

Faz tempo que quero atualizar as fotos, mas a falta de camera me impossibilita
Imagem

Avatar do usuário

Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1695
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Gustavodc » 02 Nov 2009, 13:29

Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 02 Nov 2009, 17:58

Imagem





ffif
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 02 Nov 2009, 19:09

Só faltou um Milzinho ou um 1700 na Plataforma 2! :rl:
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 578
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Jorge Luis » 02 Nov 2009, 19:44

Imagem

que tal.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 02 Nov 2009, 20:09

Ficou boa.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 02 Nov 2009, 20:11

Espero que algum forista, algum dia, consiga registrar as quatro plataformas ocupadas (sábado): a 1 com o Sucatão, a 2 com um Milzinho ou um 1700, a 3 com o 2000 e a 4 com o Expresso Turístico. Com certeza será uma raridade e, também, um momento único. b )
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

Felipe02
USUÁRIO JR
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Felipe02 » 02 Nov 2009, 21:17

Imagem

tirei só do 1700 e a torre da luz hehe

Avatar do usuário

Vineeh
USUÁRIO JR
Mensagens: 350
Registrado em: 22 Jul 2009, 03:11
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Vineeh » 03 Nov 2009, 08:09

Ambas ficaram boas, eu gostei mais da panorâmica do Edu :D
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."

Avatar do usuário

Raphael
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 16 Ago 2009, 22:43
Localização: Poá, Sp

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Raphael » 03 Nov 2009, 18:22

1 -
Imagem

2-
Imagem


Essas são as minhas! :D

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por AGV » 10 Nov 2009, 22:09

Nossa, que legal. O antigo e o novo......

Imagem

felipe02 escreveu:Imagem






okk

Avatar do usuário

Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Tiago Costa » 11 Nov 2009, 09:03

Uma coisa interessante é que os 1700 de São Paulo são alguns anos mais novos que os 900, mas o projeto das duas séries tem praticamente a mesma idade (final da década de 1970/início da década de 1980, época da fabricação das primeiras unidades das duas séries). Mas os primeiros 700 foram fabricados para o Rio de Janeiro, em meados de 1980/1981, enquanto que os primeiros 1700 (na época, também 700) de São Paulo foram fabricados em meados de 1986/1987. Mas a máscara frontal dos 1700 é muito mais "amigável" que a dos 900, eheheh.

Avatar do usuário

Felipe02
USUÁRIO JR
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por Felipe02 » 11 Nov 2009, 09:34

hehe a foto la combino mesmo... o antigo e o novo :DD

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Re: Estação da Luz

Mensagem não lida por AGV » 11 Nov 2009, 10:53

É, o velho e o novo de uma forma bem abrangente na imagem: O ângulo, o trem, creio que até o horário.

Quando ví esta foto do felipe, lembrei na hora dessa imagem da CBTU. Só não conseguí achar no fórum. Depois, por coincidência, encontrei e postei.

Legal.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”