Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Ago 2008, 12:48

Trem de Guarulhos / Expresso Aeroporto


Antecedentes

A Região Metropolitana de São Paulo é uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, abrangendo a cidade de São Paulo - capital do Estado de São Paulo - e 38 municípios vizinhos. A população da Região Metropolitana de São Paulo é estimada em 17 milhões de habitantes, o que representa mais de 10% da população do Brasil, com aproximadamente 11 milhões de habitantes na capital. O Produto Interno Bruto da região é avaliado em US$ 100 bilhões, ou cerca de 18,5% do Produto Interno Bruto nacional, é reconhecida como um grande centro de negócios, onde os serviços representam mais de 50% de toda atividade econômica. Seu futuro está atrelado ao seu desenvolvimento e afirmação como centro econômico referenciado internacionalmente.

As cidades que pretendem assumir esse papel - consolidando grande participação do setor terciário e de serviços em sua vida econômica - têm necessariamente que responder com uma infra-estrutura altamente eficiente, onde se destacam os sistemas de informações, comunicações e transportes.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, construído no início dos anos 80, é o mais importante da região metropolitana. É um dos mais modernos e ativos da América Latina, com aproximadamente 200 mil decolagens/aterrissagens e 380 mil toneladas de cargas despachadas por ano, e com capacidade anual para movimentar 17 milhões de passageiros.

A INFRAERO, principal entidade responsável pela operação aeroportuária no Brasil, iniciou o processo de implementação do terceiro terminal do complexo de Guarulhos, com planos de expansão de 70% de sua capacidade total.

A evolução da demanda por viagens aéreas e os investimentos na ampliação do Aeroporto passaram a exigir alternativas de transporte que garantam confiabilidade em seu acesso, aproximando-o das áreas centrais da cidade de São Paulo.
Atualmente, o único meio de acesso ao Aeroporto de Guarulhos é rodoviário, por carro ou ônibus, utilizando-se da Avenida Marginal do Rio Tietê. Um trajeto, a partir da Avenida Paulista, coração econômico de São Paulo, pode levar mais de duas horas, e pode demorar mais tempo em dias chuvosos. Normalmente o trânsito, no horário de pico, apresenta-se engarrafado, podendo chegar a mais de 180 km de lentidão nas vias da cidade. Esta situação representa uma clara restrição para o crescimento do aeroporto, da indústria de transporte aéreo e, conseqüentemente, para o desenvolvimento das principais atividades econômicas na Região Metropolitana.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM tem parte de suas linhas ligando áreas centrais da Capital às proximidades do Aeroporto de Guarulhos. Tais trechos estão implantados em faixa com dimensão suficiente para receber um novo serviço - o EXPRESSO AEROPORTO - em via segregada, possibilitando o desenvolvimento de velocidade comercial de 100km/h muito superior à dos trens metropolitanos, estabelecendo com regularidade tempos de percurso mais vantajosos quando comparado com outros modos de transporte.


Descrição

O EXPRESSO AEROPORTO interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada em uma nova via exclusiva, com cerca de 28,1 km de extensão e duas estações terminais (uma na àrea central de São Paulo e outra no Aeroporto).

Na operação inicial o intervalo necessário entre viagens deverá ser de 15 minutos, com redução para 8 minutos até o final da implantação do projeto.

As obras civis representam o item principal na implantação deste empreendimento, incluindo 14 km de obras em superfície, 8,8 km de elevados e 5,5 km de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

Suas estações poderão funcionar como Terminais Remotos Aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas onde poderá ser realizado o “check-in” de passageiros, com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagens.

Todas as necessidades e facilidades de acesso e locomoção existentes nos mais equipados aeroportos do mundo deverão estar disponíveis: escadas e esteiras rolantes, despacho de encomendas, estacionamentos e áreas de comércio e conveniências.
Na determinação das áreas para implantação do terminal central do trem expresso, foram previstas melhorias na acessibilidade e no sistema viário local para garantir que o novo sistema de transporte e os novos negócios dele decorrentes tenham no desenvolvimento do projeto uma adequada inserção urbana, considerando o uso do solo, patrimônio histórico-cultural e meio ambiente.

O Trem de Guarulhos requer a construção de no mínimo 3 estações. A Estação Zezinho Magalhães (CECAP), na cidade de Guarulhos, servindo exclusivamente este serviço. Uma outra nova estação permitirá integração com a Linha F, servindo o leste da cidade. Uma nova plataforma na Estação Brás e as necessárias conexões com o atual complexo metro-ferroviário serão construídas neste empreendimento para atender exclusivamente o Trem de Guarulhos.

Apesar do EXPRESSO AEROPORTO e do Trem de Guarulhos compartilharem a mesma via, o acesso a ambos os serviços serão completamente segregados.

O EXPRESSO AEROPORTO ofertará inicialmente 6 trens de 8 carros, em intervalos de 15 minutos, com capacidade para 2.400 passageiros/hora. No futuro, considerando o crescimento da demanda, a capacidade total será de 3.600 passageiros/hora.

Apresentação da Audiência Pública realizada no dia 11/08/2008

http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Au ... rto_v6.pdf

Mapa do traçado
Imagem

Fonte: CPTM
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Ex ... oporto.asp


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Jorge Luis » 30 Nov 2009, 20:08

Segundo o secretario dos transportes metroplitano, Jose Luis Portela, em audiencia publica na assembleia legislativa, o que esta amarrando o projeto, é a Infraero, que não difine como serão as obras em Cumbica que esta atrelada ao terminal 3.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Francis » 01 Dez 2009, 20:45

^^ Se fosse isso, estava fácil Jorge. Não é isso não.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por HGP » 19 Out 2010, 14:47

E NÃO É QUE TEVE NOVIDADES...

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por HGP » 19 Out 2010, 14:50

Governo de SP desiste de fazer Expresso Aeroporto

São Paulo - O governo do Estado de São Paulo decidiu abandonar, pelo menos por enquanto, o projeto de uma ligação sobre trilhos entre o centro da capital paulista e o Aeroporto de Guarulhos - o Expresso Aeroporto. O governador Alberto Goldman (PSDB) reconheceu ontem que não foi aberta licitação para a obra porque o projeto não atraiu o interesse do setor privado.

O Expresso Aeroporto inicialmente operaria no modelo de parceria público-privada (PPP). O edital para a licitação chegou a ser lançado no segundo semestre do ano passado, mas foi interrompido por uma decisão judicial. A Secretaria do Transportes Metropolitanos obteve uma liminar para retomar o processo, mas informou que antes realizaria modificações no edital.

O governo agora reconhece que segurou a licitação por não haver interesse do mercado e culpou o clima de incerteza a respeito do futuro de Cumbica. Goldman afirmou que não há uma definição clara do governo federal sobre a construção do terceiro terminal de passageiros e por isso os empresários questionam se haverá demanda suficiente para operar o serviço de trens.

"Não tem empresa interessada na concessão. Por quê? Porque as empresas não sabem qual vai ser a demanda do Aeroporto de Guarulhos. E a razão inicial é que estava previsto o terminal 3 e o terminal não saiu", disse.

O governador disse que o terceiro terminal aumentaria de 18 milhões para pouco mais de 30 milhões a quantidade de passageiros por ano no aeroporto. Essa quantia seria suficiente para viabilizar a PPP. "Com 18 milhões não viabiliza economicamente. Mas não sai o terminal 3 e não se sabe quantas pessoas virão. Nenhuma empresa se dispõe a fazer um investimento." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por HGP » 19 Out 2010, 14:52

Se o EA foi postergado, como fica o Trem de Guarulhos...? :UH:


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Francis » 19 Out 2010, 15:57

HGP escreveu:O governador Alberto Goldman (PSDB) reconheceu ontem que não foi aberta licitação para a obra porque o projeto não atraiu o interesse do setor privado.
Como respondi ao Jorge dois posts acima, não era nada de licença ambiental, mas não podia falar.
HGP escreveu:O Expresso Aeroporto inicialmente operaria no modelo de parceria público-privada. (...) "Não tem empresa interessada na concessão".(...) "Nenhuma empresa se dispõe a fazer um investimento".
Essa é a melhor resposta a quem acha que a privatização é o caminho. Se o governo não por dinheiro, ninguém quer; empresário quer lucro.
O bem comum e serviços públicos essenciais não são de responsabilidade da iniciativa privada. Metrô/CPTM tem de ser públicos e estatais.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Francis » 19 Out 2010, 15:59

HGP escreveu:Se o EA foi postergado, como fica o Trem de Guarulhos...? :UH:
Os projetos foram desmembrados, HGP. A linha 13 será feita (pelo menos por enquanto, já que os simpatizantes da privatização continuarão no próximo mandato) do jeito que deve ser: pelo governo e operada pelo governo; sem visar lucro, apenas o bem estar da população.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por HGP » 19 Out 2010, 16:49

Francis escreveu:
HGP escreveu:Se o EA foi postergado, como fica o Trem de Guarulhos...? :UH:
Os projetos foram desmembrados, HGP. A linha 13 será feita (pelo menos por enquanto, já que os simpatizantes da privatização continuarão no próximo mandato) do jeito que deve ser: pelo governo e operada pelo governo; sem visar lucro, apenas o bem estar da população.

Pensava Francis que os projetos se interligavam quanto execução, licitação, etc , já que tem boa parte do trecho em paralelo até Guarulhos. Assim, fico mais tranquilo okk


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Francis » 19 Out 2010, 16:58

HGP escreveu:Pensava Francis que os projetos se interligavam quanto execução, licitação, etc , já que tem boa parte do trecho em paralelo até Guarulhos. Assim, fico mais tranquilo okk
Mas era assim mesmo, HGP. A intenção era de que o "investidor" do EA fizesse também a obra bruta da linha 13.


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 19 Out 2010, 18:39

Troféu abacaxi para a atual gestão (incompetente) da Infraero, que não sabe se constrói esse terminal ou não! wll
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Correia431M » 19 Out 2010, 19:20

^^ Eles estão mais preocupados em eleger aquela cidadã (que me recuso a dizer o nome), pra presidente.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 19 Out 2010, 19:35

Correia431M escreveu:^^ Eles estão mais preocupados em eleger aquela cidadã (que me recuso a dizer o nome), pra presidente.
Apesar que desde o ano passado a Infraero sinaliza essa indefinição sobre o Terminal 3.

Essa cidadã já chegou a cogitar aeroporto em Caucaia do Alto quando era Ministra da Casa Civil.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Francis » 20 Out 2010, 00:04

^^ Gente, seria melhor procurarmos nos ater a informações mais concretas e imparciais.

A indefinição é da Infraero, não por causa de candidato A ou B, mas simplesmente por não ter escolhido o melhor projeto. Além da intenção de ampliar Guarulhos, existe a intenção de dinamizar a operação de Viracopos e também a intenção de se construir um aeroporto novo. Esse novo aeroporto seria em Mogi das Cruzes, e essa proposta é inclusive defendida pelo governador eleito, que faz oposição a candidata que citou a "idéia mirabolante" do aeroporto em Caucaia do Alto.

Das duas uma:
1- Se a idéia dela é mirabolante, a dele então também deve ser, pois a intenção é a mesma (construir um novo aeroporto);
2- Não estão julgando a proposta técnica, e sim de acordo com a "torcida" política para o candidato preferido.

Avatar do usuário

ExtremeX
USUÁRIO JR
Mensagens: 43
Registrado em: 18 Jul 2010, 03:29

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por ExtremeX » 20 Out 2010, 10:44

Francis escreveu:Essa é a melhor resposta a quem acha que a privatização é o caminho. Se o governo não por dinheiro, ninguém quer; empresário quer lucro.

Se n tem demanda, o projeto tem q ser postergado msm...

Aplique o dinheiro em outros projetos mais prioritarios, infelizmente n temos dinheiro nem mao-de-obra pra construir tudo ao msm tempo...

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Vicente » 20 Out 2010, 12:58

Demanda pro aeroporto, tem, ExtremeX. O problema é que ela não dá o retorno no prazo em que as empresas privadas jungam adequado. Por isso desisitiram.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Correia431M » 20 Out 2010, 16:06

Agora uma pergunta que faço (aliás, toda vez ela é feita sempre que acontece uma tragédia aérea, como o caso do vôo JJ-3054): Por que não se construir um aeroporto fora da Capital, pra tirar Congonhas daqui de uma vez por todas? Não é possivel continuar mantendo um aeroporto no meio da cidade, com tantos prédios em volta.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Francis » 20 Out 2010, 16:59

^^ Desculpe discordar de você, mas é perfeitamente factível ter um aeroporto na área central. Todas as metrópoles mundiais tem seus aeroportos domésticos na área central: Londres é assim, Nova York é assim; não é só aqui.

Sua localização central é o que o torna atrativo e competitivo para viagens domésticas, principalmente a ponte aérea - milhares de pessoas fazem esse trajeto todos os dias. Essas pessoas tem como destino o centro expandido, e de nada adiantaria o cara fazer o voo em 35 minutos e demorar 2 horas do aeroporto até o destino. Seria um contra-senso.

E a questão de afastar os aeroportos do centro para evitar acidentes em aglomerações urbanas é uma solução com prazo de validade. Congonhas, quando inaugurado, ficava no meio do mato. Hoje, para ampliar Cumbica, tem de se desapropriar bairros inteiros. Se os acidentes que ocorreram em Congonhas tivessem sido em Guarulhos, as consequências seriam parecidas.

E para fechar, faço uma analogia: Com o acidente recente que aconteceu em Americana, a prefeitura quer tirar a linha da cidade - mas ela estava lá antes, e a cidade se formou em seu entorno. Com Congonhas, é a mesma coisa.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Gustavodc » 21 Out 2010, 00:34

Acho que dá pra fechar o tópico, né?:P


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto

Mensagem não lida por Jorge Luis » 21 Out 2010, 07:35

Gustavodc escreveu:Acho que dá pra fechar o tópico, né?:P
Não da não, infelismente esse assunto vai sempre aparecer, tem pessoas que ouvem determinadas coisas e faz daquilo a sua verdade,é o caso da favela do Moinho é capaz de alguem dizer que os trens tem que sair de la porque o barulho atrapalham as pessoas dormirem. :P
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes