Modernização das estações da linha 9, vamos acompanhar?

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Modernização das estações da linha 9, vamos acompanhar?

Mensagem não lida por HGP » 07 Set 2008, 16:53

Já que vai sair a reforma das antigas e restantes "fepasianas" da Esmeralda, que tal irmos postando aos pouquinhos as mudanças, com relatos e fotos?

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Set 2008, 16:54

Só me digam que vão cobrir a passarela da Cidade Universitária , eu já fico muito feliz! :rl:


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Set 2008, 17:14

Segundo fontes de águas de Santa Bárbara, as obras na ponta sul da estação Cdade Universitária são só para arrumar o telhado, não são obras de modernização.
Imagem


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 07 Set 2008, 17:19

o0 Será que só eu acho q a modernização das estações da linha no momento tem que ficar fora de prioridade ? x_x

Como eu disse, Salvem Aracaré , Manoel Feio , Calmon Viana!!!!!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Set 2008, 17:52

É, a modernização dessas estações merece um destaque bem maior. O problema é que eles querem modernizá-las em lote, o que faz o projeto ter um custo bem alto, que demora mais a conseguir recursos. A reforma dessas 3 estações vai custar menos de R$ 100 milhões. Aliás, quero ver como que vai ser essa reforma, pois acho que com esse dinheiro essa reforma fica bem limitada.


Sobre as reformas, na sexta-feira (ou na quinta-feira, não me lembro) tinha uma britadeira quebrando o piso da plataforma, no cercado de madeira embaixo do mezanino da Estação Cidade Universitária. Como essa reforma envolve também a adequação das estações "novas antigas" às normas da ABNT para acessibilidade, a Estação Hebraica-Rebouças já está pronta para receber pisos podotáteis (faixa amarela e linhas-guia). O piso de borracha já está com os cortes prontos para isso.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Set 2008, 17:58

Vão ser "reformas" ao estilo Altino e Osasco :rl:

Ou seja: pinta aqui, coloca um elevador, cobre a lateral do telhado pra parecer "muderno", etc.
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Set 2008, 18:04

Também imagino isso, mas com o aditivo de cobrir as passarelas e construir o edifício de acesso. Mas o principal foco dessas reformas, pelo que eu entendi, é atender às normas de acessibilidade da ABNT.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Set 2008, 18:05

Se for à la linha B, vou ficar triste.... :(


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Set 2008, 18:10

HGPFILHO escreveu:Se for à la linha B, vou ficar triste.... :(
Ué, por que ???

Quando reformaram Altino todo mundo achou lindo e maravilhoso.

Se for pra reconstruir estações da linha C que façam isso também em Altino e Osasco, não é ??? :rl:
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Set 2008, 18:53

Também acho que ficou legal a reforma das estações Osasco e Presidente Altino. Mas como a maior parte da reforma foi no mezanino, e as plataformas não foram alteradas, aí não deu pra ver muita diferença.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Set 2008, 18:55

lipe_andreense escreveu:
HGPFILHO escreveu:Se for à la linha B, vou ficar triste.... :(
Ué, por que ???

Quando reformaram Altino todo mundo achou lindo e maravilhoso.

Se for pra reconstruir estações da linha C que façam isso também em Altino e Osasco, não é ??? :rl:

eu acho que se tiverem vontade, podem fazer um excelente trabalho com um pouco de grana. Além de melhorar a acessibilidade, está na hora de dar um up geral nas fepasianas, incluindo Oz e Altino sim


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 08 Set 2008, 04:05

haiser escreveu:o0 Será que só eu acho q a modernização das estações da linha no momento tem que ficar fora de prioridade ? x_x

Como eu disse, Salvem Aracaré , Manoel Feio , Calmon Viana!!!!!
Parece que todas (ou quase) as estações do trecho Luz-Francisco Morato já tiveram a primeira fase das obras de cobertura das plataformas concluídas. Enquanto isso, não há nem sinal de obras em Vila Clarice, que já está atrasada, segundo o cronograma.

As cobertura já foi concluída em Água Branca, Lapa, Pirituba e Perus, com exceção da iluminação. Em Piqueri e Jaraguá, estão instalando a iluminação, com lâmpadas incandescentes. Em Francisco Morato, Baltazar Fidélis, Fraco da Rocha e Caieiras, não posso afirmar, mas ouvi dizer que já começaram as obras em Franco da Rocha, que deveria ter iniciado após a conclusão em Vila Clarice.

Imagem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 08 Set 2008, 09:11

Cobrir a passarela da cidade universitária é prioridade, sacanagem esperar a ponte orca nela, debaixo de guarda chuva e vento. Poderiam seguir a arquitetura das passarelas do morumbi, vila olimpia etc....


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 08 Set 2008, 14:35

Em Santo André nem sinal de obras de cobertura :(
Imagem

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 19 Set 2008, 13:10

arqpaulo escreveu:Cobrir a passarela da cidade universitária é prioridade, sacanagem esperar a ponte orca nela, debaixo de guarda chuva e vento. Poderiam seguir a arquitetura das passarelas do morumbi, vila olimpia etc....
Uma vez desci da van da Ponte (P)Orca por lá debaixo de tempestade, no final da tarde. ^^^

Nada mais revoltante que o descaso para com os passageiros... wll


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Set 2008, 00:33

Coloquei os detalhes do que vai ser feito nas estações antigas e nas "novas-velhas" nesse tópico:

http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1553

São 68 páginas de detalhes :lol:! E olha que o documento completo tem 660 :O :O :O (mas o mais relevante eu postei ali).


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Set 2008, 17:18

No dia 18/09/2008 eu tirei umas fotos das obras nas estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, além das obras na Estação Santo Amaro (não fazem parte da modernização das outras estações :lol:).

Estação Santo Amaro

Rebaixaram a V2S (Via 2 Sul, sentido Osasco). Com isso, os "2070" ficam na altura correta, e os 2100 e 3000 ficam na mesma altura ou mais baixos que a plataforma. Antes, todos os trens ficavam bastante altos. Nas fotos, as obras ainda estavam em andamento, ou seja, a via ainda estava alta.

1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


Estação Cidade Universitária

Prosseguem as obras na parte sul.

6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem



Estação Villa Lobos-Jaguaré

O canteiro de obras para a construção do edifício de acesso estava com a terraplanagem quase concluída no dia.

16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem


20 -
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 -
Imagem


24 -
Imagem



Estação Ceasa

As estacas da fundação do edifício de acesso já estão sendo cravadas.

25 -
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem




28 -
Imagem


29 -
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 -
Imagem


33 -
Imagem


34 -
Imagem


35 -
Imagem


36 -
Imagem


37 -
Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 26 Set 2008, 18:24

Esta estação Cidade Universitária bem que poderia ter um acesso por passarela direto da ponte, por onde o pessoal que estuda e trabalha na USP poderia acessar.

Seria uma mão na roda e um belo ganho de tempo para quem vai/volta da USP.

Palavra de quem trabalhou por 1 ano no IEE/USP, e sei o tempinho que se perde entra sair dos bloqueios e dar aquela volta até chegar na ponte, e pela posição da plataforma e do edifício dos bloqueios, poderia se construir uma passarela, no sentido da plataforma sentido Grajaú, talvez até por cima dela, seria uma obra curts. Só não sei se há algum impeditivo quanto ao acesso sair direto na ponte. Mas que segundos preciosos seriam ganhos, isto é certeza.

Perdi a conta de quantos trens não consegui pegar por estar no final da ponte, passando sobre a plataforma e o trem vindo, lá longe e não conseguir alcançar. :(

Aí, tome espera, wll


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 26 Set 2008, 22:53

AGV escreveu:Esta estação Cidade Universitária bem que poderia ter um acesso por passarela direto da ponte, por onde o pessoal que estuda e trabalha na USP poderia acessar.

Seria uma mão na roda e um belo ganho de tempo para quem vai/volta da USP.

Palavra de quem trabalhou por 1 ano no IEE/USP, e sei o tempinho que se perde entra sair dos bloqueios e dar aquela volta até chegar na ponte, e pela posição da plataforma e do edifício dos bloqueios, poderia se construir uma passarela, no sentido da plataforma sentido Grajaú, talvez até por cima dela, seria uma obra curts. Só não sei se há algum impeditivo quanto ao acesso sair direto na ponte. Mas que segundos preciosos seriam ganhos, isto é certeza.

Perdi a conta de quantos trens não consegui pegar por estar no final da ponte, passando sobre a plataforma e o trem vindo, lá longe e não conseguir alcançar. :(

Aí, tome espera, wll
Se for por isso, seus problemas acabaram! :lol: . Vai ter a passarela, está nos documentos que o Thigo postou...Abraço.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Set 2008, 14:54

Tiago, valeu por mostrar como estão ficando as obras da antigas fepasianas! Linha 9 entrando na "terceira fase " de sua transformação :X:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 12 visitantes