Situação da estação Varginha CPTM e conjunturas locais

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 18 Set 2008, 09:31

^^
Francis, quanto a concessão da CPTM só digo uma coisa também:

Se não interessa mais a CPTM, que deixem mesmo, ou que a utilizem até Varginha e finalizam suas obras ali, pois, assim sendo, sempre haverá esta indagação de fazer a estação em Varginha, e fica esta expectativa de "faz-não-faz" <_<

Quanto ao trecho Autódromo/Grajaú, sei da ocupação, que, na verdade se concentrava no trecho da Autódromo em sí, que era o realmente crítico.

Mas, o trecho até Varginha também foi desocupado, é isso?

Olhando pelo wikimapa, não parece haver ocupação "crítica" ao longo da via:

http://wikimapia.org/#lat=-23.7711675&l ... 20varginha


Ah, o link do Uol não abre, pois é área de assinantes... o0 :HH: wll


[]s!


Obs.: Esta estória dos seguranças não sabia o0 mas se a ocupação é irregular... <_<


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 19 Set 2008, 15:51

quando fui fazer trilhas na barragem/evangelista de souza, fui de trem até GRajaú e depois peguei ônibus até o terminal de parelheiros, onde de lá peguei + um que vai até a barragem (pra lá de parelheiros), já no alto da serra do mar. No trecho após grajaú não há nada de ocupação, só a linha antiga desativada com muito mato e entulho na maior parte do trecho, sem ocupação irregular, mesmo pq, o lugar está feio mesmo. o trem até grajaú já aliviou bastante o tempo que levava daqui da av.paulista até barragem, mas se fosse até varginha seria ainda menor, já que não digo por mim, mas sim pela população dessa região....

Agora sou da opinião de extender até varginha, perto do terminal. O altissimo movimento que vi na volta pra casa dos ônibus no terminal não deixa dúvidas que essa região tem muita demanda e já está totalmente ocupada. (a desculpa de mananciais pra mim só vale pra região de parelheiros, não pra varginha, onde tem o terminal, pois lá já está tudo ocupado e ainda tem a av. senador teotônio que no rush da tarde fica carregada.

Ah, no terminal grajaú os trens chegam meio lotados no rush da tarde.

outra coisa: conversando com moradores locais e nos terminais fiquei sabendo que os moradores da região estão querendo fazer uma mobilização popular pra que extendam além de grajaú. Ou seja se for verdade isso o governo terá que fazer se a população começar a cobrar isso....!!!

Alias, a volta do trem até grajaú já era uma reinvindicação antiga dos moradores que se mobilizaram e ficaram cobrando do governo....

Agora parelheiros já se nota que fica em area de mananciais, ok, mas varginha é que nem grajaú, já está tudo ocupado, não tem mais volta.

Por isso é linha 9 até VARGINHA JÀ!
Editado pela última vez por Richter30 em 19 Set 2008, 15:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Set 2008, 15:57

^^
Mas você pegou outro ônibus, até Ev. de Souza, não?

Pois pela maneira como escreveu, foi como se tivesse pêgo outro trem. tnk

[]´s!

você foi quando para lá?


Quanto a extensões operacionais, uma coisa simples e relativamente barata que o governo poderia fazer seriam extensões e ramais, saindo de estações estratégicas e que não tenham uma demanda alta, com linhas de via singela e "ponto a ponto", com isto, tudo bem, concordo que não dá para levar um Fepasão de 8 carros até Parelheitos, mas um trem do tipo do Toshiba, em uma linha singela e bem cuidada, ou mesmo um VLT, adequado às dimensões e demanda da região, iria muito bem.

Quanto ao fato de isolar Parelheiros por estar em uma área de manancial, acho que não adianta, senhores.

Vejam só um artigo falando de ums estrada Parelheiros/Peruíbe:

http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=53769

Trecho do artigo:
Desenvolvimento no litoral sul reabre discussão sobre nova estrada



"Com o trânsito caótico no litoral sul em feriados, a possibilidade da construção de um porto em Peruíbe e os avanços nas descobertas de gás e petróleo na Bacia de Santos, autoridades da região retomaram o debate sobre a construção de uma estrada que ligue Parelheiros, zona sul de São Paulo, a Itanhaém. Defensores do projeto alegam que parte da rota já existe. "É a Rodovia Coronel Branco, que precisa ser alargada, mas já está 80% asfaltada", afirmou o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell (PSDB).

O prefeito disse que tem discutido o projeto - ele estima o custo em cerca de R$ 1,2 bilhão - com a iniciativa privada e pelo menos dois grupos, um nacional e um espanhol, já demonstraram interesse pela obra. "Eles estão avaliando o que é preciso fazer e se o investimento compensa, por isso prefiro não revelar os nomes, mas até a Ecovias (concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes) está estudando isso", disse Forssell. "
Então, também não adianda ficar "brecando" os trens se a região é vista como ponto de construção de estradas...
Editado pela última vez por AGV em 19 Set 2008, 16:13, em um total de 2 vezes.


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 19 Set 2008, 16:03

AGV escreveu:^^
Mas você pegou outro ônibus, até Ev. de Souza, não?

Pois pela maneira como escreveu, foi como se tivesse pêgo outro trem. tnk

[]´s!

Fostes quando para lá?
Opa, agora que eu vi, ehehe foi mal...já editei o trecho!

Agora respondendo a sua pergunta, fui até o terminal de parelheiros e depois peguei outro busão até barragem, onde desci no ponto final já no trecho do alto da serra do mar. De lá segui apé por uma estradinha de terra que deu na antiga linha de trem (que se voltar seguindo ela vai sair na estação de grajaú) e passei pela antiga estação evangelista de souza e outras. De lá desci parte da serra do mar pelos trilhos de trem até chegar a uma cachoeira que se chama "cachoeira da usina"

Eu e um amigo estamos programando pra voltar lá e continuar o trajeto de onde paramos, mas agora descer até o litoral e de lá pegar busão rodoviário de volta pra Sampa.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Set 2008, 16:19

Richter, tem como tirar fotos ou não querem arriscar levar câmera?

Esta seria uma "fotomatéria" interessante. Que tal?


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 19 Set 2008, 16:24

E outra coisa: pra fazer essa m*** de rodoanel, não existe area de mananciais (sei que é extremamente necessário por causa das cargas pra santos e interligação de rodovias)

mas peguem o ônibus pra parelheiros que passa por um dos trechos onde tem uma placa enorme escrito: OBRAS DO RODOANEL. e ao passar você vê as obras em curso..e a enorme devastação que abriu no caminho...

E vem com essa desculpa de mananciais e tal, com o rodoanel vai incentivar mais do que a linha de trem....

um monte de carros, caminhões poluindo o ar que é bem mais puro pra aqueles lados do que aqui no centro.

Sim, a gente sempre leva a digital nas nossas aventuras ecologicas pra aqueles lados.

quando voltarmos lá vou tirar fotos dessas obras do rodoanel que passa bem no extremo, em uma area que antes era puro mata atlântica, agora tem uma clareira enorme aberta no percurso por onde vai passar o rodoanel. Isso já bem proximo do terminal de parelheiros.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Set 2008, 16:34

Bem mais puro mesmo.

Mas esta região, impressionantemente, sempre teve esta procura.

A começar pela 1a colônia alemâ, que se instalou ali, no século XIX, criando o então bairro "Colônia", depois veio Parelheiros.

Na verdade, o trem ali seria um fator de controle, não de crescimento, pois com ele é possível "dosar" o tráfego.

Já com estradas, a partir do momento que abriram a 1a para abrigar esta colônia, qualquer um pode trafegar por ela, de forma desordenada, descontrolada e aleatória.

Além do que, numa ferrovia, é quase nula, a possibilidade de um transporte "pirata".

O que deviam ter restringido ali eram as estradas e priorizado o trem, isto sim.

Hoje, só acredito que esta região seja preservada, apenas com um controle feito nos moldes da Europa, pois do jeito que está, vai é se ocupar desordenadamente a região.

Não adianta deixar 1/2 mundo se alocar ali, através das estradas e impedir um trem de chegar à região.

Como falei, deviam ter feito o contrário. tnk


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Set 2008, 17:04

AGV escreveu:Seria bom, Varginha é relativamente distante de Grajaú, parece que são 6km o0, vou confirmar no meu mapa em casa.
Medindo pelo Google Earth, a distancia da atual estação Grajaú até o cruzamento da Av Paulo Guilguer Reimberg (onde disseram que era a estação Varginha), são aproximadamente 3,2 km, e desse ponto até o terminal Varginha são 632m (o terminal não fica ao lado da linha de trem)
Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Set 2008, 17:10

^^

Obrigado, Lipe.

Não lembrava mais, e sem o mapa na mão fica complicado, (o GE, não tenho as manhas dele ainda...) mas é isto mesmo, são cerca de 3000m, e pra ajudar na "memória", a vez que fui conhecer a estação Varginha, o trem andava tão lento que parecia ser bem longe mesmo. ptz


Quanto ao terminal de ônibus, realmente não fica junto da estação.

Aí não sei ao certo qual a solução a se adotar para integrar os modais.

De repente uma ou algumas linhas teriam a função de parar na estação, em local específico para isto, para fazer a integração
sem pagamento de tarifa extra de e para o terminal. Seria uma opção.

Levar os trilhos até lá.... não sei nem se a CPTM vai fazer a linha até ali, quanto mais mudar o traçado dela =o

Por isto que, se não era mais interesse do Governo do Estado de São Paulo levar o trem até alí, que a CPTM abrisse mão da concessão até ali.

Assim, saberiamos que não teria mais como fazer. Isto porque não deve sair caro, o trecho, até imaginei como sendo
operado em linha singela, decentemente reformada, com o Toshiba, também decentemente reformado, operando 1 trem só
fazendo ponte entre as 2 estações, com tarifa.


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 19 Set 2008, 17:32

Postei no SSC algumas fotos de quando eu e um amigo fomos nos aventurar por esses lados.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=451194

Nessa semana eu fui testar umas rotas alternativas pra não ter que encarar 3 ou 4 onibus pra chegar até barragem, onde tem uma estrada de terra que leva até a antiga linha de trem e as trilhas da região.

Um dos trajetos foi pegar linha 9 até grajaú e de lá pegar busão até o terminal parelheiros e depois outro busão até barragem.

esse caminho foi o mais rapido do que pegar 3 onibus que é bem cansativo pois a viagem demora quase 3 horas daqui da Av. Paulista até lá, contra 2 horas e 20 min mais ou menos se pegar o trem. Se tivesse a linha até varginha esse tempo seria reduzido pra menos de 2 horas. Fico imaginando o povo que precisa vir trampar no centro, que judiação enfrentar isso todos os dias, se tem as linhas abandonadas depois de grajaú que o mato está tomando conta.

quero ver a preservação dos mananciais ficar intacto quando o rodoanel estiver pronto, aquilo lá é o maior incentivo a ocupação do que uma linha de trem.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Set 2008, 17:58

É como falei, Richter.

Apesar de o projeto não prever, aliás, prever não haver interseccções com a Estrada de Parelheiros justamente por este motivo, já há projetos solicitando esta revisão.

Eu mesmo, morador da Cidade Dutra/Interlagos por 30 anos iria querer um acesso dali pro Rodoanel e por sua vez a Imigrantes/Ancheta, mas vamos ver como fica.

Quanto a via férrea, será que a mesma está em condições de utilização, por, por exemplo, aquela bicicleta doida que um cara criou, a "bicilinha"?

Se estivesse, seria uma opção a se pensar. (E se alguém tivesse o treco, rs)

Outra coisa, esta região de Evangelista de Souza é muito perigosa, muito mesmo, considero até temerário ir até estes lugares.

Existem relatos dos maquinistas de que até eles são ameaçados.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 19 Set 2008, 23:45

AGV escreveu:^^
Francis, quanto a concessão da CPTM só digo uma coisa também:

Se não interessa mais a CPTM, que deixem mesmo, ou que a utilizem até Varginha e finalizam suas obras ali, pois, assim sendo, sempre haverá esta indagação de fazer a estação em Varginha, e fica esta expectativa de "faz-não-faz" <_<

Quanto ao trecho Autódromo/Grajaú, sei da ocupação, que, na verdade se concentrava no trecho da Autódromo em sí, que era o realmente crítico.

Mas, o trecho até Varginha também foi desocupado, é isso?

Olhando pelo wikimapa, não parece haver ocupação "crítica" ao longo da via:

http://wikimapia.org/#lat=-23.7711675&l ... 20varginha


Ah, o link do Uol não abre, pois é área de assinantes... o0 :HH: wll


[]s!


Obs.: Esta estória dos seguranças não sabia o0 mas se a ocupação é irregular... <_<
Minha opinião: A linha voltará a ser operacional até Varginha, é só questão de tempo, do contrário a CPTM nem teria pego o trecho, ela pegou pq quis, e quis prá quê? Quanto à ocupação que me referi, não foi somente a ocupação em volta da via, mas no próprio leito da via, dentro da faixa ferroviária, por isso os seguranças. Os barracos estavam sendo feitos na própria via desativada. Quanto ao link, desculpe.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 19 Set 2008, 23:56

richter30 escreveu: O altissimo movimento que vi na volta pra casa dos ônibus no terminal não deixa dúvidas que essa região tem muita demanda e já está totalmente ocupada. (a desculpa de mananciais pra mim só vale pra região de parelheiros, não pra varginha, onde tem o terminal, pois lá já está tudo ocupado e ainda tem a av. senador teotônio que no rush da tarde fica carregada.

Por isso é linha 9 até VARGINHA JÀ!
Concordo que a linha vá até Varginha, mas a ocupação não é, nem de longe, a mesma de Grajaú. Grajaú já foi área de proteção há 20 anos, hoje é um bairro comum. Varginha não, ainda há muito espaço preservado lá. O movimento que você viu no terminal deve-se ao seguinte: 1º: O Terminal Varginha serve até Marsilac (divisa com Itanhaém); 2º realmente há muita gente, mas espalhados em um espaço maior que a zona norte toda de São Paulo, pois os bairros são ISOLADOS um do outro (e se Deus quiser, continuarão assim). Em Varginha há ainda chácaras e sítios, bem diferente do Grajaú.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 20 Set 2008, 00:01

richter30 escreveu:E outra coisa: pra fazer essa m*** de rodoanel, não existe area de mananciais (sei que é extremamente necessário por causa das cargas pra santos e interligação de rodovias)

mas peguem o ônibus pra parelheiros que passa por um dos trechos onde tem uma placa enorme escrito: OBRAS DO RODOANEL. e ao passar você vê as obras em curso..e a enorme devastação que abriu no caminho...

E vem com essa desculpa de mananciais e tal, com o rodoanel vai incentivar mais do que a linha de trem....

um monte de carros, caminhões poluindo o ar que é bem mais puro pra aqueles lados do que aqui no centro.
Se conseguirem frear a ocupação como frearam ao longo da Imigrantes, a rodovia para Itanhaém (ou Peruíbe) seria uma mão na roda, assim como o Rodoanel. O problema é conseguirem fazer isso... Esclarecendo: o Rodoanel NÃO DARÁ ACESSO A PARELHEIROS, só passa por lá.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 20 Set 2008, 00:07

lipe_andreense escreveu:[Medindo pelo Google Earth, a distancia da atual estação Grajaú até o cruzamento da Av Paulo Guilguer Reimberg (onde disseram que era a estação Varginha), são aproximadamente 3,2 km
Sim, era exatamente ali.
lipe_andreense escreveu:desse ponto até o terminal Varginha são 632m (o terminal não fica ao lado da linha de trem)
Não, o terminal fica na esquina da Teotônio Vilela com a Paulo Guilguer Reimberg. O correto seria fazer a estação ali, é um desvio mínimo na via antiga e um traçado bem mais funcional, ao lado do terminal e da Teotônio Vilela. A via atual fica entre uma favela e um matagal.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Set 2008, 00:25

Francis escreveu:Não, o terminal fica na esquina da Teotônio Vilela com a Paulo Guilguer Reimberg. O correto seria fazer a estação ali, é um desvio mínimo na via antiga e um traçado bem mais funcional, ao lado do terminal e da Teotônio Vilela. A via atual fica entre uma favela e um matagal.
Eu acho que seria necessário um túnel ali, ou então uma grande desapropriação, pois existem muitas casas, e um grande terreno (empresa, industria, sei lá) no meio do caminho:

http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UT ... a76ad11fce

Para os que não sabem, o terminal Varginha logo acima da "Praça do Trabalhador" nesse mapa
Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 22 Set 2008, 09:36

Francis escreveu: Minha opinião: A linha voltará a ser operacional até Varginha, é só questão de tempo, do contrário a CPTM nem teria pego o trecho, ela pegou pq quis, e quis prá quê? Quanto à ocupação que me referi, não foi somente a ocupação em volta da via, mas no próprio leito da via, dentro da faixa ferroviária, por isso os seguranças. Os barracos estavam sendo feitos na própria via desativada. Quanto ao link, desculpe.
É, eu sei, e foram depois que, em meados 2002, ocorreu um furto dos condutores das catenarias da extensão operacional, segundo a CPTM, que ficou operando ônibus no trecho por alguns meses até, e resoveram não retornar mais a extensão, dando início às obras da modernização do tercho que vai até Grajaú.

Então, muito provavelmente a ocupação da via em sí ocorreu nesta epoca, pois, pelo menos no trecho aonde hoje é Autódromo, já havia uma ocupação aonde a favela já se aproximava bastante da via. Então foi questão de (curto) tempo para ocuparem o espaço da via, quando foi desativada, na época.

Já deste ponto em diante, acredito que não houve ocupação irregular. No Trecho entre Grajaú e Varginha, no trajeto, a topografia ajudou na não ocupação, pois há um longo trecho aonde a via é bem isolada, entre empresas, e alto também.



Francis escreveu: Concordo que a linha vá até Varginha, mas a ocupação não é, nem de longe, a mesma de Grajaú. Grajaú já foi área de proteção há 20 anos, hoje é um bairro comum. Varginha não, ainda há muito espaço preservado lá. O movimento que você viu no terminal deve-se ao seguinte: 1º: O Terminal Varginha serve até Marsilac (divisa com Itanhaém); 2º realmente há muita gente, mas espalhados em um espaço maior que a zona norte toda de São Paulo, pois os bairros são ISOLADOS um do outro (e se Deus quiser, continuarão assim). Em Varginha há ainda chácaras e sítios, bem diferente do Grajaú.

Então, Francis, é aí que entra que falo sobre quererem "proteger" a região, mas agirem em sentido contrário.

Lembro que, quando era garoto, por volta de 1982/1983, nesta época, houve a duplicação de então Estdada de Parelheiros até bem depois da Vila São José e do distrito de Varginha, indo duplicada até pouco antes aonde hoje são as obras do Rodoanel.

Eu via as obras, pois morava numa rua que era travessa da atual Av. Sen Teotônio Vilela, 1 quadra depois de onde exatamente começam as duas mãos de direção da avenida, na Cidade Dutra.

Não há como negar que isto sim colaborou e bastante, para adensar a região por lá, que já havia uma boa ocupação, na época.
Meu tio mesmo, possui um terreno no Grajaú até hoje, aonde morou por u tempo há una 30 anos atrás, pouco depois de onde existe uma Cohab no Bairro, ou seja,
o próprio governo já tratou de ocupar a região, há muito tempo atrás. tnk

Francis escreveu: Se conseguirem frear a ocupação como frearam ao longo da Imigrantes, a rodovia para Itanhaém (ou Peruíbe) seria uma mão na roda, assim como o Rodoanel. O problema é conseguirem fazer isso... Esclarecendo: o Rodoanel NÃO DARÁ ACESSO A PARELHEIROS, só passa por lá.
O acesso a Av. Teotônio Vilela, já tem um vereador trabalhando para criar este acesso, apesar do projeto, pois há muitos moradores locais que desejam esta ligação.
Vamos ver como fica esta questão

[]´s!


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 22 Set 2008, 11:07

Francis escreveu:
Se conseguirem frear a ocupação como frearam ao longo da Imigrantes, a rodovia para Itanhaém (ou Peruíbe) seria uma mão na roda, assim como o Rodoanel. O problema é conseguirem fazer isso... Esclarecendo: o Rodoanel NÃO DARÁ ACESSO A PARELHEIROS, só passa por lá.
Vai sonhando que o povo de parelheiros não vão reinvindicar um acesso do bairro para o rodoanel. se eu morasse lá seria o primeiro a agitar geral com o povão...

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 22 Set 2008, 11:15

Como falei, já agitaram....

E o mesmo vereador que Conseguiu aprovar a construção da nova ponte para a região, ao lado da estação Autódromo, já está trabalhando para isto..


Como falei, acho que ali, quando resolveram duplicar a antiga Estrada de Parelheiros, já contribuíram decisivamente para o acesso aleatório a região.

Digo "aleatório" pois permite o acesso e tráfego de quaisquer veículos, em qualquer direção, em qualquer dia e hora.

Então, se quiserem proteção ambiental ali hoje, vão ter de alocar o pessoal responsável por isto no local, para atuar 24/7. tnk


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 22 Set 2008, 17:54

Athos, também devemos levar em consideração que essas coisas de consciências ambientais surgiu há pouco tempo atrás...

e apesar de ser útil para a população da região, não acho que deve-se abrir um acesso ao rodoanel não...isso certamente vai ajudar na ocupação da região, que na verdade nem deveria ter sido ocupada ...
agora que a merda já foi feita, vai ser difícil de consertar...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes