Situação da estação Varginha CPTM e conjunturas locais

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 14 Set 2008, 01:23

Muito legais as fotos. Eu como um novato admirador de trens, através delas, estou começando a entender um pouco desse universo ferroviário.

E aproveito para fazer algumas perguntas:

1 - Existe alguma possibilidade de a Linha 9-Esmeralda, ser novamente prolongada até Varginha ou Parelheiros? Pois nos ultimos meses, tenho ouvido conversas e diz que me diz, de que inclusive poderia haver uma extensão desta até Santos.

2 - Tenho acompanhado algumas comunidades da CPTM no Orkut, e em uma delas, eu li uma informação sobre o boato da desativação de Calmon Viana, deslocando o final da Linha 12-Safira, pra Suzano. Existe algum fundo de verdade nessa história?

3 - Existe data confirmada, pra entrada em operação do Expresso Lazer (Trem Turistico de Paranapiacaba)?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 14 Set 2008, 01:57

Rodrigo Leste 4 escreveu:Muito legais as fotos. Eu como um novato admirador de trens, através delas, estou começando a entender um pouco desse universo ferroviário.

E aproveito para fazer algumas perguntas:

1 - Existe alguma possibilidade de a Linha 9-Esmeralda, ser novamente prolongada até Varginha ou Parelheiros? Pois nos ultimos meses, tenho ouvido conversas e diz que me diz, de que inclusive poderia haver uma extensão desta até Santos.

2 - Tenho acompanhado algumas comunidades da CPTM no Orkut, e em uma delas, eu li uma informação sobre o boato da desativação de Calmon Viana, deslocando o final da Linha 12-Safira, pra Suzano. Existe algum fundo de verdade nessa história?

3 - Existe data confirmada, pra entrada em operação do Expresso Lazer (Trem Turistico de Paranapiacaba)?
Que bom que decidiu participar, é muito bem vindo !!!! :D
Se possivel crie um topico no forum de apresentação para que todos o conheçam ;)


Agora respondendo o que eu sei:

1 - a linha no momento encontra-se "cortada", logo após o pátio do Grajaú tem um muro que fecha completamente a linha.
Isso não impede que a linha seja expandida, mas há outras questões, entre elas de uso e ocupação do solo. Expandir a linha significaria incentivar mais a ocupação de uma area de mananciais, que deve ser protegida


2 - A linha será estendida sim até Suzano, mas Calmon Viana não seria desativada, afinal é um ponto importante de Poá.
Ela deverá ser reconstruída para se adequar ao padrão de conforto e operação adotado pela CPTM


3 - Não foi divulgada oficialmente nenhuma data, estão empurrando pro fim do ano (antes era setembro, depois Novembro...) mas os carros já estão prontos, e a negociação já parece estar feita.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Set 2008, 02:22

Sobre esse negócio de Paranapiacaba, vi em um jornalzinho de farol, de circulação regional, que iriam construir uma nova estação em Paranapiacaba, justamente para não "estragar :D " a estação original...
Sem dizer que eles queriam dizer que iriam revitalizar a Campo Grande, para ter um museu sobre a serra do mar no trem, algo assim...
Lembro - me que até tinha discurso do presidente da CPTM e STM nessa matéria.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 15 Set 2008, 10:25

lipe_andreense escreveu: 1 - a linha no momento encontra-se "cortada", logo após o pátio do Grajaú tem um muro que fecha completamente a linha.
Isso não impede que a linha seja expandida, mas há outras questões, entre elas de uso e ocupação do solo. Expandir a linha significaria incentivar mais a ocupação de uma area de mananciais, que deve ser protegida
Lipe, este é um ponto bastante controverso, pois também, pode-se ampliar a linha, até aonde já era servida (Varginha) e mais uma estação à frente. Daí, poderia haver um serviço expresso para atender, por exemplo, Parelheiros (Distrito Pra lá de isolado na cidade) e Embú Guaçú, mais isolado ainda.

A proteção ambiental, vai de um trabalho sério daqueles que têm esta responsabilidade e hoje, não adianta, justificar (não você, os que o fazem) que isto "adensaria a região" e blablabla, blablablablabla...., pois foi exatamente a resposta que obtive da CPTM por email, em 2001, quando o que existia na linha 9 era aquela extensão até Varginha e o serviço já estava pra lá de péssimo, aliás, já próximo de sua desativação, que ocorrera meses depois.

Hoje, não temos mais a extensão, mas a própria linha 9, chegando até Grajaú...

Basta haver seriedade daqueles "governamentais" responsáveis por fazer a gestão ambiental (e se ainda não existir a gestão, criar uma ), pois é também uma necessidade ambiental, diminuir a poluição do ar, e os trens, teriam também esta função ali, até porque, novamente a questão do adensamento não se justifica para os que assim dizem, pois,
na minha opinião, soa mais como uma desculpa para não se fazer uma ampliação decente, e depois, já há vias e estradas em toda a região, portanto, acesso à ela, que não impede a ocupação irregular.

Aliás esta deveria ser a preocupação: Ocupação irregular, pois adensamento, se fosse feito da forma correta, limitaria o quanto a região poderia crescer, mesmo sendo em área de manancial, e não, ficarem dificultando a vida de quem reside nestas regiões, toda vez que precisa de transporte, água e luz, pois até uma simples mudança em um medidor de água e energia, encontra impecilhos, por exemplo, nas concessionárias, tudo nesta "justificativa" da "área de manancial".


Vamos abrir o olho nós Cidadãos, pois isto está sendo muito mal usado, e com outros objetivos. <_<

[]´s!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 15 Set 2008, 12:11

bem, essa é a sua opinião, e eu tenho direito de não concordar com ela

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 15 Set 2008, 12:28

Então, o que é melhor na sua opinião?


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 15 Set 2008, 14:05

Rodrigo Leste 4 escreveu:Muito legais as fotos. Eu como um novato admirador de trens, através delas, estou começando a entender um pouco desse universo ferroviário.

E aproveito para fazer algumas perguntas:

1 - Existe alguma possibilidade de a Linha 9-Esmeralda, ser novamente prolongada até Varginha ou Parelheiros? Pois nos ultimos meses, tenho ouvido conversas e diz que me diz, de que inclusive poderia haver uma extensão desta até Santos.

2 - Tenho acompanhado algumas comunidades da CPTM no Orkut, e em uma delas, eu li uma informação sobre o boato da desativação de Calmon Viana, deslocando o final da Linha 12-Safira, pra Suzano. Existe algum fundo de verdade nessa história?

3 - Existe data confirmada, pra entrada em operação do Expresso Lazer (Trem Turistico de Paranapiacaba)?
Apenas complementando o que o lipe já te respondeu, o trecho de faixa ferroviária que efetivamente pertence à CPTM é somente até Varginha, mais precisamente até o cruzamento da via férrea com a Avenida Paulo Guilguer Reimberg, que é onde fica o Terminal Varginha. Portanto, se houvesse alguma extensão, seria somente até lá (até pelas questões ambientais que o lipe já citou).

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 16 Set 2008, 09:19

Francis, quanto as tais "questões ambientais", no Brasil, isto tem um outro significado, além do original proposto.

Como comentei, elas aqui servem em muitos casos como desculpa para não se dar andamento ou sequência em uma obra ou melhoria.

Um exemplo é a própria extensão até Grajaú, aonde alegavam que tal extensão adensaria o0 a região, exatamente com estas palavras.

Então, a questão abiental existe, mas quanto à ela, tem coelho neste mato, aqui no Brasil, e você sabe o que quero dizer. <_<

abs!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 16 Set 2008, 14:40

AGV escreveu:Francis, quanto as tais "questões ambientais", no Brasil, isto tem um outro significado, além do original proposto.

Como comentei, elas aqui servem em muitos casos como desculpa para não se dar andamento ou sequência em uma obra ou melhoria.

Um exemplo é a própria extensão até Grajaú, aonde alegavam que tal extensão adensaria o0 a região, exatamente com estas palavras.

Então, a questão abiental existe, mas quanto à ela, tem coelho neste mato, aqui no Brasil, e você sabe o que quero dizer. <_<

abs!
Claro, Athos, sei disso. Minha intenção nem era entrar nesta questão, era só para reforçar que o trecho além de Varginha está (e será) abandonado por várias questões (a maior delas é a viabilidade econômica, já que obviamente seria este um trecho deficitário), inclusive a ambiental. Quanto ao Grajaú, este já está adensado, não tem mais volta. Parelheiros ainda dá prá segurar como está, mas não acho que não dotá-lo de infra-estrutura seria o método ideal. Bom, esta discussão daria pano prá manga. Abraço.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 16 Set 2008, 17:24

É, daria mesmo. Mas é uma pena não poder contar com um meio de transporte decente.

Infelizmente, eu entendo (mas wll ) que para o Brasil a coisa "funciona" assim.

Na Europa você tem pequenas cidadelas servidas por trem, mas lá e lá.... <_<


Porém, após Varginha (Ou Grajaú, se a CPTM abrir mão do trecho após Grajaú) Algumas pessoas apostam também num terminal intermodal de cargas, vindo de Santos, para atender a SP,e, ao mesmo temou, utilizar a antiga linha da EFS.

Mas aí já é outra discussão.

[]´s! okk


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Set 2008, 14:23

AGV escreveu: Na Europa você tem pequenas cidadelas servidas por trem, mas lá e lá.... <_<
Bom, são coisas diferentes... não vejo as linhas da CPTM como ferrovias intermunicipais, mas como metrô. E Parelheiros não tem (nem pode ter) demanda para ter metrô.

AGV escreveu:Porém, após Varginha (Ou Grajaú, se a CPTM abrir mão do trecho após Grajaú)
Não abrirá mão, pois se assim fosse, já o teria feito agora, com a extensão até Grajaú. Inclusive o candidato do Partido das Socialites Daslu Brasil (PSDB) anda prometendo que se eleito prefeito, seus planos para a zona sul são a extensão da linha 5 e a extensão da linha 9 até Varginha. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200811.htm

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 17 Set 2008, 16:28

O que??? o PSDB está prometendo levar a linha 5 para onde??? Depois falavam que a idéia da Marta era descabida


( Sugestão : o assunto virou para a ocupação do extremo Sul da cidade. Não é melhor Athos e Lipe, levá-lo para o tópico da linha 9 propriamente e deixar apenas a discussão sobre o índice de estaçoes???)


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Set 2008, 16:35

HGPFILHO escreveu:O que??? o PSDB está prometendo levar a linha 5 para onde??? Depois falavam que a idéia da Marta era descabida


( Sugestão : o assunto virou para a ocupação do extremo Sul da cidade. Não é melhor Athos e Lipe, levá-lo para o tópico da linha 9 propriamente e deixar apenas a discussão sobre o índice de estaçoes???)
eu tinha levado a discussão para o tópico da linha 9, mas sumiu

Todos concordam agora em separar e levar pra lá ?

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 17 Set 2008, 16:48

Eu acho que tem mais a ver sim Felipe. você pode criar uma nova discussão também - partindo o tópico , mas talvez seja melhor acrescentar na linha 9 mesmo..Se quiser , de um toque eu faço! ;)

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 17 Set 2008, 18:18

lipe_andreense escreveu:
HGPFILHO escreveu:O que??? o PSDB está prometendo levar a linha 5 para onde??? Depois falavam que a idéia da Marta era descabida


( Sugestão : o assunto virou para a ocupação do extremo Sul da cidade. Não é melhor Athos e Lipe, levá-lo para o tópico da linha 9 propriamente e deixar apenas a discussão sobre o índice de estaçoes???)
eu tinha levado a discussão para o tópico da linha 9, mas sumiu

Todos concordam agora em separar e levar pra lá ?
Não Lipe, vi algo duplicado e meio estranho, então removí. Mas agora está subdividido em outros 2 tópicos. Quem desejar continuar os respectivos assuntos é só postar.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 17 Set 2008, 18:21

Francis escreveu:
AGV escreveu: Na Europa você tem pequenas cidadelas servidas por trem, mas lá e lá.... <_<
Bom, são coisas diferentes... não vejo as linhas da CPTM como ferrovias intermunicipais, mas como metrô. E Parelheiros não tem (nem pode ter) demanda para ter metrô.

AGV escreveu:Porém, após Varginha (Ou Grajaú, se a CPTM abrir mão do trecho após Grajaú)
Não abrirá mão, pois se assim fosse, já o teria feito agora, com a extensão até Grajaú. Inclusive o candidato do Partido das Socialites Daslu Brasil (PSDB) anda prometendo que se eleito prefeito, seus planos para a zona sul são a extensão da linha 5 e a extensão da linha 9 até Varginha. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200811.htm
Francis, me diga o que sabe sobre a CPTM abrir ou não, mão de Varginha, pois, ou ela abandona de vez, ou faz algo.

Se fizer, acho que não é tão caro, e já assume logo o trecho até aonde vai sua concessão e encerra o assunto.

Seria bom, Varginha é relativamente distante de Grajaú, parece que são 6km o0, vou confirmar no meu mapa em casa.


Autor do tópico
Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 17 Set 2008, 18:28

Ainda sobre esse assunto, me ocorreu mais uma pergunta:

Já houve algum dia trens que iam além de Varginha (mais precisamente até a Estação Evangelista de Souza, que era servida também pelo ramal Mairinque-Santos)?


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 17 Set 2008, 18:38

Claro, antigamente a linha era bastante utilizada, inclusive por trens de passageiros que iam até Santos:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/stoamaro-nov.htm escreveu:HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.

A ESTAÇÃO: A estação de Santo Amaro foi inaugurada em 1986 como Largo Treze, pois situava-se junto ao terminal de ônibus que atendiam ao largo Treze de Maio, ali perto, e em frente à avenida Padre José Maria, quando esta desemboca na Marginal do rio Pinheiros. O prédio, grande e bastante diferente das outras estações que serviam à Fepasa nesse ramal, tem uma estrutura de aço aparente, em que a ferrugem serve como proteção contra a corrosão. Mais tarde, passou a ser chamada de estação Santo Amaro, embora esteja situada longe do local da estação Santo Amaro original, que era cerca de um quilômetro mais ao norte da linha. Em 2002, a estação passou a fazer a integração da linha da CPTM com a linha cinco do metrô, que liga a estação Largo Treze ao Capão Redondo; para isto a estação foi ampliada, com uma parte construída sobre o rio, ao longo da ponte da linha nova. "Eu me recordo das viagens que tive a oportunidade de fazer nos trens de longo percurso da Fepasa, especialmente de uma que fiz entre a estação da Barra Funda e de Santos pela Mairinque-Santos, num trem turístico. Esta teve alguns acontecimentos curiosos. Moro bem proximo da estação Cidade Dutra, só que para embarcar nesse trem, eu tinha de ir de Interlagos até a Barra Funda, e depois passar em frente de casa novamente dentro do trem. A composição era levada por duas locomotivas: uma percorria o trecho entre a Barra Funda e Evangelista de Souza, e outra ia de lá até Santos. Na volta de Santos, em Evangelista, perguntei ao chefe do trem se seria possivel fazer uma parada rápida na estação Cidade Dutra para que desembarcasse ali, afinal estaria em casa. O chefe me levou até o maquinista que traria o trem até a Barra Funda, e ele respondeu que poderia fazer a parada na estação desativada já há anos. Quando o trem foi chegando perto da Cidade Dutra, fomos eu e o chefe do Trem para a porta do vagão. Ficamos esperando o trem parar, só que o maquinista se esqueceu. O chefe começou a apitar para o maquinista, ficava apitou como doido, mas com o barulhão da maquina Diesel, o maquinista não ouvia nada, e nós passamos pela estação em frente de casa a uns 80km/h. Quando o trem chegou na estação Jurubatuba, ele parou ali para a liberação de passagem por causa dos trens metropolitanos. Então o chefe desceu comigo e fomos falar com o maquinista, que pediu desculpas porque havia esquecido parar. Aí perguntei se seria possivel fazer a parada na estação Santo Amaro, pois ali eu teria condução para casa. E assim foi feito. Talvez esta tenha sido a única vez que um trem de longo percurso vindo de Santos tenha feito parada na estação nova de Santo Amaro para desembarcar passageiros..."


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Set 2008, 22:05

HGPFILHO escreveu:O que??? o PSDB está prometendo levar a linha 5 para onde??? Depois falavam que a idéia da Marta era descabida


( Sugestão : o assunto virou para a ocupação do extremo Sul da cidade. Não é melhor Athos e Lipe, levá-lo para o tópico da linha 9 propriamente e deixar apenas a discussão sobre o índice de estaçoes???)
Não é a linha 5 que vai para Varginha, é a 9...


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Set 2008, 22:26

AGV escreveu:
Francis escreveu:
AGV escreveu: Na Europa você tem pequenas cidadelas servidas por trem, mas lá e lá.... <_<
Bom, são coisas diferentes... não vejo as linhas da CPTM como ferrovias intermunicipais, mas como metrô. E Parelheiros não tem (nem pode ter) demanda para ter metrô.

AGV escreveu:Porém, após Varginha (Ou Grajaú, se a CPTM abrir mão do trecho após Grajaú)
Não abrirá mão, pois se assim fosse, já o teria feito agora, com a extensão até Grajaú. Inclusive o candidato do Partido das Socialites Daslu Brasil (PSDB) anda prometendo que se eleito prefeito, seus planos para a zona sul são a extensão da linha 5 e a extensão da linha 9 até Varginha. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200811.htm
Francis, me diga o que sabe sobre a CPTM abrir ou não, mão de Varginha, pois, ou ela abandona de vez, ou faz algo.

Se fizer, acho que não é tão caro, e já assume logo o trecho até aonde vai sua concessão e encerra o assunto.

Seria bom, Varginha é relativamente distante de Grajaú, parece que são 6km o0, vou confirmar no meu mapa em casa.
Não sei nada demais, mas sei que o trecho até Varginha é propriedade da CPTM. Para reformar aquele trecho, foi preciso desapropriar muita gente, já que a via férrea havia virado favela (você já morou por ali, deve saber disso). Nesta época, foi preciso então que, além dos peões da empreiteira, Agentes de Segurança da CPTM fossem atuar naquela região, (e muitos deles eu conhecia) para garantir o serviço e reocupar a área. Nesta época trabalhava em STA (para a CPTM é SAM) e sei que este trecho que foi reocupado é até VARGINHA, não só até Grajaú. E mais uma evidência é o que o Geraaaaaldo tá prometendo (link no post anterior). Abraço.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes