Inauguração de Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista

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Tiago Costa
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Inauguração de Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Jun 2008, 17:15

Linha 12-Safira ganha mais duas modernas estações

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por intermédio do Governo do Estado de São Paulo, inaugura, nesta quarta-feira (28/05), mais duas modernas estações na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F): Itaim Paulista e Jardim Helena¬-Vila Mara. Com essas unidades, já são quatro estações com qualidade de metro de superfície abertas em 2008 nessa linha, que cruza boa parte da zona leste da capital e municípios vizinhos, transportando 147 mil usuários diariamente.

As obras de modernização da Linha 12-Safira integram o Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que prevê recursos da ordem de R$ 17 bilhões no Metrô, CPTM e EMTU/SP, o maior investimento já realizado no setor. Uma das principais metas é transformar mais de 160 km, dos 260 km de linhas da CPTM, em metrô de superfície. Ao todo, já foram encomendados 99 trens novos para fabricação, dos quais quatro estão em circulação na Linha 9-Esmeralda e outros 20 começarão a operar na Linha 12 a partir de 2009.

O trem e a cidade
Junto com as novas estações, a CPTM traz para a população da zona leste melhores condições de acessibilidade e integração do sistema de trens metropolitanos com o meio urbano. As construções diminuirão a distância entre estações, que na Linha 12-Safira é de 4 km, em média, para 3,2 km.

Além da arquitetura arrojada, que pode ser vista de diversos pontos desses bairros, ambas as construções contam com passarela, aberta 24 horas, para transposição de vias com segurança, bicicletários, novos viários e áreas revitalizadas com paisagismo nos seus arredores. As novas estações proporcionarão uma valorização da região e maior atratividade para a instalação de equipamentos públicos, de prestação serviços e comércio.

Características
As estações contam com uma série de recursos para atender a crescente demanda de passageiros transportados na Linha F: 147 mil por dia. A acessibilidade irrestrita ao sistema é uma das principais características dessas estações, que possuem escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida.

Alem do piso tátil de alerta e rota tátil, a CPTM instalou mapas táteis, em braile, no final das plataformas, para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual. As duas unidades dispõem de bicicletários, com capacidade para 256 bicicletas em Itaim Paulista e 248 em Jardim Helena-Vila Mara.

A CPTM também se preocupou com o entorno das duas estações. Foram executados cerca de 600 metros de ruas, com guias, sarjetas, sistema de drenagem, iluminação publica e sinalização de trânsito vertical, horizontal e semáforos. As duas unidades receberam tratamento de jardinagem e paisagismo nas áreas externas.

As estações possuem sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem. Os sistemas consistem em coletar as águas pluviais da cobertura das estações, com tubulação independente para encaminhar a água para um reservatório de retenção e depois para um outro reservatório de reaproveitamento, onde será feita adição de cloro para desinfecção.

Metrô de Superfície
O Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 1,4 bilhão até 2010 na Linha 12¬-Safira, por meio do Plano de Expansão. O ramal terá padrão de metro de superfície, cujas características são confiabilidade (menos falhas técnicas e mais regularidade), rapidez (menor tempo de espera), segurança, qualidade das estações e dos trens.

A frota de 15 trens que circula na Linha 12 foi totalmente reformada e ainda está prevista a chegada de 20 trens novos a partir de 2009. A nova estação Jardim Romano será entregue à população até julho. A CPTM ainda promove melhorias nas áreas de telecomunicação, energia, sinalização e via permanente, visando a reduzir os intervalos para 4 minutos, nos horários de pico.

1. Em 2007, o governador Jose Serra aprovou o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano 2007/2010, no valor de mais de R$ 17 bilhões, o maior investimento já feito no setor, que conta ainda com recursos da Prefeitura e irá aumentar em 55% a quantidade de passageiros transportados e diminuir em 25% o tempo médio de viagem no sistema.

2. Neste mesmo ano, foram adquiridos 99 trens – a maior compra já feita até o presente.

3. Na Linha 9-Esmeralda, da CPTM, 3 novos trens já estão em operação e 3 estão em fase de testes. Mais 6 trens serão entregues até o final do ano.

4. No começo do ano, foi concluída a substituição, por trens reformados, de 100% da frota da Linha 12-Safira, da CPTM (antiga Linha F). Até 2010, esses trens serão, por sua vez, substituídos por trens novos e a linha passara a operar com qualidade de metrô. Nessa semana, mais duas estações dessa linha foram entregues: Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista. Até o final do primeiro semestre também será entregue a Estação Jardim Romano.

5. Nesses dois anos, já foram entregues as estações Alto do Ipiranga, do Metrô, e Autódromo, USP Leste e Comendador Ermelino, da CPTM. Em abril foram entregues mais duas: Grajaú e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda.

6. Em 2009, entrarão em operação os primeiros trens novos da Linha 2-Verde, do Metrô, e das linhas 12-Safira e 7-Rubi, da CPTM, e será entregue à população a primeira fase da Linha 4-Amarela, do Metrô, com as estações Butantã, Faria Lima e Paulista.

7. Em 2010, o sistema metropolitano, incluindo a EMTU, cobrirá mais de 450 km da Grande São Paulo, sendo 388 km sobre trilhos – 240 km com qualidade de metrô (ver tabela).

8. Outro item importante é a mudança na sinalização, já licitada. Utilizando tecnologia de ponta, permitirá uma operação mais segura e rápida. A distância mínima entre os trens, que atualmente é de 150 metros no Metrô e de 450 metros, na CPTM, será reduzida, em ambas as empresas, para 15 metros, o que possibilitará ao sistema operar com maior velocidade.

9. Além disso, será construída a Linha 14-Ônix (Expresso Aeroporto), que ligará, sem paradas intermediárias, a Estação da Luz ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com intervalo entre trens de 15 minutos e check-in feito na Luz.

10. Na Baixada Santista, começará a funcionar o metrô leve (VLT), uma solução moderna e de acordo com a vocação turística da região.

11. Ao todo, 235 mil toneladas de poluentes serão retiradas da atmosfera. Os benefícios à qualidade do ar serão ampliados com o ônibus movido a etanol, que está sendo testado no Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara e com o ônibus a hidrogênio, cujo protótipo começa a ser testado ainda este ano, no mesmo corredor.

12. Com um total de recursos mais de quatro vezes superior ao investido na última década, o Plano de Expansão permitirá a requalificação urbanística e o crescimento econômico das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, o núcleo mais dinâmico da economia nacional, com 67 municípios e 23,7 milhões de habitantes, constituindo-se em um fator decisivo para o desenvolvimento econômico da região, do Estado e do Pais.

13. A implantação do Corredor Noroeste de ônibus, com 32,7 km de extensão, ligará as cidades de Campinas, Hortolândia e Sumaré. A iniciativa promoverá a estruturação do transporte metropolitano na RMC; promoção do crescimento das cidades da RMC; integração dos sistemas de transporte existentes; viagens mais rápidas, seguras e confortáveis; requalificação urbana com a integração regional; melhoria das condições ambientais; de segurança; acessibilidade; e conforto dos usuários, favorecendo os deslocamentos da população da RMC com a integração e novas opções de destino (municipal, metropolitano e rodoviário). Até agosto, serão entregues os terminais metropolitanos de Campinas e Hortolândia. Na segunda fase estão previstas reformas nos terminais de Nova Odessa e Americana.

14. No entanto, de todos os benefícios que o Plano de Expansão irá proporcionar, talvez o mais significativo seja a diminuição do tempo de viagem, melhorando de maneira objetiva o deslocamento e, conseqüentemente, a vida das pessoas. Para se ter uma idéia, o passageiro que utiliza na ida e na volta o trecho entre Largo Treze e Sé, ganhará quase duas horas, diariamente. Entre Vila Prudente e Santo Amaro, serão mais de três horas. Da USP Leste a Pinheiros, mais de uma hora e meia.

Plano de Expansão 2007/2010

Extensão da rede em quilômetros
Em 2007:
-CPTM: 260,7 km
-Metrô: 61,3 km
-Corredores: 33 km

Em 2010:
-CPTM: 304,4 km
-Metrô: 83,7 km
-Corredores: 64,5 km

Quantidade de quilômetros da CPTM com a qualidade seguindo os padrões planejados pelo Plano de Expansão (Metrô de Superfície):
2007 - 0 km
2010 - 160 km

Ganho de tempo para a população
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Veja as fotos das estações(clique):

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