Marco Quilometrico das estações

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Marco Quilometrico das estações

Mensagem não lida por GospelRafa » 05 Nov 2008, 10:28

Achei interessante postar essa imagem....

Imagem


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 05 Nov 2008, 12:04

Interessantíssimo. Para consulta de quilometragem, é bastante prático.

Após a visualização do mapa, fiquei com uma dúvida: Na Linha 8 - Diamante, a última estação (na verdade, parada), Amador Bueno, indica quilometragem de 42,3 KM, enquanto que o valor divisa indica 57,7 KM. A que se atribui esse acréscimo de 15,3 KM?

Suponho que seja a abrangência da CPTM, mas gostaria de ter algo mais apurado.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Nov 2008, 12:15

Uau, gospelrafa :D :D :D! Adorei o mapa!

Só notei um pequeno detalhe: a quilometragem das estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré está igual, acho que a quilometragem da Estação Villa Lobos-Jaguaré está errada.

Vidal, as divisas da CPTM não são exatamente até onde ela presta serviços hoje, embora em algumas linhas seja. A divisa ali na Linha 8 fica bem longe porque a CPTM tem domínio até Mairinque, se eu entendi direito. Mas atualmente, a CPTM não opera trens até lá, embora eu tenha visto no projeto de modernização da Linha 8 uma "remodelação do trecho Amador Bueno-Mairinque", quem sabe será a reativação do trecho, possivelmente com VLTs.


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 05 Nov 2008, 12:29

Eu imaginei mesmo que fosse isso, mas queria que alguém confirmasse. Quanto à extensão da Linha 8 - Diamante, eu acompanho as discussões desde os tempos de SSC! :lol:

Tinha lido em algum lugar que a abrangência da CPTM atualmente estaria restrita à Amador Bueno, mas parece que não é bem assim. Entretanto, o site Estações Ferroviárias, na Estação Mairinque, indica uma quilometragem de 69,13 KM.

Pesquisando um pouco no mesmo site, os 57,7 KM estariam na Parada Gabriel Piza, indicada com 58,3 KM. Se descontarmos 0,7 KM, que é a distância entre a Estação Júlio Prestes (início da Linha Oeste - "Tronco") e a Estação Luz (KM 0 da CPTM), teríamos 57,6 KM, valor bastante próximo ao especificado.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Nov 2008, 12:38

Muito interessante Vidal! Valeu pelas informações.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes