Estação Jardim Belval - Linha 8

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Estação Jardim Belval - Linha 8

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Jun 2008, 17:22

ImagemImagem
Imagem
Imagem


Estação da Linha 8 - Diamante, localizada no município de Barueri, da Região Metropolitana de São Paulo.

Imagem

História: A data de inauguração da estação do Jardim Belval é um mistério; ela nunca apareceu, por exemplo, nos relatórios oficiais da Sorocabana, o que me levou a crer que ela teria sido implantada somente nos anos 1970, já sob a Fepasa, que, aliás, colocava-a no km 29. Porém, o relato de Narciso de Queiroz, em julho de 2003, mostra outra história: "Minha avó morou no Belval por mais 40 anos e eu todas as semanas ia para lá. Quando minha mãe se casou em 1966 a recepção foi em casa de minha avó. Os convidados embarcaram no trem-unidade japonesa, no último carro na Júlio Prestes. Na parada de Belval cabiam somente 4 carros e meio na plataforma e certamente este trem estava com 9 carros, pois me lembro de minha tia comentando até há pouco tempo - ela faleceu há pouco tempo - que pulou na passagem de nível. Somente comando de 3 unidades dos Toshibas ocupavam a passagem de nível ao estacionar na estação. Minha mãe sempre desceu no Belval para visitar minha avó e eu me lembro desde muito pequeno dos finais de semana que passava por lá. Antes dos trens japoneses, somente os 'paus-de-arara' passavam de Barueri. A unidade americana, 'Carmem Miranda', chegava somente a Barueri, segundo minha mãe. Meu pai foi chefe de trem na Sorocabana e Fepasa e sempre comentou sobre o Jardim Belval conhecido como Km 29 (nota: a Sorocabana chama o Silveira como 29). Ainda me lembro dos trens japoneses com pintura da Sorocabana chegando e apitando devido a passagem de nível e a travessia de pedestres. Era muito pequeno para precisar o ano, mas era na transição Sorocabana/Fepasa. Em 1984 ingressei na Fepasa (CFT) onde permaneci até 1995. Trabalhava em estação de cargas e nos livros da estação (G1) constava a parada Belval de longa data." A estação de Jardim Belval fica em frente ao quartel de suprimentos do exército. Bem próxima à estação, uma casa dos anos 20, muito bonita, foi a sede da Cerâmica e Olaria Belo Vale, daí o nome do bairro. Hoje a casa é o museu da cidade de Barueri. Quanto à estação, uma mais moderna foi entregue em 11/03/1983 e serve hoje aos trens urbanos da CPTM.

Mapa dos arredores:
Imagem

Localização: Avenida Grupo Bandeirantes, s/nº. - Jardim Belval - Barueri
Data de inauguração (do prédio atual): 11/03/1983
Itens de acessibilidade:
ImagemImagem

Fonte das informações: Site da CPTM e estacoesferroviarias.com.br


Fotos:

Tiradas por: Tiago Costa(com auxílio de lipe_andreense :D)

1 - Olhando por cima das coberturas típicas das estações desse trecho
Imagem


2 - Placa da estação, bem conservada
Imagem


3 - Olhando sentido Barueri, com mezanino padrão Fepasa, de tijolinhos vermelhos
Imagem


4 - Pequeno Jardim
Imagem


5 - Mezanino visto de mais de perto
Imagem


6 - Parte de baixo do mezanino
Imagem


7 -
Imagem


8 - Fica entre Jardim Silveira (sentido Itapevi) e Barueri (sentido Júlio Prestes)
Imagem

Avatar do usuário

devauxcl
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2015, 12:40

Re: Estação Jardim Belval - Linha 8

Mensagem não lida por devauxcl » 08 Jul 2015, 12:44

Eu uso ela todos os dias. É bastante utilizada por estudantes.
Mais tarde eu mando algumas imagens.
Avatar: CAF 8000 Alinhando na Estação Jardim Belval
"VM Linhas 8/9 rules!" :Y:

Avatar do usuário

devauxcl
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2015, 12:40

Re: Estação Jardim Belval - Linha 8

Mensagem não lida por devauxcl » 10 Jul 2015, 00:19

Segue Imagens:

Placa Padrão FEPASA
Imagem

Mezanino simples e simpático
Imagem

Escadas de acesso a plataforma
Imagem

Relógio padrão FEPASA, gosto muito! :lol:
Imagem

Outra placa
Imagem

8000 alinhando sentido Itapevi
Imagem

8000 partindo para Julio Prestes
Imagem

Algumas fotos borraram por pressa, os guardinhas estavam de olho em mim! :lol: :lol:
Avatar: CAF 8000 Alinhando na Estação Jardim Belval
"VM Linhas 8/9 rules!" :Y:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes