Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
GospelRafa
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Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Mensagem não lida por GospelRafa » 28 Nov 2008, 21:26

Como disse no tópico do 4400, seguem alguma simagens da apresentação sobre um estudo para revitalizar a extensão operacional da linha 8, Itapevi, Amador Bueno.

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Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 28 Nov 2008, 23:22

Gostei bastante dos slides e das propostas. Ainda mais, pelo fato da CPTM projetar soluções para o trecho.

Com o oferecimento de um serviço decente e seguro, a demanda reprimida seria atraída e a extensão finalmente se tornaria viável economicamente.

A Estação Itapevi teria que receber algumas intervenções pequenas, para tornar a plataforma de destino à Estação Amador Bueno integrante da integração com o trecho principal.

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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 28 Nov 2008, 23:48

Vidal escreveu:Gostei bastante dos slides e das propostas. Ainda mais, pelo fato da CPTM projetar soluções para o trecho.

Com o oferecimento de um serviço decente e seguro, a demanda reprimida seria atraída e a extensão finalmente se tornaria viável economicamente.

A Estação Itapevi teria que receber algumas intervenções pequenas, para tornar a plataforma de destino à Estação Amador Bueno integrante da integração com o trecho principal.
''Integrante da integração'' como assim???? <_<
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 28 Nov 2008, 23:51

Sempre quis fazer isso, mas a preguiça me impede, ;) logo apresentarei uma proposta semelhante...
Com menos detalhes, é claro!
Rodrigo Lopes


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 29 Nov 2008, 00:28

André Vasconcellos escreveu:''Integrante da integração'' como assim????
Realmente, faltou alguma clareza no meu comentário.

Ocorre que atualmente, na Estação Itapevi, há área paga (com composições que destinam à Estação Júlio Prestes - Trecho Principal) e área gratuita (com composições que destinam à Estação Amador Bueno - Extensão Operacional), portanto, segregadas pelos bloqueios.

Caso alguma das intervenções citadas venha realmente a ser executada, é muitíssimo provável que passem a cobrar pelo serviço prestado, nada mais justo na minha opinião.

Haveria então de tornar "integrante da integração", ou seja, mudar a posição dos bloqueios, de forma que a plataforma que atualmente faz parte da área gratuita, faça parte da parte paga, permitindo assim livre integração entre os dois serviços.

EDIT: A desativação da Parada Cimenrita parece bastante apropriada, visto que a demanda é mínima desde a desativação da fábrica e que, de acordo com relatos, é a parada mais perigosa do trecho.


[S.E.P.]Anderson
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Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 29 Nov 2008, 02:15

Não há "área paga" e "área livre" na estação Itapevi. A estação Itapevi possui duas Linhas de bloqueios. Uma, pra quem vem da rua (a única entrada da estação), dá acesso tanto aos trens do trecho Itapevi-Júlio Prestes, quanto do trecho Itapevi-Amador Bueno. A outra, pra quem vem de uma das quatro estações da extensão operacional (Amador Bueno, Ambuitá, Cimenrita e Santa Rita), dá acesso ao trecho principal da Linha 8 ou à rua. Ou seja, quem usa a extensão operacional entre Amador Bueno e Santa Rita nada paga, independente de onde embarque/desembarque. Quem vem da extensão e desembarca em Itapevi paga, seja pra ir pra rua, seja pra continuar viagem.

A única intervenção necessária na estação de Itapevi seria a retirada da linha de bloqueios pra quem vem de Amador Bueno. Aliás, nem precisam disso. Só deixar os bloqueios em "livre". Claro, isso considerando que as intervenções nas outras estações incluam a implantação de bloqueios e a tarifação do trecho.


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 29 Nov 2008, 13:10

gostei ... pelo menos ha algumas ideias sobre o que fazer no trecho :D


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 29 Nov 2008, 16:59

Gostei da idéia. É melhor do que eu imaginava! :D :D

Pergunta: será que a os 4400 seria deslocados para as duas extensões?
Sabemos que os 4800 estão no fim de sua atividade, e o 4400 ganhou fôlego extra com as reformas atuais. Nos trechos principais eles vão atrapalhar a circulação (considerando o desempenho dos trens a serem adquiridos e os intervalos futuros a serem atingidos: 3-8 minutos), mas se forem mesmo deslocados, é praticamente garantia de bons serviços.


Correia431M
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Mensagem não lida por Correia431M » 29 Nov 2008, 23:19

Gostei muito dessa idéia da revitalização do trecho da Extensão. E isso vai literalmente "quebrar as pernas" da "nossa gloriosa" Benfica BBTT, que certamente vai ter que se coçar pra achar alguma outra forma de ganhar dinheiro. E que seja em outro lugar da região.

E digo a vocês: Terei a enorme satisfação no futuro, poder andar nesse trecho depois de concretizado e concluido.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Nov 2008, 04:05

Adorei esses slides! Muito bom os planos para a extensão. Todos fariam o cenário ser melhor que o atual. Gostaria que ele entrassem em prática.


visitante
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Mensagem não lida por visitante » 01 Dez 2008, 17:06

Penso que não é necessário a reconstrução da extensão operacional da Linha B, inclusive até sugiro a desativação por completa da mesma.

Explico:

1) A população não merece, pois não cuida ou respeita o transporte público.
2) Há ainda custos quanto a segurança, reposição de itens, readequação de algumas curvas, etc...
3) A extensão até Amador Bueno é inútil e só atinge uma parcela infima de passageiros. A extensão só seria útil se ela fosse tipo turística e fosse até São Roque ou Mairinque, onde faz mais falta este tipo de transporte.

A idéia é boa, mas não vai vingar. Escrevam o que eu digo.

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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 01 Dez 2008, 17:35

visitante,

Talvez (e aí entro na mais pura chutologia), esses planos sirvam de base inicial para levar um trem de passageiros até São Roque / Mairinque / Sorocaba.

Entendo os seus motivos (você é de Itapevi, correto?), porque deve conhecer melhor que muitos aqui como é o funcionamento desse trecho.

Não digo se o povo "merece" ou não, se é "parcela ínfima da população", porque não conheço absolutamente nada de Itapevi (o máximo que fui foi até Jandira com minha namorada, visitar os avós dela). Mas uma coisa é fato: os 3 últimos samurais da Sorocabana já merecem ir pro museu. São mais de 50 anos em serviço!

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 01 Dez 2008, 18:02

São excelentes propostas, mas a força de um projeto como esse deveria contar com um trem rumo ao Oeste - Sorocaba é um importante polo desarticulado de ligação sobre trilhos com SP que tem fluxo de moradores para a RMSP. Revitalizar toda a linha B e extendê-la à Oeste também é uma forma de integrar esses pólos.


visitante
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Mensagem não lida por visitante » 02 Dez 2008, 10:20

Vicente A.O.Junior escreveu:visitante,

Talvez (e aí entro na mais pura chutologia), esses planos sirvam de base inicial para levar um trem de passageiros até São Roque / Mairinque / Sorocaba.

Entendo os seus motivos (você é de Itapevi, correto?), porque deve conhecer melhor que muitos aqui como é o funcionamento desse trecho.

Não digo se o povo "merece" ou não, se é "parcela ínfima da população", porque não conheço absolutamente nada de Itapevi (o máximo que fui foi até Jandira com minha namorada, visitar os avós dela). Mas uma coisa é fato: os 3 últimos samurais da Sorocabana já merecem ir pro museu. São mais de 50 anos em serviço!
Então.

Em primeiro lugar, isso tudo para mim é balela política. Demoram anos para fazer, e no final não fazem nada. Já disseram que iam fechar a extensão, só não fecharam por razões que não posso dizer aqui... <_<

Toda vez que vai a turma da Frente de Trabalho "dá um tapa no visual", dois dias depois está tudo pixado por lá.

A Guarda Municipal e a Polícia, a pedido da prefeitura EM ÉPOCA DE CAMPANHA, ficou na frente das estações a noite. Hoje somente Amador Bueno (que já conta com uma base da GCM) é que tem essa vantagem.

Como eu disse antes, seria mais interessante a aplicação de um trem turístico. Assim, Amador Bueno seria readequado para virar um ponto turístico, não um ponto de tráfico.

Mas a idéia do HGP e sua de futuramente existir uma ligação São Paulo <> Sorocaba é excelente, se não fose o fato de que todas as boas idéias difícilmente são executadas... pelo menos na nossa geração.

Quanto a BBTT: a população tem o que merece. Não soube lutar por um transporte de qualidade, não soube exigir de seus representantes o que precisa, dá nisso. É o que digo: quando 78,50% da populção apóia criminosos...


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 02 Dez 2008, 12:39

Vicente A.O.Junior escreveu:visitante,

Talvez (e aí entro na mais pura chutologia), esses planos sirvam de base inicial para levar um trem de passageiros até São Roque / Mairinque / Sorocaba.

Entendo os seus motivos (você é de Itapevi, correto?), porque deve conhecer melhor que muitos aqui como é o funcionamento desse trecho.

Não digo se o povo "merece" ou não, se é "parcela ínfima da população", porque não conheço absolutamente nada de Itapevi (o máximo que fui foi até Jandira com minha namorada, visitar os avós dela). Mas uma coisa é fato: os 3 últimos samurais da Sorocabana já merecem ir pro museu. São mais de 50 anos em serviço!

Só uma sugestão quanto ao trem que iria para Sorocaba...

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Agora o interior:
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Linhas:

Linha LP1
Barra Funda - Sorocaba

Paradas em:

Osasco
Carapicuíba
Barueri
Jandira
Itapevi
Amador Bueno
Mailaski
São Roque
Mairinque
Alumínio
Sorocaba


LP1SE

Barra Funda - Sorocaba


Paradas em:

Osasco
Carapicuíba
Itapevi
Mailaski
Mairinque
Sorocaba


LP1EX

Barra Funda - Sorocaba

Paradas em:

Osasco
Itapevi
Sorocaba

Conforme necessário, trens partiriam de estações intermediárias indo no sentido em que a demanda for.


LP = Longo Percurso
SE =Semi - Expresso
EX = Expresso

LP1 - Longo percuso 01
Rodrigo Lopes


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GospelRafa
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Mensagem não lida por GospelRafa » 02 Dez 2008, 22:10

Seria muito bom ver um sistema de longo percurso (regionais) aqui no estado de são paulo, com trens como o ut440, mais com o interior original da Espanha, não somente para Sorocaba, mais dá para se pensar em trens de longo percurso indo até Campinas, Santos, e até mesmo São José dos Campos, os trilhos chegam até esses lugares, só o trem que não... :(


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 02 Dez 2008, 23:46

^^

No caso de SJ dos Campos. os trilhos em Jacareí foram removidos e fizeram uma avenida em cima nnoo nnoo
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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 03 Dez 2008, 10:12

André Vasconcellos escreveu: ''Integrante da integração'' como assim???? <_<
:lol: :lol: :lol:



Quanto a extensão, acredito que o Governo do Estado de São Paulo está ''acordando'' para o transporte sobre trilhos e assim, revitalizar o que já existe, pois eficaz, isto não há dúvida que é.

Não conheço a região, digo isto do ponto logístico para a RMSP como um todo.

Nem que seja pros 21% que mereçam... b )

E depois, com uma revitalização e consequentemente, manutenção e cuidados como o restante da rede, isto afastaria problemas como um todo, com a presença da segurança nas estações e trens.


visitante
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Mensagem não lida por visitante » 04 Dez 2008, 13:51

AGV escreveu:
Quanto a extensão, acredito que o Governo do Estado de São Paulo está ''acordando'' para o transporte sobre trilhos e assim, revitalizar o que já existe, pois eficaz, isto não há dúvida que é.

Não conheço a região, digo isto do ponto logístico para a RMSP como um todo.

Nem que seja pros 21% que mereçam... b )

E depois, com uma revitalização e consequentemente, manutenção e cuidados como o restante da rede, isto afastaria problemas como um todo, com a presença da segurança nas estações e trens.
A questão é custos, necessidades e retorno.

O retorno, no caso de uma futura readequação e restruturação da extensão da L8 é a de uma maior quantidade de usuários. De fato, existe sim pessoas que usufruem de Amador a Itapevi.

É necessário? Mais ou menos. Hoje existe um sistema de integração entre os ônibus e os trens da Linha 8. Com R$ 3,65 é possível pegar um ônibus em qualquer lugar de Itapevi e fazer a baldeação para os trens da CPTM. O inverso não é recíproco.

Os custos? depende do nível de reforma que farão nas estações e na linha permanente. Mas o problema é se o custo for maior que o retorno.

Por isso que digo que o mais interessante é ou fazer um "sistema turístico" ou um "longo percurso". O custo e o retorno serão mais interessantes.

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Evandro
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Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Mensagem não lida por Evandro » 29 Abr 2009, 11:35

Só agora que vi este thread!!! o0 o0 o0

Sobre o projeto, achei uma excelente idéia!!! Espero que um dia isso possa vingar, junto com os trens expressos que vão até Sorocaba. Itapevi e região merecem.

Quanto à demanda, volto à repetir o mantra de que atualmente ela só é pequena porque a qualidade do serviço prestado pela CPTM é ruim. Quando as paradas forem reformadas, os Toshiba 4800 virarem peças de museu e substituídos por trens mais modernos, e a segurança dos passageiros e da malha ferroviária forem reforçados em todo o trajeto, aí sim o movimento de passageiros vai aumentar e muito.

Além disso, a CPTM poderia aproveitar uma futura remodelação do trecho para construir estacionamentos para carros e motos nos mesmos moldes que o Metrô.

Em tempo... aqui vai uma foto que tirei do trecho entre as estações de Itapevi e Santa Rita na semana passada, bem atrás do meu local de trabalho:

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Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

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