Trens de Longo Percurso

Moderador: Lipe Andreense


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Lopes
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Trens de Longo Percurso

Mensagem não lida por Lopes » 03 Fev 2009, 17:51

Assim como vários daqui do fórum, eu sou um verdadeiro entusiasta para a volta dos trens de longo percurso.
Para ilustrar este tópico, aqui vai um vídeo muito legal, que nos dá muita vontade de voltar ao passado.

http://br.youtube.com/watch?v=BWlsKf0QQy8

Sintam - se a vontade para a apresentação de projetos! ;)
Rodrigo Lopes


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Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 03 Fev 2009, 18:47

Já vou estreiar...

Criei uma Linha de Longo Percurso inicialmente até Sorocaba.
Que funcionaria em horário de vale, com número de partidas conforme demanda:

Partidas entre:
0h00 - 04h00 (Início CPTM)
11h00 - 16:30
21h00 - 0h00

LP1 São Paulo (Barra Funda) - Sorocaba

Paradas em:

Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Comandante Sampaio*
Carapicuíba
Barueri
Jandira
Itapevi
Amador Bueno
Mailaski - R$5,50
São Roque - R$6,50
Mairinque - Integração com a Linha de Passageiros para o Litoral - R$7,50
Alumínio - R$8,50
Sorocaba - R$9,15

LP1SE Barra Funda - Sorocaba

Paradas em:

Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Carapicuíba - Apenas Embarque
Itapevi - Apenas Embarque[/b]
Mailaski - R$5,50
São Roque - R$6,50
Mairinque - Integração com a Linha de Passageiros para o Litoral - R$7,50
Sorocaba - R$9,15


LP1EX Barra Funda - Sorocaba

Paradas em:

Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Itapevi - Apenas embarque
Mairinque - R$7,50
Sorocaba - R$9,15
-------------------------------------------------------------------------------------

LP2 Mairinque - Santos

Opera entre 10h00 as 15h00 com partidas conforme necessidade

Mairinque - Integração com linha Sorocaba - Barra Funda
Cotia (antiga Caucaia do Alto) - R$3,20
Itapecerica (Antiga Aldeinha) - R$4,00
Embu Guaçú - R$ 4,20
Engenheiro Marsilac - R$4,60
Evangelista de Souza - R$5,00
Praia Grande/ Paraitinga - R$6,50
Samaritá - Integração com a Linha Suburbama Registro - R$7,20
São Vicente - R$7,80
Ana Costa/ Santos - R$8,00


LP3 Mairinque - Registro

Mairinque - Integração com as linhas para São Paulo, Sorocaba e Santos.
Evangelista de Souza - R$5,00
Paraitinga/ Praia Grande -R$6,50 Integração com a Suburbana Registro
Samaritá - Integração com linhas Para Santos - R$7,20
Pedro Taques - R$7,80
Solemar - R$8,20
Monguaguá - R$9,20
Agenor de Campos - R$R$ 9,80
Itanhaém - R$10,20
Peruíbe - R$11,00
Itariri - R$11,40
Manoel da Nóbrega - R$11,80
Pedro de Barros - R$12,10
Juquiá - R$12,90
Registro R$13,10

LS1 Paraitinga/ Praia Grande - Peruíbe

Tarifa única R$2,50

Paraitinga/ Praia Grande
Bandeirantes
Pedro Taques
Vila Balneáriea
Balneário Flórida
Solemar - Integração com a LP3
Monguaguá
Vila Atlântica
Campos Elíseos
Agenor de Campos
Ipiranga
Suarão
Itanhahém
Parada Gaivota (4 Paradas diárias)
Peruíbe 174
Peruíbe

--------------
Essas linhas, seriam operadas por uma nova empresa estatal, a CPTLP - Companhia Paulista de Trens de Longo Percurso
Com as tarifas já discrimindas.
Ainda apresento uma linha Suburbana até Peruíbe, atendendo as paradas existentes no ramal de Juqiá, para que o trem de Longo Percurso não efetue tantas paradas.


LEGENDA

LP1 - Longo Percurso 1
SE - Semi Expresso
EX - Expresso
LS1 - Longo Percurso Suburbano

* A LP1, efeturia parada na Estação Comandante Sampaio, para não prejudicar a operação da Linha 9 de CPTM.
Rodrigo Lopes


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 03 Fev 2009, 19:41

Cara, acho que uma das coisas que o trem tem que ser, é ser competitivo. Isso tá MUITO mais caro que o ônibus.


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Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 03 Fev 2009, 21:51

Besteira Gustavo!

A Tarifa a que me refiro é uma base do tipo

BARRA FUNDA - DESTINO

ao que me consta, os onibus que vão por exemplo para o Litoral, já beiram os R$20 se não for mais!!
Rodrigo Lopes


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 03 Fev 2009, 23:38

Putz cara, desculpa!
Eu viajei legal!
HAHHAAHAHAHAHAHAAHHAA!

Eu pensei que eram tipo baldeações, tipo, chegando em tal cidade, pra prosseguir, teria que pagar.
Bem, nesse caso tá muito bom. O problema é o cara ter que ir pra Mairinque pra descer pro litoral. Mas começou bem.
Mas e a SJ? Não seria melhor usar a malha da CP também? Creio que ela esteja em melhores condições da EFS de ABU pra frente.

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Fev 2009, 09:08

Realmente, os projetos propostos de linhas é muito bom mesmo... :D <O>

Mas, particularmente, eu prefiro que seja utilizada a via da EFS, mesmo tendo o incômodo da transferência em Mairinque. Digo isso pois poderia ser utilizada uma locomotiva só em toda a viagem, ao contrário do que ocorreria se essa viagem fosse feita pela SJ, onde seria uma locomotiva no planalto + as Hitachi na cremalheira + outra locomotiva diesel no litoral.

Porém, teria que existir uma certa coerência entre o horário de chegado do trem em Mairinque com os horários de partida dos trens com destino ao litoral... Pois de nada adianta existir esse sistema se não houver essa coerência.

Do mais, está bem legal, com os preços bastante competitivos. Mas uma pergunta: Quanto tempo demoraria a viagem entre Barra Funda e Sorocaba, por exemplo? Pois, atualmente, os ônibus da Cometa cobram R$18,00, e o tempo de viagem é de 1h10min. Para o trem absorver uma boa parte dessa demanda, o tempo de viagem deverá ser menor que o praticado pela Cometa.
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Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 04 Fev 2009, 09:22

Eu acho que esse tópico é para seção "transporte - Passageiros".
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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 04 Fev 2009, 09:38

Sim, é uma idéia interessante, Lopes. Mas vale o que o Erick disse: deve haver um estudo aprofundado para definição de grade horária e tempo de viagem, além da sinalização. E o custo de implantação não seria nada absurdo, pois seria reativação de trechos já existentes para passageiros.


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 04 Fev 2009, 12:06

Eu disse SJ pelo falo de ser mais fácil ir para o interior e creio que a via permanente esteja mais inteira que a via da EFS.
E tem loco de bitola métrica sobrando?


Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 04 Fev 2009, 12:36

A locomotiva é o de menos, o problema é o tráfego saturado tanto na SJ quanto na Santos-Mairink que é corredor da ALL e FCA.
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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Fev 2009, 13:41

Mas o corredor de exportação não é todo em bitola mista?

É só extender a bitola larga de Itapevi até Sorocaba, entroncando-se com o corredor de expolrtação em Mairinque.

No mais, ao invés de locomotivas a diesel tracionando-se os carros, poderíamos partir direto para um TUD ou um TUDH...

Sem contar que a malha da EFS pode ser consertada... Ainda afirmo que fazer um trem desse cobrindo o trajeto pela SJ é masi trabalhoso, pois será necessária a utilização de três locomotivas para tracionar um único trem, ao ponto que pela EFS é necessária apenas uma locomotiva durante todo o trecho.
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Mensagem não lida por Gustavodc » 04 Fev 2009, 14:01

Também é viável, pois, pelo que eu percebi, a ALL só usa uma via depois de ABU, mas ali deve ser caro e muito difícil colocar a bitola larga.
Os maiores problemas ali realmente têm nome: MRS Logística e América Latina Logística.


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 04 Fev 2009, 14:01

Também é viável, pois, pelo que eu percebi, a ALL só usa uma via depois de ABU, mas ali deve ser caro e muito difícil colocar a bitola larga.
Os maiores problemas ali realmente têm nome: MRS Logística e América Latina Logística.

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Fev 2009, 14:14

Gustavodv, agora sim você disse tudo!!!! ;)

Realmente, a grande impecílio que impede o crescimento do transporte ferroviário de passageiros no país chama-se CONCESSIONÁRIAS do transporte ferroviário de carga!!!!

Claro!!! Segundo o regulamento ferroviário brasileiro, o trem de passageiros tem quase a máxima prioridade na circulação dos trens (ele é obrigado a ceder passagem apenas para trens de socorro). Dessa forma, o trem de passageiros prejudica o transporte de minério da MRS Logística, atrapalha a circulação dos trens de madeira e cargas gerais da ALL, e por aí vai.

Não é a toa que as concessionárias quebraram o contrato celebrado com o Governo Federal (que previa a manutenção de pelo menos uma linha de transporte de passageiros)... nnoo wll
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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Fev 2009, 14:34

Tem certeza de que o contrato era assim? Porque pelo que eu entendi, o contrato prevê que as concessionárias deveriam permitir dois trens de passageiros por dia em todas as suas linhas, mas não definiu quem deveria operar os trens de passageiros. Se for o que eu estou pensando, as empresas que quiserem operar trens de passageiros terão direito a esses dois horários diários, e as concessionárias de carga não vão poder impedir (mas infelizmente, a legislação não impede que elas dificultem :().
Editado pela última vez por Tiago Costa em 04 Fev 2009, 16:57, em um total de 1 vez.

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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Fev 2009, 14:42

você está certo Tiago, eu me enganei... =o

As concessionárias deve permitir a passagem de dois trens diários, pelo menos, mas não está explícito quem deve operar estes trens.

De qualquer forma, isso abre uma brecha para que a ABPF, por exemplo, coloque um trem com dois horários entre São Paulo e Campinas (como eu disse, é só um exemplo).

Mesmo assim, acredito que as mesmas impedem a expansão do transporte ferroviário de passageiros... É só ver o que está acontecendo com o trecho RGS - Paranapiacaba, onde após uma besteira feita pela CPTM (a entrega do trecho para a MRS), e agora ela enfrenta enormes dificuldades apra colocar o seu "Expresso Lazer" para cobrir o trecho...
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Fev 2009, 14:44

Pois é, infelizmente a MRS está fazendo de tudo para que esse serviço seja adiado ao máximo, e está conseguindo :(. Suponho que as outras operadoras também procuram dificultar o tráfego de trens de passageiros nos trechos mais críticos também. O Governo Federal tem que agir para impedir esses abusos :@:!

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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Fev 2009, 15:02

Mas esperar o que de um governo como esse??? wll

O cara não viu nada, não escutou nada e não está fazendo nada... É só ver, todas as obras do tal do emPACa, estão todas atrasadas... As obras do Ferroanel, a expansão do Metrô-BH, expansão da TRENSURB... TODAS estão atrasadas! E você acha que a ANTT quer procurar sarna pra se coçar? Tá ótimo do jeito que está, não há mais os prejuízos contabilizados pela RFFSA, todo mês é depositado a parcela do pagamento do arrendamento das malhas... Tá ótimo! Pra que a ANTT vai querer mexer com isso? Por causa de um reles trem de passageiro?
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Francis
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Mensagem não lida por Francis » 04 Fev 2009, 18:49

erick_UT440R escreveu:Mas esperar o que de um governo como esse??? wll
Sem entrar no mérito político, alterar um contrato que foi assim estabelecido é complicado. E quem fez a m**** do contrato assim, dando amplo poder para as concessionárias (para se livrar e privatizar logo) não foi este governo, e sim seu antecessor, que foi quem sepultou as ferrovias brasileiras, você deve saber disso, certo?
1º Como a malha agora está sob o poder das concessionárias, quem vai operar os trens de longo percurso? As concessionárias obviamente que não, pois eles não dão lucros. Este é o papel do Estado.
2º Em que nível de desempenho operacional estes trens circulariam? Provavelmente, um nível baixíssimo, o que não atrairia usuários a trocar o ônibus rodoviário ou o carro pelo trem. Seria apenas um "turístico", e são estes malditos "trens turísticos" que fazem nossa ferrovia de passageiros ficar cada vez mais associada a algo ultrapassado, ligado ao passado apenas.
É hora de se pensar sim em trens de longo percurso, mas de forma comercial, atrativa, que tenha demanda todos os dias e horários, como o finado projeto do Expresso Bandeirante, que faria a ligação com Campinas em vias próprias, sem compartilhamento algum com cargueiros nem com trens urbanos.
O transporte ferroviário de cargas também tem de ser incentivado, pois é mais econômico e eficiente que o modal rodoviário, mas para isso, também deve ser segregado, pelo menos em gargalos como a RMSP. Os cargueiros atrapalham os trens urbanos e impedem a expansão do serviço de passageiros; e o contrário também acontece, pois a concessionária não pode utilizar sua capacidade por causa da circulação dos trens urbanos.
Sem a segregação, todos perdem, e não haverá eficiência máxima para nenhum dos lados.

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Evandro
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Mensagem não lida por Evandro » 04 Fev 2009, 19:12

Francis escreveu:Sem entrar no mérito político, alterar um contrato que foi assim estabelecido é complicado. E quem fez a m**** do contrato assim, dando amplo poder para as concessionárias (para se livrar e privatizar logo) não foi este governo, e sim seu antecessor, que foi quem sepultou as ferrovias brasileiras, você deve saber disso, certo?
Washington Luís estrangulou, JK matou e o PSDB enterrou de vez as ferrovias brasileiras. ^^
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

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