Material Rodante da CPTM - comentários

Moderador: Lipe Andreense


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 15 Nov 2008, 02:14

Sergio Silva escreveu:C402-4402-D402-C419-4419-D419: o trem fujão! :lol: :lol: :lol:

Sobre o metrô ser mais rápido, aí depende, tanto psicológica quanto temporalmente.
Se o cara sair da 12 para pegar a 7, vai de linha 11 ou 10 até Luz. Para pegar a 8, pega o metrô até Barra Funda. Para pegar a linha 1, aí tanto faz, porque só o tempo que as linhas 10 e 11 perdem na zona de manobra de Luz.....
Depois de analisar os dois caminhos, desde marco :P constatei que é mais rapido ir até LUZ pela CPTM . O tempo que o 2000 ou o 2100 ( q na verdade nem alinha com tanta restrição) é minima e indiferente.

O horario que eu alinho em BAS pela Linha 12 , vem sempre um 2000 em seguida ( ou no pior das hipoteses um 2100)

O tempo que você demora pra percorrer o corredor infinito até o metrô , associado o fato de q nesse caminho você pode perder um Cobrasma/Mafersa e ter que esperar 3 minutos pra vir o proximo, passar por Pedro II , chegar em Sé , descer, fazer baldeação para L1 , esperar mais uns minutos para chegar o BUDD , passar por São Bento e finalmente chegar em LUZ...... Isso é uma eternidade.

Para você ter uma ideia Sérgio , semana passada eu alcancei no Metro LUZ ( vindo de BAS pela CPTM) um colega que pegou um trem antes do meu em USL!!!

Claro que isso é um jogo de probabilidades, mas a probabilidade de você chegar mais rapido em LUZ pela CPTM é de uns 85 por cento. Pois vale a pena aguardar uns minutinhos no mezzanino para pegar o 2100 ou 2000. Conheco uns que se arriscam pegar o 2000 em TAT. Mas prefiro BAS, pois tenho duas alternativas e as chances são maiores

Hahahaha, desse jeito , vo acabar fazendo um TCC sobre isso !!! :lol: :lol: :lol: :P


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 15 Nov 2008, 03:27

Rapaz, calma aê, vai sair um TCC daí mesmo! o0
Para sair da L1 em direção ao Brás, eu prefiro o caminho via L3, que para mim é mais rápido. Mas aí entra a questão do intervalo. Apesar de ser de apenas 10 minutos no expresso, no metrô é em torno de 3 minutos. Isso transmite, psicologicamente, uma sensação de maior eficiência e rapidez por parte do metrô. Ainda mais do jeito que sou um tanto quanto impaciente....aí pronto....se atrasou um minuto, e se eu ficar sem saber o motivo, já começo a reclamar. E vira e mexe, no horário que eu passo por lá, sempre tem alguns trens da L12 que seguem para o pátio de Eng. São Paulo, aí o expresso perde parte da regularidade. O trem que deveria passar em 10 minutos acaba passando em 12, 13, 15 minutos... No metrô, devido ao maior dinamismo da operação (mais trens e menores intervalos), somente quando ocorre um grande atraso é que acabo ficando revoltado.

Outro detalhe é que na volta eu não pego metrô, a não ser que eu vá para Barra Funda, justamente por usar novamente a CPTM quando chego em Luz, aí é que eu perco uma noção precisa de tempo de percurso. Mas já teve dia que passei muita raiva naquela zona de manobra, como uma vez que o expresso ficou 10 minutos parados, aguardando liberação do CCO.


Sergio Silva
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Novidades no trecho!

Mensagem não lida por Sergio Silva » 19 Nov 2008, 02:01

Chegou, na noite desta segunda-feira (17/11), mais uma composição da Série 5550 (5500 Fase II).

A mesma foi rebocada da região de Campinas, onde foi remodelada pela Bombardier/Tejofran, até ISP (pátio de Engenheiro São Paulo), na Zona Leste de São Paulo por uma locomotiva U20C da MRS.

O trem, prefixo F23 (falta confirmação), numeração 5563-A563-A564-5564-5565-A565-A566-5566, circulará pelas linhas 11 (banda B) e 12 da CPTM. Em breve, receberá o adesivo de xxº trem reformado (provavelmente 24º).


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 19 Nov 2008, 02:08

Atualizando a lista! hehehe

Foram reformados 62 TUEs, que formam 24 composições, dos 122 previstos no Programa Boa Viagem. Restam 60 TUEs a serem entregues.

Código: Selecionar todos

#    Série  Pref  Unidades
01º  5500   F18   39/40/47/48
02º  5500   F15   22/34/41/42
03º  4400   E07   01/23
04º  4400   E04   27/28
05º  4400   E02   30/31
06º  5500   F11   26/27/28/46
07º  4400   E09   04/24
08º  5550   E20   51/52/53/54
09º  4400   E01   11/35
10º  1400   E23   01/02
11º  5550   F21   55/56/57/58
12º  4400   E15   03/20
13º  4400   E16   12/13
14º  4400   E12   17/18
15º  5550   F22   59/60/61/62
16º  1700    ?    26/32
17º  1100    ?    08/12
18º  1400   E24   05/14
19º  4400   E13   15/22
20º  4400   E06   26/29
21º  4400   E08   14/21
22º  4400   E11   06/16
23º  4400   E?    02/19
24º  5550   F23   63/64/65/66
====================================================
Atualização: 18/11/2008
Editado pela última vez por Anonymous em 19 Nov 2008, 02:16, em um total de 2 vezes.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Nov 2008, 02:09

O F23 tá marcado como 4400, eheheh. Erro de digitação :P.


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 19 Nov 2008, 02:16

Tiago Costa escreveu:O F23 tá marcado como 4400, eheheh. Erro de digitação :P.
Valeu!

Pressa (tenho prova prática no DETRAN hoje!) com CTRL+C/V dá nisso.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Nov 2008, 02:20

Boa sorte! E vá dormir, pra descansar bem, hein :D!


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 19 Nov 2008, 02:44

OFF :Fiz a prova ontem , e passei , sem nenhuma falta !!!!! eeeeeeeeeeee , Deus é bom!


Fiz tudo na perfeição , acho que o mais importante na hora do exame é nao ter pressa, nao esquecer da seta e nao deixar o carro morrer!!!!!!!

Tava mó fila pra fazer o exame, cheguei depois de todo mundo e fui o segundo a fazer o exame ( que privilégio Oo)


Sérgio, não vai confundir com a condução do Mafersão e buzinar por pessoas próximas ao veiculo :lol: :lol: :lol: Boa sorte, bom descanso e vai dar tudo certo!


Thiago Dias
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Mensagem não lida por Thiago Dias » 19 Nov 2008, 23:44

Alguém sabe o destino daqueles carros do 5000 parados ali no pátio de Altino (os que estão separados na porta da oficina)? Não vejo ninguém mexendo... Não vão picotar no maçarico não né???


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Nov 2008, 00:26

Não, eles vão ser recuperados e totalmente modernizados. 5 dos trens operacionais também serão modernizados. Veja nos links abaixo a PPP para a reforma dos trens da Linha 8:

http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1767
http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/PP ... inha_8.asp

Mas se elas não forem esclarecedoras o suficiente, pode perguntar. Eu (e mais algumas pessoas) tive acesso aos detalhes dessa licitação.


Thiago Dias
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Mensagem não lida por Thiago Dias » 20 Nov 2008, 01:03

Tiago Costa escreveu:Não, eles vão ser recuperados e totalmente modernizados. 5 dos trens operacionais também serão modernizados. Veja nos links abaixo a PPP para a reforma dos trens da Linha 8:

http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1767
http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/PP ... inha_8.asp

Mas se elas não forem esclarecedoras o suficiente, pode perguntar. Eu (e mais algumas pessoas) tive acesso aos detalhes dessa licitação.
Valeu Tiago! Achei que estavam canibalizando eles pra depois picotar, ou algo do tipo...
Faz um bom tempo que me falavam dessa PPP (a meu ver PPP é sinônimo de Picaretagem) , mas só agora acredito que vão deixar o 5000 com 8 carros. E os motores de tração deles, será que vão manter o chopper?
A Alstom está envolvida também? Espero que a Alstom nem toque neles.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Nov 2008, 01:05

Thiago Dias escreveu: A Alstom está envolvida também? Espero que a Alstom nem toque neles.

Esse é dos nossos !!!! :D :D :D :D
Imagem


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 20 Nov 2008, 01:21

lipe_andreense escreveu:
Thiago Dias escreveu: A Alstom está envolvida também? Espero que a Alstom nem toque neles.

Esse é dos nossos !!!! :D :D :D :D


EEeeeeee \o/ :beer: :D


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Nov 2008, 02:05

Thiago Dias escreveu:Valeu Tiago! Achei que estavam canibalizando eles pra depois picotar, ou algo do tipo...
Faz um bom tempo que me falavam dessa PPP (a meu ver PPP é sinônimo de Picaretagem) , mas só agora acredito que vão deixar o 5000 com 8 carros. E os motores de tração deles, será que vão manter o chopper?
A Alstom está envolvida também? Espero que a Alstom nem toque neles.
Não, parece que vão aproveitar somente as caixas e os truques. Tudo vai ser alterado, incluindo a máscara frontal. O sistema de tração será trocado para VVVF, com controle de tração formado por IGBTs, como é no caso dos trens novos. Pelas especificações, parece que os carros R1 (composição MC + R + R1) não fazem falta na operação, caso sejam retirados, pois não possuem equipamentos vitais (compressores, equipamentos elétricos e/ou eletrônicos), exatamente como nos 5500, que antigamente rodavam com TUEs de 3 carros (composições formadas por 9/12 carros). Eu suponho que a Alstom vai perder de lavada mais uma vez, porque a Rotem está interessadíssima nesse projeto. Essa PPP, ao contrário da PPP para a Linha 4, tem como resultado uma situação bastante interessante: 1/3 da frota da Linha 8 vai ser composta pelos 12 Fepasões totalmente modernizados (com uma reforma a anos-luz da que foi nos 5550, sendo a melhor característica da reforma a instalação de aparelhos de ar condicionado), e os outros 2/3 vai ser composta por trens totalmente novos. Todos os trens terão o mesmo desempenho, então a frota será padronizada. O interessante é que essa nova frota vai ter a mesma quantidade de carros que a frota atual (288 carros, dos quais 204 estão em operação), só que metade deles vai ser motorizada (hoje 1/3 é motorizada). Com isso, o tempo de viagem entre Júlio Prestes (ou Luz, ou Brás, caso o finado Integração Centro seja ressuscitado :lol:) e Itapevi vai ser reduzido. Se eles atingirem a velocidade máxima na maior parte dos trechos (o que com os trens atuais não é possível em quase nenhum trecho entre Osasco e Itapevi), e com a aceleração e frenagem maiores, provavelmente o tempo de viagem vai ser reduzido em mais de 10 minutos, espero. Gente, já pensou se a Rotem ganha essa licitação? Vamos ter trens coreanos na CPTM :D :D :D! Mas espero que o design deles não seja o "padrão Rotem", porque sinceramente, acho muito estranho, eheheeh.


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Mensagem não lida por Thiago Dias » 20 Nov 2008, 02:30

É, os carros R1 possuem apenas equipamentos para o uso dele próprio, as partes principais não ficam nele, é só olhar embaixo dos carros :D
Com 8 carros fica mais fácil caber na Luz, e com sistema de tração novo e ar condicionado... Só o ar será um grande avanço, pra quem só tem as janelas pra poder respirar ... Nossa, vai melhorar muito mesmo!
Se sair a Integração Centro melhor ainda!!:DD
Com sistema de tração novo, é possível aumentar as taxas de aceleração, por exemplo, a 0,9m/s, como os Siemens?

Seria interessante ter coreanos por aqui, desde que não fiquem dando pau que nem Alstom, tá ótimo.


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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Nov 2008, 02:35

Todos osnovos trens devem seguir as mesmas especificações que acho que são as mesmas do 3000
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Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 20 Nov 2008, 03:36

Aproveitando o assunto (e mudando ligeiramente o foco), sobre a mudança do controle de tração dos 1700, que foi comentado (modo "ganso") numa palestra (acho que foi na da PPP da linha 8), o sistema a ser adotado seria também o IGBT?

Voltando, acho que não seria necessário comprar trens novos para a linha 8, visto que o tamanho da frota é grande, sendo a maior (em número de carros) da CPTM para uma única linha. Mas será que o gasto para a remodelação de toda a frota dos 5000 para deixá-la igual (ou quase) ao padrão atual de desempenho é tão grande assim? Enquanto 96 carros seriam remodelados, os outros 192 vão para onde? Tomara que não seja aonde Judas achou as Botas.....

Bom, se isso realmente for feito, teremos 3 das 4 linhas mais usadas da CPTM (considerando a relação oferta/demanda) com alto nível de desempenho, 7, 8 e 9:
Aceleração máxima: 0,9 m/s²
Frenagem máxima de serviço: 1,1 m/s²
Frenagem máxima de emergência: 1,2 m/s²
Velocidade máxima de via: 90 km/h
Velocidade máxima do trem: 120 km/h


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Nov 2008, 14:10

Na palestra, eu só notei que falavam sobre uma possibilidade de mudança da tração dos 1700, informação bem genérica. Não consegui captar nenhum detalhe.

Para mim, melhor ainda seria modernizar os 12 trens restantes, para que eles permaneçam em operação. Com isso, a Linha 8 teria 48 trens. Se isso for muito, eles poderiam servir para reforço de frota em outra(s) linha(s), já que as linhas 7, 9 e 12 teriam trens com desempenho idêntico. Como eles ficariam com 8 carros, os 96 carros reboques que ficariam sem destino poderiam servir para um propósito interessante: trens de média/longa distância. O Anderson comentou sobre essa possibilidade outro dia, e eu achei bem interessante.


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Mensagem não lida por Thiago Dias » 25 Nov 2008, 01:36

Tiago Costa escreveu:Na palestra, eu só notei que falavam sobre uma possibilidade de mudança da tração dos 1700, informação bem genérica. Não consegui captar nenhum detalhe.
Atualmente eles usam chopper, ou o controle é por 'resistências'? Andei pouco neles, não reparei nisso. :lol:

Tiago Costa escreveu:Para mim, melhor ainda seria modernizar os 12 trens restantes, para que eles permaneçam em operação. Com isso, a Linha 8 teria 48 trens. Se isso for muito, eles poderiam servir para reforço de frota em outra(s) linha(s), já que as linhas 7, 9 e 12 teriam trens com desempenho idêntico. Como eles ficariam com 8 carros, os 96 carros reboques que ficariam sem destino poderiam servir para um propósito interessante: trens de média/longa distância. O Anderson comentou sobre essa possibilidade outro dia, e eu achei bem interessante.
Apesar de ser meio difícil, mas seria bacana se implantassem bitola larga até Mairinque no início, e usassem esses carros reboques para fazer um trem regional, e ir expandindo essa linha até Sorocaba, por exemplo. Aos fins de semana vejo muitas pessoas pegando os Cometas na beira da Castelo Branco para irem até lá, um trem regional com certeza teria uma demanda razoável nesse trecho.
Ou mesmo se usassem aqueles velhos Budds que estão mofando ali no fundo do pátio de PAL, eles já são de bitola métrica, isso reduziria as modificações na via permanente, mas não sei se seria viável reformá-los. :X:


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 25 Nov 2008, 01:50

Todos os 1700 são reostáticos.

Séries por controle de tração
Reostático: 1100, 1400, 1600, 1700, 2100, 4400, 4800, 5550
Chopper: 5000, 5500
VVVF: 2000 (IGBT), 2070 (IGBT), 3000 (GTO)

Alguém pode confirmar se o sistema de tração do 2000 é IGBT mesmo?

Grato.

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