Linha 12 - Andamento das obras (por mim)

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Linha 12 - Andamento das obras (por mim)

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Jun 2008, 15:58

Linha 12 - Andamento das obras (por mim)


Das últimas vezes que andei na linha 12 anotei num caderninho tudo o que eu via de novo por lá.

Vi algumas novidades interessantes:

>>Ao contrário do que vimos no dia da inauguração de Comendadro Ermelino e USP Leste, quando ainda rodavam alguns trens antigos, atualmente a linha está mesmo operando apenas com reformados. :)


>>No trecho Brás - Tatuapé - Engº Goulart, o trem desenvolve uma boa velocidade, só há alguns trechos em via singela devido a obras complementares, como o alteamento de uma ponte.


>>O bicicletário de Comendador Ermelino está sendo bastante usado, eu contei (no pouco tempo de parada) umas 20 bicicletas.


>>A estação Jardim Helena está na fase de montagem das vias ainda. Estão começando a colocação da cobertura da plataforma e dos pisos.


>>Na estação Itaim Paulista a colocação do piso está quase pronta. Ainda faltam os pisos podotáteis. Uma coisa diferente dessa estação: a cobertura da plataforma é de concreto, e está sendo construída quase como se fossem fazer um mezanino acima... Estranho.


>>Em Jardim Romano, não há nada de perceptível ainda. Há uma estrutura bem pequena que parece ser o início da estrutura da plataforma.


>>A via sentido Brás está totalmente feita com dormentes de concreto, desde Itaim até um pouco depois de Jd. Romano.



>>E não são apenas as estações novas. Engº Goulart está recebendo uma ampliação da cobertura da plataforma (que era bem curta). :)
Agora toda a plataforma está coberta (só a parte em que param os trens, pois a plataforma é bem maior), mas ainda falta a calha central e instalação de iluminação nessas partes novas.

A estação São Miguel também está recebendo nova cobertura nos mesmo moldes.




Acho que por enquanto é isso. :D
------------------------------------------------

Boletim do Lipe ! :D


Mais uma vez lhes trago um pequeno relatório do que vejo durante as minhas viagens pelo sistema de transportes de São Paulo.

Hoje parti do Brás, seguindo pela linha F (linha 12 - Safira) inteira, e prosseguindo de Calmon Viana até Estudantes, e de lá de volta até o Brás pelo Expresso Leste

Infelizmente não tenho fotos, pois já era noite.


Eng. Goulart
A plataforma está completamente coberta, na parte onde o trem pára (a plataforma é muito maior que os trens), e essa nova cobertura já está com toda a iluminação instalada.


USP Leste
Ainda passa por pequenas obras de acabamento


Jardim Helena
Os trilhos no sentido Brás já estão instalados e em operação


Itaim Paulista
Já tem boa parte do piso instalado, e começaram a instalar as estruturas das passarelas.
Os trilhos nos dois sentidos da plataforma central já estão instalados.


Itaquaquecetuba
Também teve a plataforma completamente coberta, a nova parte está quase completa.


Aracaré
Também terá a plataforma totalmente coberta, mas de outra maneira, com 2 pilares de sustentação, cobrindo também o corredor de acesso.
--------------------------------------

Mais algumas novidades:

-> A instalação do ATC segue no trecho do Tatuapé até a curva onde a linha F se separa.

Imagem



-> A ponte sobre a Av. Gabriela Mistral está concluída no sentido Calmon Viana, e a ponte no sentido Brás está começando a ser feita


-> As obras de Jardim Helena estão praticamente concluídas (*imagens no tópico respectivo)


-> Os mapas de linha nas estações Tatuapé e São Miguel estão com a nova cor e denominação, tanto na linha F quanto na E (não sei se em outras já foi trocado, só prestei atenção nessas)


-> Em alguns pontos da via foram plantados alguns coqueiros e outras plantas de baixo porte


-> As obras de cobertura da Estação Aracaré prosseguem, já foram instaladas quase todas as colunas
-> A plataforma 2/3 de Calmon Viana também será coberta completamente. A maioria das colunas já está instalada (plataforma central que serve a linha E para Mogi e linha F)

Imagem
Imagem
Imagem


Essas coberturas serão iguais as de Engenheiro Goulart

Imagem



-> Perto de Calmon Viana estava um trem 1400 reformado (1405/1415) com a seguinte etiqueta: "18º trem reformado" e destino Guaianazes
-------------------------------------
Imagem

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes