Estação Itaim Paulista - Linha 12

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Itaim Paulista - Linha 12

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Jun 2008, 16:18

ImagemImagem
Imagem
Imagem



A estação de Itaim Paulista foi inaugurada em 1926 mas a linha só entrou em operação em 1934. Em 1979 recebeu um prédio novo construído pela RFFSA.
Em 2006 esse prédio começou a ser demolido para a construção de um novo pela CPTM, com itens de acessibilidade, dentro do projeto de revitalização da linha.

Imagem


Nova Estação Itaim Paulista transforma cenário urbano da zona leste

Localizada na rua Rafael Correia da Silva, n° 13, a nova Estação Itaim Paulista, com sua arquitetura sofisticada, substituiu o antigo prédio construído em 1979. A edificação destaca-se no cenário urbano da região, uma das mais populosas de São Paulo, com 360 mil habitantes. Devido à demanda, atualmente com cerca de 30 mil usuários, a nova estação da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) conta com projeto diferenciado.

No total, são 4.000 m² de área útil, dos quais 1.300 m² apenas no mezanino de acesso. A CPTM utilizou método construtivo misto, com estruturas metálicas, de concreto armado e pré¬-moldado. A exemplo de Comendador Ermelino, inaugurada em janeiro, Itaim Paulista foi construída sem interromper a circulação de trens, proporcionando o menor impacto possível na prestação de serviços aos usuários. Uma estação provisória teve de ser construída ao lado do prédio atual para atender à demanda.

Os requisitos de acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança, presentes nos novos projetos da CPTM, estão contemplados na Estação Itaim Paulista. Uma passarela, com subida circular em rampa conforme normas da ABNT, na área não-paga, ficará aberta 24 horas para permitir o acesso à estação, bem como a transposição de vias com conforto e segurança.

A plataforma central é acessada por escadas rolantes, o que significa uma melhor distribuição do fluxo de pessoas e do gerenciamento da operação. No mezanino, concentram-se recursos como bilheterias blindadas, bloqueios eletrônicos, SSO (Sala de Supervisão Operacional) e sanitários públicos (inclusive para pessoas com deficiência). As salas operacionais foram dispostas sobre as salas técnicas de forma a deixar o mezanino exclusivamente para o fluxo de passageiros.

A estação conta com circuito fechado de TV, sistemas de sonorização, telefonia, relógios, proteção contra incêndio, além de facilidades para pessoas com deficiência visual, como piso tátil de alerta, rota tátil e mapa tátil (em braile). A edificação recebeu ainda um novo posto do Acessa São Paulo, permitindo à população utilizar gratuitamente microcomputadores conectados à Internet.

Os arredores receberam uma série de melhorias. A CPTM redimensionou o sistema viário ao longo da rua Rafael Correia da Silva, com o alargamento do passeio e ampliação das vias. No lado norte, a Rua Cordão de São Francisco recebeu uma baia exclusiva para ônibus, que permitirá a livre circulação no sistema viário existente, além de um bicicletário com capacidade para 256 vagas.

Ao todo, em ambos os lados da estação, foram mais de 200 metros lineares de abertura de ruas, com guias, sarjetas, sistemas de drenagem, iluminação pública, além de sinalização de trânsito vertical, horizontal e semáforos. O visual torna-se ainda mais atraente devido à substituição dos muros de concreto em frente à construção por gradis e trabalhos de jardinagem e paisagismo.

Assim como nas demais estações novas, Itaim Paulista terá sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.



As fotos a seguir foram tiradas no dia da inauguração do novo prédio.
Veja imagens da estação em obras: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=357


1 - Ponta Leste da plataforma
Imagem


2 - Escadas para o mezanino
Imagem


3 -
Imagem


4 - À esquerda, as plataformas atigas
Imagem


5 -
Imagem


6 - Mais da plataforma
Imagem


7 -
Imagem


8 - Elevador para deficientes
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 - A velha plataforma ainda operando. A nova só começaria a operar depois das 14h.
Imagem


13 - Urbanização do entorno
Imagem


14 -
Imagem


15 - Interior do trem 5560
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem


20 - Passarela sul
Imagem


21 - Bloqueios no mezanino
Imagem


22 - Bilheteria ainda fechada
Imagem


23 - Acesso sul
Imagem


24 - Entrada da estação no mezanino. A passarela é pública e fica aberta 24h.
Do outro lado há uma instalação do Acessa São Paulo
Imagem


25 - Estação vista da passarela sul
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 - Lado norte da estação, com um relógio na torre
Imagem


29 -
Imagem


30 - Acesso norte da estação
Imagem


31 -
Imagem


32 -
Imagem


33 -
Imagem


34 -
Imagem


35 - Bicicletário da estação
Imagem


36 -
Imagem


37 - Estação vista do bicicletário
Imagem


38 - De volta ao mezanino
Imagem


39 - Plataforma vista das escadas de acesso
Imagem


40 -
Imagem


41 -
Imagem


42 - Os trens ainda paravam nas plataformas laterais
Imagem


43 -
Imagem


44 -
Imagem


45 -
Imagem


46 -
Imagem


47 -
Imagem


48 - Frente do trem reformado 5560
Conhecemos o maquinista desse trem :D (na verdade ele nos reconheceu :shock: )
Imagem


49 -
Imagem


50 -
Imagem



Fotos de Tiago Costa

Fotos da chegada à estação

51 -
Imagem


52 -
Imagem


53 -
Imagem


54 -
Imagem


55 -
Imagem


56 -
Imagem


57 -
Imagem


58 -
Imagem


59 -
Imagem


Fotos da chegada à estação

60 -
Imagem


61 -
Imagem


62 -
Imagem


63 -
Imagem


64 -
Imagem


65 -
Imagem


66 -
Imagem


67 -
Imagem


68 -
Imagem


69 -
Imagem


70 -
Imagem


71 -
Imagem


72 -
Imagem


Fotos Externas

73 -
Imagem


74 -
Imagem


75 -
Imagem


76 -
Imagem


77 -
Imagem


78 -
Imagem


79 -
Imagem


80 -
Imagem


81 -
Imagem


82 -
Imagem


83 -
Imagem


84 -
Imagem


85 -
Imagem


86 -
Imagem


87 -
Imagem


88 -
Imagem


89 -
Imagem


Fotos da plataforma

90 -
Imagem


91 -
Imagem


92 -
Imagem


93 -
Imagem


94 -
Imagem


95 -
Imagem


96 -
Imagem


97 -
Imagem


98 -
Imagem


99 -
Imagem


100 -
Imagem


101 -
Imagem


102 -
Imagem


103 -
Imagem


104 -
Imagem


105 -
Imagem


Panorâmicas

106 -
Imagem


107 -
Imagem
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 29 Nov 2008, 00:03, em um total de 3 vezes.
Imagem

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 08 Jun 2008, 12:18

demorou, mas veio:
minhas fotos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário

Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1063
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contact:

Mensagem não lida por Correia431M » 30 Nov 2008, 00:31

Fotos noturnas de Itaim Paulista, tiradas pelo meu colega Rafael Asquini em 01/06/2008. Neste dia a Linha 12 estava operando em duas partes, a primeira de Brás a Itaim Paulista e a segunda de Itaim Paulista a Calmon Viana. O motivo desta operação eu desconheço até hoje, passados cinco meses depois.

Eis as fotos:

1 - Geral externa da R. Cordão de São Francisco
Imagem

2 - Plataforma da estação
Imagem

3 - TUE série 4400, alinhado na estação
Imagem

4 - Partindo rumo a Calmon Viana
Imagem

5 - O 19º trem reformado
Imagem


6 - Fechando a sessão com este TUE série 5500 fase II, ao qual voltamos com destino ao Brás
Imagem

Eu diria que para mim este dia foi histórico, pois certamente nunca mais verei um trem marcando ITAIM PAULISTA, no letreiro de destino.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Nov 2008, 00:40

Rodrigo Leste 4 escreveu:Eu diria que para mim este dia foi histórico, pois certamente nunca mais verei um trem marcando ITAIM PAULISTA, no letreiro de destino.


Isso foi bastante comum durante a parte mais intensa das obras de modernização (antes da inauguração de Jardim Romano, e mesmo Itaim Paulista)


Aqui em Março, quando fotografei Eng. Goulart

Imagem
Imagem

Avatar do usuário

Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 30 Nov 2008, 13:14

Não entendi, pq os letreiros estavam indicando Itaim Paulista, a linha estava operando em esquema de extensão operacional entre Itaim Pta. e Calmon Viana?
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1348
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contact:

Mensagem não lida por Haiser » 30 Nov 2008, 16:37

Lopes escreveu:Não entendi, pq os letreiros estavam indicando Itaim Paulista, a linha estava operando em esquema de extensão operacional entre Itaim Pta. e Calmon Viana?



rbl, ele deu a explicação antes das fotos o/ ;)

Rodrigo Leste 4 escreveu:Fotos noturnas de Itaim Paulista, tiradas pelo meu colega Rafael Asquini em 01/06/2008. Neste dia a Linha 12 estava operando em duas partes, a primeira de Brás
a Itaim Paulista e a segunda de Itaim Paulista a Calmon Viana.
O motivo desta operação eu desconheço até hoje, passados cinco meses depois.


Igor
USUÁRIO JR
Mensagens: 117
Registrado em: 01 Fev 2009, 08:12

Re: Estação Itaim Paulista - Linha 12

Mensagem não lida por Igor » 25 Fev 2014, 12:03

Foto antiga Série 400 na estação Itaim Paulista com a marca da RFFSA
Imagem
Fonte: Caio César Ortega

Avatar do usuário

rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 229
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

A frente nova dos Eletrocarros

Mensagem não lida por rodineisilveira » 16 Dez 2014, 16:43

Vendo a frente dos Eletrocarros remodelados pela Bombardier (série 5560), me fez lembrar do logo antigo da Comboios de Portugal/CP.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”