Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Vicente » 21 Mai 2010, 21:14

Segundo conversamos com o engenheiro Fabricio, da manutenção de Altino,na visita que fizemos, a troca dos fepasões é muito fácil e rápida, perto dos outros modelos. Quando os TUES são acoplados, alguns ajustes finos devem ser feitos, e os neles é mais simples.
Assim, penso que quando dá falha em uma parte (6 carros), ela é sacada e outra entra em formação rápido.

Quanto aos trens, eu em particular vou sentir falta deles. Lembro da primeira vez que vi um, em 97, em OSA, quando fui buscar meu irmão que trabalhou em Altino. Passava trem que não acabava mais... 12 "vagões" era um absurdo! Dias depois, andei em um, e fiquei perto da cabine. A janela redonda não estava pintada, era possível ver o velocímetro. E aquele bicho gigante fazendo 70, 80km/h era pra ficar de queixo caído...

Mas, o trem já tem dificuldades de reposição de peças, a modernização fica custosa demais. Como disse o Francis, e pensando como tecnólogo,digo: tá na hora de substituir o equipamento. É uma pena, mas uma ora, "Fepasão loses".

A primeira tentativa de aproximar a imagem do Metrô pra da ferrovia é o uso dele pela Fepasa. E desde então, é isso que foi perseguido pela ferrovia na RMSP para transporte de passageiros, e agora, está perto.

Enquanto a aposentadoria não vem, deixemos que ele preste seus bons serviços (e torçamos pra que não falhem, porque a frota tá operando no talo!!!)

E pra acha chocante o que falei, olhe a miniatura de qual trem está em meu avatar.

Meu avô materno foi de conserva da Sorocabana, meu irmão trabalhou em Altino, minha namorada é de Osasco. O 5000 é quase um parente... :lol:

Avatar do usuário

Nerilton
USUÁRIO JR
Mensagens: 208
Registrado em: 23 Abr 2010, 21:50
Localização: Vila Albertina São Paulo-SP

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Nerilton » 21 Mai 2010, 22:25

Realmente os Fepasões vão fazer muita falta! Sábado passado andei em um que estava bala okk

Imagem
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Tiago Costa » 23 Mai 2010, 14:28

Mesmo tendo um desempenho "quase alto" (já que 0,7 m/s² de aceleração não é tanto quanto 0,9 m/s² e 0,8 m/s² de frenagem é bem menos que 1,1 m/s²), o maior problema dos 5000 é a taxa de motorização: eles só podem operar no pico com 12 carros, e a CPTM não quer isso, já que prefere reduzir o intervalo, e baixo intervalo com 12 carros só é algo viável com uma demanda muito maior que a atual, para não dizer desnecessário. Porém, operando com apenas 6 carros, também fica inviabilizada a operação no pico, já que se um carro motor for avariado, o trem fica totalmente inoperante, já que um carro motor apenas não consegue rebocar os outros 5 carros. Aliando o desempenho abaixo do ideal (ainda mais para a Linha 8, que tem a menor média de km/estação da CPTM) à baixa taxa de motorização, os 5000 realmente ficam de fora quando se pensa em uma operação eficiente.

Mas torná-los eficientes para que se adequem à necessidade da CPTM é possível, mas é uma outra história.


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por visitante » 23 Mai 2010, 14:35

Eu queria ser engenheiro só para pensar em um upgrade barato, bonito e eficiente para o lendário Fepasão. =D


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Isaias » 24 Mai 2010, 21:50

Bem que eles poderiam dar alguns dos fepasões para Salvador,eles precisam bastante de composições por lá.


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 24 Mai 2010, 21:56

Isaias escreveu:Bem que eles poderiam dar alguns dos fepasões para Salvador,eles precisam bastante de composições por lá.
A bitola do CTS é métrica e a dos 5000 é larga. Rebitolar 60 cm não sei se compensaria. Além do mais há o fato de serem gastões! Não sei se as subestações lá aguentariam.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Isaias » 24 Mai 2010, 22:09

Rafael Lopes escreveu:
Isaias escreveu:Bem que eles poderiam dar alguns dos fepasões para Salvador,eles precisam bastante de composições por lá.
A bitola do CTS é métrica e a dos 5000 é larga. Rebitolar 60 cm não sei se compensaria. Além do mais há o fato de serem gastões! Não sei se as subestações lá aguentariam.
Pior que é verdade. A CTS possui duas subestaçoes, mas apenas uma funciona e a outra precisa de reparos .


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Gustavodc » 20 Jun 2010, 20:55

Wesley, acho que tu não entendeu...


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 21 Jun 2010, 11:12

A intenção dele foi expressar o desejo dele em encontrar uma forma viável de modernização dos Fepasões, acho que ficou bem claro que ele estava ciênte de que isso não ocorrerá, pelo menos ficou claro para todos aqui, inclusive pra mim.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Gustavodc » 22 Jun 2010, 00:28

[D.S.R] David SR escreveu:A intenção dele foi expressar o desejo dele em encontrar uma forma viável de modernização dos Fepasões, acho que ficou bem claro que ele estava ciênte de que isso não ocorrerá, pelo menos ficou claro para todos aqui, inclusive pra mim.
Viável economicamente.

Até o cara do Rio entendeu...

Avatar do usuário

Nick Sousa
USUÁRIO JR
Mensagens: 195
Registrado em: 10 Dez 2009, 15:47

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Nick Sousa » 02 Jul 2010, 10:16

Sábado passado estava voltando de Presidente Altino e ao embarcar no carro 5083 (1° carro sentido Júlio Prestes, percebi que a cortina da janela da porta interior que dá na cabine não estava totalmente fechada. Sendo assim, vejam o que eu fiz abaixo!


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Jorge Luis » 02 Jul 2010, 21:27

O império contra ataca ffif
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Lopes » 02 Jul 2010, 21:33

Jorge Luis escreveu:O império contra ataca ffif
Mágicos, mágicos... o que fazer... :lol: :lol: :lol:
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

rick2610
USUÁRIO JR
Mensagens: 109
Registrado em: 10 Jul 2010, 19:40
Localização: Francisco Morato
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por rick2610 » 08 Ago 2010, 21:41

Série 5000 chegando na Estação Palmeiras Barra Funda

Imagem
Ricardo Guimaraes

Meu Blog: http://diariodacptm.blogspot.com/


ARS
USUÁRIO JR
Mensagens: 185
Registrado em: 10 Set 2010, 22:03

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por ARS » 07 Out 2010, 10:02

Da parte ferroviária o Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE) é o meu preferido. Gosto muito do desenho dele, é show de bola :DD

Abraço a todos!

Atenciosamente,


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Correia431M » 07 Out 2010, 16:11

Estou aqui pensando com os meus botões cerebrais, e como o Erick, conhece bem o sistema do Metrô de Belo Horizonte, talvez ele pode me ajudar a esclarecer essa duvida:

Caberiam alguns Fepasões por lá, já que o Cobrasma que roda lá é bem parecido com o nosso?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 08 Out 2010, 07:21

Correia431M escreveu:Estou aqui pensando com os meus botões cerebrais, e como o Erick, conhece bem o sistema do Metrô de Belo Horizonte, talvez ele pode me ajudar a esclarecer essa duvida:

Caberiam alguns Fepasões por lá, já que o Cobrasma que roda lá é bem parecido com o nosso?
Bom dia Correia431M.

Olha, caber até cabe (em composições de 06 carros). Ou então transformar para TUE's de 4 carros (Mc + R + R + Mc).
Entretanto, quero lembrar que os TUE's do Demetrô possuem comando de tração tipo eixo de cames (cam control), enquanto o Série 5000 possuem comando de tração tipo chopper (chopper control).

Outra diferença: no TUE série 5000, os carros motores medem 19.800mm de compirmento, enquanto os carros reboques R e R1 medem 19.500mm de comprimento. Já os TUE's do Demetrô, ambos os carros (motor e reboque) medem 22.000mm de comprimento (a mesma medida dos carros da Série 1700 da CPTM).

Mais uma: enquanto os carros da Série 5000 possuem portas alinhadas, os carros do Demetrô possuem portas defasadas.

No desempenho: enquanto o TUE da Série 5000 possui uma taxa de aceleração da ordem de 0,7m/s2, o TUE do Demetrô possui uma taxa de aceleração de 0,8m/s2.

Na frenagem: os trens do Demetrô possuem sistema de freios eletropneumático Knorr Bremse, enquanto os trens da Série 5000 possuem sistema de freios eletropneumático WABCO França (originais) e Knorr Bremse KBR Xi T (modernizados).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Vicente » 08 Out 2010, 08:53

^^
Mas Erick, essas diferenças afetariam muito o desempenho? As linhas de BH ficariam numa situação como a da 9 (com redução significativa da velocidade?)? A curva de frenagem fica muito diferente?

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 08 Out 2010, 09:51

^^ Olha Vicente, aparentemente a discrepância entre taxas de aceleração e frenagem não são tão gritantes assim.

Os trens do Demetrô foram especificados pela RFFSA com base na especificação dos trens da Série 500 (fabricados pela Nippon Sharyo Seizo Kaisha / Hitachi / Toshiba) que atualemnte circulam na malha da SuperVIA. Dessa especificação vieram os trens das Série 700, 800 e 900 (atualmente na malha da SuperVIA) e os trens do Demetrô (Belo Horizonte), Metrorec (Recife) e Trensurb (Porto Alegre). Os valores nominais de desempenho dessas séries são idênticos.

O problema maior (pelo menos para mim) é a diferença no sistema de tração. É sabido que o pessoal da CBTU não lida muito bem com o sistema chopper (lembra-se da STU-SP com os ELETROCARRO?), e BH não é diferente. Desde 1987, quando da inauguração do Demetrô que eles operam com trem equipados com eixo de cames. Quero dizer: não que o pessoal de lá não irá se adaptar, mas dá pra imaginar o problema (pelo menos no início)?

Pelo menos em BH não há PSD... Pois se tivesse, as portas do 5000 não coincidem com as portas do Demetrô.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Vicente » 08 Out 2010, 11:44

Ué, para sistemas de tração diferentes, cursos pra manutenção...

O eixo de cames é o básico, o sistema feijão com arroz de controle, não? (Algo como o velho estrela-triângulo, que funciona de maneira simples, mas funciona)

Aqui em SP não temos trens com todos os sistemas, e o pessoal consegue? Porquê em outra parte não conseguiria?

Se dá pra modernizar os 5000 e destiná-los a um bom uso em algum lugar (e creio que estruturalmente, eles aguentem), por quê não fazê-lo? É bom uso do dinheiro público...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 11 visitantes