Série 2100 - CAF

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Série 2100 - CAF

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Jun 2008, 01:28

Ficha Técnica


Formação básica do TUE:

Imagem



Características

Formação TUE: MC+R+RC
Fabricante: CAF
Ano de Fabricação: 1974/1977
Origem: Espanha
Ano Operação: 1998
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 4
Linhas de operação: Linha 9 - Linha 10
Composição Linha 9: 3 Carros
Composição Linha 10: 6 Carros


Dimensões

Altura Carro: 3,682 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,216 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,580 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,927 m
Largura Carro: 2,900 m
Largura Portas: 2,12 m
Comprimento MC: 26,205 m
Comprimento R: 26,160 m
Comprimento RC: 26.205 m
Peso MC: 65.000 Kg
Peso R: 40.000 Kg
Peso RC: 45.000 Kg
Diâmetro das Rodas: CM: 1000 mm / CR: 940 mm


Capacidade e Desempenho

Esforço Trator: 12.960 Kgf
Potência Contínua: 1.160 Kw
Velocidade Máxima: 140 Km/h
Aceleração Máxima: 0,40 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,1 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 130 m
Lotação MC: 62+229
Lotação R: 76+245
Lotação RC: 64+249
Lotação TUE: 925


Legenda

MC: Carro Motor com cabine de condução
R: Carro Reboque
RC: Carro Reboque com cabine de condução
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Jun 2008, 01:43

Fotos


Externas

01 - Na estação Autódromo
Imagem


02 - Chegando em Jurubatuba
Imagem


03 - Detalhe do letreiro
Imagem


04 - Séria 3000 (esquerda) e 2100 (direita) em Jurubatuba, na época que ainda havia troca de trens
Imagem


05 -
Imagem


06 - Na estação Autodromo
Imagem


07 -
Imagem


08 - Em Rio Grande da Serra
Imagem


09 -
Imagem


10 - Em Guapituba
Imagem


11 - Em Capuava
Imagem


12 - No Pátio da Luz
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 - Em São Caetano
Imagem




Internas


01 -
Imagem


02 -
Imagem


03 -
Imagem


04 - (Ignorem o meu pé na foto...)
Imagem


05 -
Imagem


06 - Olhando para o carro seguinte, a partir da porda entre carros
Imagem


07 -
Imagem
Imagem


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Um pouco de história dessa série, RENFE UT440 (2100 na CPTM)

Mensagem não lida por R E N F E » 20 Jun 2008, 03:33

Em 1970, RENFE inicia os estudos para a construção de uma nova série de trens-unidade, para reforçar e trazer melhorias para os serviços de Cercanías, e Regionais. No ano de 1972, sai da fábrica da CAF, o protótipo da nova série, composto inicialmente por 2 carros um carro motor e um carro reboque com cabine de condução (MC + RC).
O equipamento elétrico foi construído pela Westinhouse Espanhola, sob licença da Mitsubishi Eletric Company (MELCO), e as partes mecânicas foram desenvolvidas pela CAF. A novidade na época, eram os truques, que pela primeira vez, passavam a contar com a suspensão secundária Pneumática, sendo construídos na Espanha pela Schindler Wagon. Assim começam os testes com a nova unidade, por todas as linhas da RENFE. Sendo aprovada nos testes, RENFE solicita as empresas o primeiro lote, composto de 80 unidades. (81 unidades se for somado o protótipo.)

A partir de 1974, chegam as primeiras unidades do primeiro lote, ainda com os 2 carros (MC + RC), iniciando a sua prestação de serviço em 24 de Maio de 1974 nas cidades de Madrid e Barcelona. Alguns meses depois, são recebidos os carros reboques intermediários (os RI's), assim agora as unidades passavam a contar com a sua formação definitiva. (MC + RI + RC)

Esses trens foram a série mais numerosa na Renfe, quando em 1984 se recebe a última unidade da fábrica, assim formando um parque de 255 unidades produzidas!

A modernização


O início do processo de modernização, foi iniciado em 1992, quando um RI foi submetido a uma profunda reforma, interna e externa. Ao sair das Oficinas de Vallavoid, esse carro foi acoplado a uma unidade e foi submetido a testes. Após os testes e a sua aprovação, duas unidades são modernizadas e postas em operação em 1993, estas unidades agora contam com Ar-Condicionado, e um interior comparável com as novas unidades que Renfe estava recebendo naquela época. As unidades modernizadas para os núcleos de Cercanias foram matriculadas como UT440R.

A Venda para a CPTM

Em 1997, a CPTM adquire 48 unidades 440R, marcando o início do processo de modernização de suas linhas de trens metropolitanos. Esses trens possuem itens que na época eram uma grande novidade, como Ar-Condicionado, bancos anatômicos "forrados" com tecido, som ambiente, e Vidros (isso mesmo Vidros) com filtro UV. Rodaram em testes por todas as linhas da CPTM, e iniciaram sua prestação de serviço fazendo as linhas que seguem para a zona leste (também há relatos que essa série também prestou serviço na linha A, atual linha 7) e na linha C (atual linha 9 esmeralda). Na CPTM, esses trens receberam a mátricula de série "2100".
Por motivos de vandalismo, foram retirados de operação na zona leste, agora passando a operar na linha D (atual linha 10) com formação de 6 carros e por enquanto ainda rodam na linha 9 Esmeralda. Ainda por motivos de vandalismo, os vidros saíram de cena e deram lugar ao policarbonato, mais resistente as pedradas.

Algumas características únicas dessa série, são o seu deslocamento suave e seu conforto, duas portas grandes na lateral de cada carro, com 2,12M de largura, e também seu carro comprido, sendo a série com o carro mais comprido da frota da CPTM, com 26M aproximadamente, e a única série de trens a ter um toque para abertura de portas.

Esse é um resumo de um pouco da história dessa série, caso houver alguma discrepância muito grande na parte histórica da CPTM, favor entrar em contato que farei o ajuste no texto. Em breve postarei fotos!

Vida longa e próspera ao UT440.

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 27 Jul 2008, 00:45

01 - Cabine da unidade 2112, estacionado na P10 de Barra Funda - parte 1
Imagem

02 - Cabine da unidade 2112, estacionado na P10 de Barra Funda - parte 2
Imagem

03 - Máscara frontal da unidade 2132 (que formava composição com o 2112) [1]
Imagem

04 - Máscara frontal da unidade 2132 (que formava composição com o 2112)[2]
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Jul 2008, 00:52

Esse trem estava lá hoje ?


Eu vi um na Barra Funda semana passada, estava com o maquinista na cabine aguardando e com destino RGS.
Imagem


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 27 Jul 2008, 01:47

Esse trem estava em Barra Funda no dia 19/07, por voltas das 13:45. Provavelmente estava desligado e sem serviço, pois não havia maquinista em nenhuma das duas cabines.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Jul 2008, 01:51

é, foi o mesmo dia que eu vi, mas eu passei lá 12:45, ainda tinha o maquinista na cabine sul



Imagem


Imagem
Imagem

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 27 Jul 2008, 08:16

O bom desse modelo é a ampla área envidraçada e os bancos que parecem ser bem confortáveis.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 27 Jul 2008, 12:05

gosto muito da largura das portas desse trem, muito boas!
mas infelizmente o povo tem a mania de nao deixar quem ta dentro sair, pra depois embarcar....entao nem adianta a porta ser grande...uma pena

os avisos que foram colocados no metro, deveriam ser colocados também na cptm, e com ajuda de avisos sonoros e tabmen pq nao dos jovens cidadaos e funcionarios da cptm...pq e' incrivel a briga de quem entra, e de quem sai, mesmo com portas enormes

enfim...belo trem! gostei muito de usar ele durante algumas semanas no inicio desse ano

abçs


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Jul 2008, 13:38

arqpaulo escreveu:gosto muito da largura das portas desse trem, muito boas!
mas infelizmente o povo tem a mania de nao deixar quem ta dentro sair, pra depois embarcar....entao nem adianta a porta ser grande...uma pena
Isso onde, na linha C ou D ??

Eu não vejo muita briga aqui na D, só na Luz mesmo, mas em comparação com as outras é mais "normal" :roll:

Na C o povo parece tão desesperado, parece que nunca mais vai passar outro trem
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 27 Jul 2008, 15:45

lipe_andreense escreveu:Eu não vejo muita briga aqui na D, só na Luz mesmo, mas em comparação com as outras é mais "normal" :roll:
Na C o povo parece tão desesperado, parece que nunca mais vai passar outro trem
Tem coisas que só a psicologia explica. Primeiro: infelizmente, existe muita gente que não tem a mínima educação, não deixa as pessoas saírem para depois entrar, todo mundo quer entrar primeiro para ser mais esperto e ir sentado (é muita IDIOTICE, mas é assim que é o usuário), segundo: os imbecis ficam todos na porta, e por consequência, quem quer ir para o corredor não consegue, e quem precisa sair também não. Em termos práticos, quanto melhor o serviço que você oferece, mais você é cobrado. Na linha 10, realmente o perfil é diferenciado, tanto que tiraram os 2100 da ZL por vandalismo (e lá destruíram mesmo) e na linha 10 ele é muito bem tratado. Os usuários são menos desesperados, e já estão cientes do intervalo do trem, sem stress. Na linha 9 (e no EL também) os usuários tem um intervalo menor, geralmente de 5 minutos (divulga-se 6, mas na prática tá dando menos), e ao invés de ficarem mais sossegados, é onde eles reclamam mais - são as linhas que tem mais reclamações na CPTM. É o mesmo que acontece no Metrô, com 101 segundos de intervalo, olha o que eles fazem em Sé no pico da tarde...


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Jul 2008, 17:07

Pois é Francis, vai entender....

Ultimamente eu tenho ouvido muito as mensagens "senhores usuários, se não vai desembarcar na próxima estação, por favor, não permaneça na região das portas, dirija-se aos corredores" (ou algo assim)

(vou perguntar pro meu pai, ele é psicólogo, hehehehe)
Imagem


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 28 Jul 2008, 13:52

Esse é o trem com o banco mais confortavel, dos que eu já andei. Dei um passeio Sabado até Riberão Pires, gostei muito. ótimo trem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 28 Jul 2008, 14:38

Oi Lipe
exato, e' na antiga linha C - Linha 9! que bom que na linha 10 o povo e' mais inteligente viu, pq chegava a ser ridiculo!

tambem estou ounvindo mais esses avisos no metro "se voce nao for descer na proxima estação....SAIIII DA FRENTE DA PORTa" RSRS

acho que nao adianta reclama, a CPTM e metro tinha, mesmo que seja pra educa quem nao tem muita salvação, por um pessoal treinado (e bem calminho) pra ir tentar "educar" o embarque e desembarque nas estações....


e' dificil....mas acho que nao custa nada

abçs


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 28 Jul 2008, 16:01

lipe_andreense escreveu:(vou perguntar pro meu pai, ele é psicólogo, hehehehe)[/size]
Boa Lipe!!! :twisted:


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 28 Jul 2008, 16:08

arqpaulo escreveu:tambem estou ounvindo mais esses avisos no metro "se voce nao for descer na proxima estação....SAIIII DA FRENTE DA PORTa" RSRS por um pessoal treinado (e bem calminho) pra ir tentar "educar" o embarque e desembarque nas estações....
e' dificil....mas acho que nao custa nada
abçs
Não dá prá educar, educação vem de berço. Hoje, o usuário é o rei. Não que isso esteja errado, acho que os clientes tem de ser bem tratados, o melhor possível. Mas os reis abusam. Se você pede algo para eles (eu já fiz muita operação Plataforma em Sé e Paraíso) alguns te olham torto, outros nem olham para tua cara, mas a maioria manda você ir tomar naquele lugar ou algo parecido, que ele está com pressa, e por aí vai... A única coisa que poderíamos fazer seria reprimir, mas aí eu posso ser processado... infelizmente, lidar com o público é bem difícil... O que a gente pode fazer é falar, dar PA (mensagens sonoras) e campanhas educativas, nada mais que isso.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 28 Jul 2008, 18:44

Aqui no Rio criaram uma mensagem pré-gravada que tem funcionado, ela é muito simples: "Prezado cliente, deixe as portas livres para embarque e desembarque".
Nas estações os AEs se estressam e mandam o logo no sistema de som sobre a faixa: "A faixa amarela é o seu limite de segurança na plataforma... somente a ultrapasse quando o trem parar e abrir as portas, lembre-se que a sua segurança também depende de você, COLABORE
Também tem o NÃO CORRA PARA EMBARCAR e o OT só de sacanagem fecha a porta na velocidade máxima. :twisted:

Com pessoas que agem como animais, tratemos como animais. :x
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 28 Jul 2008, 18:55

[D.S.R] David SR escreveu:Aqui no Rio criaram uma mensagem pré-gravada que tem funcionado, ela é muito simples: "Prezado cliente, deixe as portas livres para embarque e desembarque".
Nas estações os AEs se estressam e mandam o logo no sistema de som sobre a faixa: "A faixa amarela é o seu limite de segurança na plataforma... somente a ultrapasse quando o trem parar e abrir as portas, lembre-se que a sua segurança também depende de você, COLABORE
Também tem o NÃO CORRA PARA EMBARCAR e o OT só de sacanagem fecha a porta na velocidade máxima. :twisted:

Com pessoas que agem como animais, tratemos como animais. :x
Hehehe... eu sou AE. E aqui a gente faz a mesma coisa, mas não funciona muito não...quem não tem educação não se importa em desrespeitar as normas.


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 31 Jul 2008, 00:50

Como um feliz usuário da Linha 10, considero os TUE série 2100 umas das melhores séries de TUEs da CPTM.

O belo exterior, combinado às grandes portas, os bancos, grandes e dispostos confortavelmente, o sistema de AC (embora um tanto severo eventualmente :lol: ) e a baixa emissão de ruídos do motor para com a parte interior da composição.

Comparada à aparência anterior à grande reforma da RENFE, as diferenças são positivamente berrantes.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 31 Jul 2008, 01:36

Seja bem vindo Vidal (meu conterraneo, hehehe).
Apresente-se no fórum de apresentações, para que todos o conheçam :D
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 12 visitantes