O futuro da CPTM : qual a opinião de vocês?

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

O futuro da CPTM : qual a opinião de vocês?

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Jun 2008, 16:02

HGPFILHO escreveu:Hoje véspera da entrega das estações de Itaim e Jardim Helena da linha 12, me pergunto para onde a CPTM evoluirá ao final desse processo de modernização de linhas e estações, reforma e entrega de novos trens...

Os projetos maiores atuais contemplariam, após a série de reformas :

1) Trem de Guarulhos
2) Expresso Aeroporto
3) Expresso Sudeste
4) Expansão do Expresso Leste até Suzano? Mogi???
5) Expansão da linha F até Suzano?
6) Linha A com 2 novas estações ???


Meu receio é que dentre vários cenários, poderiamos ter isto

A) Cenário Favorável: :o Recuperação total das linhas e frota, todos os projetos discutidos são feitos e a CPTM mantém como companhia de trens metropolitanos atuando junto ao metrô de SP, rompendo a marca de 300 km de trilhos, com serviço de alta qualidade, baixo headway, seja em suas porções centrais como nas porções mais periféricas. A integração Centro é retomada e concluída.

B) Cenário mais provável: :roll: A melhoria dá-se em apenas algumas linhas em detrimento de outras ( banda B da linha E, Linha B, Linha A e Linha D pós Mauá manteriam padrão atual). O metrô incorpora a médio prazo a linha 9 e a linha 11 à sua administração. Num futuro mais tardio, haveria a fusão das 2 companhias em 1.

C) Cenário completamente desfavorável: :( Completa-se a melhora dos trechos centrais das linhas e despreza-se as porçoes periféricas, ou seja, o transporte fica centralizado e apenas restam as porçoes em que houve investimentos pelo plano atual. As porçoes periféricas são abandonadas, sendo substituidas por VLPs, desativadas, etc. Ocorre precocemente em poucos anos a fusão das companhias.

Esse período de 2008-2012 será crítico em mostrar a CPTM como companhia responsável, indispensável e autônoma de seus destinos, apoiada por seus funcionários e usuários.
Em 20/05/2008
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: O futuro da CPTM : qual a opinião de vocês?

Mensagem não lida por Francis » 19 Jun 2008, 19:57

Minha opinião: Cenário B, com algumas modificações: Assim como a linha 4, o Expresso/Trem de Guarulhos será operado pela iniciativa privada, é imprevisível a qualidade que será oferecida em seus serviços (provavelmente pagarão um salário de fome aos funcionários), já que como empresa privada, primeiro vem o lucro, depois a qualidade. Nas outras linhas, creio que realmente a modernização não será completa, a Linha 8 ficará por último (o que eu acho um erro de estratégia, pois ela atende um eixo com enorme demanda reprimida, e que a meu ver deveria ser o primeiro trecho a se converter - o trecho Barra Funda/Lapa/Osasco, e que formaria um anel com a linha 4/ linha 9/ linha 3 e Integração Centro) mas creio que haverá melhora no padrão em geral. Em minha opinião, realmente não é necessário que se diminuam os intervalos e se aumente a oferta de lugares em todos os trechos igualmente. O projeto que mais fazia sentido para mim é o primeiro do PITU (aqui cito o sistema de operação das linhas, independente de empresa operadora): Linhas Metroviárias: 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha, 4 - Amarela, 5 - Lilás, 6 - Laranja (na época era o Expresso Leste, mas indo de Guaianazes até Barra Funda ou Pirituba, existiam as duas versões), 7 - Celeste (Osasco - Jurubatuba), Linha 8 - Cinza (seria convertida para metrô até Carapicuíba), Linha 12 atual seria convertida somente até Itaim Paulista, a atual Linha 10 seria convertida até Santo André, se não me engano, e a Linha 7 não seria modernizada (mas o trecho até Pirituba seria coberto pelo Expresso Leste). As demais linhas seriam "trens aproximadores", com maior intervalo, como é por exemplo o trecho Guaianazes - Mogi. Hoje em dia a demanda é outra, o carregamento de passageiros é o dobro, mas continuo achando que o metrô não pode ter ramais muito grandes, pois perde-se em eficiência operacional, acho este modelo do PITU bem interessante - o que não quer dizer que as linhas aproximadoras não tenham que ter sua sinalização, material rodante e estaçães modernizadas, só acho que, por exemplo, em Guaianazes seria necessário um intervalo de 3 minutos, em Mogi, por exemplo, não. A demanda é bem menor, por isso acho que as linhas tem de ser seccionadas.


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: O futuro da CPTM : qual a opinião de vocês?

Mensagem não lida por Will . » 19 Jun 2008, 22:41

Francis escreveu: já que como empresa privada, primeiro vem o lucro, depois a qualidade.
Não exatamente...de um modo geral, se uma empresa oferece qualidade ruim, ela perde para suas concorrentes, por isso a qualidade tambem determina o lucro...apesar que neste caso, não haveria concorrentes (ao menos que consideremos os ônibus como concorrentes, mas tratando-se de modais diferentes, isso não faria muito sentido...).

Falando primeiro do caso da linha 4 ...
Ainda que sem concorrência, creio que elas podem manter um bom nível (vide estradas pedagiadas, apesar do preço), e com os mesmos 2,40...
Outro fator que vejo como importante é que como o lucro é um dos objetivos do consórcio via amarela, modernizações que visam dinamizar e atrair mais usuários pode sair mais rapido do que seria numa administração estatal...

Já o Expresso Aeroporto, pra mim não há duvidas que será um serviço de boa qualidade, uma vez que os usuários são de maior poder aquisitivo, e portanto, seria preciso uma boa imagem para captar essa classe social.

No entanto, como aqui em São Paulo não tivemos esse modelo implementado, fica ainda apenas suposições em relação ao futuro

Francis escreveu:o que não quer dizer que as linhas aproximadoras não tenham que ter sua sinalização, material rodante e estaçães modernizadas, só acho que, por exemplo, em Guaianazes seria necessário um intervalo de 3 minutos, em Mogi, por exemplo, não. A demanda é bem menor, por isso acho que as linhas tem de ser seccionadas.
leu meus pensamentos ? eu postei agora pouco a mesma opnião que a sua, mas la no SSC :D


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: O futuro da CPTM : qual a opinião de vocês?

Mensagem não lida por Francis » 20 Jun 2008, 21:31

will . escreveu:
Francis escreveu: já que como empresa privada, primeiro vem o lucro, depois a qualidade.
Não exatamente...de um modo geral, se uma empresa oferece qualidade ruim, ela perde para suas concorrentes, por isso a qualidade tambem determina o lucro...apesar que neste caso, não haveria concorrentes (ao menos que consideremos os ônibus como concorrentes, mas tratando-se de modais diferentes, isso não faria muito sentido...).

Falando primeiro do caso da linha 4 ...
Ainda que sem concorrência, creio que elas podem manter um bom nível (vide estradas pedagiadas, apesar do preço), e com os mesmos 2,40...
Outro fator que vejo como importante é que como o lucro é um dos objetivos do consórcio via amarela, modernizações que visam dinamizar e atrair mais usuários pode sair mais rapido do que seria numa administração estatal...

Já o Expresso Aeroporto, pra mim não há duvidas que será um serviço de boa qualidade, uma vez que os usuários são de maior poder aquisitivo, e portanto, seria preciso uma boa imagem para captar essa classe social.

No entanto, como aqui em São Paulo não tivemos esse modelo implementado, fica ainda apenas suposições em relação ao futuro
Primeiro: não sou comunista, é apenas ponto de vista, OK? As estradas pedagiadas (Imigrantes, Bandeirantes) sempre foram pedagiadas, desde que eram operadas pelo DERSA (assim como a Ayrton Senna e Carvalho Pinto ainda são do DERSA), porém o pedágio era bem mais baixo, e sempre foram ótimas rodovias, com telefones de emergência, bom asfalto, guincho desde sua inauguração. A iniciativa privada cuida do que já existia, só isso. A única privatização que realmente mudou uma estrada que eu conheço é a Dutra.
O Metrô de São Paulo, empresa estatal, é totalmente auto-suficiente, não recebemos nenhum subsídio, mesmo com uma tarifa de R$ 2,40, que permite andar mais de 330 km com transferências livres com a CPTM, e uma tarifa de R$ 3,65 de integração com ônibus através do bilhete único (o Metrô fica com R$ 2,00) sendo que este tipo de integração corresponde a 70% das entradas, ou seja, 70% das passagens do Metrô custam apenas R$ 2,00, sem que isso gere subsídio nenhum. Será que uma operadora privada faria isso? Veja o exemplo do Metrô Rio, que tem uma tarifa de R$ 2,60 e da Supervia, suas integrações, quanto se anda com um bilhete. Não é nenhuma crítica ao sistema carioca nem aos colegas, é só um comparativo entre interesse público e interesse privado.
Sim, realmente o Expresso será um serviço diferenciado, e realmente não será difícil manter uma boa qualidade, tanto pelo nível do usuário como pela tarifa, que não terá regulação, a concessionária pode cobrar o que quiser. Já no caso da Linha 4, como você mesmo citou, não é um caso de concorrência, e apesar da comparação com outro modal não valer para este efeito, acho que esta comparação é válida para a minha opinião sobre a equação qualidade/tarifa. Uma concessão relativamente recente: o corredor ABD, da EMTU. Quando era operado pela própria EMTU, o intervalo e a lotação dos veículos era infinitamente menor, enfim, a qualidade era muito superior a de hoje (uso este corredor desde a sua inauguração). Hoje, sob concessão privada, em minha opinião a qualidade caiu muito. Detalhe: como são apenas operadores, não gestores, eles não tem autonomia sequer para trocar bilhetes magnéticos defeituosos. Experimente ter de trocar um bilhete nos terminais: você tem de preencher um documento, assinar e aguardar alguns dias. Que eficiência!! Na linha 4, o consórcio está entrando apenas com os trens; toda obra restante, inclusive as modernizações, como CBTC e portas de plataforma foram idealizadas pela Cia. do Metrô, empresa estatal. O contrato de concessão da linha 4 prevê, por exemplo, que se a linha não atingir um determinado nº de passageiros/dia (acho que 900 mil), o Estado paga a diferença - isso porque o Estado já entrou com 73% do dinheiro, contra 27% do consórcio. Não acho isso justo ajudar empresário com dinheiro público. Abraço.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 21 Jun 2008, 02:59

Nossa, quem falou em comunismo aqui ??? :lol: :lol:
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 22 Jun 2008, 18:57

lipe_andreense escreveu:Nossa, quem falou em comunismo aqui ??? :lol: :lol:
Hehehe... Ninguém falou, é que eu não sou favorável a privatizações, só estou me prevenindo...


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 22 Jun 2008, 19:05

^^Comunista tambe'm privatiza!!! :lol:
Também não sou comunista!!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: O futuro da CPTM : qual a opinião de vocês?

Mensagem não lida por Sergio Silva » 23 Jun 2008, 01:34

Francis escreveu:O projeto que mais fazia sentido para mim é o primeiro do PITU (aqui cito o sistema de operação das linhas, independente de empresa operadora): Linhas Metroviárias: 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha, 4 - Amarela, 5 - Lilás, 6 - Laranja (na época era o Expresso Leste, mas indo de Guaianazes até Barra Funda ou Pirituba, existiam as duas versões), 7 - Celeste (Osasco - Jurubatuba), Linha 8 - Cinza (seria convertida para metrô até Carapicuíba), Linha 12 atual seria convertida somente até Itaim Paulista, a atual Linha 10 seria convertida até Santo André, se não me engano, e a Linha 7 não seria modernizada (mas o trecho até Pirituba seria coberto pelo Expresso Leste).
O diagrama das linhas E (11) e F (12) contém o trecho das linhas A (7) e D (10) de Brás até Pirituba!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes