Linha 8 - Diamante

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Nick Sousa
USUÁRIO JR
Mensagens: 195
Registrado em: 10 Dez 2009, 15:47

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Nick Sousa » 12 Jan 2011, 19:28

^^ Já passei por isso, também na Lapa 8. Estava voltando de Altino e o trem que peguei pra Barra Funda (sentido Júlio Prestes) parou na Plataforma 1 (Itapevi).

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por André Aquino » 23 Jan 2011, 00:49

:X:

Primeira passagem de nível após Itapevi

Imagem

Imagem

Pouco antes da primeira passagem de nível

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por André Aquino » 09 Fev 2011, 19:00

André Aquino escreveu:
Sobre estender a Extensão Operacional da Linha B até Mairinque, como ficaria a questão da demanda? São Roque e Mairinque teriam público suficiente para viabilizá-la?

Nos últimos anos de funcionamento, de Júlio Prestes a Mairinque, eram necessárias duas integrações, nas estações de Itapevi e Mairinque. Creio que essa freqüência de troca de condução fosse um fator de desinteresse aos usuários do trecho.
Lembro que descobri que tinha suburbanos para Mairinque em 1986, quando fui a festa do vinho em São Roque. Seria bom se fosse trens regulares, com confiabilidade, tarifa cobrada e segurança. A linha seria Itapevi-Mairinque, sem baldeação em Amador Bueno. Creio que seria viavel, no momento que São Roque é cidade turistica. :X:
O governador rometeu, em entrevista ao SPTV 1ª edição (http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/ ... 20sptv%201), levar a linha 8 até Sorocaba. Será que a linha chegará lá?
Imagem


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Lopes » 09 Fev 2011, 20:38

Fotos das intervenções que ocorrem em Amador Bueno.

Local onde a estação que estava em operação se localizava.
Imagem

eis o primeiro trecho de bitola larga em Amador Bueno! :rl:
Imagem

Mais uma geral do local que ficava a estação, com os trilhos a serem usados na readequação de traçado e bitola da extensão da 8.
Imagem

e quem disse que o monotrilho não ia sair? aí está! Amador Bueno tem! :lol:
Imagem
Rodrigo Lopes


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 09 Fev 2011, 23:01

Linha 8 para Sorocaba? Inviável tecnicamente, já que é uma extensão muito longa para um trem metropolitano.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Francis » 09 Fev 2011, 23:22

^^ Linha 8 até Sorocaba é impossível, não merece nem comentário. Até Amador Bueno já é mais do que deveria. Ou ele se expressou mal ou foi mal entendido. Trem metropolitano é uma coisa, longo percurso é outra, com operação bem diferente.

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por André Aquino » 09 Fev 2011, 23:40

^^

Esta linha deveria partir de Itapevi ou Amador Bueno. Além de precisar comprar trens novos para vencerem as rampas, ou usar os 4400.
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Francis » 09 Fev 2011, 23:42

^^ Aí é outra coisa, André. E além disso, não é metropolitano, é outro serviço, totalmente diferente.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Correia431M » 10 Fev 2011, 00:10

Creio que o Francis, irá concordar comigo agora.

Em primeiro lugar temos que colocar a lógica, em tudo que envolve o futuro do modal ferroviário paulista. Não será o saudosismo que vai trazer de volta os trens regionais de longo percurso. Gostaria de ter vivido mais intensamente essa época, porém hoje em dia, o momento é outro, e a realidade é totalmente diferente da realidade de 20 anos atrás. Quem sabe num futuro próximo, possa-se ter uma ou duas linhas de longo percurso. Nada pode ser descartado, mas porém tudo tem de ser analisado minuciosamente.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por André Aquino » 10 Fev 2011, 00:40

Francis escreveu:^^ Aí é outra coisa, André. E além disso, não é metropolitano, é outro serviço, totalmente diferente.
Tudo bem. Eu citei pois é promessa de campanha do governador!

Outra pergunta:

Sorocaba é longe de Mairinque?

Os Toshibas até a decada de 1990 chegavam lá. tnk
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Francis » 10 Fev 2011, 10:57

^^ O comentário foi justamente sobre a fala do governador, André; não tem nada a ver com você. Levar trens até Sorocaba é factível e está em estudo, levar a linha 8 até Sorocaba é ridículo.

Correia, trens regionais para Sorocaba e Santos estão em estudo. Esse é um caminho que não tem volta: o transporte ferroviário de longo percurso voltará, porém em moldes bem diferentes do que existiu. Não é questão de saudosismo, até porque (minha opinião) o fato de as pessoas atrelarem trem ao passado é um dos motivos do modal ser mal visto. Respeitemos o passado, mas trem é futuro, trem é moderno. Esses projetos visam efetuar ligações competitivas e rentáveis, ou seja, os trens tem a missão de ser mais atraentes que o automóvel e o ônibus, tanto no desempenho (rapidez) quanto no custo, além de não serem deficitários.

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por André Aquino » 10 Fev 2011, 12:27

^^

Concordo que os trens de longo percurso precisam ser diferente do que eram.

Não tem sentido um trecho que os onibus fazem em 6 horas e o trem fazia em 12 (Júlio Prestes - Assis). Ou então os onibus em 4 horas e os trens em 15 (Campo Grande - Ponta Porã).

Creio que Mairinque seria uma alternativa, pois a linha 8 ja foi até lá.
Imagem


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por visitante » 10 Fev 2011, 15:16

Lembramos:

1) Não tem mais alimentação elétrica pós Itapevi (tiraram a alimentação entre Amador e Itapevi após as obras e já faz tempo que não tem alimentação na Sorocabana).

2) O Toshiba/Kawasaki ia até Mairinque. Mas era pego em Amador.

3) Onde há demanda, há oferta. Hoje não é muita gente que usa o ônibus auxiliar. Para mim isso provou que a linha até Amador não era tão usada, já que muitos só faziam o trajeto gratuíto (Amador - Santa Rita).

4) Há ainda o fato do trem turístico São Paulo - São Roque.

O interessante, especulando um pouco, seria a rebitolagem total do trecho entre Sorocaba e Itapevi, se adequando a Bitola Larga / mista. Isso ajudaria a idéias futuras de linha.

Mais interessante ainda é sim um trem longo percurso Sorocaba - São Paulo. A questão: Fazer isso requer dinheiro, demanda e adequações. Tudo deve ser pensado para que não abandonem novamente a ferrovia, nem o governo, nem os usuários.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Vicente » 10 Fev 2011, 19:55

app app
Brilhante, visitante!
Você foi direto ao ponto!


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Lopes » 11 Fev 2011, 22:36

o traçado da via entre Amador Bueno e Itapevi está passando por retificações ( Algumas bem " agressivas, incluindo retirada de " pedaços " de formações rochosas), embora não haja ainda nenhum metro de Bitola 1.60 ( entre Itapevi e Amador Bueno ), sem contar aquele metro que está em uma de minhas fotos de Amador.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por André Aquino » 12 Fev 2011, 00:14

Lopes escreveu:o traçado da via entre Amador Bueno e Itapevi está passando por retificações ( Algumas bem " agressivas, incluindo retirada de " pedaços " de formações rochosas), embora não haja ainda nenhum metro de Bitola 1.60 ( entre Itapevi e Amador Bueno ), sem contar aquele metro que está em uma de minhas fotos de Amador.
Imagem

Imagem

Quase Santa Rita.
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Vicente » 15 Fev 2011, 16:06

A transição da L8 para o modelo futuro começou hoje: segundo o pessoal comentou no SSC, há 2 7000 operando na linha.

O Fepasão está começando a ter sua saída de cena preparada. O maior TUE em operação no país já dá sinais de cansaço, manutenção difícil...

E temos de lembrar que a L8 foi a primeira tentativa de trazer o conceito de operação metroviária(baixo intervalo, alta frequência) para os trens urbanos. A "Sorocabana" merece receber modernização.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Fev 2011, 16:25

Tentativa fracassada, infelizmente. Culpa da descontinuidade do grandioso projeto nnoo.


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por visitante » 15 Fev 2011, 21:59

Ei, mas a Linha 8 está pronta para receber os 7000? Para mim, ainda não...

O que falta, perguntariam?

- Pelo que vi, estavam fazendo muitas manutenções na via, creio que ainda não está concluída.

- O 7000 conviveria pacificamente com os Fepasões e 5500? Tem isso também.

- Pelo que reparei, alguns detalhes do 7000 indicam a que linha ela vai trabalhar, como o mapa de linha (acima das portas) por exemplo. Tem algum mapa de linha da Diamante para o 7000?

Falando nisso, se não estou errado, cada composição do 7000 tem um mapa da linha específico, não? (já vi um com 2, acho). Logo, cada 7000 é feito para um tipo específico de linha, certo?

Podem me chamar de saudosista, do que for, mas acho que teria sido mais útil a reforma completa dos Fepasões. :P


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 8 - Diamante

Mensagem não lida por Tiago Costa » 16 Fev 2011, 01:07

visitante escreveu:- O 7000 conviveria pacificamente com os Fepasões e 5500? Tem isso também.
Claro que não, os 5000 e 5500 estão morrendo de ciúmes, vão armar uma conspiração contra os 7000, aproveitando que eles ainda são uma minoria e vão destruí-los para que não se tornem maioria em um futuro próximo.

















:P

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 16 visitantes