Linha 9 - Esmeralda

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Linha 9 - Esmeralda

Mensagem não lida por AGV » 01 Jul 2008, 16:46

De Osasco a Grajaú, esta linha possui 31,8 km de extensão e 18 estações:


Osasco
Presidente Altino
Ceasa
Villa-Lobos - Jaguaré
Cidade Universitária
Pinheiros
Hebraica-Rebouças
Cidade Jardim
Vila Olímpia
Berrini
Morumbi
Granja Julieta
Santo Amaro
Socorro
Jurubatuba
Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajaú



Vídeo da extensão da linha:



Agradecimentos ao Tiago pelo ótimo vídeo.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por Francis » 01 Jul 2008, 17:47

Lopes escreveu: Existe ou já existiu algum projeto de alguma extensão a mais nessa linha?
Já ouvi falar que parece que ela poderia ser extendida (Nos tempos de #Fepasa) até Carapicuíba ou outra localidade?

Se houver documentação, imagens...
por favor, post!
Pelo menos, de minha parte há muito interesse!
Sim, existia o projeto de levá-la direto ao centro, ou seja, ao invés de seguir para oeste depois de Ceasa, seguiria para leste, sentido Barra Funda. Não tenho documentação aqui, mas é fácil pesquisar, vamos ver se achamos algo. Abraço.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

MDU ATE 05/2008

Mensagem não lida por HGP » 05 Ago 2008, 20:46

BY WIKIPEDIA


OSA Osasco -------------------38.325

PAL Presidente Altino ----- 7.861

CEA Ceasa ----------------- 3.621

JAG Villa Lobos-Jaguaré --- 5.514

USP Cidade Universitária -- 9.766

PIN Pinheiros ------------- 5.663

EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960

CJD Cidade Jardim ------ 8.819

VOL Vila Olímpia ---- ---- 11.971

BRR Berrini ------------------ 10.142

MRB Morumbi --------- 9.286

GJT Granja Julieta---------- 6.273

SAM Santo Amaro ----------------33.744

SOC Socorro-----------------------6.713

JUR Jurubatuba--------------------7.917

AUT Autódromo ------------- 2.877

INT Primavera - Interlagos 4.408

GRA Grajaú ------------------14.319


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: MDU ATE 05/2008

Mensagem não lida por Sergio Silva » 06 Ago 2008, 03:15

HGPFILHO escreveu:EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960
Hebraica-Rebouças é REB :wink:

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 06 Ago 2008, 09:12

Hgp, não entendí a numeração ao lado das estações, pois tentei estabelecer algum tipo de correlação a elas, mas realmente não cheguei a uma conclusão.

O que seria? abs.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 06 Ago 2008, 11:51

^^Embarques, somente embarques!!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 15 Set 2008, 13:24

AGV escreveu:Então, o que é melhor na sua opinião?
Áreas de manancial devem ser protegidas, não é para crescer em nenhum ponto. São areas onde a natureza deve (ou deveria) ser mantida para conservação das fontes de água potável.

Você disse que o trem ajudaria na questão ambiental. Como ??? Com menos emissão de gases ?

Penso assim: uma pessoa procura lugar pra morar em São Paulo, e como todo mundo, precisa de transporte para ir trabalhar. Ela não vai morar em um lugar onde a viagem até o seu trabalho demorará mais de 2, 3 horas. Aí descobre que tem trem em Parelheiros, e com isso chega no trabalho em 1:30h. E os terrenos em Parelheiros são baratos, logo, vai morar lá, principalmente se forem de baixa renda.

E isso vai demandar serviços públicos, ruas, escolas, e mesmo em lugares de baixa renda há aumento de frota de carros.


A política para preservar áreas ambientais é limitar o desenvolvimento dessas áreas, sim.
Veja o exemplo da Ilha do Bororé: existe um espaço cortado por um dos braços da represa, com pouco mais de 500m. Porque não fazem uma ponte para transpor ????
Para limitar o acesso e preservar a area, por isso só tem a balsa.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 15 Set 2008, 13:36

Lipe, isto só acontece, pois no Brasil existe uma mentalidade de se administrar as coisas por inércia, entre outras questões, que já vêm de séculos.

Mas basicamente, uma das questões é esta: Aquele que já não faz quase nada, vai querer resolver uma questão apenas na "canetada", e isto se perguntando "por quê" foram lhe "importunar".

Assim, resolve o "problema" da forma como disse e volta as suas "atividades" de costume.

Se aqui fosse um país sério, pelo exemplo que você deu, daria para ter tranquilamente a tal ponte no Bororé, ter o trem, que é um transporte mais que decente e merecido para a região, e ainda sim, a área não iria aumentar, só contar com um transporte digno, e até uma forma de receber turistas para a região.

Isto se chama vontade política.

Não adianta consertar um erro, com outro, mas isto diz respeito a assuntos muito maiores e muito mais complexos dos tratados neste fórum.

A destruição dos trens e ferrovias é somente uma ínfima parcela, a ponta do iceberg de como as coisas no Brasil são.
Editado pela última vez por AGV em 16 Set 2008, 09:11, em um total de 1 vez.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 15 Set 2008, 21:10

Relato:

hoje, depois de 10 meses, voltei a usar a linha 9, da ultima vez ainda era linha C.

so' tive boas impressoes, infelizmente a imprensa, que detonou a linha em março, nao volta la pra mostrar.

primeiro, cheguei em cidade universitaria, pela porte orca as 8....boa impressao foi a placa de obras na cid universitaria, para melhoria de acessibilidade, e pela foto (ruim de celular, mal da pra ver, mas) parece qe ate a cobertura sera trocada, estação entrando nos padroes de otima qualidade....

o trem que veio tinha 6 carros, uma otima...pude entrar e havia espaço

a velocidade aumentou bem.

na volta, pude pegar um dos trens novos, com o adesivo de "1° trem novo".....muito bom!

contei os intervalos e foram de manha 4 minutos e as 11 uns 6....

parabens a linha 9, com as reformas de mais algumas estações, e mais alguns trens novos que estao pra chegar, tenho certeza de que quando a linha 4 chegar em pinheiros, ela estara prontinha pra atender a demanda, que de certo aumentara, ainda mais por usuarios acostumados a metro, nem sentirao diferença

imagem do celular...ruim, mas dava pra ver uma nova estrutura de aço azul sendo instalada, a plataforma de embarque foi toda para um lado do mezanino, o outro ta em obra....reparem nos traços azuis...sao as novas estruturas.....padrao das novas estações
Imagem

placadas obras de modernização...5 milhoes!!!
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Set 2008, 21:29

Poste as melhorias nesse tópico também :D:

http://tgvbr.seuhost.net/phpBB3/viewtopic.php?t=1443


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

[NOTÍCIA]

Mensagem não lida por Lopes » 04 Abr 2009, 23:07

Cantemos parabéns às velhas guerreiras da linha!


Neste sábado [04/04], as estações Cidade Universitária, Pinheiros e Ceasa da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], completam 28 anos. Inauguradas em 1981 e construídas pela Fepasa, na época em que a CPTM ainda não existia, as três hoje integram a Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], uma das mais modernas da empresa, atualmente, com movimento médio de 219 mil passageiros diários.

Semelhantes na forma arquitetônica, de concreto pré-moldado, cada uma tem suas particularidades, marcando a história da cidade.

Pinheiros

Com quase 7 mil usuários por dia, a estação fica em local privilegiado, com comércio diversificado, empresas, shopping, clubes, grandes mercados e grande área residencial. À noite, a região fica movimentada pelos bares, restaurantes e casas noturnas ali instalados. Foi construída para substituir a antiga estação de mesmo nome, a 300 metros de distância.

Cidade Universitária

Recebendo cerca de 10 mil usuários por dia, a estação foi assim nomeada por ficar próxima ao campus da Universidade São Paulo [USP]. Atualmente, dá acesso à Ponte ORCA, serviço de ônibus gratuito de integração da EMTU, que faz o percurso de ida e volta entre essa estação da CPTM e a de Vila Madalena, Linha 2 - Verde do Metrô.

Ceasa

No início, era chamada de Universidade. Construída pela Fepasa em 1979, a estação só foi inaugurada oficialmente em 1981. Recebeu esse nome porque fica junto às instalações do Ceasa, na marginal do rio Pinheiros. A estação conta também com um pátio de cargas. Por dia, circulam aproximadamente 3,9 mil usuários.

As antigas estações da Linha 9-Esmeralda estão sendo adaptadas à acessibilidade. No momento, as estações Cidade Universitária e Ceasa passam por obras. As unidades Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro já concluíram a reforma e estão de acordo com as novas normas de acessibilidade. Foram feitas intervenções para atender às pessoas com deficiência visual, como mapa, piso e rota táteis, novos corrimãos, guarda-corpos e readequação dos banheiros.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por HGP » 05 Abr 2009, 08:16

A linha 9 é um causo sério, hahahhahaha - uma relação de amor e ódio por muitos ferrofans, :D . Em um ano com a integração com a linha 4 haverá uma nova mudança no perfil da linha, aguardem....


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por ArqPaulo » 06 Abr 2009, 18:33

Estou muito preocupado com o que acontecerá na linha 9 após a chegada da linha 4...óbvio que será bom pelo lado da integração, expansão etc etc...

Foram feitas reformas importantes, novas estações, novos trens, trens com 6 carros...mas não sei, todas estações com plataformas centrais podem gerar serios problemas de embarque e desembarque....alem da velocidade que ainda nao ta a ideal...

Além disso, essas reformas na Cidade Universitária e Ceasa estao a passos de lesma.


neeewwww
USUÁRIO JR
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: MDU ATE 05/2008

Mensagem não lida por neeewwww » 07 Abr 2009, 12:38

Sergio Silva escreveu:
HGPFILHO escreveu:EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960
Hebraica-Rebouças é REB :wink:

Hebraica-Rebouças é HBR ;)


o>

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por L Fernandes » 07 Abr 2009, 13:19

Na verdade, Hebraica Rebouças é REB ;)
Tava assim num documento oficial da CPTM!


neeewwww
USUÁRIO JR
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por neeewwww » 07 Abr 2009, 13:48

Bom... Que eu saiba, por aqui, Hebraica Rebouças é conhecida por HRB. Tinha dito HBR, mas é HRB...


Nome KM Metros Ponto Notável.
ESTAÇÃO HEBRAICA - REBOUÇAS 19 521 HRB

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por AGV » 07 Abr 2009, 15:01

Bem lembrado.

Independente do código adotado, quero solicitar a colaboração de todos no tocante a estas siglas:


http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... =33&t=2730




okk


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por ArqPaulo » 21 Abr 2009, 09:31

Estava lendo uma seção d osite do metro sobre o plano de expansao:
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/pla ... 7_2010.asp

e na 1° pagina, tem o texto abaixo:
Ao todo, já foram adquiridos 60 trens para a CPTM e 47 para o Metrô, distribuídos da seguinte forma:
* CPTM: 12 para a Linha 9-Esmeralda (já em operação); 20 para a Linha 7-Rubi; 20 para a Linha 10-Turquesa; e mais 8 para a Linha 9-Esmeralda.
* Metrô: 16 trens para a Linha 2-Verde; 10 para a Linha 3-Vermelha; 7 para a Linha 1-Azul; e 14 para a 1ª fase da Linha 4-Amarela.

Achava que alinha 9 teria 12 trens novos, (ja entregues) mas ai diz que virão mais outros 8, será que no tal comercial recente do trem novo do metro, quando diziam que entregariam mais 6 trens novos para a cptm, seriam os da linha 9?


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por Will . » 21 Abr 2009, 09:48

mmm...acho que não, para a linha 9 serão mais 8

e essa propaganda ta errada, serão 20 pra linha 12 e não pra linha 10


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 9/C

Mensagem não lida por Tiago Costa » 22 Abr 2009, 00:51

Aliás, os trens para a Linha 9 acabaram de ser encomendados para a CAF (mas eles podem ser fabricados junto com os outros 40 trens já encomendados pela CAF, tornando-se uma única encomenda de 48 trens), e a previsão é que eles comecem a chegar apenas no segundo semestre de 2010. Portanto, esses 6 trens para a CPTM, que não foram chamados de novos (mas sempre aquele jogo de palavras que de tanto falarem em trem novo na propaganda, fazem o telespectador pensar que virão 6 trens novos para a CPTM), deverão ser mais trens reformados que estão para chegar. Já quanto aos trens novos para a Linha 10, acho que foi erro de digitação (reproduzido em vários locais, por copiar e colar :D), e que eles se referiam à Linha 12, ehehe.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes