Linha 11/E - Trecho Guaianases - Estudantes

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Linha 11/E - Trecho Guaianases - Estudantes

Mensagem não lida por Lopes » 01 Jul 2008, 16:53

Acho que faltava tópicos destinados a linha inteira, se referindo a ela em geral.
O que há no fórum é tópicos das estações, acho que deixando algumas dúvidas ou assuntos que há sobre a linha toda.
"Se for detectado pelos moderadores ou demais usuários a sobreposição de tópicos com esse, fica a disposição para ser excluido."
-------------------------------------------------------------------------------------
Sem mais...
Rodrigo Lopes


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 26 Jul 2008, 02:44

vou inaugurar aqui :D

hoje, la pelas 11 e meia, o trem série 4400 adesivado como 21º trem reformado , fazia o percurso Estudantes-Guaianazes , quando em Calmon Viana foi recolhido; segundo o maquinista , por avarias...

medonho foi todo aquele povo saindo em direção a outra plataforma, acessando aquela maravilhosa passarela da morte
...mas continuo vivo aqui :D


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Jul 2008, 21:08

Na tarde da última quinta-feira (24/07/2008) tive que fazer um serviço no distrito de Brás Cubas. Peguei um Série 1400 na Estação Estudantes, próxima ao local onde trabalho. Era para ser uma viagem rápida, não mais que 10 minutos. Logo na saída da Estudantes notei que algo estava errado, pois a composição demorou cerca de 5 minutos para deixar a plataforma após o 1º aviso de fechamento das portas. Vazia um barulho descompassado do ar. A composição foi até a Estação Mogi das Cruzes normalmente. Após o primeiro sinal de fechamento das portas, foram cerca de 7 minutos de tentativas de saída, e nada. Daí anunciaram que por problemas técnicos a composição não mais prestaria serviços e que deveríamos aguardar outra composição, desta vez na plataforma 2. Mais 10 minutos de espera para a chegada de uma composição da Série 1600.

Aí vão algumas fotos que fiz da 1400 antes da quebra e durante o percurso entre Estudantes e Mogi das Cruzes:

01. Composição chegando à Estudantes.
Imagem

02. Placa com a data da última reforma.
Imagem

03. Interior com o piso remendado com compensados.
Imagem

04. "Foto artística".
Imagem

05. Porta de ligação entre os carros.
Imagem

06. Detalhe do teto e dos apoios.
Imagem

Foto bônus: Edifícios de Mogi das Cruzes vistos da janela da 1400.
Imagem


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 28 Jul 2008, 13:55

Belo relato


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 05 Ago 2008, 23:30

MDU, Linha 11 'Banda B' ... da Wikipedia

GUA 47.318
AGN 10.755
FVC 19.476
POA 10.689
CVN 6.943
SUZ 24.702
JPB 3.727
BCB 4.350
MDC 9.775
EST 8.577


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 05 Ago 2008, 23:32

aqui também , vo que algumas de minhas impressões estavam equivocadas...

por ex. achava que Jundiapeba tinha movimento maior que Brás Cubas, o que não é verdade, apesar de ser bem próximo os valores
além disso, Gianetti tem um movimento maior do que eu pensava que tinha

já em relação a Suzano, eu estava certo... é , tirando Guaianazes, a estação mais movimentada da banda B


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 06 Ago 2008, 03:27

Como que está a frota no trecho?
Percebi que um eletrocarro (5512/14/11/16) e um 1400 (não vi a numeração) estão encostados no Brás, e um 1600 (B608-A616-1603-B615-A618-1604) na Lapa. O Tang (1605-1606, possui a máscara frontal modificada) continua na ativa?

Teoricamente, estão rodando as seguintes composições:
1405/14 (18º)
4426/29 (22º)
4415/22 (20º)
4414/21 (21º)
4405/07
4408/25
5524/35/44/45
e mais 2 ou 3 trens, série 1400, 1600 e/ou 5500

Teoricamente, já que a linha 12 anda "roubando" os reformados da 11!


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 06 Ago 2008, 23:30

Tive a oportunidade de hoje, após ser dispensado mais cedo da escola, fazer um passeio nas linhas 11 e 12.

A primeira etapa da viagem, com os TUE 2000 da banda A, é uma lição da eficiência que um transporte sobre trilhos pode obter. Em alguns momentos, era possível comparar a velocidade do trem com o metrô, logo ao lado, da Linha 3.

Os TUE Série 2000 são lindos. Externamente, sem bordas contrastantes nas janelas, curvas suaves e aspecto futurista, atraem olhares. Internamente, uma mescla de vermelho e bege, um bom sistema de AC, bancos confortáveis...

Interessante é a lavagem cerebral que as mensagens automáticas de aviso quanto ao uso dos assentos preferenciais, ao fechar da porta, em todas as estações. Tais assentos se mantiveram livres até a chegada à Guaianazes.

As estações são belíssimas, com estrutura similar às do metrô da Linha 3. Destaque para Tatuapé, pela grandiosidade e para Dom Bosco pela construção exótica.

Ao transferir-me para a banda B, tive a oportunidade de embarcar no 21º Trem Reformado, um TUE Série 4400. A reforma deixou-o com aspecto de novo. A altura do alto-falante me impressionou. :lol: As portas abertas entre os vagões, para a minha infelicidade, pareciam facilitar o trabalho dos vendedores ambulantes.

Desci em Antonio Gianetti, muito mais simples do que qualquer estação da banda A e voltei com um TUE Série 1600. A máscara frontal intimida, assim como as portas quase sem borrachas. Internamente, o trem era um tanto escuro, manchando a impressão inicial.

Voltei, embarquei sentido Luz e baldeei em Tatuapé para a Linha 12, sendo agraciado pela chegada de um TUE Série 5500 Fase II. O aspecto do TUE é ótimo, contudo, o sacolejo acaba por reduzir um pouco o apreço da viagem. Ao chegar no Brás, me assusto com a selvageria dos passageiros, dois deles, inclusive, pulando nas portas do trem antes mesmo que ele parasse. Tive que esperar o embarque para desembarcar, um absurdo!


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 07 Ago 2008, 01:05

Vidal escreveu:Tive a oportunidade de hoje, após ser dispensado mais cedo da escola, fazer um passeio nas linhas 11 e 12.
É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Ago 2008, 01:17

Sergio Silva escreveu:É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Exatamente !!!! :lol: :lol: :lol:

Eu comecei a pegar trem em 2005, quando tinha tardes livres da escola que era no centro
Imagem


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 07 Ago 2008, 11:04

Sergio Silva escreveu:É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: Antes eu fazia isso com as linhas da Metra, ia de Santo André até Jabaquara ou São Mateus.

Do Senac Santo André (que fica no Centro) para a estação ferroviária, a distância é mínima. Das plataformas do terminal, a Estação Santo André é muito convidativa... Não resisti e acabei por embarcar.

Tenho usado as tardes livres e os finais de semana de ócio para me aventurar nas linhas. Já andei em todas, mas só completei as Linhas 9, 10 e EL.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Ago 2008, 12:11

Vidal escreveu:
Sergio Silva escreveu:É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: Antes eu fazia isso com as linhas da Metra, ia de Santo André até Jabaquara ou São Mateus.

Do Senac Santo André (que fica no Centro) para a estação ferroviária, a distância é mínima. Das plataformas do terminal, a Estação Santo André é muito convidativa... Não resisti e acabei por embarcar.

Tenho usado as tardes livres e os finais de semana de ócio para me aventurar nas linhas. Já andei em todas, mas só completei as Linhas 9, 10 e EL.
Opa, eu estudava na ETE, aí do lado, hehehe

Também foi nesse tempo que peguei troleibus da Metra pela primeira vez (e no ano seguinte seria minha rotina diária para a ETE Lauro Gomes)
E também foi a 1ª vez que peguei onibus municipal de São Paulo

Qualquer dia que quiser combinar alguma coisa, estamos aí :)
Imagem


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 07 Ago 2008, 12:35

O tróleibus se tornou meu transporte principal desde o Fundamental II, do qual eu ia de casa até o Américo Brasiliense (perto de lá também).

Eu parto da Parada Gilda, creio que seja fácil de combinarmos algo. Em novas inaugurações de estações, ou mesmo em passeios à extremos, eu quero ir sim!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Ago 2008, 12:52

Claro, com certeza !!!
Eu moro "perto" da Parada Paraíso (1 km, perto da Av Lino Jardim)
Imagem


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 07 Ago 2008, 16:39

já que falaram na eficiência e velocidade... peguei esses dados umas semanas atrás, ...

eu tinha ido no MASP, e na volta, resolvi tirar a velocidade média na linha 11 ... mas não inclui o trecho Mogi - Estudantes, já que é melhor para mim descer na estação Mogi...
foi meio dificil de lembrar tudo, pois estava sem nada pra anotar, mesmo assim cheguei em casa e anotei tudinho desesperado antes que pudesse esquecer :lol:

Luz - Tatuapé 14 min 25 s 27,5 km/h
Tatuapé - Itaquera 10 min 20 s 67,4 km/h
Itaquera - Guaianazes 9 min 15 s 37,6 km/h

EL -> Luz - Guaianazes 34 min 42,3 km/h

Guaianazes - Suzano 18 min 15 s 42,7 km/h
Suzano - Mogi das Cruzes 14 min 30 s 50,1 km/h

:D

entretanto, o EL varia muito dependendo do dia... tem vezes que você fica :evil: ...mas outras vezes vai bem rapidinho :wink:

seria interessante se eu fizesse isso mais umas 10 vezes e no final tirasse uma média geral...


neeewwww
USUÁRIO JR
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem não lida por neeewwww » 07 Ago 2008, 16:43

Se quiser Will. amanha apanho os dados relativos as viagens... Assim o seu cálculo fica um pouco mais preciso/oficial ;)

Mas, se quiser ir se divertindo fazendo os cálculos... Deixo meus dados em "secreto" e depois comparamos ;D


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 07 Ago 2008, 16:57

neeewwww escreveu:Se quiser Will. amanha apanho os dados relativos as viagens... Assim o seu cálculo fica um pouco mais preciso/oficial ;)

Mas, se quiser ir se divertindo fazendo os cálculos... Deixo meus dados em "secreto" e depois comparamos ;D
por favor!
adoraria ver esses dados
:mrgreen:


neeewwww
USUÁRIO JR
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem não lida por neeewwww » 07 Ago 2008, 17:00

Amanhã eu posto aqui no fórum...

[]´s


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 20 Set 2008, 21:43

Na ultima vez que estive em Mogi, mais ou menos na metade de 2007, notei que após a estação de Estudantes (quando a linha segue em apenas uma unica via), os postes de sustentação para rede aérea, ainda estão de pé.

Pergunto: Até onde vai esse posteamento sem rede aérea após Estudantes (sentido Rio de Janeiro)?


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 21 Set 2008, 23:03

Rodrigo Leste 4 escreveu:Na ultima vez que estive em Mogi, mais ou menos na metade de 2007, notei que após a estação de Estudantes (quando a linha segue em apenas uma unica via), os postes de sustentação para rede aérea, ainda estão de pé.

Pergunto: Até onde vai esse posteamento sem rede aérea após Estudantes (sentido Rio de Janeiro)?

Ótima pergunta!!! Estive la no mes passado eu Creio que acabe por mais uns 50-100 metros adiante.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes