[Notícia] 'Observatório dos Transportes' acompanhará...


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] 'Observatório dos Transportes' acompanhará...

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Fev 2009, 11:14

"Observatório dos Transportes" acompanhará bondinhos de Santa Teresa e trens

11/02/2009 - 17h08

Os tradicionais bondinhos de Santa Teresa e os trens que circulam no ramal Guapimirim-Saracuruna passarão a ser monitorados à distância pelo "Observatório dos Transportes", idealizado e projetado pela Secretaria Estadual de Transportes. O sistema possibilitará a emissão de relatórios gerenciais em tempo real, com informações sobre rotas percorridas, velocidade, atrasos nas saídas das composições, até eventuais panes ou interrupções do transporte.

A sala de controle, localizada na sede da Secretaria, em Copacabana, conta com um monitor de LCD de 42" e seis computadores equipados com tecnologia de ponta e softwares que permitem o monitoramento 24hs dos meios de transportes. Os servidores já foram instalados e os técnicos que vão operar a central estão participando de um curso de operação do sistema. Na área externa, bondes e trens a diesel já receberam os aparelhos de GPS, que vão permitir o monitoramento. O projeto piloto funcionará por seis meses em sistema experimental.

Centrais de monitoramento de transporte como esta já existem em cidades como São Paulo, Curitiba, Nova York e Berlin, e facilitam o trabalho dos governos no acompanhamento de seus modais. No Rio de Janeiro, empresas como Metrô Rio, Supervia e Barcas S.A. já contam com equipamentos similares em seus Centros de Controle Operacionais - CCOs.

A estrutura implantada pela Setrans funcionará também como uma espécie de ''espelho'', direcionado ao acompanhamento dos veículos, a fim de observar as necessidades reais do setor e estabelecer uma comunicação mais próxima com as concessionárias, para, desta forma, oferecer à população mais qualidade, conforto e segurança.

Outra função do observatório é gerir cursos de logística de transporte para prefeituras. Os treinamentos serão aplicados por engenheiros do Governo do Estado, que passarão conceitos de políticas setoriais e simulações de planejamento de tráfego. A intenção é trabalhar para que o sistema de transporte acompanhe o padrão de crescimento das cidades.

A instalação do observatório tem em vista ainda a realização dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, a final da Copa de 2014 e a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016.

– Este é o primeiro passo para o Estado acompanhar a qualidade e assiduidade do transporte de massa oferecido à população. Nosso foco é desenvolver tecnologia da informação para atender melhor o usuário do transporte público – explica o secretário Julio Lopes.

---

Site da SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 12 Fev 2009, 11:44

Boa noticia e novo jeito de fiscalizar!

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 12 Fev 2009, 11:53

Bom saber que (pelo menos) aos poucos a CENTRAL está determinada a melhorar os serviços prestados por ela... :D

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes