TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 02 Out 2009, 19:07

:X: :X: :X: :X: :X: :( :( :( :( :( :TW: :TW: :TW: :HH: :HH: :HH: :HH: :HH:



Olá amigos foristas, estou criando este tópico para informar que recebi uma informação de um amigo que o TREM BARRINHA que fazia o trecho JAPERI-BARRA DO PIRÁI, não será reativado por questões operacionais com relação a MRS LOGÍSTICA, infelizmente, não teremos de volta este serviço que além de integrar estas cidades, propiciava um belo e nostalgico evento para o turismo e também para os apreciadores do transporte ferroviário de médias e longas distancias.
Além disso para se ver o quanto estão mudadas as diretrizes, existe um projeto para fazer um elevado para a linha sigela do SANFONA DE PARACAMBI, para que o mesmo não interceda na cirtulação da MRS no KM64, daí a prioridade somente para o escoamento de cargas, colocando a função social do transporte ferroviário em nenhum outro plano, reconheço a importância de tal condição, mas não se deve esqucer que inclusive históricamente no mundo inteiro...
O progresso a civilização o desenvolvimento das cidades e países, nasceu com a ferrovia por isso lá fora, são valorizadas e preservadas, aqui... São extintas...(...)

Enfins, este é o modelo que atualmente rege as determinações sobre o 'progresso' da ferrovia.

Quem souber de algum fato diferente ou outras notícias, agradeceria se postassem.

Coloquei este tópico aqui porque seria a (já extinta) CENTRAL LOGÍSTICA a responsavel pela operação do referido sistema.

Abraços para todos. :X: :X: :X: :X: :X: :( :( :( :( :( :TW: :TW: :TW: :HH: :HH: :HH: :HH: :HH:
<>RFURRIEL 00 RFFSA<> <>E801-ER801-ER1801-E1801<>


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 03 Out 2009, 01:50

Puxa...................... Mas então qual será o destino daqueles carros do Barrinha estacionados na Leopoldina ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 03 Out 2009, 13:55

Renanfsouza escreveu:Puxa...................... Mas então qual será o destino daqueles carros do Barrinha estacionados na Leopoldina ?

PROVAVELMENTE SUCATA AMIGO... :( :( :( :HH: :HH: :HH: :UH: :UH: :UH:
<>RFURRIEL 00 RFFSA<> <>E801-ER801-ER1801-E1801<>


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 03 Out 2009, 19:14

Não sei se é por eu passar algumas vezes e só de noite pelo viaduto, mas algumas semanas atrás, não tenho consegui ve-lô na Leopoldina, talvez a pouca iluminação das plataformas me dificulta. Teria como aproveitar alguma coisa para o ramal de Guapi?

Garanto que se a população de B. Piraí estivesse sabendo da idéia da reativação ou até mesmo saber que o trem estava prontinho, acho que fariam mais pressão.
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 03 Out 2009, 23:44

Brunoraraujo escreveu:Não sei se é por eu passar algumas vezes e só de noite pelo viaduto, mas algumas semanas atrás, não tenho consegui ve-lô na Leopoldina, talvez a pouca iluminação das plataformas me dificulta. Teria como aproveitar alguma coisa para o ramal de Guapi?

Garanto que se a população de B. Piraí estivesse sabendo da idéia da reativação ou até mesmo saber que o trem estava prontinho, acho que fariam mais pressão.

A população já sabe da existência do trem pois esta composição já cehgou em JAPERI se não em engano umas duas vezes em 2008, com diversas autoridaes, mas parece emsmo que não tem como pois se alega a dificuldade logística em relação a operação da MRS.
e com relação ao aproveitamento para o ramal de GUAPIMIRIM, teriam de modificar a bitola do trem, o que mais uma vez demandaria recursos financeiros, infelizmente não existe como pois não estão focados os interesses nesta situação.
Daí concluo mesmo que ficará em agurado até a baixa por imprestabilidade.

Gostaria que a situação fosse outra... :( :( :( :( :( :HH: :HH: :HH: :HH: :HH:

Abraços. :X:
<>RFURRIEL 00 RFFSA<> <>E801-ER801-ER1801-E1801<>

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por HGP » 04 Out 2009, 07:47

Não se pode organizar abaixo assinado??? Galera, agora o Rio é cidade olimpica então tudo que for feito em questão de transporte, mesmo no Grande Rio, será visto com outros olhos..... ;)

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Vicente » 04 Out 2009, 12:32

Aí, temos um sério problema.
O convívio entre transporte cargueiro e de passageiros deve existir, de forma pacífica e ordenada. Por isso sou favorável ao uso de vias segregadas na faixa de domínio. Só assim temos escoamento de produção e atendimento à população de modo organizado, sem um atrapalhar ao outro.
O mais adequado é que nos mobilizemos todos, façamos uma petição, uma carta, divulguemos isso. É patrimônio público que podera gerar lucro sendo disperdiçado, e o Rio precisa diversificar sua grande estrutura turística. Teremos milhares de visitantes nos próximos anos!

Avatar do usuário

cbtu
Usuário Jr.
Mensagens: 113
Registrado em: 19 Set 2009, 10:16
Contato:

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por cbtu » 04 Out 2009, 12:33

concerteza os carros do barrinha que estao la na leopoldina vao pra sucata ou para o ramal itaguai que o governo do estado disse que vai reativar . wll


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Out 2009, 15:30

Vicente A.O.Junior escreveu:Aí, temos um sério problema.
O convívio entre transporte cargueiro e de passageiros deve existir, de forma pacífica e ordenada. Por isso sou favorável ao uso de vias segregadas na faixa de domínio. Só assim temos escoamento de produção e atendimento à população de modo organizado, sem um atrapalhar ao outro.
O mais adequado é que nos mobilizemos todos, façamos uma petição, uma carta, divulguemos isso. É patrimônio público que podera gerar lucro sendo disperdiçado, e o Rio precisa diversificar sua grande estrutura turística. Teremos milhares de visitantes nos próximos anos!
Abaixo assinado eu acho uma ótima idéia. Poderíamos assinar em espiral inclusive para manter em segredo a ordem das assinaturas e tudo mais.

Poderíamos entregar à autoridade estadual, à MRS e às prefeituras de Japeri e Barra do Piraí. Vamos amadurecer essa idéia ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 04 Out 2009, 17:48

Renanfsouza escreveu:
Vicente A.O.Junior escreveu:Aí, temos um sério problema.
O convívio entre transporte cargueiro e de passageiros deve existir, de forma pacífica e ordenada. Por isso sou favorável ao uso de vias segregadas na faixa de domínio. Só assim temos escoamento de produção e atendimento à população de modo organizado, sem um atrapalhar ao outro.
O mais adequado é que nos mobilizemos todos, façamos uma petição, uma carta, divulguemos isso. É patrimônio público que podera gerar lucro sendo disperdiçado, e o Rio precisa diversificar sua grande estrutura turística. Teremos milhares de visitantes nos próximos anos!
Abaixo assinado eu acho uma ótima idéia. Poderíamos assinar em espiral inclusive para manter em segredo a ordem das assinaturas e tudo mais.

Poderíamos entregar à autoridade estadual, à MRS e às prefeituras de Japeri e Barra do Piraí. Vamos amadurecer essa idéia ?
:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :HH: :HH: :HH: :HH: :HH: :HH: :HH: :HH: :(

Infelizmente amigos a MRS não cedeu a outros apelos anteriores mesmo com a solicitação em abaixo assinados diversos ao longo do tempo desde a tragédia de 1996.
Meu amigo disse que eles alegaram que teriam de suprimir 10 viagens de seus carguieros por dia por conta da circulação do Barrinha, e isto eria de grnade prejuízo para eles...
Quanto ao ramal de Itaguaí eu olhei no Google Earth toda a extensão da via foi retirada...
Me parece que havia interesse de uma operadora de carga estrangeira em admisnistrar o trecho, por conta das obras do porto, mas não escutei falar mais nada...
Com relação ao Estado também não soube de nenhuma outra notícia, no sentido de revitalização.
Creio que a solução seria a construção de uma outra via exclusiva para o Barrinha mas isso seria demasiado oneroso.
Se exisitisse interesse poderia se pensar em tal situação e até estender o projeto para integrar os ramais de JAPERI e SANTA CRUZ, mas é mesmo utópico.
Infelizmente o destino dos carros S.400 é mesmo a sucata...

Abraços. :X:
<>RFURRIEL 00 RFFSA<> <>E801-ER801-ER1801-E1801<>


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Francis » 07 Out 2009, 17:56

HGPFILHO escreveu:Não se pode organizar abaixo assinado??? Galera, agora o Rio é cidade olimpica então tudo que for feito em questão de transporte, mesmo no Grande Rio, será visto com outros olhos..... ;)
Esta questão é de cunho jurídico, Horácio.
Na concessão das ferrovias à iniciativa privada, não se obrigou a elas que prestassem serviços de passageiros e obviamente isso não é interessante do ponto de vista deles.
Porém, elas são obrigadas a darem passagem a trens de passageiros (se não me engano, três pares por dia), mas isso sujeito a acertos na grade horária das empresas. Portanto, o abaixo-assinado de nada adianta.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 07 Out 2009, 22:19

Francis escreveu:
HGPFILHO escreveu:Não se pode organizar abaixo assinado??? Galera, agora o Rio é cidade olimpica então tudo que for feito em questão de transporte, mesmo no Grande Rio, será visto com outros olhos..... ;)
Esta questão é de cunho jurídico, Horácio.
Na concessão das ferrovias à iniciativa privada, não se obrigou a elas que prestassem serviços de passageiros e obviamente isso não é interessante do ponto de vista deles.
Porém, elas são obrigadas a darem passagem a trens de passageiros (se não me engano, três pares por dia), mas isso sujeito a acertos na grade horária das empresas. Portanto, o abaixo-assinado de nada adianta.

Correto amigo, com os contratos de concessão as "empresas" fazerm o que querem e como sempre a visão nunca é social, mas sim sempre o lucro, e quem sai perdendo é a população que tem os serviços extintos como sempre e sem nenhuma alternativa ou explicação. :( :( :( :( :( :( :( :( :(


Abraços. :X: :X: :X: :X: :X: :X:
<>RFURRIEL 00 RFFSA<> <>E801-ER801-ER1801-E1801<>

Avatar do usuário

cbtu
Usuário Jr.
Mensagens: 113
Registrado em: 19 Set 2009, 10:16
Contato:

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por cbtu » 08 Out 2009, 16:43

siceramente eu prefiro que nem volte tracionado a diesel e muito ruim .


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Gustavodc » 08 Out 2009, 17:00

O convívio entre transporte cargueiro e de passageiros deve existir, de forma pacífica e ordenada. Por isso sou favorável ao uso de vias segregadas na faixa de domínio. Só assim temos escoamento de produção e atendimento à população de modo organizado, sem um atrapalhar ao outro.
Pessoal, também tem o fato de que a prioridade é do trem de passageiros, não?


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 08 Out 2009, 19:11

06.10.09 às 16h35 > Atualizado em 06.10.09 às 16h40

Trem que ligava Baixada à Barra do Piraí não volta a circular

POR RICARDO VILLA VERDE, RIO DE JANEIRO

Rio - A volta da circulação do trem de passageiros conhecido como Barrinha, que ligava Japeri, na Baixada Fluminense, a Barra do Piraí, no Sul do estado, foi descartada pelo governo do Estado. As composições que haviam sido reformadas para voltar a circular no trecho serão deslocadas para o ramal de Guapimirim, que será operado pela Supervia. Por isso, os trens já estão tendo as bitolas alteradas.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. "A Supervia está mudando a bitola deles (trens) porque o Barrinha não pôde ser utilizado por causa do transporte de carga da MRS", explicou o secretário.

Segundo Lopes, não havia como dar previsibilidade de horário para circulação do Barrinha, porque o ramal entre Japeri e Barra do Piraí é utilizado extremamente pela MRS para transporte de cargas. "Os trens do Barrinha agora vão servir à população de Guapimirim", explicou o secretário.

A volta do Barrinha aos trilhos chegou a ser anunciada para 2007, mas entraves com a MRS Logística, concessionária do ramal da antiga Central do Brasil desde 1996, impediram o retorno. O trem parou de circular em setembro de 1996, após um grave acidente que causou a morte de 15 pessoas e deixou 60 feridos. Foi a maior tragédia do sistema ferroviário dos últimos 30 anos. O Barrinha, que transportava 90 passageiros, foi atingido a 700 metros da estação de Japeri por um trem de carga que desceu a serra desgovernado. Moradores das cidades atendidas pelo trem protestaram contra a paralisação, mas o Barrinha nunca mais voltou a circular.
Abraços,
Bruno


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: TREM BARRINHA - JAPERI - BARRA DO PIRAÍ

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 08 Out 2009, 19:12

Estão dispostos a mudar a bitola... agora só gostaria de saber mais informações sobre a Supervia aí na operação de Guapimirim. É uma surpresa ou o fim da CENTRAL mesmo? Visto que os bondes de Santa Teresa será passado para prefeitura...
Abraços,
Bruno

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes