[Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Jun 2008, 07:43

Nome: Capim Melado

Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) Imagem (?-Atualmente)
Ramal: Itaboraí.
Plataformas: 1

Quando deixei a Parada Rodo, caminhando pela via eu procurava duas outras paradas: Estrela do Norte e Capim Melado.

Chegando no bairro de Estrela do Norte perguntei a um senhor dono de mercado onde a suposta parada se localizava. Ele infelizmente me disse que ela fora demolida por completo em 2003/2004.

Então eu continuei o caminho e encontrei a Parada Capim Melado com informações de alguns moradores. Ela não passa de uma plataforma sem cobertura.

O dono do mercado havia me contado como era a Parada Estrela do Norte. Pelo que me falou, devia ser muito parecida com a Parada Capim Melado: uma caixa de alvenaria cheia de terra socada (método de construção obviamente mais barato do que plataformas todas de alvenaria ou concreto). Eu já tinha ouvido falar sobre esse método de construção de plataformas, mas foi a primeira que eu vi pessoalmente.

Foto 1: A Parada Capim Melado
Imagem

Foto 2: Chega a ser difícil imaginar algo mais simples do que essa parada
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Eu fui pro outro lado da rua porque um cachorro que ficava na parada me estranhou
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: Mas logo o cachorro cansou de latir para mim e eu voltei
Imagem

Foto 8: Em cima da plataforma. Notem que o embarque é pelo lado esquerdo da foto, ao contrário da maioria que eu estive no Ramal de Itaboraí. A única coisa que eu achei ruim sobre essa terra socada é justamente que favorece o crescimento de mato. Mas deu pra sentir que a terra é bem compactada, tentei chutar pra ver se descolava um pouco de terra mas não aconteceu - a terra foi muito bem socada
Imagem

Foto 9: Parte dos trilhos não está coberta pelo mato nesse trecho
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Após essa parada eu continuei rumo à Estação Alcântara, mas fui informado que o trecho que margeia a linha férrea a partir desse ponto era perigoso, então eu fui por uma avenida principal.

Mas eu acabei me perdendo e não voltei a achar o Ramal de Itaboraí. Fora isso eu já estava todo vermelho de sol e exausto por isso voltei pra casa de ônibus.

Mas foi ótimo conhecer essas estações e paradas do Ramal de Itaboraí. Espero um dia ter tempo pra pegar um ônibus direto da Central do Brasil para este local e continuar o passeio até Itaboraí. Foram 22 Km a pé das barcas em Niterói até Capim Melado em uma caminhada de cinco horas, onde conheci as seguintes estações e paradas: General Dutra, Maruí, Barreto, Neves, Porto da Madama, São Gonçalo, Rodo e Capim Melado. Valeu a pena.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-11 por Renan Souza
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jun 2008, 04:23

Vinicius

Nem mais parece uma parada. E interessante esse método de fazer plataformas, nunca tinha ouvido falar dele. E Renan, fora esse trecho que disseram que é perigoso (viu como é bom bater um papo com o pessoal do local), você diria que os trechos que você percorreu oferecem algum risco (quero conhecer um dia isso tudo)?

E mais uma vez meus parabéns por esse trabalho excelente que você se dispôs a fazer para todos nós.

renanfsouza

^^ Olha Vinicius... Não achei perigoso não. Passei em alguns lugares humildes, mas perigo acho que não até porque eu perguntei pra mais de 10 pessoas de estabelecimentos pelo caminho se eu poderia passar com tranquilidade.

Costumo perguntar para mulheres. Acho mais difícil de mentirem ou me colocarem em situações de risco propositalmente.

Não passei em nenhum lugar ermo mas o dono do mercado que conheci em Estrela do Norte me disse que as estações mais próximas a Itaboraí são literalmente no meio do mato.

Quer dizer, isso com questão à segurança. Mas não recomendo andar lá de chinelo por causa dos ratos em alguns lugares. Eu também passei Off três vezes durante o percurso (medo de mais dengue).
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Nina » 17 Nov 2009, 13:55

Poxa só aqui encontrei referência a essa parada. Leio muito o site Estações Ferroviárias e até contribuo, mas lá não tinha referência sobre ela;
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Nov 2009, 20:28

^^ Se você tiver como entrar em contato com o Ralph, diga a ele que se ele quiser pode usar as minhas fotos, já que não tem nenhuma. Eu já tentei entrar em contato com ele para contribuir com o Estações Ferroviárias mas ele nunca respondeu os meus e-mails.

Mas com a condição que ele entre em contato comigo primeiro para que eu ponha a marca d'água do TGVBR - Ferrovias do Brasil na foto, ou que ele se refira a mim no site como "Renan Souza do TGVBR" na autoria das fotos.

Nada mais justo, afinal quando utilizo alguma informação do Estações Ferroviárias eu cito a fonte ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Nina » 18 Nov 2009, 20:38

Renanfsouza escreveu:^^ Se você tiver como entrar em contato com o Ralph, diga a ele que se ele quiser pode usar as minhas fotos, já que não tem nenhuma. Eu já tentei entrar em contato com ele para contribuir com o Estações Ferroviárias mas ele nunca respondeu os meus e-mails.

Mas com a condição que ele entre em contato comigo primeiro para que eu ponha a marca d'água do TGVBR - Ferrovias do Brasil na foto, ou que ele se refira a mim no site como "Renan Souza do TGVBR" na autoria das fotos.

Nada mais justo, afinal quando utilizo alguma informação do Estações Ferroviárias eu cito a fonte ;)
Ué Renan, a mim ele sempre me responde, as vezes demora um pouco. Tanto que já contribui com algumas imagens para o site (as da Parada Amaral ele já publicou). Olha você pode ta mandando para o e-mail antigo. Vou deixar o e-mail que entro em contato com ele: hr.cons@uol.com.br
Espero que consiga contato
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Julio » 22 Fev 2011, 21:16

Vejam que ela antes tinha cobertura e muro!
Acho estranho que tenham derrubado,mas não a parada toda,inclusive a plataforma!
Pensando bem,pode ter sido para evitar que bandidos e drogados se escondam.

Ela tinha uma estrutura de praticamente uma estação!

Eu tenho uma foto dela,acho que de 2001,que,por não saber seu nome,identifiquei com o nome do bairro,Antonina.

Vou pedir ao Dado,que a digitalizou,para colocá-la aqui.

"Mas com a condição que ele entre em contato comigo primeiro para que eu ponha a marca d'água do TGVBR - Ferrovias do Brasil na foto, ou que ele se refira a mim no site como "Renan Souza do TGVBR" na autoria das fotos."

Melhor é você mesmo colocar a marca d´água,pois o Ralph me disse que ele nunca edita fotos!

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Fev 2011, 21:43

Confirmo suas informaçoes Julio, no domingo passado estivemos la, essa parada e conhecida tanto pelo nome PARADA CAPIM MELADO ou PARADA ANTONINA. Outro detalhe confirmamos a presença das fundaçoes de um abrigo que fora demolido, parece um abrigo 2x2 metros possuindo ainda parte de seu piso que parece tacos. <O>

Julio escreveu:Vejam que ela antes tinha cobertura e muro!
Acho estranho que tenham derrubado,mas não a parada toda,inclusive a plataforma!
Pensando bem,pode ter sido para evitar que bandidos e drogados se escondam.

Ela tinha uma estrutura de praticamente uma estação!

Eu tenho uma foto dela,acho que de 2001,que,por não saber seu nome,identifiquei com o nome do bairro,Antonina.

Vou pedir ao Dado,que a digitalizou,para colocá-la aqui.

"Mas com a condição que ele entre em contato comigo primeiro para que eu ponha a marca d'água do TGVBR - Ferrovias do Brasil na foto, ou que ele se refira a mim no site como "Renan Souza do TGVBR" na autoria das fotos."

Melhor é você mesmo colocar a marca d´água,pois o Ralph me disse que ele nunca edita fotos!
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Fev 2011, 17:51

Julio, estou tentando encontrar a sua foto ... maluco, nem eu sabia disso, mas tenho mais de 600 CDs e DVDs com backups meus ... cruz credo, daqui a pouco vou ser soterrado !
:O
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Fev 2011, 18:20

Caramba ... hoje foi sinistro. Da pilha de CDs e DVDs que tenho aqui, fiquei procurando o cd de backup que teria as fotos de backups da câmera do Julio, capturadas há alguns meses.

Acontece que fiquei procurando, procurando em vários CDs/DVDs a bendita pasta com os arquivos e nada !

Então me lembrei que ano passado tivemos uma discussão eu e minha noiva, e ela apagou um monte de arquivos que eu tinha no computador dela ... e as fotos feitas pelo Julio estavam lá ! ! !

=o =o =o

Pessoal, suei frio, deu um mal-estar ... até que encontrei os arquivos ! ! ! NO ÚLTIMO DVD da pilha ! ! ! Caramba, fortes emoções ! ! !
:Y:
Só que não encontrei a foto que você falou, Julio, apenas da Parada Rôdo, dentre muitas outras ... a não ser que eu não esteja reconhecendo o local, mas tenho quase certeza de que ela não está nesta lista.

Tem cetreza de que a foto está comigo ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Julio » 28 Fev 2011, 00:23

COMO SE FAZ PARA UPAR UMA FOTO AQUI?

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Mar 2011, 08:42

Pessoal, abaixo está uma rara foto feita pelo Julio, em 08 de maio de 2001 (ou seja, há 10 anos) da Parada Capim Melado. Observem que diferença para hoje em dia:

Imagem

Agradeço ao Julio pelo registro e pelo envio a mim desta foto. Show de bola !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por NANDORJ » 03 Mar 2011, 13:16

E quase uma estaçao, pena que foi demolida. Um fato ainda me intriga. Como os passageiros subiam no trem? Pois nao tinha plataforma, basta verificar que as fundaçoes do abrigoe no nivel dos trilhos. Sera que havia alguna plataforma improvisada, que nao esta aparecendo na foto do Julio? :ph34r: :ph34r: :ph34r:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Vinicius » 03 Mar 2011, 15:06

Registro raríssimo. Obrigado Julio e Dado.

Então, eu reparei alguns detalhes nessa foto:

- Na parede do lado direito, parece que existia um pedestal igual aqueles que se colocam placas de inauguração/comemorativas.

- Ainda no lado direito, reparem que uma parede que dava para a linha foi quebrada e o chão com uma tonalidade mais escura está mais alto. Foi nesse local que vimos os restos de piso, ou seja, essa parte deveria ser uma sala fechada, talvez a bilheteria.

- Reparem também que a estação era murada e que nessa abertura no lado esquerdo cabe perfeitamente um torniquete. Aliás, foi nesse local que vimos marcas no chão que podem ser de um. Provavelmente, em alguma época, a parada era fechada e a cobrança feita ali mesmo.
NANDORJ escreveu:E quase uma estaçao, pena que foi demolida. Um fato ainda me intriga. Como os passageiros subiam no trem? Pois nao tinha plataforma, basta verificar que as fundaçoes do abrigoe no nivel dos trilhos. Sera que havia alguna plataforma improvisada, que nao esta aparecendo na foto do Julio? :ph34r: :ph34r: :ph34r:
Nando, o abrigo ocupa mais ou menos a parte central da parada. Ainda sobraria bastante espaço para os passageiros embarcarem. Essa foto do Renan mostra bem isso:

Imagem

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por NANDORJ » 03 Mar 2011, 19:40

Oi Vinicius tudo bom? Irmaozinho nao quis dizer na questao de espaço também sei q tinha bastante, falo da questao de uma plataforma. Como os passageiros subiam no trem? Pois os trilhos estao na altura do abrigo(vejo os trilhos numa boa), na foto do Julio também nao consigo perceber como os passageiros saiam do chao para o nivel do trem. Tinha de escalar ou trepavam em caixotes rs? rs :ph34r: :ph34r: :ph34r: :WK: :WK:

OBS na parada do Rodo a plataforma fica num nivel e os trilhos de outro, nessa os trilhos estao encima dessa plataforma uai :P :P :P :P
Sera que havia uma pequena plataforma atras desse murinho a direita da foto do Julio?
Vinicius escreveu:Registro raríssimo. Obrigado Julio e Dado.

Então, eu reparei alguns detalhes nessa foto:

- Na parede do lado direito, parece que existia um pedestal igual aqueles que se colocam placas de inauguração/comemorativas.

- Ainda no lado direito, reparem que uma parede que dava para a linha foi quebrada e o chão com uma tonalidade mais escura está mais alto. Foi nesse local que vimos os restos de piso, ou seja, essa parte deveria ser uma sala fechada, talvez a bilheteria.

- Reparem também que a estação era murada e que nessa abertura no lado esquerdo cabe perfeitamente um torniquete. Aliás, foi nesse local que vimos marcas no chão que podem ser de um. Provavelmente, em alguma época, a parada era fechada e a cobrança feita ali mesmo.
NANDORJ escreveu:E quase uma estaçao, pena que foi demolida. Um fato ainda me intriga. Como os passageiros subiam no trem? Pois nao tinha plataforma, basta verificar que as fundaçoes do abrigoe no nivel dos trilhos. Sera que havia alguna plataforma improvisada, que nao esta aparecendo na foto do Julio? :ph34r: :ph34r: :ph34r:
Nando, o abrigo ocupa mais ou menos a parte central da parada. Ainda sobraria bastante espaço para os passageiros embarcarem. Essa foto do Renan mostra bem isso:

Imagem
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [Ramal de Itaboraí] Parada Capim Melado

Mensagem não lida por Julio » 04 Mar 2011, 01:07

Eu acho que não.Os trilhos não deveriam ser no mesmo nível não.Mas a plataforma não deveria ser muito alta,nivelada com o trem.
Comparando a foto antiga com as atuais,não se vê diferença de nível.

Vendo as atuais,os trilhos não parecem estar no mesmo nível.O matagal atrapalha a visão.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes