[Ramal de Guapimirim] Estação Magé


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Jun 2008, 07:45

Nome: Magé

Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) Imagem (?-Atualmente)
Ramal: Guapimirim.
Plataformas: 2

14/05/2008, por David Rodrigues.

No dia 14 de maio eu e um amigo que é busólogo e agora está aprendendo a gostar de trens comigo resolvemos fazer um passeio a Guapimirin paroveitando a comodidade que o Rio Card estudante nos oferece. Embarcamos em um ônibus no bairro de Coelho Neto e desembarcamos na Pavuna que fica a poucos quilômetros, depois embarcamos em outro ônibus para chegarmos ao centro de Duque de Caxias, desembarcamos lá e aguardamos outro ônibus em direção a Magé.

Quando chegamos, eis que avisto a Estação Magé escondida atrás da rodoviária no centro de Magé, andamos um pouco mais a frente e entramos na estação por uma passagem de nível próxima às plataformas. Elas possuem escadas fixas para embarque que é preferencialmente gratuito.

Subimos na plataforma, saquei minha câmera e tirei as seguintes fotos.

Foto 1: Plataforma sentido Guapimirin, foco no sentido Saracuruna
Imagem

Foto 2: Sentido Saracuruna
Imagem

Foto 3: Mezanino da estação
Imagem

Foto 4: Uma das fotos que mais gostei de ter tirado na vida. Enquadramento perfeito do mezanino, das escadas e ao fundo as vias de bitola métrica seguindo no sentido Guapimirim
Imagem

Foto 5: Bilheterias fechadas, visão da área "paga" da estação
Imagem

Foto 6:
Banco de concreto padrão, existente na maioria das estações da CENTRAL e da Supervia
Imagem

Foto 7: Este imóvel faz parte da estação, deve pertencer à administração do ramal ou coisa parecida, já que há poucas estações e o restante serem paradas
Imagem

Foto 8: Encontrei essa placa em uma das portas, não sei porque mas tem o logotipo da CBTU e o nome Gramacho, sendo que o ramal começa em Saracuruna
Imagem

É isso, depois disso embarcamos em mais um ônibus em direção ao centro de Guapimirin, mais isto é outra história.

Espero que tenham gostado das fotos, fiz o máximo de esforço para tirá-las a favor do sol, mas fui infeliz na tentativa e tive que arriscar a maioria contra a luz.

29/11/2009, por Renan Souza e Guilherme Pinho

Foto 9: Curva acentuada nas imediações da Estação Magé
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12: Pessoas embarcam e desembarcam
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18: Mezanino
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20: Por baixo do mezanino
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24: E o trem seguiu para a Parada Iriri
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza e David Rodrigues
Fotos: 1-8 por David Rodrigues em 14/05/2008 e 9-24 por Renan Souza em 29/11/2009
Contribuições: Guilherme Pinho
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jun 2008, 04:33

Vinicius

Lembra muito as estações da Supervia. E aquela construção ao lado da via era a antiga estação de Magé, da época da antiga Estrada de Ferro Teresópolis.

lipe_andreense

Muito bom David !!!

Esse mezanino me lembra a estação de Poá, daqui.

LANDRAIL

Parece algumas estações da SUPERVIA,o predio da administração parece estações do interior!!!!
E essa placa da CBTU, muito louca!!!!

HGPFILHO

Lembra mesmo algumas estruturas da CPTM aqui... é engracado como nas fotos praticamente nao se veem pessoas nem trens....Como dinamizar e vitalizar a Central é o desafio. A linha 3 do metro carioca contribuirá em parte mas e o restante das linhas e ramais?

[D.S.R] David SR

Esqueci de citar um detalhe, iria deixar pra falar quando postasse as fotos que faltam, mas como o HGP citou...

A estação estava vazia no dia porque o ramal estava fechado e a estação também, eu invadi de certa forma, as bilheterias estavam fechadas mas a passagem de nível ao lado da estação não. , sem previsão para partida dos Trens de Guapimirim ou Saracuruna, logo depois de tirar essas fotos eu fui a Guapimirim e o Trem que circula no trecho estava lá parado, sem nenhuma locomotiva para tracioná-lo.

E quanto a este ramal, ficará do jeito que está, o governo não vai mover um dedo por ele por enquanto, a Central já perdeu o ramal de Itaboraí.

No fim só restará a Central os Bondes de Santa Tereza e o ramal de Guapimirim.

HGPFILHO

temerário isso David. Interrupçoes assim sao um prato cheio para a desativacao total....

[D.S.R] David SR

A única solução futura que vejo para este ramal é a duplicação das vias e pra ficar mais barato ainda, por VLTs a diesel como fizeram no Ceará.

LANDRAIL

Concordo com você David!!!
neste caso especificamente um VLT diesel iria ficar bem melhor e econômico!!!!!

LANDRAIL

mas discordo, a duplicação não vai ficar mais barata, tanto a duplicação quanto a manutenção, isso iria duplicar os gastos, para uma linha de pouca demanda!!!!

[D.S.R] David SR

Eu tinha essa visão quando não conhecia o leito do ramal, mas depois que estive lá e acompanhei vários quilômetros pela janela do ônibus pude ver que o leito não existe, podem por até 3 vias paralelas, não existe praticamente nada delimitando a faixa de dominio da ferrovia, só fizeram um caminho de brita, colocaram os dormentes, os trilhos e pronto, acredito eu que em algum momento o ramal teve 2 vias em todo o trecho, pois a partir da estação Magé que tem 2 vias uma grua ferroviária ocupa uma das vias a anos impossibilitando o uso das duas.
Acho que os resto já de se imaginar, os moradores do entorno removeram a via inutilizada por conta própria para vender os trilhos.
Se for contar desapropriações para fazer a duplicação é só afastar a casa das pessoas uns 10 metros, pois as casas ficam relativamente distantes umas das outras ao longo da via.

Acho que fica barato pelo fato do gasto em desapropriações ser praticamente nulo, manutenção então... mas um zero, e a carência de Transporte da região é um insentivo a mais para as pessoas utilizarem o serviço já que atualmente a qualidade do mesmo é praticamente zero, dando a falsa impressão que teria baixa demanda.
A única coisa que deixaria o ramal inviável sem subsídios do governo é que a entradas nas estações e paradas é preferencialmente gratuito, isto torna o ramal 100% deficitário.

HGPFILHO

Porra David, nem preciso dizer qual foto deve ser o thumbnail de Magé. Parabens cara!

Vinicius

David, essa penúltima foto ficou ótima. Parabéns.

renanfsouza

Perfeitas as suas fotos, David !

Adorei a estação. Realmente bem parecida com as da Supervia. Quando estive no ramal de Itaboraí não encontrei nenhuma como essa.

Mas pelo que parece, Magé é uma das únicas estações desse ramal (a maioria são paradas) né ?

Cara, parabéns. Li a sua PM. Farei a thumbnail com a foto que você mais gostou ali.

É o TGVBR desbravando CENTRAL Logística !!!

Vinicius

O que eu não entendi é porque essa estação é tão parecida com as da Supervia. Pelo que eu saiba, as outras estações desse ramal são simples paradas ou pequenas estações. Será que a modernização dela fez parte de algum plano de melhoramento desse ramal?

Elias

"Encontrei essa placa em uma das portas, não sei porque mas tem o logotipo da CBTU e o nome Gramacho, sendo que o ramal começa em Saracuruna. "

Esta placa era da época em que a SuperVia não havia construído o trecho de bitola larga (1,60m) entre as estações terminais Gramacho e Saracuruna. Na época os trens elétricos seguiam somente até a estação terminal Gramacho. Nesse ponto, havia transferências pa ra a bitola estreita como há hoje em Saracuruna. A placa deve ter sido colocada em 1994 e as bilheterias em funcionamento também são dessa época. Hoje as bilheterias estão sempre fechadas. Ninguem paga para entrar na estação. A tarifa é cobrada no interior dos trens.

Elias

Há outras estações que não são símples paradas: Bongaba, Suruí, Jororó alem´de Magé e Guapimirim.
Esqueci de informar-vos que a estação Bongaba (km.42,092) foi desativada recentemente devido a falta de segurança e de movimento dos usuários. Eu fui o ultimo passageiro a embarcar nessa estação. Em breve relatarei o estado dela (um dos motivos para o trem não parar lá). Trarei fotos também da parada da Meia Noite.

renanfsouza

^^

Opa ! Beleza cara... Mostra ai pra gente !!

Eu adorei ter conhecido as estações que estive e as fotos de Magé. Esse é um dos meus sub-fóruns favoritos.

Elias, você sabe se é perigoso andar pela via no ramal de Guapimirim ? Eu gostaria de fazer partes do percurso a pé um dia.

Elias

Renan, NÃO faça isso! Em alguns pontos da via não há nada nem "ninguem". Com sua câmera digital, voce poderá ser assaltado! Nas proximidades da Estação Bongaba, por exemplo, só há capim e uma casa abandonada. A Rodovia Rio-Teresópolis fica a uns 800 metros da estação e não é possivel andar até lá, devido ao mato alto e ao lamaçal. Se um assaltante aparecer com uma faca, voce não terá meios para pedir socorro.

Elias

Claro que é perigoso, pois, em muitos lugares, se um assltante te aparecer, você não terá meios para pedir socorro.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por Renanfsouza » 31 Dez 2009, 13:42

Novidades ai ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 16 Jan 2010, 01:12

Na boa essa estação é muuuuuuuuuuito parecida com Honório Gurgel!!!
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 16 Jan 2010, 11:21

Oh saudades deste lugarzinho. Meu pai trabalhou ai no "CCO", foi o ultimo lugar ferroviário que visitei com ele ainda quando Flumitrens em 2000. Depois perdi contato com ferrovias por muitos anos... os problemas de sinais na comunicação me parecem que ainda existem hoje em dia, fora os velhos conhecidos de longa data.
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jun 2010, 21:35

Reforço o conselho sobre Bongaba ... não faça o que eu fiz em 2009, quando caminhei sozinho da rodovia até Bongaba e depois pelo leito do ramal de Guapimirim até a parada Mauá. Além de ser completamente desabitado, o local pode reservar surpresas, como bois e vacas pastando (e chifrando, se der bobeira), além de outros animais. Sem contar com os humanos, claro ... e ainda tem os pontilhões centenários e em ruínas da EF Mauá, passando sobre brejos insalubres ... equilíbrio e distribuição do seu peso são fundamentais para atravessa-los.

O conselho é andar em grupo, realmente !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 09 Mar 2011, 16:35

Mais fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Contribuições: NANDORJ e Nighto
Editado pela última vez por Guilherme Pinho em 06 Jan 2012, 23:23, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

cbtu
Usuário Jr.
Mensagens: 113
Registrado em: 19 Set 2009, 10:16
Contato:

Re: [Ramal de Guapimirim] Estação Magé

Mensagem não lida por cbtu » 08 Set 2011, 10:11

na placa esta escrito gramacho pq ate 1999 o diesel sai de gramacho


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Magé: estação modernizada, abandonada e vegetada

Mensagem não lida por rodineisilveira » 19 Out 2015, 17:45

Uma estação modernizada, em estado de abandono e já vegetada.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes