Secretaria de Transportes investe na recuperação do ramal...


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Secretaria de Transportes investe na recuperação do ramal...

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Jan 2011, 09:10

Secretaria de Transportes investe na recuperação do ramal ferroviário de Guapimirim

24/01/2011 - 20h24

Depois de 20 anos sofrendo sem investimentos públicos, o ramal ferroviário de Guapimirim está recebendo a atenção que merece. Os 42km do trecho passaram por um intenso processo de recuperação estrutural, finalizado pela Secretaria Estadual de Transportes no ano passado, e também ganhou um novo trem de passageiros, que substituiu o antigo “trem fantasma”. Além destes investimentos feitos pelo Governo Sérgio Cabral, o ramal está prestes a ganhar mais uma novidade. Um convênio assinado entre Estado e Banco Mundial vai permitir a reforma de mais duas composições, que proporcionarão mais agilidade e conforto às viagens da população de Guapimirim.

A licitação para a reforma dos trens deverá ser aberta já no próximo mês de março. Em função disto, o secretário Julio Lopes esteve na cidade de Fortaleza, onde também está sendo feito um grande trabalho de reforma em material rodante, a fim de conhecer as peculiaridades do processo. Os novos trens serão equipados com travamento automático de portas, novos sistemas de tração e freios, além de interiores mais modernos e seguros.

- A população de Guapimirim passou muitos anos padecendo com a antiga estrutura de transporte ferroviário da região. Desde 2007, estamos pondo em operação este importante pacote de recuperação. Além de todas as intervenções que já fizemos ali, o anúncio da reforma destes trens vem para agregar ainda mais condições de mobilidade urbana ao sistema de transporte do Grande Rio – explica o secretário Julio Lopes.

A reforma feita pelo Governo no ramal – formado por 18 estações, de Guapimirim até Saracuruna – contou a troca de grande parte dos trilhos, contensão de encostas, além da reestruturação de pontes metálicas, de plataformas de embarque e desembarque, e melhorias físicas nas estações.


---

Fonte: SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Secretaria de Transportes investe na recuperação do ramal...

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jan 2011, 12:40

Aleluia ! ! !

:Y:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Secretaria de Transportes investe na recuperação do ramal...

Mensagem não lida por NANDORJ » 25 Jan 2011, 20:09

Eu, Guilherme Pinho e o Nighto estivemos no trecho de Saracuruna ate Mage no dezembro passado achei o trecho em bom estado, eu disse bom estado e nao otimo, achei que alem disso devia ser feito uma boa drenagem em certos pontos, pois de tao umido, tem algumas hortas em certos trechos de dormentes rs, em outros pontos o lençol freatico era bem aparente no nivel dos trilhos, haja lama rs, olha que era um dia de muito sol, o que significa que nao era acumulo de agua que nao percolou. Sabado agora eu e mais alguns guerreiros estaremos no trecho Mage- Guapimirim, espero que esteja pelo menos satisfatorio como o primeiro trecho de Saracuruna ate Guapimirim. <O>

DadoDJ escreveu:Aleluia ! ! !

:Y:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Secretaria de Transportes investe na recuperação do ramal...

Mensagem não lida por NANDORJ » 31 Jan 2011, 17:39

Eu, Vinicius, Guilherme Pinho, Nighto e o Brunno, iamos subir de trem nesse mesmo sabado ate Guapi para nossa expediçao ferroviaria, que foi realizada com sucesso. Em Saracuruna e em varios trechos do ramal fomos avisados que havia ocorrido esse acidente em Surui. Ate por agentes da Supervia em Saracuruna e por funcionarios da CENTRAL em Mage e em Guapimirim. Dizem que nunca viram uma locomotiva diesel tao estragada num acidente. E a mesma que foi reformada recentemente, e inaugurada pelo Julio Lopes com aquela composiçao reformada em Minas, composiçao essa que e mentirosamente vinculada no site do governo do estado como nova. Na verdade sao carros da Pidner fabricados em 1978, cuja reforma foi muito boa. Voltando a locomotiva a mesma ficou tao avariada pois como os proprios funcionarios da Central falaram e um pedacinho de varias locos, ou seja um Frankstein, com varias partes soldadas e com um banho de tinta e plastique.Em sintese nao oferece proteçao e e sujeita a varias fadigas estruturais ja que as U-12 da GE sao da decada de 50 deram tudo o que podiam. Outro detalhe os ditos 13 mil dormentes trocados e mentira, foi feito uma maquiagem, e também foram colocados dormentes podres de eucalipto, sem o devido tratamento com creozoto. Funcionarios da Central Logistica nos informaram que uma empresa particular ganhou a concorrencia para assentar os dormentes. Funcionarios da Central foram enfaticos varios dormentes ja chegaram podres, observamos alguns dormentes reservas empilhados na sede de manutençao da Central em Mage e muitos deles ja podres. Ouvimos historias escabrozas, tipo a maquina que foi ser reformada em minas para o ramal, precisava rodar e para isso foram reformados trucks, rodas e rodeiros, vou dar um exemplo umserviço num rodeiro que custaria 5 mil reais, foram superfaturadas para 65 mil reais. Ultimo detalhe o trechode Guapimirim ate Mage que era dito como reformado, achamos uma enormidade de dormentes ja podres. Estranhamente o trecho de Saracuruna ate Mage que nao foi mechido ainda esta em melhor estado na minha opiniao.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes