[CBTU Maceió] Estação Mercado


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[CBTU Maceió] Estação Mercado

Mensagem não lida por Renanfsouza » 09 Nov 2008, 14:24

Estação Mercado

Bem pessoal, aqui estou de volta de Maceió. O congresso foi ótimo e modéstia à parte a minha apresentação foi excelente.

Desde que eu soube que iria a Maceió, fiquei muito entusiasmado com a possibilidade de conhecer algumas das praias mais belas do Brasil em primeiro lugar. Mas num segundo momento, eu fiquei muito empolgado com a chance de conhecer as estações ferroviárias da CBTU Maceió. E consegui conhecer e fotografar todas as estações. Espero que gostem da série.

Quem quiser acompanhar a história que vou contar deve acompanhar os threads na seguinte ordem: Mercado, Bom Parto, Bebedouro, Sururu de Capote (Flexal), Goiabeira, Fernão Velho, ABC, Rio Novo, Satuba, Utinga, Gustavo Paiva, Rio Largo, Lourenço Albuquerque, Maceió e Mutange. Muitas destas estações não possuiam registro fotográfico até o momento. O TGVBR é o pioneiro em conhecer e mostrar a nossa bela CBTU Maceió.

Muito bem. Eu fiquei hospedado próximo à famosa Feira do Rato, no centro de Maceió por razões econômicas (o órgão que nos financia para ir a estes congressos não costuma depositar muito mais dinheiro do que o estritamente necessário para dormirmos, comermos e nos locomovermos - por isso não fiquei nos famosos bairros de praia) e coincidentemente, minha pousada era exatamente em frente à linha férrea. Eu só soube disso quando cheguei e foi incrível subir no meu quarto e ver uma das lindas locomotivas da CBTU tracionando quatro carros bem em frente à minha janela.

Perguntando ao dono da pousada, eu percebi que estava entre as duas primeiras estações do trecho sul da linha férrea - Estação Maceió e Estação Mercado. Logo que cheguei, fui a praia. Quando voltei à pousada, segui para a Feira do Rato e uma feira de artesanatos próxima para comprar lembranças de Maceió para minha namorada e minha família, e como eu sabia que a Estação Mercado estava bastante próxima e ainda não passava das 14:00, a minha intenção era conhecer de uma vez todas as estações da CBTU Maceió antes que escurecesse.

Antes disso, deixem-me fazer um parêntesis. Uma semana antes de eu viajar, já tinha pensado em como fazer esta jornada para conhecer as estações. A primeira idéia, naturalmente, era ir de trem. Mas isso seria impossível porque os intervalos são muito grandes (oito composições por sentido por dia útil). Ou seja, mesmo que eu fosse de trem, parasse em uma estação, tirasse fotos e aguardasse a próxima composição para avançar, eu não conseguiria conhecer todas em apenas um dia (são 15 estações). E já que era pra fazer, tinha que ser bem feito. Nada de tirar fotos de dentro do carro da composição. Até porque o que eu mais gosto é de pisar, caminhar, sentir as estações... Então eu tinha um outro plano: conhecer as estações, meio a pé, meio de trem: no lugar de aguardar a próxima composição chegar, eu aproveitaria o intervalo para caminhar até as próximas estações. Parecia um bom plano, mas fui informado que muitos trechos eram extremamente perigosos e ermos. Não valia a pena arriscar.

Eu ainda tinha mais dois planos: aproveitar os intervalos e ir de ônibus para as próximas estações ou ir de taxi como fiz em Campinas. A primeira opção era a mais barata, mas fui impossibilitado porque entre diversas estações não existem ônibus que deixem próximo à estação seguinte do trecho. Com isso eu estaria em risco, em locais onde eu já havia sido informado serem perigosos, ou no melhor dos casos, eu apenas me perderia (afinal eu nunca havia estado em Maceió).

Então, dito tudo isso, fui de taxi. Fechei com o taxista por 60 reais. Rodamos por 32 Km em três horas e meia. Foi ridiculamente barato comparado com as tarifas normais de taxi. Contudo, utilizei o taxi "apenas" no trecho Bebedouro x Lourenço de Albuquerque. Passando os threads vocês entenderão porque. Fora isso, essa era a opção mais rápida e no fundo, perdi apenas metade de um dia fazendo isso e consegui conhecer várias praias maravilhosas cujas fotos postarei no Café da Estação.

Bem, voltando ao assunto da Estação Mercado: eu cheguei a ela a pé. Ela se localiza muito próxima à Feira do Rato. Vamos às fotos.

Foto 1: Geral da plataforma da estação
Imagem

Foto 2: A via é muito bem cuidada. Bitola métria, via singela (o que explica os intervalos):
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Algumas gerais
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: Notem a limpeza da estação
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Detalhe no banco
Imagem

Foto 12: Saida, similar às da Supervia
Imagem

Foto 13: Final da plataforma. A foto aponta para o sentido Lourenço Albuquerque
Imagem

Foto 14: Placa de inauguração
Imagem

Foto 15:
Imagem

A primeira impressão que tive da CBTU Maceió se confirmou em cada uma das estações que estive - é um sistema muito limpo, organizado, britanicamente pontual e muito, mas muito seguro. Existem seguranças armados em quase todas as estações e paradas, e as composições rodam com um segurança armado por carro, ou seja, quatro seguranças por composição. Excelente, simplesmente excelente.

Segui a pé para Bom Parto, a próxima estação do trecho.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-15 por Renan Souza, em 03/11/2008
Editado pela última vez por Renanfsouza em 18 Nov 2008, 13:39, em um total de 3 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Nov 2008, 15:58

Wow !!!!!!!!!!!


Muito bom Renan, desbravando e retratando os trilhos do Brasil !!!!


<O> <O> <O> <O>



pelas fotos que vi parece um sistema que não deva nada aos sistemas de outras capitais maiores, limpo e seguro.

Aguardo a conclusão da série !! ;)
Imagem


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Nov 2008, 23:46

Eu gostei muito das fotos. A estação é bem interessante e está em bom estado de conservação. O esquema de segurança é ótimo para os usuários e péssimo para nós que gostamos de tirar fotos de estações e trens. Renan, em algum momento eles também te impediram de tirar fotos das estações?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 11 Nov 2008, 13:29

Vinicius escreveu:Eu gostei muito das fotos. A estação é bem interessante e está em bom estado de conservação. O esquema de segurança é ótimo para os usuários e péssimo para nós que gostamos de tirar fotos de estações e trens. Renan, em algum momento eles também te impediram de tirar fotos das estações?
Bem, em quase todas os seguranças ou porteiros me abordaram mas eu expliquei que as fotos eram pessoais e não houve problemas. Acho que a maior preocupação deles era que eu fosse repórter.

Não sou mesmo, e o meu sotaque denuncia que nem dali eu era hehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Acessos das estações da CBTU Maceió

Mensagem não lida por rodineisilveira » 17 Dez 2015, 16:14

Os acessos da maioria das estações da CBTU Maceió são feitos através da passagem de nível.

:X:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes