[CBTU Maceió] Estação Bom Parto


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[CBTU Maceió] Estação Bom Parto

Mensagem não lida por Renanfsouza » 09 Nov 2008, 14:55

Estação Bom Parto

Saindo da Estação Mercado, segui a pé para Bom Parto, porque fui informado que o trecho não era perigoso. Foi bem rápido, andei por uns dois quilômetros.

Avistei Bom Parto e subi na plataforma pela linha férrea porque eu não tinha visto onde era a entrada de fato. Como não peguei o trem, não paguei passagem. Foi assim em todas as estações, exceto a Estação Maceió, uma das últimas que visitei, onde eu de fato peguei o trem.

Bom Parto parece um pouco com a Estação Mercado. Uma plataforma, boa cobertura. Muito limpa.

Foto 1: A plataforma
Imagem

Foto 2: Algumas gerais:
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Placa de inauguração
Imagem

Foto 6: Estes detalhes em amarelo cairam muito bem na estação
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: A cobertura é uma espécie de Brasilit pintado. Tudo em perfeito estado
Imagem

Foto 9: Saida
Imagem

Foto 10: Mais algumas gerais
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13: Um belo mosaico na parede. Esta é a entrada da estação, em frente à bilheteria
Imagem

Foto 14: O acesso à estação é por rampas. Dá pra ver que não são nada íngremes. Tem rampas tão íngremes que dificilmente um deficiente com cadeira de rodas consegue subir sozinho. Felizmente não é o caso
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17: Esta é a locomotiva Nordestina. A frota da CBTU Maceió conta com três locomotivas e 12 carros de passageiros ao todo (cada locomotiva traciona quatro carros). Cada locomotiva tem uma pintura com um motivo diferente e um nome: Nordestina, a mais nova de todas, Brasileirinha e Estrela Radiosa (esta última, provavelmente fazendo menção ao hino de Alagoas)
Imagem

Foto 18: Os carros tracionados pela Nordestina
Imagem

Foto 19: O exterior da composição é muito bonito. Em outro dia, quando de fato peguei o trem, pude comprovar que os carros estão em bom estado de conservação também por dentro. Infelizmente não pude tirar fotos disso porque dentro das composições não é permitido
Imagem

Foto 20: E lá se foi a Nordestina
Imagem

Depois de Bom Parto voltei à pousada. Eu havia feito uma conexão de três horas em Salvador e mal tinha dormido no dia anterior. No dia seguinte fiquei na praia o dia todo. No outro eu conheci a maioria das estações de taxi pela manhã porque naquele dia de tarde começou o congresso. A próxima estação que conheci foi a Estação Bebedouro.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza, em 03/11/2008
Editado pela última vez por Renanfsouza em 18 Nov 2008, 13:42, em um total de 1 vez.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Nov 2008, 23:58

A estação é simples, porém bem conservada. Eu gostei muito do mosaico que se encontra na entrada e achei muito interessante a pintura da locomotiva e dos carros da CBTU Maceió, bem diferente. Eu só achei estranho essas grades nas janelas.

E renan, como é o interior dos carros? Eu fiquei curioso. :D


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 11 Nov 2008, 13:23

Vinicius escreveu:A estação é simples, porém bem conservada. Eu gostei muito do mosaico que se encontra na entrada e achei muito interessante a pintura da locomotiva e dos carros da CBTU Maceió, bem diferente. Eu só achei estranho essas grades nas janelas.

E renan, como é o interior dos carros? Eu fiquei curioso. :D
Hehehe eu sabia que alguém ficaria ! Pena que não pode tirar fotos dentro.

Bem, é possível passar de um carro pra outro sem problemas. Os bancos são enfilerados aos pares, um par de cada lado do carro como um ônibus. Os bancos são de madeira.

Não existem portas nos carros mas não é porque foram arrancadas. Pelo que entendi o modelo era assim mesmo.

Os carros não são muito bem iluminados (pelo que me recordo não existem lâmpadas - a iluminação é apenas natural). Mas são completamente limpos. A CBTU Maceió aproveita o espaço interno dos carros para colocar cartazes dela própria, não vi nenhuma propaganda de produtos.

Existem vendedores dentro dos carros como na Supervia, aparentemente isso é permitido por lá. Existem placas que mostram as estações do sistema como no Metrô Rio e Supervia.

Olha Vinicius, no geral superou em muito as minhas espectativas. A CBTU Maceió está de parabéns.

As grades na janela devem ser pra segurança dos passageiros mesmo mas de tabela elas devem evitar que se jogue coisas grandes de dentro da composição na via.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes