Trens Suburbanos de Salvador


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 20 Nov 2008, 18:14

O Rei das Licitações, Palestras, Intervalos e entre outras coisas de Ferrovias ( vulgo Tiago Costa :lol: ) me passou um arquivo sobre investimento do PAC no transporte e achei interessante postar isso aqui !

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Haiser
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Ferroviários de Salvador fazem paralisação

Mensagem não lida por Haiser » 01 Dez 2008, 19:51

Ferroviários de Salvador fazem paralisação

29/11/2008 - Correio 24 Horas

Os ferroviários baianos anunciaram que irão paralisar as atividades na próxima terça e quarta-feiras (dias 2 e 3). O sistema de trens urbanos do subúrbio de Salvador não irão funcionar. Os trabalhadores aderiram ao movimento nacional da categoria e irão fazer uma paralisação de advertência nestes dias.

A Prefeitura de Salvador orienta nestes dias que os passageiros dos trens urbanos a utilizem o serviço de ônibus coletivo que atende regularmente ao subúrbio. O sistema ferroviário da capital, que faz a linha Calçada-Paripe, transporta diariamente uma média de 17 mil pessoas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Transporte Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe - Sindiferro enviou um comunicado à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), informando que a decisão de paralisação da categoria foi tomada em assembléia geral extraordinária e a interrupção do trabalho ocorrerá a partir da zero hora do dia 2, terça-feira.

Segundo a prefeitura, em outubro, 491 mil passageiros utilizaram os trens da capital. A maioria dos usuários é formada por moradores dos bairros do subúrbio e trabalham ou estudam no centro da cidade. A operação da ferrovia Calçada-Paripe é feita hoje por 167 ferroviários.



Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=2


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 05 Fev 2009, 15:36

Balanço dos Investimentos do PAC em Fevereiro 2009 para o Trem de Salvador

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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Fev 2009, 15:42

Tomara que acelerem agora, pois se compararmos o que foi feito há 3 meses atrás, não mudou quase nada :@:!

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 16:53

Tiago Costa escreveu:Tomara que acelerem agora, pois se compararmos o que foi feito há 3 meses atrás, não mudou quase nada :@:!
Pois é... nnoo
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

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André Aquino
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Mensagem não lida por André Aquino » 04 Mar 2009, 01:49

haiser escreveu:Cresce número de usuários do trem em Salvador

17/11/2008 - Jornal da Mídia

A população do Subúrbio Ferroviário adotou, de vez, os trens suburbanos como o principal meio de transporte para chegar ao centro da cidade. Um levantamento realizado pela Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa vinculada à Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura (Setin) da Prefeitura do Salvador, que gerencia o sistema, indicou um crescimento de 11% no número de passageiros, entre janeiro e outubro deste ano, em relação a igual período do ano passado.

O incremento, baseado no número de bilhetes vendidos, chega a mais de 334 mil passageiros no período. Entre janeiro e outubro deste ano, o sistema registrou 3,301 milhões de usuários, enquanto no mesmo período de 2007, 2,966 milhões de passageiros utilizaram os trens suburbanos.

O diretor de Operação e Manutenção da CTS, Sérgio Coelho, aponta a regularidade e a maior oferta de trens como os principais fatores para o aumento da procura pelo transporte ferroviário de Salvador. Segundo ele, a operação do sistema com três trens possibilitou a redução do tempo de espera de 45 minutos para os atuais 27 a 30 minutos, melhorando a eficiência do sistema que transporta 15 mil pessoas por dia.

Atualmente, três trens amarelinhos, modernizados na atual gestão, sinalizados e com a presença de segurança nos vagões, operam na linha Calçada/Paripe. Para incorporar o terceiro trem à operação diária da ferrovia, a Prefeitura de Salvador recuperou vários trechos da via férrea nos bairros de Coutos, Itacaranha e Plataforma. As obras incluíram a substituição de 7.500 dormentes, assim como o nivelamento da via.

Outros três equipamentos, ainda não reformados, permanecem na reserva. Hoje, segundo Coelho, a linha férrea ainda não está completamente estruturada em toda a sua extensão para operar com mais de três trens simultaneamente. Ele calcula que até a modernização do quarto trem, o sistema ferroviário esteja pronto para receber mais um equipamento.

O tempo de espera deverá cair ainda mais no próximo ano, para 10 a 15 minutos, com a entrada em operação do quarto trem, que além da reforma e sinalização, também será climatizado. É que a CTS está aguardando o parecer da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) autorizando a licitação para reforma de mais três trens, cada um com três vagões. O diretor da CTS calcula que, se tudo correr bem, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em dezembro. Até o final do primeiro semestre de 2009, estima, pelo menos mais um trem poderá entrar em operação.

Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... 3&pagina=1
Estive lá em setembro de 2000. Quando perguntei sobre os trens uma mulher me perguntou: "Voce não vai pegar trem?"
Ela me falou que era muitissimo precario. As linhas tronco e variante de São Paulo nos tempos da RFFSA e CBTU, que eram as piores, eram melhores que as de Salvador na epoca. O perigo eram imenso. A população, mesmo os mais pobres, só pegavam o trem em ultimo caso.

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André Aquino
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por André Aquino » 15 Mar 2009, 21:53

metropolitano escreveu: O comboio ACF
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flickr Patrícia Carmo

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flickr Marina Palmeira
O que foi feito com estes TUE´s?

Este suicida conseguiu morrer?


<O>


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 15 Mar 2009, 21:56

Eles continuam rodando

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SSauloo
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Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por SSauloo » 29 Mar 2009, 20:14

>Olá pessoal

>Eu não sou soteropolano, mas conheço um pouco a situação dos trens de Salvador.
>Já andei neles uma vez quando criança, foi a realização de um sonho.
>Mas o esquema mostrado anteriormente do metrô não vai ser para tão cedo.
>A primeira etapa do metrô de Salvador era para ser entregue em 2006 e até hoje espero. Vi as obras andarem e pararem inumeras vezes e desejo vê a primeira etapa ser finalmente esse ano, se o TCU finalmente liberarem as verbas destinadas. Por vezes até concordo com o Tribunal, pq primeiro, no ramo da engenharia, se você não abre o olho, dinheiro pode ser muito facilmente desviado (e falo isso como estudante de engenharia civil). segundo, q é claro q numa obra prevista pra 2006 não ter sido concluida ate 2009, tem muita coisa errada ai.
>Enfim, msm assim torço pela inauguração, apesar de achar que a primeira etapa leva você de um dos terminais mais movimentados de Salvador (Terminal da Lapa) a lugar nenhum (Acesso Norte), quem nem atende a um bairro, seria mais uma estação de conexão. Depois daí, sim, levaria a algum lugar. Creio que o proximo passo seria a ligação até outro importante Terminal (o de Pirajá), já que parte do elevados já estam erguidos a espera de trabalho (isso pq a ideia principal do metro de SSA vou dividida no meio durante suas obras e a prioriadade foi dada apenas ao trecho Lapa-Acesso Norte).
>Na minha opinião, o traçado prioritário do metrô é errado, pois ele deveria primeiro atender a Lapa - Iguatemi - Aeroporto, região de fluxo intenso que das 18:00hrs até 21:00hrs engarrafa totalmente. Espero que os administradores possam enxergar isso até antes da Copa de 2014, pq o metrô será de fundamental importância para resolver o caotico sistema de transporte de SSA.
>Ah sim, por fim, acredito que ligação Metro-Suburbio será o último a ser concluido, dado o grau de importancia do outros trechos e até msm pela geografia da cidade, bastante acidentada.
>Não sou experte no assunto,sou bastante leigo por sinal e espero sinceramente poder "pagar a minha língua" por cada palavra dita, pq antes isso,do que conviver com o descaso com que o governo leva as obras publicas aqui na Bahia.

>Abraço a todos
>>Saulo
>(Torcendo pelo ferrovia Bahia-Oeste!!)

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Ramos
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por Ramos » 30 Mar 2009, 00:50

O trem suburbano de Salvador - 1992
http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/B ... rb1992.htm

* 18 carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry), construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista, 2 pantógrafos, comprimento de 17,8 m e largura de 2,8 m, numerados E-101 a E-118. Cerca de 9 destes carros vieram da SR-2 no início dos anos 80 para reforçar o sistema suburbano de Salvador.
* 31 carros-reboque Pidner

Até o início do ano passado, os trens de subúrbio eram formados por 2 carros-motores e 3 carros-reboque, num total de 5 carros por composição. Em virtude da fadiga do material rodante e para não forçar os motores de tração, os trens hoje possuem 2 carros-reboque, cada.

Como somente 6 carros-motores rodam simultaneamente no sistema, teoricamente restam 12 em reserva. Vários realmente estão sendo reformados, mas com as mesmas características técnicas e com muita lentidão. Faltam peças de reposição e recursos para acelerar estas reformas, e os trens rodam como podem.

* Lotação por carro: 250 passageiros
* Velocidade média comercial: 35 km/h
* Tempo de viagem média Calçada-Paripe e vice-versa: 25 minutos
* Intervalo mínimo entre trens: 20 minutos
* Intervalo máximo entre trens:30 minutos

Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado, das 5h00 às 22h30. Domingos e feriados os trens não circulam. A CBTU justifica que, quando os trens rodavam nesses dias, até há pouco mais de um ano atrás, a população sujava e depredava os carros quando voltava das praias do subúrbio, muitos visivelmente alcoolizados. Como o número de policiais ferroviários é insuficiente para fiscalizar adequadamente as estações e as composições, resolveu-se suspender as viagens nos domingos e feriados.

O sistema atual, projetado para uma demanda de 60.000 passageiros / dia, deixa muito a desejar, principalmente no tocante à qualidade do material rodante, em precário estado de conservação. Os passageiros viajam em veículos com portas quebradas, assentos arrancados, composições sujas, vidros quebrados e sistema de segurança danificado em conseqüência da falta de manutenção adequada e à depredação que os próprios passageiros provocam no equipamento. Este já está no limite de sua vida útil e a única solução seria a renovação de todo o material rodante. É bastante certo que o sistema de Salvador não está no rol de prioridades da CBTU.

Somente para exemplificar, todos os carros-motores não dispõem mais dos limpadores de parabrisa, pois a CBTU alega que a população os arranca, conseqüência da falta de educação de uma parte do nosso povo e da falta de policiamento nas estações. Quando chove, os maquinistas são obrigados a colocar suas cabeças para fora das janelas e correm o risco de levarem pedradas dos moleques que brincam à beira das linhas, principalmente no Lobato. É por isso que a maioria dos carros são equipados com grades nas janelas, para que o usuário não fique desprotegido.


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16 de abril de 1991

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Carro-motor ACF nº E-117 em fase final de reforma, estacionado no lado de fora da antiga oficina de locomotivas elétricas da Calçada em 1992.

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Carro-motor ACF nº E-112 no interior do antigo depósito de locomotivas elétricas da Calçada, em Salvador, em trabalhos de manutenção, 1992
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
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DNER
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VÍDEO SOBRE A STU/BA

Mensagem não lida por DNER » 30 Abr 2009, 17:59

VÍDEO SOBRE A STU/BA:
http://www.youtube.com/watch?v=hatwnAHrqK0



Movido pela moderação


Igor
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ESTAÇÃO DA CALÇADA

Mensagem não lida por Igor » 30 Abr 2009, 18:38

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Lopes
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por Lopes » 30 Abr 2009, 19:38

Toshiba super reformado é o melhor...


Legal esse trem com duas portas...

é o autêntico Trem 4 portas...
Rodrigo Lopes


Renanfsouza
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Abr 2009, 23:02

^^

Esses Toshibas ficaram lindos. Eu lembro quando li que ele chegaram a SSA. Tomara que essas fotos do Haiser sejam recentes, mostrando que o povo está cuidando do trem. Espero andar nele um dia.

Nunca andei em uma composição de dois carros... Deve parecer um bonde passando. Muito lindo.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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André Aquino
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por André Aquino » 13 Fev 2010, 14:13

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André Vasconcellos
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 13 Fev 2010, 19:22

Parte ou toda frota antiga foi substituída pelos Toshibas ou ainda circulam em adição a eles?

Acho que se o sistema recebesse investimentos e fosse bem tratado obviamente daria certo e seria um bonito sistema ;)
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

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André Aquino
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por André Aquino » 22 Fev 2010, 23:47













ptz tnk
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Rafael Lopes
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 04 Jun 2010, 14:51

[quote="Landrail"]O comboio ACF
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ACF 1962

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flickr Patrícia Carmo

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flickr Patrícia Carmo

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flickr Valéria Simões 2005

Imagem
flickr arte.Salvador

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flickr arte.Salvador

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flickr Marina Palmeira[/quote="Landrail"]

Eles são idênticos aos Carmen Miranda da EFS/Fepasa! :UH: <O>
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Isaias
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por Isaias » 06 Jun 2010, 13:46

Rafael Lopes escreveu:
Landrail escreveu:O comboio ACF
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ACF 1962

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flickr Patrícia Carmo

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flickr Patrícia Carmo

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flickr Valéria Simões 2005

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flickr arte.Salvador

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flickr arte.Salvador

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flickr Marina Palmeira[/quote="Landrail"]

Eles são idênticos aos Carmen Miranda da EFS/Fepasa! :UH: <O>
Nem tanto assim,os da EFS/Fepasa possuiam uma janela pequena e não possuiam essas escadinhas dos Pidners da CTS e tinham apenas três vagões.


Correia431M
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Re: Trens Suburbanos de Salvador

Mensagem não lida por Correia431M » 06 Jun 2010, 13:49

Eu tive uma ligeira impressão do carro motor ser um pouco mais alto em relação aos carros reboques.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

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