[Notícia] CBTU projeta implantação de VLT em 2009


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[Notícia] CBTU projeta implantação de VLT em 2009

Mensagem não lida por Landrail » 20 Nov 2008, 12:15

CBTU projeta implantação de VLT em 2009

18/11/2008 - CBTU


A CBTU se prepara para entrar o ano de 2009, com excelentes projeções e perspectivas que prometem mudar o cenário do transporte ferroviário urbano, em várias cidades de porte médio, e engrenar as expansões necessárias que trarão melhorias aos sistemas de metrôs. A Companhia também festeja sua melhor performance nos últimos 13 anos. Foi o que garantiu o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis, ao apresentar a Companhia aos congressistas da XXII Assembléia Latino americana de Metros y Subterrâneos (Alamys), na seção1: Brasil – Pernambuco – Recife, na manhã de segunda-feira, 17, no Recife.


Durante sua explanação, De Bonis, falou sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas, já no ano que vem, e também do processo de modernização dos sistemas de João Pessoa (PB) e Natal (RN), que também terão o VLT. Segundo ele, o equilíbrio da economia brasileira e o fortalecimento da CBTU como operadora e fomentadora do sistema metroferroviário nacional poderão possibilitar as aprovações desses projetos.


O diretor da CBTU apresentou também os investimentos de expansão e modernização, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, nos sistemas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), bem como na construção da Linha 2 do Metrô de São Paulo e Brasília.


Raul de Bonis disse ainda que a CBTU vive, atualmente, o seu melhor momento nos últimos 13 anos e que os cinco sistemas apresentam significativos crescimentos de demandas. “Mas temos o desafio de atingir, com os projetos de modernização de alguns sistemas e expansão de outros, patamares mais elevados de eficiências e aumentar as atividades relacionadas ao fomento no setor de transportes sobre trilhos”, esclareceu aos participantes do Congresso.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7346
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Nov 2008, 18:40

Ótimas notícias. Em Maceió pelo que entendi, construirão uma linha nova, não modernizando a já existente de composições tracionadas a diesel.

Falando nisso... Será que estes VLTs serão elétricos ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Nov 2008, 18:45

Na verdade, Maceió também terá seu sistema modernizado, como acontecerá com Natal e João Pessoa. Mas a diferença no caso de Maceió é que a linha atual será expandida em alguns quilômetros (menos de 5, eu acho). Em todos os três sistemas, os VLTs serão movidos a diesel (provavelmente serão preparados para funcionar com biodiesel), pois eles atenderão à especificação do VLT Padrão da CBTU. A Bom Sinal já ganhou a licitação para os VLTs de Natal e Maceió, se não me engano, e vai fornecer esses VLTs até o fim de 2009 (ou era 2010?). Tem uma notícia da Revista Ferroviária, eu acho, que explica melhor o que vai ser feito. Vou ver se encontro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante