[Notícia] CBTU e Trends/Bom Sinal firmam acordo para VLT


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Landrail
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[Notícia] CBTU e Trends/Bom Sinal firmam acordo para VLT

Mensagem não lida por Landrail » 18 Dez 2008, 12:41

CBTU e Trends/Bom Sinal firmam acordo para VLT

17/12/2008 - Segs


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, vinculada ao Ministério das Cidades, registrou na quinta-feira (11/12), em sua sede no Rio de Janeiro, um momento histórico para o desenvolvimento do setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, com a assinatura do Contrato com o Consórcio Trends/Bom Sinal para a fabricação das primeiras composições de Veículos Leves sobre Trilhos - VLT, que serão utilizadas no sistema de trens urbanos da CBTU, em Recife, no trecho que vai da estação de Cajueiro Seco até a estação do Cabo, localizada na Cidade do Cabo de Santo Agostinho.


Serão 7 VLTs, constituídos de 3 carros, tendo cada um capacidade para transportar em torno de 200 passageiros. A velocidade máxima estabelecida é de 80km/h (quando em via segregada) com média de 30km/h. O VLT do Recife será movido por meio de mistura que envolve óleo diesel e biodiesel, além de ser equipado com sistema para controle de emissão de poluentes.


O termo VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, decorre da sigla LRV (Light Rail Vehicle) inicialmente utilizada como um eufemismo para caracterizar uma evolução dos "streetcars" (americanos) ou "tramways" (ingleses). Atualmente, a abrangência do termo é muito maior e envolve conceitos como: leveza, que propicia menor consumo energético e desgaste da via; acessibilidade, através do piso baixo (o piso alto para Recife foi uma opção da CBTU) e rampa de acesso para cadeiras de rodas; flexibilidade, com bom desempenho operacional, tanto em via segregada (desenvolvendo maiores velocidades) como em meio ao tráfego rodoviário urbano, com cruzamentos ao nível das ruas e operação por marcha à vista, para atender demandas urbanas de média capacidade e custo inferior aos sistemas pesados, no que se refere à implantação, operação e manutenção.


Os VLTs, normalmente, apresentam distribuição de peso por eixo entre 9 e 12 toneladas, enquanto que os metrôs entre 12 e 18 tons e os TUEs -Trens Unidades Elétricos tem entre 14 e 20 tons. Os VLTs geralmente são tracionados eletricamente, podendo utilizar a tração diesel, operando em via urbana ou via segregada.


Investimento garantido pelo PAC


O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, lançado pelo Governo Federal, contempla, entre os projetos prioritários de investimentos em infra-estrutura, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana do Recife, operado pela CBTU. O investimento trará benefícios que envolvem economia do tempo de viagem e do consumo de derivados de petróleo, diminuição dos índices de poluição do ar, além da melhoria significativa dos níveis de acessibilidade, conforto e segurança nos deslocamentos da população de quatro municípios atendidos pelo Metrô do Recife.


O Diretor-Presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães, registrou que a celebração desse contrato estabelece um novo marco para o desenvolvimento da indústria nacional, serão os primeiros trens fabricados no Brasil, e com a possibilidade de utilização do VLT em outros sistemas de trens urbanos da CBTU aliado ao crescente interesse de outras cidades brasileiras na sua utilização, o mercado ficará aquecido, gerando novos postos de trabalho, facilitando a mobilidade urbana, enfim gerando riqueza. É o PAC em ação no desenvolvimento da infraestrutura, da economia e da mobilidade urbana.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7517
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Renanfsouza
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Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Dez 2008, 14:35

Ótimas notícias... VLT em recife, trem do Cariri... O nordeste está botando pra quebrar <O>
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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