[Notícia] Últimos VLTs do Cariri estão prontos


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[Notícia] Últimos VLTs do Cariri estão prontos

Mensagem não lida por Landrail » 05 Fev 2009, 12:40

Últimos VLTs do Cariri estão prontos

05/02/2009 - Diário do Nordeste

Imagem
Uma das duas últimas unidades do Trem do Cariri que ficaram prontas e estão aguardando construção das estações para começarem a operar

Estão prontas mais duas composições formadas por quatro vagões do Trem do Cariri. Os dois últimos carros construídos pela Bom Sinal Indústria e Comércio, localizada em Barbalha, já estão nos trilhos, no bairro Muriti, em Crato, aguardando a construção das estações para entrar em operação. As composições do transporte estão sendo vigiadas por uma equipe de oito seguranças que se revezam durante 24 horas.


A Assessoria de Imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou que a construção das oito estações e uma oficina de manutenção está em processo final de licitação. O assessor Fernando Mota adiantou que a conclusão está prevista para sete meses depois da assinatura da ordem de serviço. A previsão, não confirmada, é de que o Trem do Cariri entrará em funcionamento no próximo ano. Por enquanto, as composições estão em fase de testes.


Moradores dos sítios cortados pela ferrovia reclamam que a malha ferroviária entre Crato e Juazeiro interrompeu o acesso para carros, de quatro propriedades rurais. Um dos reclamantes é Lucivan Gonzaga que entrou com uma ação na Justiça contra o Metrofor.


Requalificação do transporte


O Projeto Trem do Cariri, hoje chamado de Metrô do Cariri, faz parte de um conjunto de ações do Plano de Governo do Estado do Ceará direcionado para a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado, a começar por Crato e Juazeiro do Norte, um conglomerado urbano que conta com cerca de 400 mil habitantes.


O Metrô do Cariri é um transporte de média capacidade e grande conforto, utilizando veículos tipo veículo leve sobre trilhos (VLT), denominado Transporte Rápido Automotriz (Tram). A demanda inicial estimada é de 5 mil passageiros/dia com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia.


A malha ferroviária, que foi totalmente restaurada, tem uma extensão total de 13,6km. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), até o início dos anos 80. Atualmente o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o bairro de Muriti, situado município do Crato.


Está prevista a remodelação da via permanente entre o bairro de Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o bairro de Muriti, no Crato, com a substituição de boa parte da dormentação, substituição de lastro, correção de greide (alinhamento e nivelamento da linha), além de placas de apoio, pregos de linha, talas de junção e soldagem de todo o percurso.


Além destes serviços de construção e/ou remodelação de via, também serão implantadas nove estações de passageiros, oficinas de manutenção e Centro de Administração e Controle de Tráfego.


O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo “gangway” e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional será de 60 quilômetros por hora, o suficiente para o tipo de transporte de passageiros na região.


INÍCIO


5.000passageiros por dia entre os municípios de Crato e Barbalha deverão ser transportados na fase inicial de operação do Trem do Cariri. Já são quatro carros formando a composição ferroviária


Veículo conta com tecnologia de ponta


A estrutura dos trens é fabricada com Sheet Moulding Compound (S.M.C.), um tipo de plástico termo-fixo, de alta tecnologia empregada em veículos ferroviários do mundo desenvolvido, como Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) e Trens de Grande Velocidade (TGVs). De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Bom Sinal, Ricardo Fonseca Alves, estão sendo firmados contratos com o Metrofor, de Fortaleza, e o Metrorec, de Recife, para construção de cerca de 50 vagões. 85% da tecnologia, segundo Ricardo, são nacionais. O diretor informou que são sendo elaborados projetos para outros Estados. Os carros terão velocidade máxima de 60 km/h, deverá operar no horário de 5h30 às 22h30, para uma demanda de 5 mil passageiros/dia.


Mais informações:
Bom Sinal Indústria e Comércio
Av. José Bernardino Leite, S/N, Km-2
Centro, Barbalha (CE)
(88) 3532.0704


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Vamos esperar

Mensagem não lida por André Aquino » 15 Mar 2009, 21:36

Espero que comece a operar logo.

<O>

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes