[Notícia] CBTU e MP querem apoio das prefeituras para...


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Renanfsouza
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[Notícia] CBTU e MP querem apoio das prefeituras para...

Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Mar 2009, 12:46

18/03/09

CBTU e MP querem apoio das prefeituras para prevenir acidentes ferroviários

A CBTU e o Ministério Público Estadual vão pedir o apoio das prefeituras das cidades de Bayeux, João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita para melhorar a sinalização das ruas e avenidas que ficam próximas aos cruzamentos entre a ferrovia e rodovia - as passagens de nível (PNs) -, para que possa ser evitado colisões entre trens e veículos rodoviários. A decisão foi tomada, ontem (17), na segunda reunião entre o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias, Hamilton de Sousa Filho; dos promotores de Defesa do Consumidor, Glauberto Bezerra, e do Cidadão da Comarca de Cabedelo, Valério Bronzeado; do superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo; dos gerentes de Operações e Assessoria Jurídica da CBTU, Marcos Moura e Aholizama Reis, respectivamente; e representantes da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).

Um projeto será elaborado pela CBTU, em parceria com os órgãos de trânsito das cidades, no qual estarão listadas todas as medidas que devem ser tomadas, em médio prazo, para aumentar as sinalizações horizontais e verticais nas avenidas que dão acesso aos cruzamentos. Entre elas, a colocação de sonorizadores no chão, de placas sobre a circulação de trens próximo as 23 passagens de nível dos 30 km entre Santa Rita e Cabedelo, e a instalação quebra-molas.

O primeiro encontro com representantes das prefeituras será na próxima quarta-feira (24), às 14:00h, quando eles vão receber da CBTU um documento com a quantidade e com a localização dos cruzamentos em cada cidade. Com ajuda das administrações municipais, a CBTU espera entregar o projeto em no máximo 45 dias ao MP. "Precisamos nos unir. Essa é uma questão de educação no trânsito e todos nós precisamos contribuir para levar mais segurança a quem convive direta ou indiretamente com esse meio de transporte", ressalta Lucélio Cartaxo.

Por outro lado, o Ministério Público se comprometeu a intermediar uma parceria entre as CBTU e as emissoras de televisão e rádio de João Pessoa para que as empresas cedam espaços na programação para veiculação de vídeos e "spots" institucionais. O material educativo será produzido pela CBTU e deverá alertar o público em geral sobre a atenção que se deve ter ao se aproximar de uma linha de trem.

Estudo de fluxo

Na reunião, a CBTU apresentou um estudo com o fluxo de veículos nas passagens de nível (PNs) mais movimentadas e fez um cruzamento com os relatórios de números de acidentes, para mostrar que não havia relação direta entre a quantidade de colisões e o movimento nesses cruzamentos. Segundo o gerente de Operações, Marcus Moura, não seria possível, através desse critério, escolher as cinco PNs para colocação de cancelas eletrônicas.

Também foi argumentado, pelo superintendente da CBTU, que a implantação de cancelas era inviável financeiramente.

Segundo ele, os equipamentos são caros, estão suscetíveis a ação de vândalos e podem ficar obsoletos com a modernização dos sistema e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele disse, ainda, que a preocupação da CBTU é investir na via permanente, no material rodante que, se estiverem em mau estado, podem oferecer mais risco do que um cruzamento sem cancela. "Experiências mostram que a cancelas eletrônicas não são a solução para o nosso problema e ficamos felizes porque os promotores entenderam isso. Agora vamos focar em soluções com custo mais baixo e solução mais eficaz, explicou Cartaxo.

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Fonte: Site da CBTU
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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