[Notícia] Comitiva do RJ visita Trem do Cariri


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Comitiva do RJ visita Trem do Cariri

Mensagem não lida por Renanfsouza » 27 Mar 2009, 11:17

Comitiva do RJ visita Trem do Cariri

26/03/2009 - Diário do Nordeste

Comitiva de representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da cidade de Macaé, tendo a frente o prefeito daquele município, Reverton Mussi Ramos, acompanhado de secretários, esteve na região, conhecendo o projeto de construção do Trem do Cariri, que fará o transporte de passageiros entre Crato e Juazeiro.

A equipe, formada por oito pessoas, visitou a Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no Parque Bulandeira, em Barbalha, onde conheceu os detalhes do projeto. Em seguida, se deslocou para o bairro Muriti, no Crato, onde estão estacionados os dois vagões construídos pela Bom Sinal, que farão à interligação entre as duas cidades.

Os visitantes conheceram o trem por dentro e por fora. Fizeram fotos e andaram em um dos vagões no percurso Crato - Juazeiro. Os maquinistas do Metrofor fizeram demonstração de frenagem e velocidade. A equipe de visitantes saiu entusiasmada com o trem fabricado no Cariri.

A idéia, segundo o prefeito Reverton Mussi, é implantar o projeto em sua cidade, Macaé, com recursos de sua administração. Ele explicou que já tem 25 quilômetros de trilhos prontos. Faltam somente os vagões para o projeto.

Conclusão de testes

A empresa Bom Sinal, fabricante dos trens que serão utilizados pelo Metrô do Cariri, concluiu novos testes de velocidade e frenagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), denominado Transporte Rápido Automotriz (Tram) do Metrô do Cariri. O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formadas por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional será de 60km/h. A demanda inicial estimada é de 5 mil passageiros/dia com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. Sua implantação encontra-se em andamento com previsão de início de sua fase operacional prevista para o segundo semestre de 2009.

Serão implantadas quatro estações, que estão em processo de licitação, bem como as oficinas de manutenção e centro de administração e controle de tráfego. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (Rffsa), até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o distrito de Muriti, município do Crato.

Indústria do Petróleo

Com uma economia que cresceu 600% nos últimos dez anos e o orçamento anual de quase R$ 1 bilhão, Macaé (RJ) é uma cidade em ebulição. Por conta do desenvolvimento da indústria do petróleo e gás, especialmente a partir da quebra do monopólio estatal do setor, em 1997, a cidade hoje é bem diferente da vila de pescadores dos anos 70.

O crescimento da indústria do petróleo provocou o aumento populacional, com a chegada de gente de todo o País e do mundo para trabalhar em Macaé. O metrô de superfície, segundo o prefeito, seria uma das alternativas para o problema de transporte da cidade.

De acordo com levantamento feito pela Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro (Cide), a cidade passou para a terceira colocação entre os 92 municípios do Estado com o melhor índice de Qualidade dos Municípios (IQM), atrás apenas de Niterói e do Rio de Janeiro (Capital). O IQM passou de 0,4789 para 0,6386. Em 1998, Macaé estava na quinta posição, mas tem potencial para melhorar.

Imagem
Visitantes conheceram o interior do trem. Maquinistas fizeram demonstração de frenagem e velocidade

---

Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Notícia] Comitiva do RJ visita Trem do Cariri

Mensagem não lida por Renanfsouza » 27 Mar 2009, 11:17

Será que vem ai o metrô de Macaé ? :Y: :Y:
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [Notícia] Comitiva do RJ visita Trem do Cariri

Mensagem não lida por Vicente » 27 Mar 2009, 11:29

^^
Eu ainda pergunto mais:
-Será que não há a possibilidade de se fazer um modelo elétrico? O projeto do VLT do ABC agradece!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante