Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Fotos e imagens de Estações, sistemas, trens, vias, etc.

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Mai 2009, 21:02

Vila Ferroviária de Paranapiacaba



Paranapiacaba é um distrito do município brasileiro de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.

A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí (última estação); também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, é inaugurada a Estação do Alto da Serra, que mais tarde seria denominada Paranapiacaba.

No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina - muito comum naquela região.

Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.

A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a Estação do Alto da Serra passa a se denominar Estação de Paranapiacaba. A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.

Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência, construída sobre o leito da Serra Velha. No ano de 1977 a segunda estação foi desativada dando lugar à atual estação. O relógio é transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982.

Hojé há um Museu Ferroviário mantido pela ABPF, onde é possível visitar as máquinas fixas do sistema funicular, além de diversos objetos de uso ferroviário

Texto retirado de Wikipedia
_________________



Essas fotos foram tiradas em 22/07/2007, durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em um atípico dia de sol e sem nuvens, coisa muito rara de se ver no alto da serra do mar.
São 56 imagens e estão divididas em 2 tópicos para facilitar a visualização. Veja a Parte 2




01 - Vista do mirante na parte alta da cidade, lá embaixo fica Cubatão.
Imagem


02 - Vista do corte dos morros para passagem da via
Imagem


03 - Estação e pátio, hoje da MRS
Imagem


04 - Torre do relógio, que tenta ser uma réplica do Big Ben
Imagem


05 - Uma composição abandonada
Imagem


06 - Antigo posto médico, hoje posto turístico
Imagem


07 - Uma Maria- Fumaça que faz um trajeto turistico bem curto
Imagem


08 -
Imagem


09 -
Imagem


10 -
Imagem


11 - Placa indicando o embarque para o trem de suburbio, que fechou em 2001
Imagem


12 -
Imagem


13 - Um pouco da estação e um pedaço da locomotiva de descida/subida da serra
Imagem


14 - Antigo posto de comando da estação
Imagem


15 - Hoje é posto da PFF
Imagem


16 - Placa antiga da CBTU. Tinha subúrbio pra Santos ??? :lol:
Imagem


17 - Uma foto no Museu Ferroviário
Imagem


18 - Carro de passageiros da Fepasa
Imagem


19 -
Imagem


20 - Algumas fotos do interior que eu consegui (me pendurando na janela)
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 - A partir daqui são fotos tiradas em outro dia (24/02/2008), com a câmera do Evandro. Eu me aproveitei da neblina intensa e entrei no carro sem ninguém ver.
Imagem


24 - Corredor
Imagem


25 - Interior de um dormitório
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 -
Imagem


29 - A Locomotiva fazendo o pequeno trajeto turístico
Imagem


30 -
Imagem


31 - Início da descida da Serra
Imagem


32 - Detalhe da cremalheira no centro da via
Imagem


33 - Locomotiva exclusiva do trecho de serra
Imagem


34 - Vista geral do pátio de chegada da Serra Nova, que deixou de funcionar em 1980
Imagem


35 -
Imagem


36 -
Imagem


37 - Rodas de tração dos cabos do sistema funicular
Imagem


38 -
Imagem


39 -
Imagem


40 - Vagão funerário
Imagem


41 - Locomotiva Luciana, da EFCB
Imagem


42 - Carro pessoal do Imperador Dom Pedro II
Imagem


43 -
Imagem


44 -
Imagem


45 -
Imagem


46 - Especificações da roda das fotos 37 e 38
Imagem


47 -
Imagem


48 -
Imagem


49 - Cabos de tração
Imagem


50 - Caixa d'água para abastecer as locomotivas
Imagem


51 - Agora uma locomotiva subindo
Imagem


52 - Lá em cima fica o "Castelinho", a casa do engenheiro-chefe
Imagem


53 -
Imagem


54 -
Imagem


55 - Quinta máquina da Serra Nova
Imagem


56 - Quarta máquina da Serra Velha
Imagem
Imagem


Pastore
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Jan 2009, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Mensagem não lida por Pastore » 07 Jun 2009, 17:21

Mas que belo dia de fotos!
Que boa luz hammm?

A ultima vez que etive aí na dava pra ver unde tava este HT de forma alguma!!!

Prabéns!

Abs

Pastore
Abraço,

Pastore

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GALERIA DE IMAGENS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes