Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Fotos e imagens de Estações, sistemas, trens, vias, etc.
Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:09

renanfsouza escreveu:Esse é um dos tópicos mais legais de estações que eu já vi.

Mandou muito bem como sempre Lipe :o
Eduardo escreveu:Tópico muito bom mesmo. É muito legal visitar Paranapiacaba com neblina, mas eu queria também conseguir pegar a cidade sem nuvens assim e ver aquelas pontes da ferrovia e Cubatão lá embaixo. As fotos 1 e 2 já mataram minha curiosidade, mas quem sabe um dia eu consigo ir lá sem neblina... valeu Lipe! :o
cacobianchi escreveu:Belíssimas fotos, Lipe, ótimo tópico.

Já estive duas vezes em Paranapiacaba e morro de vontade de voltar lá. Na primeira vez fui de trem, numa parada para a troca de locomotivas, num trajeto turístico entre Mogi das Cruzes e Santos (que não existe mais). Na outra vez, bem mais recente, eu fui de carro.

Na 2ª foto é possível ver as três linhas que ligam o planalto ao litoral, sendo que apenas uma delas é operante.

É uma pena ver aquelas composições largadas apodrecendo no tempo. Tomara que um dia os trens de passageiros voltem a circulara por ela.
lipe_andreense escreveu:
cacobianchi escreveu:Na 2ª foto é possível ver as três linhas que ligam o planalto ao litoral, sendo que apenas uma delas é operante..
Na verdade são apenas duas linhas, a 3ª (a mais acima) é só um corte sem nada, uma trilha para operarios, eu acho.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:11

cacobianchi escreveu:^^ a atual ferrovia utiliza a Serra Velha ou a Serra Nova?
lipe_andreense escreveu:A cremalheira utiliza o leito da Serra Velha
LANDRAIL escreveu:e o sistema funicular????
ainda está preservado???
lipe_andreense escreveu:O sistema finicular foi desativado em 1982 em não pode mais ser usado (nem seria viável)
LANDRAIL escreveu:
[D.S.R] David SR escreveu:Muito legal mesmo, parabéns Lipe, excelênte documentário. :o

Mas ficou uma dúvida, o que seria este sistema funicular?
é como se fosse um cabo que se prendia nas locomotivas evitando que elas decessem a serra como uma montanha russa!!!!!
era utilizado para puxar os trens!!!!!

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:12

lipe_andreense escreveu:
LANDRAIL escreveu:
lipe_andreense escreveu:O sistema finicular foi desativado em 1982 em não pode mais ser usado (nem seria viável)
eu sei que foi desativado, eu queria saber se o trecho foi substituido por cremalheira ou foi abandonado e "preservado"!!!!
Bom, esta tudo no texto mas eu explico:

Foi construído o 1º sistema em 1867. Em 1900 foi construído a 2ª linha, que foi apelidada de Serra Nova, enquanto o outro ficou como Serra Velha

Em 1970 a cremalheira foi instalada no lugar da Serra Velha

A Serra Nova continuou operando até 1982, com fins turísticos, até que foi fechada e assim permanece até hoje, intocada.

Só há uma linha com cremalheira, a que era a Serra Velha
Vinicius escreveu:Excelente tópico. Parabéns. Fotos muito boas e o relato foi bem legal. Uma dúvida: quem está morando naquele carro da Fepasa?
lipe_andreense escreveu:Um segurança que dorme ali para cuidar do carro e da área do museu

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Como chegar a Piranapiacaba.

Mensagem não lida por cataclism2 » 20 Jun 2008, 16:55

Como chegar a Piranapiacaba. Outro mapa oferecido pelo amigo McGiclioti, o Marquês da Phunicular :lol: , participante da lista da EFB_M.

Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 20 Jun 2008, 16:58

É, ou seja: Para andar de trem em Paranapiacaba, você tem de pegar um ônibus, mesmo tendo trilhos de Rio Grande da Serra até Paranapiacaba....


aiai......


Pastore
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Jan 2009, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Pastore » 25 Mar 2009, 20:11

Lipe, muito bacana!

Espero que nao se incomede que coloque mais algumas fotos de Paranapiacaba no teu tópico acho que contribui!

Fotos da antiga estação antes do incendio, A atual é em outro local!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

panoramicas atuais meados de 2008

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Abração
Pastore
Abraço,

Pastore

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Vicente » 25 Mar 2009, 20:28

Paranapiacaba é impressionante...
Obrigado, Pastore!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Gustavodc » 26 Mar 2009, 01:33

A 2° foto ficou ótima.

Sobre o carro-dormitório da Fepasa, ele tem uma história legal.

Esse carro foi leiloado e iam partir ele e vender como sucata.
O pessoal da ABPF tem uns contatos na CPTM e levou o carro pra Paranapiacaba na calada da noite.
E assim ele está a salvo em Paranapiacaba.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 26 Mar 2009, 10:29

Muito bom mesmo.
app app app app
Tanto as fotos novas quanto as antigas.
Percebemos como ainda tem gente querendo preservar a nossa história.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por AGV » 26 Mar 2009, 11:11

Pastore, muito obrigado pelas belas imagens.

Nesta, podemos ver dois vagões da Ultragaz.

Imagem

Sem falar que literalmente, me "transporto" pro local, nestas imagens, vendo ali o cotidiano, imortalizado na foto.

Fico imaginando quem eram aquelas pesoas, o que faziam naquele momento, etc ec etc.....

abssss

Obrigado!

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Evandro » 26 Mar 2009, 12:31

Gustavodc escreveu:A 2° foto ficou ótima.

Sobre o carro-dormitório da Fepasa, ele tem uma história legal.

Esse carro foi leiloado e iam partir ele e vender como sucata.
O pessoal da ABPF tem uns contatos na CPTM e levou o carro pra Paranapiacaba na calada da noite.
E assim ele está a salvo em Paranapiacaba.
E atualmente esse carro-dormitório é usado como "base" para os vigias da ferrovia. ^^
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por AGV » 26 Mar 2009, 12:34

Logo ví, pela "cama desarrumada", que alguém usava ali. :lol:

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Vicente » 26 Mar 2009, 12:42

^^
Essa foto é de época próxima daquelas que postei aqui ( http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... f=5&t=1555 ), dos vagões da Ultra na antiga fábrica do bairro do Ipiranga, onde será o Pátio Tamanduateí da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
O vagão certamente estava em trânsito entre a RPBC /porto de Santos/nossa base de Santos, e a base do Ipiranga/ Utingás, na divisa de Santo André e São Caetano.
Essa foto dá um pouco da história da empresa onde trabalho num lugar que está quase sendo patrimônio histórico da humanidade.
okk

EDIT: Conversando hoje com um consultor (ex-gerente, com mais de 30 anos de companhia), ele me contou uma coisa que não sabia:saíam trens com botijões de Santos e iam para o Paraná, pela via da EFS!!! Mas dessas pranchas, não há fotos... :(


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 26 Mar 2009, 17:59

Absurdamente maravilhoso.
Aqula foto antiga meio amarronsada é fantástica. As coloridas nem se fala.
parabéns.

vv


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Lopes » 26 Mar 2009, 18:15

Tópico muito bem redigido...
Conta praticamente a história de Paranapiacaba.

Eu sempre busco novas informações, outro dia, cheguei a saber de histórias sobrenaturais...

Alguém tem conhecimento sobre este assunto em Paranapiacaba??


Tenho medo de fantasma... Se não ia atrás saber, mas não ia passar a noite lá nem que me paguem! :lol:
Rodrigo Lopes


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Gustavodc » 27 Mar 2009, 00:21

Isso é patrimônio histórico e natural do mundo e a MRSsaco quer meter uma esteira ridícula. Mas ridíiculo só o contrato de concessão.


Ravelli
USUÁRIO JR
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Mai 2009, 13:56
Localização: São Paulo

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Ravelli » 19 Mai 2009, 01:06

Sou novato na área e fui p/ Paranapiacaba pela última vez acho que na metade dos anos 90, mas me tirem a dúvida, a estação de passageiros não recebe mais passageiros desde 2001?? Pq a estação não é mais servida?? Tenho boa parte das minhas lembranças ferroviárias no trecho de SP para lá...
Budd + L2 = :D

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Vicente » 19 Mai 2009, 10:18

^^
Ravelli,
Primeiro, bem vindo ao fórum! Passe pelo tópico de apresentação, pra o pessoal lhe conhecer. okk
A extensão foi removida por "falta de demanda". Hoje, pra chegar a Paranapiacaba de transporte coletivo, vai-se de trem até Rio Grande da Serra, e de lá, de ônibus... (Há também uma linha que segue a Santo André, pela Perimetral, se não me engano. )


Ravelli
USUÁRIO JR
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Mai 2009, 13:56
Localização: São Paulo

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Ravelli » 19 Mai 2009, 16:05

Vicente A.O.Junior escreveu:^^
Ravelli,
Primeiro, bem vindo ao fórum! Passe pelo tópico de apresentação, pra o pessoal lhe conhecer. okk
A extensão foi removida por "falta de demanda". Hoje, pra chegar a Paranapiacaba de transporte coletivo, vai-se de trem até Rio Grande da Serra, e de lá, de ônibus... (Há também uma linha que segue a Santo André, pela Perimetral, se não me engano. )
Valeu pela resposta Vicente, foi chato ver aqui q um lugar q marcou minha infância agora só posso ir de carro.
Abraço.
Budd + L2 = :D

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)

Mensagem não lida por Pranda » 19 Mai 2009, 22:42

Legal o Ravelli ter ressuscitado o tópico, eu não tinha visto ele ainda, maravilhoso, adorei, parabéns a todos que contribuiram.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GALERIA DE IMAGENS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes