Estação Campinas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Estação Campinas

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Out 2008, 02:22

Pessoal, finalmente voltei de Campinas. O congresso foi ótimo.

Antes de tudo devo dizer que adorei Campinas. É uma cidade limpa, rica e com pessoas muito educadas pelo que pude observar. Fiquei hospedado no bairro Barão Geraldo, que é o bairro da Unicamp. Não sei se é lei por lá, mas aconteceu cinco vezes comigo de eu estar parado na calçada esperando o sinal abrir e os motoristas pararem o carro pra eu passar mesmo com sinal verde para os carros. Impressionante. Gostei muito, espero voltar um dia.

Bem, mas é claro que eu não poderia visitar Campinas sem ao menos tentar fotografar pelo menos algumas de suas muitas estações desativadas. E o resultado foi bem positivo: fotografei oito estações desativadas sendo sete do antigo VLT.

Sei que vocês provavelmente devem estar ansiosos pra ver as fotos das estações do VLT, mas eu postarei aqui na ordem em que eu visitei as estações, e a estação Campinas foi a primeira.

A estação Campinas localiza-se no centro da cidade, próxima à rodoviária. Ela é lindíssima. Muito bem conservada... É um prédio histórico, de 1887 pelo que fui informado.

Visitei essa estação na quarta-feira, no horário de almoço do congresso. A estação está desativada e hoje funciona como centro cultural, mas a linha está em plena atividade com os trens da Ferroban pelo que me informaram no local. Ou seja, os trens passam pela estação, mas não fazem paradas.

Vamos às fotos:

É como eu sempre digo: toda cidade tem a sua Central do Brasil:
Imagem

Fachada, belíssima:
Imagem

Mais algumas externas:
Imagem

Imagem

Imagem

Notem o belo relógio:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma das poucas coisas turísticas que vi em Campinas. Este informativo mostra a história da estação:
Imagem

Mais uma exterior:
Imagem

Interior. Este é o saguão da estação Campinas:
Imagem

Imagem

Foi incrível entrar nas plataformas. Todas as fotos foram tiradas da plataforma 1 (a plataforma 2 estava inacessível):
Imagem

Tudo muito bem cuidado. Parabéns à prefeitura de Campinas:
Imagem

Acesso subterrâneo entre as plataformas (estava bloqueado):
Imagem

Quilometragem:
Imagem

Antigo guichê:
Imagem

É praticamente uma viagem ao passado:
Imagem

Material rodante na plataforma 2:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Geral do fim da plataforma 1:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cobertura:
Imagem

Existe muito material rodante dos mais diversos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estranhos carrinhos de pesagem:
Imagem

PS: é bom estar de volta.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 18 Out 2008, 13:55

Aê Renan !!!!!!!! <O> <O> <O> <O>


Realmente a estação é muito bonita, que bom que está bem conservada


Pelo que pude ver a estação tem algumas vias cobertas, como nessa foto:

Imagem
Imagem


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Out 2008, 22:02

Lindíssima essa estação e impressionante o seu estado de conservação. Eu adorei a arquitetura desse acesso subterrâneo (linda) e o material rodante que se encontra no local. Só poderiam é retirar todo aquele lixo que se encontra em uma das vias internas. Ah, e uma dúvida: o que seria aquele vagão (carro?) com cortinas?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Out 2008, 14:45

Lipe,

Sim, a gare se extende pelas duas plataformas, cobrindo os trilhos do meio. Lembra da estação de Engenho de Dentro ? Lembra um pouco com esse "pé direito" alto.

Vinicius,

Pois é. O segurança também não soube me dizer. Não sei se está dando pra ler direito, mas no carro está escrito "SOS Campinas" antes do logo da FEPASA. Não sei o que isso quer dizer.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 20 Out 2008, 19:19

Linda estação e muito bem conservada e com certeza muito bom que preservaram algum material rodante. Só acho que faltou a bandeira do Brasil no mastro da fachada!

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 20 Out 2008, 22:12

Essa estação é realmente lindíssima... uma das mais bonitas do Brasil.

Quando que esta estação vai voltar à ser estação?... fico triste pelo fato desses lugares se transformarem em várias coisas, menos estações de trem. Espero que isso mude um dia...
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Out 2008, 23:14

Que estação maravilhosa :O! Lindíssima! Espero conhecê-la um dia. Ainda bem que ela está preservada, ao contrário de muitas outras :(. Obrigado por nos trazer as fotos dessa preciosidade, Renan!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 21 Out 2008, 00:13

Evandro escreveu:Quando que esta estação vai voltar à ser estação?... fico triste pelo fato desses lugares se transformarem em várias coisas, menos estações de trem. Espero que isso mude um dia...
Eu também Evandro... Com certeza.

Mas fico feliz de ao menos a estação não estar abandonada. O abandono leva em primeiro lugar ao saque e depois destruição gratuita de marginais ou simplesmente pela ação do tempo e da natureza.

Já estive em estações que viraram escritório de orgãos municipais, residência, delegacia de polícia, centro cultural, depósito, estacionamento e mais recentemente, cooperativa de recilagem.

Mas também já estive em estações que honestamente, hoje nem sei mais se estão de pé. A estação São Bento é o melhor exemplo: eu não me surpreenderia se a estação viesse a baixo com uma forte chuva e vento.

No fundo queria mais é que todas estivessem funcionando como estações, mas qualquer utilidade para elas depois da desativação já é muito bom. Mesmo estações fechadas utilizadas como residência é muito bom porque mal ou bem o morador "protege" a estação do vandalismo.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 21 Out 2008, 18:48

uma viagem no tempo ...muito bom ;)

pena que não está funcionando...mas a fachada tá bem conservada, e o interior também não está mal

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 22 Out 2008, 17:12

Símbolo de um período, conexões importantes com a Santos-Jundiaí e Mairinque-Santos. Espero que nossos tópicos levem pessoas a se mobilizarem ao menos pela conservação desses excelentes e belos edifícios, além do alto valor histórico que representam. Parabéns renan, a melhor série sobre Campinas sob trilhos da net!!

( Vem cá , você falou com os meninos de Campinas ou foi tudo na garra e coragem?)


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 22 Out 2008, 20:40

renanfsouza escreveu:Vinicius,

Pois é. O segurança também não soube me dizer. Não sei se está dando pra ler direito, mas no carro está escrito "SOS Campinas" antes do logo da FEPASA. Não sei o que isso quer dizer.
Eu pensei que essa vagão (carro?) poderia ser um daqueles vagões antigos de manutenção, mas cortinas, eu acho, não eram presentes nesse tipo de veículo.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 22 Out 2008, 21:25

Belo trabalho Renan, uma verdadeira viagem ao saudoso passado!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Out 2008, 12:34

HGPFILHO escreveu: ( Vem cá , você falou com os meninos de Campinas ou foi tudo na garra e coragem?)
A galera de Campinas do SSC ? Não, não... Nem falei não. Foi mais na garra mesmo hehehe...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Out 2008, 23:00

O pátio interno dela é bem parecido com a estação de Bebedouro.

Belas fotos, Renan, parabéns!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 15 Nov 2008, 12:46

Fantástica, é daí que vai sair o TAV pelo que pude perceber.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

Re: Estação Campinas

Mensagem não lida por oni-link » 07 Nov 2010, 11:57

1. Fachada da estação em um dia chuvoso
Imagem

2.
Imagem

3.
Imagem

4. Detalhe de uma janelinha com o ano de construção da estação
Imagem

5. Cabine de manobras
Imagem

6. Janela da cabine
Imagem

Infelizmente quando fui era sábado, e as plataformas não estavam abertas à visitação, que vai de segunda a sexta das 9h às 18h.

Avatar do usuário

oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

Re: Estação Campinas

Mensagem não lida por oni-link » 01 Jan 2011, 18:23

1. Símbolo da Cia. Paulista na passagem inferior alguns metros à frente da estação
Imagem

2. Lanchonete
Imagem

3.
Imagem

4. Plataformas sentido capital
Imagem

5.
Imagem

6. Passagem inferior
Imagem

7.
Imagem

8.
Imagem

9.
Imagem

10.
Imagem

11. Vagão de manutenção de rede aérea
Imagem

12. Interior do vagão
Imagem

13.
Imagem

14.
Imagem

15. Retorno da bauxita passando em Campinas pontualmente ao meio-dia
Imagem

16. U23CA
Imagem

17. C26-7MP
Imagem

18.
Imagem

19.
Imagem

20.
Imagem

21.
Imagem

22.
Imagem

23.
Imagem

24.
Imagem

25.
Imagem

26.
Imagem

27. Freio de emergência, talvez?
Imagem

28.
Imagem

29. Trem de serviço da ALL no pátio
Imagem

30. Banheiro
Imagem

31.
Imagem

32.
Imagem

33.
Imagem

34.
Imagem

35. "Uma Mexicana. De Jundiai até Campinas são necessárias 3 locomotivas para tracionar os 35 carregados de bauxita, devido a rampa do Km 38. A locomotiva de auxilio fica desviada em Campinas aguardando para ser rebocada de volta para Jundiai." By Nanah
Imagem

36.
Imagem

37.
Imagem

38.
Imagem

39. O piso original, em outra passagem inferior
Imagem

40. Esse sou eu hehe
Imagem

41.
Imagem

42.
Imagem

43. Panorâmica das plataformas
Imagem

44.
Imagem

Para quem quiser ver todas as fotos de Campinas: http://s1196.photobucket.com/albums/aa4 ... 0-12-2010/


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Estação Campinas: uma maravilha

Mensagem não lida por rodineisilveira » 15 Mar 2016, 16:20

Maravilha das maravilhas!
Das inúmeras vezes que eu fui de trem da Estação da Luz para Campinas, acabei descendo nesta maravilha de estação, que prima pelo estilo arquitetônico britânico.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes