[EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

[EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Evandro » 24 Mar 2009, 11:42

Olá, pessoal...

No último domingo (22/03/2008), eu e o Willy, mais uma vez, resolvemos sair de moto para desta vez registrar imagens de duas estações de trem que ficam após Mogi das Cruzes (Estudantes).

Escolhemos as estações de Sabaúna e Guararema por dois motivos: o primeiro é que nosso destino final era a bucólica cidade de Guararema (no qual amei), e o segundo é que a estação de Sabaúna fica no caminho... (o desvio para aquele local não passa de 2km).

Infelizmente, por falta de tempo e conhecimento, deixamos de visitar as ruínas da estação de Luis Carlos, mas em breve espero preencher esta lacuna, junto com a estação de César de Souza.

Vamos às fotos:

Sabaúna

01
Imagem

02
Imagem

03
Imagem

04
Imagem

05
Imagem

Tirando fotos daquele local, vimos um grupo de pessoas que estavam pintando troncos de madeira que fazem parte daquela estação e acabamos conhecendo o sr. Sérgio, um dos responsáveis pela manutenção daquele lugar, e que faz parte da ABPF. Um senhor super gente boa que nos permitiu a visita interna daquele prédio histórico e que contou muitas histórias da região, ente elas, o assalto ao trem pagador, que ocorreu naquela localidade em 1954.

06
Imagem

07
Imagem

08
Imagem

09
Imagem

10
Imagem

11
Imagem

12
Imagem

13
Imagem

14
Seu Sérgio segurando a placa original da estação de Sabaúna:
Imagem

15
Externa da região:
Imagem

16
Fábrica de chuveiros da FAME
Imagem

17
Locomotiva antiga preservada junto à estação:
Imagem

19
Seu Sérgio à esquerda e o pessoal responsável pela manutenção da estação:
Imagem

20
Mais uma foto da estação de Sabaúna:
Imagem


No caminho para Guararema, tivemos à má sorte de pegar chuva no meio do trajeto... isso atrapalhou um pouco o passeio, mas como a gente já estava chegando naquela cidade, resolvemos seguir em frente e tirar as fotos com chuva e tudo. Ficamos encharcados, mas cumprimos nosso trabalho. b )

Guararema

21
Imagem

22
Vista da plataforma da estação em direção à cidade
Imagem

23
Imagem

24
Imagem

25
Imagem

26
Imagem

27
Imagem

28
Ponte ao fundo
Imagem

29
Imagem

30
Imagem

31
Imagem


Espero que curtam esse thread... abraços! b )
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por HGP » 24 Mar 2009, 12:57

:O :O :O :O :O


Evandro e Willy, puta que pariu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Cara, eu não imaginava que a preservação fosse tão boa dessas estações... Gente, o que os governos municipal e estadual estão perdendeno com isso, ao menos um verdadeiro expresso Lazer...


Temos que agradecer aos 2 pela disposição em fotografar!! Aliás escolham as miniaturas para o catalogo !


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Lopes » 24 Mar 2009, 13:42

Gostei muito da estação de Guararema...

Só estou com medo daquela rua...

Ela está desviando da estação, até um dia que vier um louco e "dar" de frente com ela, ou os "inteligentes" prefeitos, demolí - la para dizer que está "atrapalhando" a passagem...

A que distância Guararema e Sabaúna se distanciam de Estudantes, penso isso para um estudo de uma extensão Operacional...
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Haiser » 24 Mar 2009, 13:47

Guararema é realmente muito lindo , e fiquei impressionado quando fiz uma visita à estação. Alias , observaram o rio Paraíba do sul? Acho lindo demais!! Mais tarde eu coloco umas fotos . Esta cidade é sensacional. Parabéns pelo passeio , pela aventura e pelo relato! Muito obrigado :DD :beer:

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por AGV » 24 Mar 2009, 14:47

Parabéns!!!!!!!!!

Estas 2 fotos, nem parece que é no Brasil, lembram aquelas fotos do Railpictures.

Imagem
Imagem

Aliás, fica a sugestão. okk


Obs.: Pelo que me levou a deduzir, estes trilhos passam em frente à estação, aonde na passagem de nível está coberta de asfalto, o que me leva a deduzir (2) que estas vias estão desativadas. tnk

Avatar do usuário

Autor do tópico
Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Evandro » 24 Mar 2009, 15:36

HGPFILHO escreveu::O :O :O :O :O


Evandro e Willy, **** que *****!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Cara, eu não imaginava que a preservação fosse tão boa dessas estações... Gente, o que os governos municipal e estadual estão perdendeno com isso, ao menos um verdadeiro expresso Lazer...


Temos que agradecer aos 2 pela disposição em fotografar!! Aliás escolham as miniaturas para o catalogo !
Valeu!!! :lol:

Separa as fotos 01 e 30, ok? b )
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

Autor do tópico
Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Evandro » 24 Mar 2009, 15:37

Evandro escreveu:
HGPFILHO escreveu::O :O :O :O :O


Evandro e Willy, **** que *****!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Cara, eu não imaginava que a preservação fosse tão boa dessas estações... Gente, o que os governos municipal e estadual estão perdendeno com isso, ao menos um verdadeiro expresso Lazer...


Temos que agradecer aos 2 pela disposição em fotografar!! Aliás escolham as miniaturas para o catalogo !
Valeu!!! :lol:

Separa as fotos 01 e 30, ok? b )
Agradeço à todos que comentaram até agora. okk
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Vicente » 24 Mar 2009, 15:43

app app
Parabéns, cara...
As estações da antiga Central são lindas!
Será que o turístico vai a alguma delas?? tnk

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por AGV » 24 Mar 2009, 18:07

Lopes escreveu:Gostei muito da estação de Guararema...

Só estou com medo daquela rua...

Ela está desviando da estação, até um dia que vier um louco e "dar" de frente com ela, ou os "inteligentes" prefeitos, demolí - la para dizer que está "atrapalhando" a passagem...

A que distância Guararema e Sabaúna se distanciam de Estudantes, penso isso para um estudo de uma extensão Operacional...

Se for aqui:
Imagem

Acredito que não há tanto problema pois, no sentido, olhando para a foto é uma pequena subida e depois têm a plataforma, ao qual um veículo colidiria com a mesma, minimizando bem algum impacto maior na estrutura. tnk

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por L Fernandes » 24 Mar 2009, 19:52

Muito bom, realmente as estações estão em estado de conservação ótimo!
valeu Evandro e Willy!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Renanfsouza » 24 Mar 2009, 23:29

Caras, parabéns. É muito bom ver esse estado de preservação em estações desativadas, por mais que nós saibamos que isso não reflete a realidade da maioria das estações.

Evandro, farei os thumbnais das fotos 1 e 30 como pediu, mas acho melhor quebrar esse thread em dois: um para cada estação, para seguirmos o modelo que estamos fazendo até agora. Até mesmo para quando alguém clicar na miniatura, ser direcionado exatamente para o thread da estação correspondente. O que vocês acham.

Os dístincos não parecem muito com as das outras estações da EFCB :lol:

É bom ver que certas cidades dão valor ao patrimônio ferroviário e não os deixam apodrecendo ao relento. Sem contar as estações de grande porte como a de Campinas, essas duas são, na minha opinião, as mais bonitas já retratadas por membros aqui do TGVBR entre as desativadas.

Mais uma vez, parabéns app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Gustavodc » 24 Mar 2009, 23:50

Do caramba. Simples.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Pablo ITT » 25 Mar 2009, 15:39

Muito boas as fotos, parabéns, e muito mais pelo achado.
Na foto 22 de Guararema aquele bar com mesas e cadeiras faz parte da estação? Ou eles a conservaram com o mesmo destino dado à Sabaúna, mantendo umaespécie de museu?
A maior dificuldade da preservação é dar um novo uso sem alterar as características do imóvel, por isso, alémdo custo de manutenção, muitos preferem deixar o tempo acabar. Em algumas estaçõesaqui do Rio - Nogueira em petrópolis, Santo Antônio de Pádua e poraí vai,deram um novo uso algumas mantiveram na íntegra o patrimônio outras, ainda que tivessem descaracterizado um pouco mantiveram seu aspecto.
Estas duas estão ótimas.

app app app


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Caco » 25 Mar 2009, 21:47

Sensacionais as fotos, Evandro e Willy, meus parabéns.

Valeu por retratar tão bem estas lindas estações de nossa região.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Caco » 25 Mar 2009, 21:50

AGV escreveu:Obs.: Pelo que me levou a deduzir, estes trilhos passam em frente à estação, aonde na passagem de nível está coberta de asfalto, o que me leva a deduzir (2) que estas vias estão desativadas. tnk
As composições da MRS passam por ali, ligando Mogi com São Silvestre de Jacareí (VCP Celulose).


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Caco » 25 Mar 2009, 21:53

Lopes escreveu:A que distância Guararema e Sabaúna se distanciam de Estudantes, penso isso para um estudo de uma extensão Operacional...
Estudantes - Sabaúna: 20 km

Estudantes - Guararema: 29 km


Willyfalque
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Dez 2008, 13:44

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Willyfalque » 25 Mar 2009, 22:14

Pois é, galera, valeu mesmo os comentários!!

Gostaria de comentar também que o sr. Sérgio, que tão bem nos recebeu e permitiu a entrada nas dependências da estação sabaúna, nos informou que sábado agora, dia 28, eles estarão fazendo uma espécie de evento, tipo uma exposição com as peças que nós mostramos nas fotos, visando angariar fundos para contribuir com a reforma e preservação da estação.
Segundo o mesmo, o presidente da associação que cuida da preservação e reforma desta estação, o sr. Fábio, foi o responsável por organizar a viagem do trem turístico que foi até lá em dezembro, e é a pessoa que está organizando este evento.
Deixamos os nosso contatos (telefones e e-mail) com o sr. Sérgio para que o mesmo entregasse para o sr. Fábio e, caso ele entre em contato conosco, vamos convidá-lo a participar do fórum do TGVBR. Será ótimo, pois o sr Sérgio nos disse que o sr. Fábio trabalha junto à secretaria de transportes da prefeitura de Mogi das Cruzes.

okk
Quartzo é uma partze ou aposentzo de um apartamentzo

Avatar do usuário

Autor do tópico
Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Evandro » 26 Mar 2009, 10:10

Mais uma vez agradeço muito pelos comentários de todos vocês... isso me anima à visitar mais estações destivadas e fazer mais threads deste tipo. :lol:
Renanfsouza escreveu:Caras, parabéns. É muito bom ver esse estado de preservação em estações desativadas, por mais que nós saibamos que isso não reflete a realidade da maioria das estações.

Evandro, farei os thumbnais das fotos 1 e 30 como pediu, mas acho melhor quebrar esse thread em dois: um para cada estação, para seguirmos o modelo que estamos fazendo até agora. Até mesmo para quando alguém clicar na miniatura, ser direcionado exatamente para o thread da estação correspondente. O que vocês acham.

Os dístincos não parecem muito com as das outras estações da EFCB :lol:

É bom ver que certas cidades dão valor ao patrimônio ferroviário e não os deixam apodrecendo ao relento. Sem contar as estações de grande porte como a de Campinas, essas duas são, na minha opinião, as mais bonitas já retratadas por membros aqui do TGVBR entre as desativadas.

Mais uma vez, parabéns app app app app app
Renan... por mim autorizo a divisão desse thread em dois, mas como que ficariam os comentários postados até agora? tnk

Sobre o excelente estado de preservação das estações desativadas, os créditos devem ser dados às prefeituras de Mogi das Cruzes e Guararema; à MRS, que recuperou o trecho junto com a VCP Celulose e também à ABPF, que, com muita boa vontade e paixão, apesar das dificuldades financeiras, preserva de forma digna a estação de Sabaúna. okk
Pablo ITT escreveu:Muito boas as fotos, parabéns, e muito mais pelo achado.
Na foto 22 de Guararema aquele bar com mesas e cadeiras faz parte da estação? Ou eles a conservaram com o mesmo destino dado à Sabaúna, mantendo umaespécie de museu?
A maior dificuldade da preservação é dar um novo uso sem alterar as características do imóvel, por isso, alémdo custo de manutenção, muitos preferem deixar o tempo acabar. Em algumas estaçõesaqui do Rio - Nogueira em petrópolis, Santo Antônio de Pádua e poraí vai,deram um novo uso algumas mantiveram na íntegra o patrimônio outras, ainda que tivessem descaracterizado um pouco mantiveram seu aspecto.
Estas duas estão ótimas.

app app app
Pablo, o restaurante (e não bar) não faz parte daquela estação, embora seja referência local. A estação de Guararema virou um museu mantido financeiramente pela prefeitura local, com o apoio da MRS.

Pretendo voltar para Guararema neste final de semana, se o tempo ajudar. Quero passar em Luís Carlos e ver como se encontra a situação da estação local, no qual a última foto conhecida é de 2002. Espero que não a tenham demolido. :(
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por AGV » 26 Mar 2009, 11:18

Caco escreveu:
AGV escreveu:Obs.: Pelo que me levou a deduzir, estes trilhos passam em frente à estação, aonde na passagem de nível está coberta de asfalto, o que me leva a deduzir (2) que estas vias estão desativadas. tnk
As composições da MRS passam por ali, ligando Mogi com São Silvestre de Jacareí (VCP Celulose).
É que na foto de Guararema, nas passagem de nível´s, aparentemente o asfalto cobre os trilhos, não sendo, pelo memos visíveis os sulcos nos trilhos aonde passam flanges das rodas. tnk
(Só percebí agora que estavam cobertos sim, mas pela água da chuva <_< ptz

E claro, a via não está deteriodada por "mágica", :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

:lol: :lol: ptz ptz ptz ptz

wll wll wll wll wll wll

É que só me atentei ao impressão da passagem de nível.

É ótimo que a via esteja ativa. Desde garoto nunca gostei de ver via "Morta". Ficava imaginando como seria nos seus melhores dias.......


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: [EFCB - SP] Desbravando as estações de Sabaúna e Guararema

Mensagem não lida por Lopes » 26 Mar 2009, 18:21

Caco escreveu:
Lopes escreveu:A que distância Guararema e Sabaúna se distanciam de Estudantes, penso isso para um estudo de uma extensão Operacional...
Estudantes - Sabaúna: 20 km

Estudantes - Guararema: 29 km

Seria viável então, uma extensão operacional ao melhor estilo Jundiaí?
Rodrigo Lopes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante