Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 20 Mai 2009, 17:23

Silva Freire, aberta em 1923.

Esta é a antiga estação de Silva Freire desativada há anos. Notem que as plataformas não dão suporte aos trens paradores (Deodoro, Bangu e Campo Grande) teoricamente se os trens de Santa Cruz e Japeri parassem seriam nelas e não no Méier. Não tenho certeza, mas estas estações com plataformas nestes sentidos eram destinadas aos trens cargueiros quando estes transportavam tudo, daí a proximidade entre elas.

Imagem

Em parte concordo com a idéia de se fazer um mergulhão para ligar entre os dois lados da estação do Méier, pois, até o Engenho Novo existe este espaço todo alem destas plataformas, que desafogaria e muito a região em torno da estação.

Nas fotos seguintes estou na passarela de acesso às bilheterias da estação Méier que, devido à cabine existente precisei tirar em duas partes. Agora em frente inauguraram um restaurante popular, mas a estação nada, e acho que nem deve, o precisa ser feito é liberar a passarela sobre a ferrovia..

Lado da rua 24 de Maio e Dias da Cruz

Imagem

Fundos do comércio local supostamente em terreno da extinta RFFSA.Entre a extinta estação Todos os Santos e Engenho Novo atualmente existe o mais drástico gargalo da linha do Centro. Seja em função da ferrovia ou das avenidas que cortam a região. Consegue ser pior que Madureira pois neste último as edificações estão caíndo aos pedaços sem valor comercial, visto que existe projeto de alargamento das ruas, aqui também existe mas o comércio está de pé e o local muito valorizado para se pensar em desapropriação.

Imagem

Mais detalhes históricos e fotos antigas no site:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... freire.htm
Quem visitar vai perceber que a edificação desta era mais imponente que a do Méier.

Quase que me esqueci da aérea. É bem na curva.

Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por HGP » 20 Mai 2009, 21:12

Grande contribuição Pablito!!! app app app app okk okk okk


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 20 Mai 2009, 23:22

A primeira foto está muito bonita, os trilhos estão brilhando hehe...

Eu queria saber que tanto os operários fazem ali trabalhando com o "laranjão". Uma vez li no Orkut em 2007 que seria uma estação de transferência ou apoio do ramal Japeri, mas sempre achei esquisito ser numa curva bem acentuada. Acho que tem mais fundamento ter sido de cargas mesmo, pois do outro lado existe um portão de acesso a linha e algo parecido com um posto de controle antigo, como se fosse uma área vazia de disperção. Não sei se coisa minha, observo também uma quantidade de prédios funcionais nesta área um pouco maior, comparando a outras estações até mais importantes. Valeu o registro!
Abraços,
Bruno


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 21 Mai 2009, 01:00

Bela contribuição Pablo, como sempre.

Existem planos de reativar a Estação Silva Freire sob o nome de "Méier 2". Pelo que entendi ela seria utilizada como nova estação dos ramais expressos (Japeri e Santa Cruz) que hoje não fazem paradas nem em Engenho de Dentro nem no Méier.

Sinceramente não vejo necessidade para isso, ao menos não ainda.

Parabéns pelas fotos, ficaram ótimas app app app

Escolha ai a sua foto favorita pra eu fazer a thumbnail Pablo !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 21 Mai 2009, 19:52

Não resisti à tentação estava no parador com a máquina e me deu aquele está-lo. Porque fotografar a ESF de perto? Porque não? Aí vão mais três.

Saindo do Méier que é a mesma coisa que chegar em SF

Imagem

Passarela que está fechada e plataforma

Imagem

Escada metálica abandonada ao relento em uma obra que ninguém sabe por que foi iniciada.

Imagem

Como vou muito à Bangu a serviço tenho feito muito o uso do Trem (com ar condicionado é claro) dei início hoje a uma série de fotos ao longo da via mostranto a ação criminosa a que foi submetido o leito ferroviário carioca, primeiramente na linha do centro depois, se tiver alguém disposto a me acompanhar, nas demais. :brrb:
Nestes trens com ar, seja o coreano ou os demais, a janela ainda tem transparência suficiente para podermos fotografar sem chamar a atenção.
Não foi o caso destas aí de cima feitas no cara a cara.
okk


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jun 2009, 10:00

Pablo, que excelentes fotos ! Obrigado pelo trabalho que você teve em fotografar a estação de longe, e agora de perto.

Vamos catalogar isso ! Escolha ai a sua foto favorita para adicionarmos no nosso índice okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jun 2009, 14:01

Embora estaeja um pouco escura, a primeira é a mais abrangente.
okk

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pranda » 09 Jun 2009, 01:13

^^
Que coisa, fiquei super curioso com a escada e a obra.......cada uma :X:
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Jul 2009, 21:42

Esse elefantinho branco no Méier tem várias serventias:Dormitório de mendigo,descanso para os operários de manutenção de via...

A real serventia...bom a real serventia... <_<
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 14 Set 2009, 12:44

Bem pessoal, passei em um Série 8000 pela plataformas da estação Silva Freire no dia 10 de setembro e tirei essas fotos da janela do Trem.

1- Início da plataforma
Imagem

2- Momento raro, um Trem parado na estação, este 700 seguia como direto a Central.
Imagem

3- Depois de passar pela estação, a plataforma ao fundo e o 700 já de saída para prosseguir até a Central
Imagem
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Out 2011, 08:32

Pessoal,
Na semana passada, eu tinha reparado que foram retiradas as coberturas com estrutura metálica da estação Silva Freire que a própria Supervia instalou quando desejava reformar a estação.
Até então tinha dúvida se tinham sido roubadas.
Dava para ver inclusive o concreto quebrado onde haviam os pilares das coberturas.
Na sexta da semana passada (07/10/11), vi um trem da manutenção ao lado da estação na linha 3 e uma grande área de concreto quebrado na plataforma, muito mais que dias antes.
Será que estão demolindo a estação? hmy . Será que é uma grande reforma? tnk
Temos que ficar de olho.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 10 Out 2011, 10:04

Será uma reforma para ativação da estação até abril do ano que vem, confirmada pela Supervia numa reunião com usuários do Twitter há umas duas semanas atrás. A intenção é acabar com o incômodo da transferência no Eng.Dentro dos usuários do Japeri e Santa Cruz para os trens paradores para os passageiros desembarcarem no Méier e no Engenho Novo.

Imagem

O que está sendo feito na Méier II é a mesma coisa que está sendo feita em Oswaldo Cruz, os buracos na plataforma são para montar as bases da cobertura.O que será feito é a concretagem de todo esse buraco, sendo que as duas chapas ficarão do lado de fora, para que possam parafusar a viga de sustentação da cobertura. Essa foto é da semana retrasada, já concluíram essa parte.
Imagem
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Melekh » 10 Out 2011, 13:26

As fotos ficaram ótimas,

Belas complementações dos companheiros.


Em tempo:

Na Antiga Linha Auxiliar (Ramal Belford Roxo) temos uma estação que também não funciona e que está aos fundos do Supermercados Waal Mart, local da antiga estação Monhangaba, aquela que saia um sub-ramal para a Fabrica Klabin (não confundir esta com a estação Chave Zieze, da qual partia o Ramal da Oficinas, após a extinção do ramal da Rio D'ouro que partia de Inhaúma) que tambem é um grande elefante branco.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Adenilson » 13 Out 2011, 09:22

Fala André, beleza?
De fato temi pela integridade da estação, pois a própria Supervia havia instalado lá 2 coberturas (se não me angano) com perfis de aço e cobertura metálica conrugada. Parece que haviam até dado o famoso banho de zarcão para evitar a oxidação.
Na semana retrasada observei a plataforma "nua" sem as cobertura que seriam usadas na reforma da mesma.
Já na semana passada, a área de concreto arrebentado na plataforma era muito maior.

Então eles mudaram de idéia e vão fazer uma cobertura muito maior.

Já que existe um projeto de reformar todas as coberturas, eles poderiam evitar desperdício de dinheiro e construir a cobertura já no molde das 4ª gerações das mesmas.

O que eu discordo é o nome MÉIER II. A Supervia está sepultando a história dessa cidade mudando o nome das estações.
Não existe um bairro chamado Méier II e não existe colocar o mesmo nome de duas estações que ficam no mesmo bairro. Por isso o nome Silva Freire. A rua homônima fica no Engenho novo.

Não estão satisfeitos o que fizeram com Vieira Fazenda na mudança para Jacarezinho, pois V.Fazenda é um bairro reconhecido na prefeitura e Jacarezinho, simplesmente uma favela. :sn:


André Vasconcellos escreveu:Será uma reforma para ativação da estação até abril do ano que vem, confirmada pela Supervia numa reunião com usuários do Twitter há umas duas semanas atrás. A intenção é acabar com o incômodo da transferência no Eng.Dentro dos usuários do Japeri e Santa Cruz para os trens paradores para os passageiros desembarcarem no Méier e no Engenho Novo.

Imagem

O que está sendo feito na Méier II é a mesma coisa que está sendo feita em Oswaldo Cruz, os buracos na plataforma são para montar as bases da cobertura.O que será feito é a concretagem de todo esse buraco, sendo que as duas chapas ficarão do lado de fora, para que possam parafusar a viga de sustentação da cobertura. Essa foto é da semana retrasada, já concluíram essa parte.
Imagem


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 07 Nov 2011, 17:55

Bem, aí vai uma das antigas de Silva Freire.

Imagem

Ano de 1923

http://oriodeantigamente.blogspot.com/2 ... arias.html

Gostaria de saber o motivo destas plataformas serem no lado contrário das demais estações, ou seja, atualmente ao longo das linhas do trens dos ramais de Japeri e Sta Cruz.
???????????????????????????????????????????????????????????????

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 24 Dez 2011, 18:54

Mais fotos da estação Silva Freire que esta sendo reformada para que em breve entre em operação.

Acesso da passarela pela rua Arquias Cordeiro:
Imagem

Imagem

A passarela parecia deserta, mas la encima haviam operários e um policial vigiando então não arrisquei em tirar mais fotos.
Imagem

Registros feitos dentro do sistema:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos tiradas das ruas Lins de Vasconcelos e 24 de Maio:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acesso a passarela pela rua 24 de Maio:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 24 Dez 2011, 19:48

Show de bilheteria!!! app app app app :Y:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 26 Dez 2011, 15:22

1º o elogio às fotos.
Agora as reclamações

Gostaria de saber o motivo destas plataformas serem no lado contrário das demais estações, ou seja, atualmente ao longo das linhas do trens dos ramais de Japeri e Sta Cruz.
???????????????????????????????????????????????????????????????

Ainda continuo querendo saber a resposta.
Acho que estou ficando velho rebujento, kkkk.

Moro na região e 15 dias atrás passei por este local e nem sequer ntei estas obras, me pergunto para que? Para fazer para os trens Japeri e Santa Cruz, ou para quando tiver manutenção o pessoal da região não ficar sem trem (Fui vítima disto quando da expedição ao ramal da Linha Auxiliar perdi o Japeri e o pessoal estava no trem que passou direto pelo Meier, kkk).

Não tem outra prioridade, ou é para dar sustento ao restaurante popular?

Porque não cobrem a plataforma inteira, será que só chove onde tem cobertura?

:brrb: :brrb: :brrb:

:lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário

fabo0o
USUÁRIO JR
Mensagens: 71
Registrado em: 07 Dez 2011, 02:31

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por fabo0o » 01 Jan 2012, 18:10

Pablo ITT escreveu:1º o elogio às fotos.
Agora as reclamações

Gostaria de saber o motivo destas plataformas serem no lado contrário das demais estações, ou seja, atualmente ao longo das linhas do trens dos ramais de Japeri e Sta Cruz.
???????????????????????????????????????????????????????????????

Ainda continuo querendo saber a resposta.
Acho que estou ficando velho rebujento, kkkk.

Moro na região e 15 dias atrás passei por este local e nem sequer ntei estas obras, me pergunto para que? Para fazer para os trens Japeri e Santa Cruz, ou para quando tiver manutenção o pessoal da região não ficar sem trem (Fui vítima disto quando da expedição ao ramal da Linha Auxiliar perdi o Japeri e o pessoal estava no trem que passou direto pelo Meier, kkk).

Não tem outra prioridade, ou é para dar sustento ao restaurante popular?

Porque não cobrem a plataforma inteira, será que só chove onde tem cobertura?

:brrb: :brrb: :brrb:

:lol: :lol: :lol: :lol:
Vai ser uma estação fantasma, ninguém vai pegar trem ou soltar ali.
Seria o mesmo que re-ativar a estação do Encantado.


rodrjgw
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Nov 2010, 01:53

Re: Estação Silva Freire, Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por rodrjgw » 14 Fev 2012, 22:04

fabo0o escreveu: Vai ser uma estação fantasma, ninguém vai pegar trem ou soltar ali.
Seria o mesmo que re-ativar a estação do Encantado.
Ao menos a Encantado fica a 700m do Engenho de Dentro e 850m da Piedade, além de ser próxima da entrada Oeste do Engenhão (podendo ser usada para separar as torcidas). Silva Freire fica a 240m da estação do Méier e 600m da estação do Engenho Novo e não há nada para atrair passageiros a esta! Vão aumentar o tempo de viagem dos diretos para amenizar um problema que foi causado pela falta de trens no ramal parador... Coisa de louco! :ttn:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes