Estação do Encantado

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Estação do Encantado

Mensagem não lida por Pablo ITT » 24 Mai 2009, 23:06

Ou o que sobrou dela.

Imagem

Notem, ao lado direito, que só ficou a passagem subterrânea que dava acesso às passarelas.
Eram seis linhas até mais ou menos 25 anos atrás, disseram que a curva era muito fechada e por isto ouve necessidade de retirar uma delas aumentando assim a velocidade dos trens. Não sei se procede mas, com isso sepultaram possibilidade de se ter duas linhas(ida e volta) para cada ramal - Deodoro Santa Cruz e Japeri, que resultaria no nº maior de composição indo e vindo.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Pranda » 24 Mai 2009, 23:36

^^
Pablo,

E a estação foi demolida pelo mesmo motivo ?
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Pablo ITT » 24 Mai 2009, 23:49

Não. O motivo alegado era a proximidade com a estação Engenho de Dentro, assim como Silva Freire e Todos os Santos do Máier e Rocha de São Francisco Xavier, além de poucos passageiros na época para manter uma estação aberta com funcionários ociosos, etc.....
Vemos que no metrô as estações da Central, Pres. Vargas e Uruguaiana essas distâncias são menores ainda e coexistem muito bem. Hoje certamente elas fazem falta, principalmente se pensarmos em uma suposta"transformação" do ramal de Deodoro em metrô.
:(

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Pranda » 25 Mai 2009, 00:07

^^
Obrigado, entendi.
Mas que pena, pelo jeito é mais da famosa falta de planejamento no Brasil!
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por HGP » 28 Mai 2009, 06:54

é fácil fotografar o entorno da região e em novos ângulos. é a possiblidade de um resgate e registro dessa estação. O que os demais foristas cariocas acham?


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Renanfsouza » 29 Mai 2009, 11:11

Na verdade a fachada da estação (acesso pela rua) permanece. As plataformas é que foram demolidas.

Foi pena... Hehehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Pablo ITT » 03 Jun 2009, 20:06

Devido ao grande sucesso que a estação de Encantado faz eis ai mais um trecho que tirei do que sobrou. Esta entrada subterrânea fica no mesmolado do Engenhão.

Imagem

Atrás dos outdoors era a plataforma.
Estou meio sem tempo para ir para aqueles lados então não deu para tirar do restante mas aos poucos desencanta.
:P


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Haiser » 03 Jun 2009, 20:43

OFF: Esse cartaz do Tim Lopes está bem espalhado por toda a cidade pelo visto...


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por visitante » 06 Jun 2009, 20:33

Parabéns pelo registro Pablo. Mesmo sendo apenas a fachada, demonstra que ali havia uma estação :D.

Ótimo trabalho, parabéns.

E vamos desencantar!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Jul 2009, 21:59

Mas as 6 linhas q existiam há anos atrás não são de Eng.de Dentro até Piedade se não me engano?

Vejo necessidade no uso maior da linha E de Madureira até Engenho de Dentro pelos trens de Santa Cruz(q não fariam parada em Cascadura e só em S.F.Xavier)e os de Japeri em Cascadura e Engenho de Dentro.Daria maior rapidez a viagem no trem de Santa Cruz,em comparação ao de Japeri na atual situação.

Sem contar na ativação da Méier II q já é outra história...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Mar 2010, 11:12

A estação deve ter sido desativa por falta de demanda e não por proximidade, pois acho que ficava bem distante das outras.
A plataforma ia aproximadamente da passagem subterrânea até a pista que passa em baixo da linha férrea interligando os dois lados do bairro.
Editado pela última vez por Adenilson em 04 Mar 2010, 20:15, em um total de 2 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Mar 2010, 20:14

Como se manda fotos aqui?

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Mar 2010, 20:16

^^ [ img ]link da imagem da foto[ /img ] Tirando os espaçamentos nos colchetes!!
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Jorge Luis » 04 Mar 2010, 20:47

Adenilson escreveu:Como se manda fotos aqui?
Na pagina Avisos Gerais, existe um topico que ensina a postar fotos no forum.

Como Criar e usar uma Conta no Photobucket, esse tutorial ensina todos os passos a ser seguido okk
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Adenilson » 05 Mar 2010, 20:17

Bom, Já que o assunto aqui é Encantado, resolvi postar uma foto da falecida quando ainda existia nos anos 60. Reparem como está vazia. Não sei se era fim de semana, se a estação já tinha sido desativada ou se os usuários encontravam-se sob a cobertura da estação no extremo lado esquerdo da foto. Ao longo da parte descoberta da plataforma, há uma placa com o nome da estação e um banco.

Imagem

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Nina » 06 Mar 2010, 16:06

Realmente muito vazia. Aproveitando alguem poderia me explicar se aquela casa rosa que margeia a linha (do lado da Rua Goias) tem a ver com a estação? Não sei se perceberam existem portas que abrem para a linha ferrea
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Marcello
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Mai 2009, 20:49

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Marcello » 03 Ago 2010, 16:18

Pablo , vou falar como usuário dos trens e atento as modificações ocorridas . As seis linhas existiam desde Madureira até Eng. de Dentro . Uma delas foi retirada quando reformaram as estações de Madureira e Cascadura , não lembro se antes de 1 de novembro de 1998 ou depois , data em que a Supervia começa a administrar a ferrovia . Não tem nada com a velocidade . O Japeri não para mais na estação de São Francisco desde a instalação das escadas rolantes em , acho eu 2003/4 . O Santa Cruz não parava também . mas só durante as obras .
Pablo ITT escreveu:Ou o que sobrou dela.

Imagem

Notem, ao lado direito, que só ficou a passagem subterrânea que dava acesso às passarelas.
Eram seis linhas até mais ou menos 25 anos atrás, disseram que a curva era muito fechada e por isto ouve necessidade de retirar uma delas aumentando assim a velocidade dos trens. Não sei se procede mas, com isso sepultaram possibilidade de se ter duas linhas(ida e volta) para cada ramal - Deodoro Santa Cruz e Japeri, que resultaria no nº maior de composição indo e vindo.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2011, 16:50

ESTAÇÃO: ENCANTADO.
ANO:1928.
FOTOGRAFIA:AÉREA.

A estação do Encantado vista na aerofotografia em 1928 me surpreendeu. O local onde parece ser hoje o espaço da plataforma está entre a 3ª linha (sentido Deodoro) e 4ª linha, teoricamente no meio do leito.
Ao ver a foto de 1928, vi uma plataforma muito comprida iniciada onde há a passagem subterrânea (ex acesso a estação) e terminada quase na rua que passa em baixo da linha, interligando as Ruas Manoel Vitorino e Goiás.
Tinha uma cobertura pequena (provavelmente um telhadinho) se comparada ao comprimento da plataforma e localizado praticamente no meio da mesma. (Vide meu desenho de E.Leal).
O acesso deveria já ser subterrâneo nessa época.

O que mais me espanta é que a plataforma de Encantado era entre as linhas 1 e 2, ou seja, no mesmo local em relação às linhas das estações Méier, Engenho Novo e etc:

Concluí então que houve remanejamento das linhas e uma ou duas dessas linhas ocupam hoje o local da extinta plataforma.
Cheguei a essa conclusão, pois não faria sentido demolir a plataforma e construir outra somente para um remanejamento lateral.

Em 1928 haviam 6 linhas ali.

Vale salientar que pelo que li, Encantado foi a primeira estação do subúrbio a ter luz elétrica.

Avatar do usuário

fabo0o
USUÁRIO JR
Mensagens: 71
Registrado em: 07 Dez 2011, 02:31

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por fabo0o » 01 Jan 2012, 18:12

Deveriam re-ativar ela pelo mesmo motivo de re-ativar a Silva Freire.
Qual o motivo?
nenhum. :lol:


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação do Encantado

Mensagem não lida por Pablo ITT » 24 Fev 2012, 22:03

fabo0o escreveu:Deveriam re-ativar ela pelo mesmo motivo de re-ativar a Silva Freire.
Qual o motivo?
nenhum. :lol:
Como? Nenhum?

Gastar dinheiro à toa e fazer média perante à população. :lol:

A única razão que encontrei foi esta:
Aos domingos quando tiverem fazendo manutenção na via, que pega o trem no Meier já não precisará ir ou voltar de uma outra estação.
Agora que mora em Sampaio tá ferrado, é longe para ir a pé para S. F. Xavier e longe para Silva Freire.

nnoo

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes