(EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Mar 2011, 20:53

Pessoal, alguém saberia dizer até quando esta cancela e a parada funcionaram ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Mar 2011, 14:00

Melekh,

Saudações.

A foto é interessantíssima.
Porém gosto de analisar tecnicamente tudo envolvendo a foto.
Analisando o carro, na condição mais antiga essa foto poderia ser de 1905 ou 1908, mas esse tipo de automóvel prosseguiu a sua fabricação pelos anos 10 (séc XX).

Pelas fotos antigas que tenho sobre o atual ramal de Deodoro, o leito sempre possui 4 linhas (na maior parte do trecho) em bitola larga.
A princípio, vejo 2 linhas apenas, mas realmente o ângulo está muito fechado, podendo causar distorções.

Cado o "range" de data que estipulei esteja correto, é provável que a Parada nem mais existisse.

Sobre isso vou me estender mais, tentando responder a pergunta que o Dado fez sobre a parada.




Melekh escreveu:Saudações a todos

O Méier era ainda um local acanhado que sequer possuía estação; havia apenas uma parada. Pois ali na década de 1870 havia uma cancela mais ou menos no arraial de Caxamby (Cachambi) que era monitorada pelo guarda José Francisco. O guarda, que não tinha a perna direita, usava uma substituta, feita de pau. O povo, então, passou a chamar a parada de Cancela do Perna de Pau; que ligava os dois lados da via férrea passando pelos terrenos dos Doutores Miguel e Joaquim Meyer. Atualmente, são as ruas Medina e Coração de Maria, onde neste trecho, foi aberta uma passagem, em que o comboio, raramente fazia uma pausa.

Consegui a foto abaixo com um morador de Todos os Santos, que falou ser de uma cancela próxima ao Meir, será a Cancela do Perna de Pau?

Note um homem controlando a cancela.


Será o guarda José Francisco?

Raridade!!!

Imagem

Para mim é 99,99 a Parada (Cancela) Perna de Pau.

Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Mar 2011, 14:14

DadoDJ escreveu:Pessoal, alguém saberia dizer até quando esta cancela e a parada funcionaram ?
Dado, eu tenho um livro sobre o Méier, mas ele anda meio sumido. Tenho que procurar.
Eu já li que a tal parada era muito, mas muito antiga mesmo.
Imagino que tenha sido no gênesis da ferrovia.

Já li em algum texto que a mesma teria sido desativada com a inauguração de Todos os Santos (1868). Imagina em relação ao Méier (1889)!!!.

O fato é que tal parada deveria ser algo muito rudimentar. Talvez até de madeira.

Com o fato de eu ter tentado descobrir que a plataforma original de Todos os Santos era um pouco mais afastada que a versão "mais moderna" e isso sendo verdade, dá até para conceber uma coexistência entre Todos os Santos e a parada, pois a Perna de Pau era usada, também pelo que li, para aqueles que queriam ter acesso às terras mais para dentro do Méier pela estrada que atualmente chamamos de Rua Dias da Cruz, até então com muitas chácaras.

Quando a estação do Méier foi inaugurada em 1889, a Perna de Pau era conhecida apenas como uma cancela e não mais uma parada, o que pode levar à especulação que a Parada e a cencela, podem até não ter coexistido, pois imagino que a cancela tivesse sido necessária com o advento do automóvel.

Ver um registro fotográfico da Parada em atividade, acho muito difícil, mas não sabemos quanto tempo essa rudimentar parada sobreviveu à sua desativação.

Uma foto da cencela, todavia, seria provável.

Em 1918 (Inauguração da Amaro Cavalcanti), apesar do ângulo ruim, a foto que postei parece não mostrar mais cancela alguma, pois o Guard Rail não perde continuidade.

Abraço a todos.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 16 Mar 2011, 10:10

Adenilson,


Saudações Ferroviaristas.



Você é uma pessoa muito importante e necessária aqui no fórum, graças a essa capacidade de analise técnica.

A E. F. Dom Pedro II -- E.F.C.B. começou tendo duas linhas em seu leito isso em 1875 e em 1896 construiu-se a 3ª linha, posteriormente passou a ter 4 linhas.

Agora é confirmar o ano dos Carros que aparecem na foto.


A foto em si não apresenta muitos detalhes, também acredito que só seja a Cancela em atividade, já sem as paradas costumeiras do trem.

Como eu já disse, eu só consigo as fotos e coloco as informações que recebo dos respectivos donos.


E a pesquisa continua....


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 01 Abr 2011, 17:07

Melekh escreveu:Adenilson.


Eu começo a duvidar que esta foto é realmente daquele local (rua coração de Maria / Medina), pois voltei lá novamente e não consegui relacionar qualquer casa ou local que se parecesse com o da foto antiga.

Eu fiz o seguinte: Inverti a posição da foto antiga e percebi que a única coisa que se parecia era o portal da Igreja, mas... só se a Igreja ainda estivesse em construção ou fosse posteriormente modificada, veja..................
O templo foi construído entre 1909 e 1929, desenhado pela mesma pessoa que projetou a então Escola de Belas Artes (hoje Museu Nacional de Belas Artes) na gestão do prefeito Pereira Passos: o arquiteto e urbanista espanhol Adolfo Morales de Los Rios. A igreja é um caso raríssimo no Brasil: uma das poucas, senão a única, construída em estilo neomourisco.

Será que a foto é anterior a esta data?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 07 Jun 2011, 14:19

Pessoal,
Vejam a foto abaixo.
Está com a resolução péssima, mas tenho a foto com a resolução bem melhor e garanto para vocês que dá para ver ainda as cancelas levantadas próximas a parada Perna de Pau.
Reparem uns 100 metros a frente do fotógrafo onde há um nítido limite entre a Avenida Amaro Cavalcanti ainda em terra e a Lia Barbosa (na época) já pavimentada.
Há uma casinha colocada a 90º da ferrovia, justamente no alinhamento com a Rua Medina.
Não estou afirmando que a casinha era a parada, mas que ali era a passagem de nível onde era citado o local de tal parada.
Aliás, eu já tinha descrito isso aqui.
Vou tentar dar um zoom na foto que tenho e depois eu posto.
O engraçado é que o guard rail parece já proteger toda a ferrovia, mas a cancela está levantada.
Quando vocês verem a foto com melhor resolução, dá até para perceber as duas.
Obs:Mais ao fundo ainda e bem embaçada, quase sem visibilidade, a estação do Méier.

Imagem


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 09 Jun 2011, 10:02

Adenilson,


Realmente a resolução está muito defasada.
Mas... vamos aguardar a foto com melhor resolução.


Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Jun 2011, 11:27

Melekh, é fato sim.
A foto para ficar ruim, tem que melhorar muito =o
Não sei se nesse fim de semana, terei tempo para dar um zoom na foto melhor que tenho.
Dia dos namorados está chegando e darei uma atenção a minha gata.

Na semana que vém não estarei no RJ e não estranhe a minha ausência em alguma resposta.

Em breve postarei o detalhe do que acho ser a cancela levantada.

Agora uma observação. Cada vez que olho para essa foto da cencela que você postou, ela me revela alguma coisa.
Parece que são 2 linhas em bitola métrica e a linha em primeiro plano é de bonde, pois está paralela a rua e a linha.
A passagem parece estar um pouco em diagonal e não exatamente a 90º.
Há uma calçada entre o leito ferroviário e a rua e um morro ao fundo.
Ele pode ser revelador.
Eu "chutaria" algum trecho da Auxiliar ou E.F.norte e menor probabilidade para a Rio D'ouro.
Vou ver se consigo verificar pelo formato do morro ao fundo.

Imagem

Um abraço.
Melekh escreveu:Adenilson,


Realmente a resolução está muito defasada.
Mas... vamos aguardar a foto com melhor resolução.


Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 10 Jun 2011, 12:04

Adenilson,


A foto foi conseguida com uma pessoa que disse morar em Todos os Santos, as informações são dele.

Sei que seu tempo é mínimo, mas sugiro que faça um levantamento pelo local, dada sua proximidade de moradia.

Acredito que as chances de ser bem sucedido são grandes.

Não descarto a possibilidade de ter fundamento as suas observações.


No aguardo.

Forte Abraço.



Em tempo: tenho uma foto da cancela do Ramal Vicente de Carvalho - Maria Angu, está próxima a Penha. Preciso confirmar.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Jun 2011, 15:41

Melekh,
Justamente por conhecer bem a região, te digo que se levarmos em consideração apenas o eixo Méier-Todos os Santos, os únicos pontos para uma passagem são os da Rua Medina e da Rua Adriano, mas o outro lado (Rua Piauí) não é alinhado.
Inclusive tenho uma foto dessa passagem e é diferente da que você postou.

A partir da Parada Perna de Pau até antes da Rua Adriano, o terreno não muda, ou seja, é mais alto que a linha férrea deste lado e mais baixo no lado oposto, justamente pelo fato da E.F.C.B ter sido aberta ali, passando na base de um morro.

Complementado, localizei no livro do Hélio, os anos que você mencionou sobre a duplicação e posterior construção da 3ª linha na linha do centro, mas não havia a discriminação sobre a 4ª linha.

Um abraço e como diria você, as pesquisas continuam!


Melekh escreveu:Adenilson,


A foto foi conseguida com uma pessoa que disse morar em Todos os Santos, as informações são dele.

Sei que seu tempo é mínimo, mas sugiro que faça um levantamento pelo local, dada sua proximidade de moradia.

Acredito que as chances de ser bem sucedido são grandes.

Não descarto a possibilidade de ter fundamento as suas observações.


No aguardo.

Forte Abraço.



Em tempo: tenho uma foto da cancela do Ramal Vicente de Carvalho - Maria Angu, está próxima a Penha. Preciso confirmar.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 12 Jun 2011, 21:39

Pessoal,
Conforme prometido, segue a foto detalhada e com maior resolução, se comparada a mesma já postada aqui.
Circundei uma guarita que ficaria no exato local da parada Perna de Pau.
Outra coisa interessante é que o guard rail parace acompanhar toda a via férrea, mas apontei o que poderiam ser ainda as cancelas. Dá a impressão até de ver o apoio (contra-peso).
Os postes são de madeira e não estão alinhados, mas se repararem bem a perspectiva do que acho ser uma cancela, é diferente dos postes.
O que vocês acham? Por isso coloquei a palavra cancelas com ponto de interrogação.

Ao fundo a estação do Méier com a cobertura no estilo sobre o qual citei no tópico da E.F.Norte.
Mesmo com essa resolução melhor não dá para ver se a passarela mais antiga já tinha sido construída ou se o acesso à estação era ainda pelos trilhos.

Uma coisa é certa, a passarela próxima ao Salgado Filho hoje nem "pensava" em ser construída!

Destaque também para os simpáticos galináceos que ciscavam no bucólico bairro de Todos os Santos onde é hoje o limite do terreno do hospital Pasteur.

Imagem

Segue abaixo o mesmo local hoje!

Imagem

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Jun 2011, 00:59

Parabéns pela pesquisa e pelo registro, Adenilson !
app
Show de bola ! ! !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 13 Jun 2011, 11:47

Adenilson,

Esta foto sim, está bem nítida, podemos começar a tirar nossas dúvidas.

Voce melhorou a foto já postada ou consegui esta já melhorada?

Muito bom!

Estou fazendo uma busca mais minuciosa sobre o local, relativamente a documentos e fotos.
Vamos ver o que encontro.

Valeu messo.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 14 Jun 2011, 10:15

Adenilson, você citou:

Agora uma observação. Cada vez que olho para essa foto da cancela que você postou, ela me revela alguma coisa.
Parece que são 2 linhas em bitola métrica e a linha em primeiro plano é de bonde, pois está paralela a rua e a linha.


Sua observação faz sentido pois realmente quase na mesma época os bondes já circulavam por ali, vide:

Fonte: http://batistadomeier.org.br/meierpedia/?page_id=7

Os primeiros transportes que circularam por esse arraial foram resultado da perseverança de Lucídio José Cláudio Pereira do Lago, pioneiro que obteve a concessão para explorar, durante vinte anos, uma linha de carris de ferro. Organizou-se a Companhia Ferro Carril de Cachamby, com uma linha de bondinhos puxados a burros que, partindo do Engenho Novo, ia ao Engenho de Dentro, passando pelo Méier e atingindo a antiga fazenda de Cachamby; também com uma linha que partia do Engenho de Dentro e concluía seu trajeto na rua Pedro Álvares Cabral; e com outra que ia até a estação do Riachuelo. Assim, essa área teve a primazia da primeira linha de bondinhos puxados a burros nos subúrbios : os caixinhas de fósforos , como eram chamados.

Veja também dados retirados deste forúm

Fonte: http://tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtop ... 74&start=0

André Vasconcellos escreveu:

Eu acho que ainda há trilhos aparentes de linhas de bondes no Méier,na Arquias Cordeiro desde próximo da ABC Pneus até próximo a av. Aristides Caire.
Eu passei a pé na Amaro Cavalcante no ponto de recapeamento e infelizmente não vi nenhum trilho, ao menos da calçada do lado direito sentido Méier, ainda pretendo da uma olhada melhor da outra calçada


Guilherme Pinho escreveu:

Eu já tive a oportunidade de ver um trecho de trilhos na Arquias Cordeiro na altura do viaduto de Todos os Santos, mas isso já faz muito tempo, e foi em mais um recapeamento onde passaram com asfalto por cima. Os trilhos estavam no lado esquerdo da pista de rolamento sentido Méier

Eu lembro de ter visto trilhos na Aldofo Bergamini também, mas não lembro a ocasião, e nem sei se os trilhos continuam la.

Imagem


Mas sabemos que o Bonde também margeou outras ferrovias, porem as chances desta foto ser da Parada Perna de Pau soa bem altas.


Coloco aqui mais uma foto da Rua Medina.

Imagem


Vamos ver o que mais poderemos apurar...


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Jun 2011, 09:46

Valeu Dado, Obrigado!
Quero retribuir-lhe a parabenização pelo tópico sobre mapas que você criou.
Os assuntos no fórum são muito extensos e a cada dia descobrimos algo mais.
Hoje eu dei uma "fuçada" lá e achei o esquema montado por você muito funcional. okk


DadoDJ escreveu:Parabéns pela pesquisa e pelo registro, Adenilson !
app
Show de bola ! ! !
okk


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Jun 2011, 09:53

Oi Melekh.
Seria praticamente impossível melhorar a resolução da foto. Eu tento até fazer algumas alquimias digitais ampliando a foto, mas só faço isso quando a relação custo X benefício da perda da resolução não é grande.
Existem até programas que fazem isso, mas não os tenho e não sei até que pontos são eficientes.
A foto que tenho é original e com a resolução melhor mesmo e não está nem com 100% da resolução, pois tive que dar um zoom para destacar melhor a guarita da cancela e a estação do Méier.
Quando damos um zoom na foto, perdemos a noção da distância do que está ao fundo e tudo parece falsamente mais próximo.


Melekh escreveu:Adenilson,

Esta foto sim, está bem nítida, podemos começar a tirar nossas dúvidas.

Voce melhorou a foto já postada ou consegui esta já melhorada?

Muito bom!

Estou fazendo uma busca mais minuciosa sobre o local, relativamente a documentos e fotos.
Vamos ver o que encontro.

Valeu messo.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Jun 2011, 10:38

Melekh,
Li a matéria linkada por você e verifiquei mais um paradóxo sobre a cancela.
Repare que nesse link, existe a menção que a Cancela Perna de Pau era uma e que outra foi aberta na Rua Medina.
Já em outras fontes como livros, a cancela é citada como sendo entre as Ruas Medina e Coração de Maria.
Mas respondendo a sua pergunta, até o ano da foto que postei (1918) não havia bonde passando pela Lia Barbosa (hoje Amaro Cavalcanti) em frente a Rua Medina e por quê digo isso?
O lado do Méier que tem o Jardim era mais desenvolvido que o lado da Dias da Cruz.
Até um determinado ano, o qual não sei precisar, não havia continuidade de uma Avenida margeando a linha férrea no lado voltado para a Dias da Cruz.
Houve um período que a Rua Goiaz (naquela época com Z mesmo) abrangia também a Arquias Cordeiro.
Já haviam bondes desse lado da linha férrea, mas não haviam bondes do lado da Amaro Cavalcanti a partir do Méier, pois esta foi aberta em 1918 (vide foto que postei).
Tenho uma foto de 1923 que aparece os bondes em Todos os Santos e concluí que os trilhos foram instalados logo após a pavimentação da rua.
Como a foto é de 1918, os bondes, caso existissem desse lado, deveriam seguir da 24 de Maio direto para a Dias da Cruz.
Saliento também que até os anos 50, a Arquias Cordeiro dava "mão" para o subúrbio e a Amaro Cavalcanti para o centro, pelo menos no trecho da estação do Méier.

Abaixo, seguem 2 links de um viaduto exclusivo para bondes onde seria mais tarde construída a estação de Silva Freire.
Ali era o local que os bondes passavam de um lado para o outro da linha férrea, pelo menos em 1907, ano das fotos.
Apenas em 1922, a passagem subterrânea próxima ao "Buraco do Pardre" foi construída, recebendo o nome de Rua Silva Freire.

Sentido Engenho Novo
http://fotolog.terra.com.br/foto.cgi/DN ... Nd/260.jpg

Sentido Méier
http://fotolog.terra.com.br/foto.cgi/qL ... yZ/261.jpg

Sobre a foto da cancela, tenho que "rodar" por aí e tentar achar o morro com formato semelhante ao postado e analisar com outros dados e tentar descobrir de onde é a foto, mas para mim as chances de ser no Méier são quase nulas.

Um abraço e as pequisas continuam!!


Adenilson, você citou:

Agora uma observação. Cada vez que olho para essa foto da cancela que você postou, ela me revela alguma coisa.
Parece que são 2 linhas em bitola métrica e a linha em primeiro plano é de bonde, pois está paralela a rua e a linha.


Sua observação faz sentido pois realmente quase na mesma época os bondes já circulavam por ali, vide:

Fonte: http://batistadomeier.org.br/meierpedia/?page_id=7


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 17 Jun 2011, 12:02

Adenilson,


Um camarada meu que é lotado na ABIN, me mostrou em seu local de trabalho, um programa que é capaz de melhorar, restaurar e inclusive ampliar imagens de fotos, vídeos... ficam perfeitas.

Tal programa é o mesmo que o Mossad e a CIA - (Serviços Secreto Israelense e Americano) utilizam.

Aventei a possibilidade de você possuir algum programa um pouco próximo a estes.

Agora falando da estação do Méier ao fundo. ela possui o formato de um - V – invertido.
Você tem alguma foto da estação, ainda neste padrão?

Imagem

A mais parecida que eu vi é esta, mas não dá para definir muito bem ou comparar, coloco abaixo.


Imagem


Agora falando a respeito das linhas de bonde, tanto na Arquias Cordeiro; quanto na Lia Barbosa (hoje Amaro Cavalcanti), consultei as diversas Plantas da SMU e não encontrei sequer uma referencia para linhas de bonde.

Da mesma forma, consultei sobre possíveis cancelas ou passagens e também NADA!
Eu baixei as plantas e analisei (pode até ser que eu não me ative para alguma convenção) mas nada de nada.

A “coisa” é muito antiga mesmo.

Aqui posto uma foto com trilhos de bonde que segue em direção a Engo. de Dentro já perto do Méier.


Imagem


O maior problema que aqui enfrentamos é que em algumas fotos, o local como era antigamente e como é hoje não nos dá condições para comparar diante das alterações tais.

Isso acontece diante das constantes mudanças da cidade grande e do progresso, que em muitas das vezes, pouco ou nada sobra para fazermos um “Déjà Vu”.

Ocorre também que as fontes são quase nulas.

O bom é que aqui lapidamos a causa.



Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Jun 2011, 14:27

Melekh escreveu:Adenilson,


Um camarada meu que é lotado na ABIN, me mostrou em seu local de trabalho, um programa que é capaz de melhorar, restaurar e inclusive ampliar imagens de fotos, vídeos... ficam perfeitas.

Tal programa é o mesmo que o Mossad e a CIA - (Serviços Secreto Israelense e Americano) utilizam.

Aventei a possibilidade de você possuir algum programa um pouco próximo a estes.

Agora falando da estação do Méier ao fundo. ela possui o formato de um - V – invertido.
Você tem alguma foto da estação, ainda neste padrão?

Imagem

Melekh.
Sobre algum programa para melhoria da resolução, eu sabia que existia, mas não tinha os nomes e nem sabia detalhes.
Será que dá para fazer um download? Mas imagino que devam ser programas pesadíssimos.
Mudando o assunto, pelos meus estudos, esse tipo de cobertura era padrão dos subúrbios do Rio de Janeiro, porém acho que já era uma segunda geração de coberturas.
As estações mais antigas da linha do centro eram além da Estação da corte, São Francisco Xavier, Cascadura, Sapopemba (hoje Deodoro),Maxambomba (hoje Nova Iguaçú) e Belém (hoje Japeri).
No livro do Hélio Suevo está citado que as primeiras estações foram feitas de madeira e/ou de um material parecido com Sapê.
Imagino (opinião minha) que as estações seguintes já tenham sido construídas com esse padrão de cobertura em 2 folhas, a qual você chamou de V invertido.
Talvez o que tenha sido a 2ª geração de coberturas para algumas estações, tenha sido a primeira para as outras.
Tenho uma foto da estação de Engenho Novo em 1907 e a estação já era com cobertura em 2 folhas. É uma foto rara, pois mostra o pátio com 2 plataformas, sendo a segunda mais curta e sem cobertura.
Não se preocupe. Em breve vou publica-la também.:D
Em 1937, com a eletrificação foram construídas as coberturas como conhecemos hoje em T, com pilar central de concreto e cobertura também de concreto.
No livro do Hélio Suevo, você poderá ver uma foto da estação Mangueira com a cobertura contemporânea sendo construída e a cobertura de 2 folhas ao fundo e poderá comparar os tamanhos. você vai ver que a cobertura de concreto é bem mais baixa.


A mais parecida que eu vi é esta, mas não dá para definir muito bem ou comparar, coloco abaixo.
Imagem
Melekh, você está certo. É o mesmo padrão de cobertura. O ângulo fechado não mostra direito, mas essa cobertura tinha 2 pilares centrais de ferro ou aço, um próximo ao outro e dos quais você está vendo um apenas.
Repare outra coisa: A escada ao fundo está dividida em 2 partes e com um corrimão central que hoje não existe. Imaginando que a escada está centralizada na plataforma e a coluna de ferro que vemos está centralizada no lado esquerdo da escada, você imagina que a segunda coluna está centralizada na parte direita da escada, mas já fora da foto.
Outra coisa a salientar é que esta foto está invertida, ou seja, espelhada.
O trem que sobe para o subúrbio deveria estar aparecendo a direita da plataforma.

Inclusive eu descrevi esse tipo de cobertura quando quis comparar com a estação São Francisco Xavier no tópico E.F.Norte.



Agora falando a respeito das linhas de bonde, tanto na Arquias Cordeiro; quanto na Lia Barbosa (hoje Amaro Cavalcanti), consultei as diversas Plantas da SMU e não encontrei sequer uma referencia para linhas de bonde.

Da mesma forma, consultei sobre possíveis cancelas ou passagens e também NADA!
Eu baixei as plantas e analisei (pode até ser que eu não me ative para alguma convenção) mas nada de nada.

A “coisa” é muito antiga mesmo.

Aqui posto uma foto com trilhos de bonde que segue em direção a Engo. de Dentro já perto do Méier.


Imagem

Melekh, Tem muito pouca coisa sobre o assunto sim.
A cancela perna de Pau deveria ser para charretes, pedestres e/ou cavalos, pois imagino ser antes do advento do automóvel, apesar de não saber se foi contemporânea ao mesmo.
Só corrigindo, a foto acima deve ser do final dos anos 50 ou início dos 60 e mostra os veículos indo para a direção Méier pela 24 de Maio no ponto mais alto desta, próximo a esquina com a Rua Lins de Vasconcelos. A estação ao fundo é na realidade a do Engenho Novo.



O maior problema que aqui enfrentamos é que em algumas fotos, o local como era antigamente e como é hoje não nos dá condições para comparar diante das alterações tais.

Isso acontece diante das constantes mudanças da cidade grande e do progresso, que em muitas das vezes, pouco ou nada sobra para fazermos um “Déjà Vu”.

Ocorre também que as fontes são quase nulas.

O bom é que aqui lapidamos a causa.

Melekh. Você tocou em um ponto importantíssimo. Era para eu comentar isso há um tempão contigo.
Quando você menciona resquícios da alguma estação, acho muito difícil que seja, a não ser restos de plataformas, que são mais difícies para demolir.
Dos prédios talvez haja algum, se o mesmo foi aproveitado para alguma residência ou indústria, mas se estiver em algum lugar cujo urbanismo tenha sido modificado, só por fotos mesmo, ou nem isso!
Por isso foi que teimei um pouco contigo sobre o posicionamento da estação Benfica em relação ao lado do viaduto, pois na época não tinha viaduto e o traçado da Suburbana era diferente, restando um rio como referência.
Os pontos de referências comuns às duas épocas são raríssimos.
Para tentar decifrar alguma coisa temos que nos focar mais aos morros ou outro aspecto geográfico ao fundo.
Um abraço okk






Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 20 Jun 2011, 14:07

Adenilson

Sobre o programa para melhoria da resolução, não tem como fazer um download, pois o mesmo vem com um registro próprio, nem cópia tem como fazer. Ele só funciona com o computador em que é instalado, se tentar colocar em outro, não instala. Se o computador em que ele for instalado queimar ou se perder, já era.

Eu tentei com esse amigo uma cópia para eu usar.


Você também menciona a respeito dos resquícios em que acha muito difícil encontrar de alguma estação, digo que em parte você tem razão, mas ainda é possível se encontrar alguma coisa, eu provavelmente irei fazer a Ligação Carlos Sampaio – Austin – Santa Cruz e tentarei registrar o que sobrou e postarei brevemente.

Outra coisa, você que “roda” próximo do Meyer e Todos os Santos, sugiro que se tiver passando por perto e com tempo (sei que são muitas tarefas), que procure nestas igrejas mais antigas por fotos ou documentos.

Geralmente os párocos ou pastores costumam promover eventos, passeios nos quais muitas das vezes vão de trem.


Fica a dica.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes