[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Set 2010, 12:39

Nina escreveu:Estou trabalhando no projeto de restauração da estação para abrigar o novo museu do trem.
app app app app
Que legal, puxa que bom que está acontecendo.
Em 2005 no lançamento do Ponto de Cultura estive com a direção do SESESF e havia deixado um programa de novo uso após a restauração mas, ele saiu no mês seguinte e nunca mais tive notícias - Estação do Choro - era a idéia uma vez que este gênero musical tipicamente carioca tem seu maior reduto na zona da Leopoldina.
Uma pergunta, se me permite, indiscreta. Voce também é arquiteta?

É que sou da geração AA ou PA - antes ou pré Autocad. Embora a muito custo tenha me atualizado e me incerido nesta era de plantas informatizada.
:lol:

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por LRangel » 14 Set 2010, 16:58

Meio nada a ver com o tópico, mas hoje passei pela estação e um pouco antes dela pude constatar que foi jogado asfalto em uma parte da passagem de nível alí da Francisco Bicalho. Por acaso notei isso.

Ponto pra FCA (com uma ENORME dose de ironia), que pelo visto abandonou mesmo as atividades aqui no RJ.

Abraços
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Set 2010, 18:16

Na verdade, um trilho da passagem de nível se soltou hoje de manhã (!!!) e atrapalhou todo o trânsito na região ...

Mais tarde, arrancaram o trilho e cobriram com asfalto o buraco !

Realmente ... Praia Formosa nunca mais ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Nina » 14 Set 2010, 22:36

Pablo ITT escreveu:
Nina escreveu:Estou trabalhando no projeto de restauração da estação para abrigar o novo museu do trem.
app app app app
Que legal, puxa que bom que está acontecendo.
Em 2005 no lançamento do Ponto de Cultura estive com a direção do SESESF e havia deixado um programa de novo uso após a restauração mas, ele saiu no mês seguinte e nunca mais tive notícias - Estação do Choro - era a idéia uma vez que este gênero musical tipicamente carioca tem seu maior reduto na zona da Leopoldina.
Uma pergunta, se me permite, indiscreta. Voce também é arquiteta?

É que sou da geração AA ou PA - antes ou pré Autocad. Embora a muito custo tenha me atualizado e me incerido nesta era de plantas informatizada.
:lol:
Sou sim. Terminei a faculdade agora em agosto, colo grau (e recebo a minha carteirinha do CREA) em outubro. você tbm é? Legal! Um colega de profissao :DD
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Pablo ITT » 15 Set 2010, 10:44

Nina escreveu:
Pablo ITT escreveu:
Nina escreveu:Estou trabalhando no projeto de restauração da estação para abrigar o novo museu do trem.
app app app app
Que legal, puxa que bom que está acontecendo.
Em 2005 no lançamento do Ponto de Cultura estive com a direção do SESESF e havia deixado um programa de novo uso após a restauração mas, ele saiu no mês seguinte e nunca mais tive notícias - Estação do Choro - era a idéia uma vez que este gênero musical tipicamente carioca tem seu maior reduto na zona da Leopoldina.
Uma pergunta, se me permite, indiscreta. Voce também é arquiteta?

É que sou da geração AA ou PA - antes ou pré Autocad. Embora a muito custo tenha me atualizado e me incerido nesta era de plantas informatizada.
:lol:
Sou sim. Terminei a faculdade agora em agosto, colo grau (e recebo a minha carteirinha do CREA) em outubro. você tbm é? Legal! Um colega de profissao :DD
Mais um ponto em comum. Minha formatura também foi em agosto - 08 de agosto de 1980 - 08/08/80. Um número cheio de oitos.

Parabéns e seja bem vindo à profissão, qualquer dúvida ou auxílio, poderemos nos contactar.
Eu também tenho muitas dúvidas nestas novidades atuais. :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 15 Set 2010, 11:11

DadoDJ escreveu:Realmente ... Praia Formosa nunca mais ...
^^ A FCA devolveu Praia Formosa para a RFFSA no início dos anos 2000, como bem imóvel não operacional.

As principais reclamações da FCA eram:
1°) ter que atravessar o trecho dos subúrbios entre Saracuruna e Barão de Mauá (São Cristóvão no final);
2°) Ter que atravessar a Av. Francisco bicalho (reinvidicação antiga).

Ou seja: mais cedo, mais tarde a FCA desativaria Praia Formosa. E o pior é lembrar que em Praia Formosa ficava a oficina mais capacitada para atender a frota de locomotivas a diesel e vagões da EFL - Estrada de Ferro Leopoldina. nnoo
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por LRangel » 22 Set 2010, 20:56

Erick_UT440R escreveu:
DadoDJ escreveu:Realmente ... Praia Formosa nunca mais ...
^^ A FCA devolveu Praia Formosa para a RFFSA no início dos anos 2000, como bem imóvel não operacional.

As principais reclamações da FCA eram:
1°) ter que atravessar o trecho dos subúrbios entre Saracuruna e Barão de Mauá (São Cristóvão no final);
2°) Ter que atravessar a Av. Francisco bicalho (reinvidicação antiga).

Ou seja: mais cedo, mais tarde a FCA desativaria Praia Formosa. E o pior é lembrar que em Praia Formosa ficava a oficina mais capacitada para atender a frota de locomotivas a diesel e vagões da EFL - Estrada de Ferro Leopoldina. nnoo
Essa data bate +/- com a que vi um trem passando na Av. Rodrigues Alves. Eu estava indo para o trabalho e lembro bem dessa cena, pois havia muito tempo que não via nada ali naquelas bandas. Isso foi em 2001 ou 2002. Minha cunhada havia me dito tbm que na Av Francisco Bicalho nesse mesmo período, ela ficou um tempo parada achando que era sngarrafamento e logo ela percebeu que tinha uma composição atravessando a avenida.

Eu acho na verdade que a FCA mais cedo mais tarde iria interromper o trafego no Rj, como acabou acontecendo.


Abraços
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 23 Set 2010, 09:30

^^ Se formos analisar o que aconteceu, vemos o seguinte:

1°) Para a FCA não era nada interessante operar a linha que liga Vitória ao Rio de Janeiro (tanto é que depois da desativação de Praia Formosa a linha foi abandonada);

2°) A principal reclamação da FCA sobre Praia Formosa era a limitação do tamanho do trem no trecho entre Saracuruna e Barão de Mauá, além dos problemas por causa da travessia da Av. Francisco Bicalho;

3°) A movimentação de cargas da FCA no Porto do Rio de Janeiro vinha decaindo mês a mês. Não sei dizer se era desinteresse da FCA ou não, o fato é que isso motivou ainda mais para o encerramento das operações da FCA no Rio de Janeiro.

O engraçado é que, enquanto a FCA desativou Praia Formosa, a MRS vinha (e vem) obtendo sucessivos recordes de movimentação no Porto do Rio de Janeiro, via pátio do Arará.

Não me recordo agora, mas o pátio de Marítima foi desativado pela RFFSA ou pela MRS? Lembro-me de ter lido que a movimentação de cargas via Marítima da Gambôa era impraticável, pois os viadutos e pontes do trecho de subúrbios da EFCB não aguentavam o peso dos trens de minério (somado ao fato de ter que atravessar uma região com alta quantidade de trens de subúrbio circulando).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por LRangel » 23 Set 2010, 13:06

Erick_UT440R escreveu:^^ Se formos analisar o que aconteceu, vemos o seguinte:

1°) Para a FCA não era nada interessante operar a linha que liga Vitória ao Rio de Janeiro (tanto é que depois da desativação de Praia Formosa a linha foi abandonada);

2°) A principal reclamação da FCA sobre Praia Formosa era a limitação do tamanho do trem no trecho entre Saracuruna e Barão de Mauá, além dos problemas por causa da travessia da Av. Francisco Bicalho;

3°) A movimentação de cargas da FCA no Porto do Rio de Janeiro vinha decaindo mês a mês. Não sei dizer se era desinteresse da FCA ou não, o fato é que isso motivou ainda mais para o encerramento das operações da FCA no Rio de Janeiro.

O engraçado é que, enquanto a FCA desativou Praia Formosa, a MRS vinha (e vem) obtendo sucessivos recordes de movimentação no Porto do Rio de Janeiro, via pátio do Arará.

Não me recordo agora, mas o pátio de Marítima foi desativado pela RFFSA ou pela MRS? Lembro-me de ter lido que a movimentação de cargas via Marítima da Gambôa era impraticável, pois os viadutos e pontes do trecho de subúrbios da EFCB não aguentavam o peso dos trens de minério (somado ao fato de ter que atravessar uma região com alta quantidade de trens de subúrbio circulando).
Olha, até onde eu sei, não houve interesse da MRS no pátio da Marítima. Por isso ele não entrou na privativação. Tanto é que depois disso é que alí entrou em estado deplorável,de completo abandono. Alguem sabe quando circulou o último trem do Ramal da Marítima?
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 23 Set 2010, 21:25

^^ Um chute meu,mas um dos últimos trens ali na Marítima devem ter rodado antes de 95,depois disso muito improvável...Uma dica seria perguntar a moradores da região ;)


Ao meu ver,a SuperVia foi burra em largar as traças a Barão de Mauá.Perderam uma estação, uma oficina próxima(Alfredo Maia)e um pátio. Fora outros casos, como perder as oficinas do Engenho de Dentro para a construção de um dos estádios mais modernos do Rio de Janeiro, desmontar toda a pequena mas existente infra-estrutura de Triagem...........................

Eu conitnuarei batendo nesta tecla: Deodoro e São Diogo não comportarão mais de 200 trens,ou a SuperVia deixa de estacionar trens nas vias muito mais prováveis a pichações ou ela constrói um pátio/oficina.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por LRangel » 23 Set 2010, 21:47

André Vasconcellos escreveu:^^ Um chute meu,mas um dos últimos trens ali na Marítima devem ter rodado antes de 95,depois disso muito improvável...Uma dica seria perguntar a moradores da região ;)


Ao meu ver,a SuperVia foi burra em largar as traças a Barão de Mauá.Perderam uma estação, uma oficina próxima(Alfredo Maia)e um pátio. Fora outros casos, como perder as oficinas do Engenho de Dentro para a construção de um dos estádios mais modernos do Rio de Janeiro, desmontar toda a pequena mas existente infra-estrutura de Triagem...........................

Eu conitnuarei batendo nesta tecla: Deodoro e São Diogo não comportarão mais de 200 trens,ou a SuperVia deixa de estacionar trens nas vias muito mais prováveis a pichações ou ela constrói um pátio/oficina.
André, então a chave que ligava a Marítima a D. Pedro II foi retirada mais ou menos esse ano? Os trilhos tbm? Eu não me recordo mesmo, pois nessa época eu andava muito, mas muito pouco mesmo de trem.

Além de Barão de Mauá e Alfredo Maia, ainda temos alí próximo Francisco Sá, que poderia ser um desafogo para os Ramais Belford Roxo e Saracuruna, mas pelo jeito a Supervia não tem planos mais para elas. Uma pena. Como daqui a pouco teremos mais trens no sistema, seria muito coerente termos algumas "valvulas de escape".

Concordo e acrescento que perder as Oficinas de Engenho de Dentro, além de se construir um estádio que está mal localizado e muito aquém do que poderia ser, foi um grande assassinato a memória ferroviária do RJ. Duvido muito que ela construirá mais algum pátio/oficina.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 23 Set 2010, 22:14

^^ A ligação entre Marítima e as linhas atualmente existentes já não existe faz muito tempo...


Quanto a pátio-oficina,creio que dentro dos próximos 10 anos incluirão isso aí na lista de prioridades, mas claro ela terá que passar de 200 trens para pedir isso, se bem que atualmente só com 150 trens já dá uma "sugestão" ;)


P.S.:[Off] Quem sabe com a SuperVia esvaziando o GEMEC de Deodoro mandando os carros sucateados para reformas e eletrificando-os daria para eletrificar as linhas e criar um pátio? O mesmo digo para o pátio de Maracanã que está com toda a infra-estrutura mas inutilizada, o pátio de São Diogo no espaço onde estão as sucatas que poderiam ser reimplantados os trilhos e a eletrificação para tal... Sobre isso gostaria de pssar essa discussão com este meu comentário off para o tópico do material rodante da SuperVia.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por LRangel » 01 Out 2010, 21:21

André Vasconcellos escreveu:^^ A ligação entre Marítima e as linhas atualmente existentes já não existe faz muito tempo...


Quanto a pátio-oficina,creio que dentro dos próximos 10 anos incluirão isso aí na lista de prioridades, mas claro ela terá que passar de 200 trens para pedir isso, se bem que atualmente só com 150 trens já dá uma "sugestão" ;)


P.S.:[Off] Quem sabe com a SuperVia esvaziando o GEMEC de Deodoro mandando os carros sucateados para reformas e eletrificando-os daria para eletrificar as linhas e criar um pátio? O mesmo digo para o pátio de Maracanã que está com toda a infra-estrutura mas inutilizada, o pátio de São Diogo no espaço onde estão as sucatas que poderiam ser reimplantados os trilhos e a eletrificação para tal... Sobre isso gostaria de pssar essa discussão com este meu comentário off para o tópico do material rodante da SuperVia.
^^ ^^ Quando me referi ao ano, quis dizer o ano que você citou, 1995. Seria este o ano da retirada de trilhos e sinalização?
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Out 2010, 15:21

^^ Curioso ... apesar de saber que a linha para Marítima não funcionava há algum tempo, eu acho que os trilhos permaneceram ali, principalmente na passagem de nível da Rua da América, por um bom tempo além de 1995 ... eu passava muito de ônibus por ali, toda semana, e me lembro dos trilhos e do ônibus passando devagar na passagem de nível.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 02 Out 2010, 21:00

Em 1997 da casa da minha avó ainda via movimentação pequena de alguns vagões torpedos de cimento...
A passagem no CCO foi asfaltada não faz muito tempo, nao sei se os trilhos ainda continuam, na boca do túnel já não dava para vê-los.

Sobre as oficinas do Eng. Dentro, aquilo que comentei no vídeo "de parar o trânsito" era um probleminha real maior com TUE que pesava muito o fato de não ser adjuntos a linhas (como é a de Deodoro, por exemplo). Ali que realmente era feita a verdadeira manutenção e se precisar, até reformas. Loco pra cá, loco pra lá.
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 14 Abr 2011, 13:49

Hoje eu fui lá na Barão de Mauá, muito legal conhecer esta histórica estação e pq não uma bela obra de arte da engenharia, e tirei algumas fotos:

Imagem

Imagem

Já lá dentro... Olha aí a Alco FA-1, a Escandalosa!

Imagem

E o trem que seria utilizado no "Barrinha"... Há um tempinho não a via pessoalmente.
Imagem

A Alco S1 e as outras locomotivas...
Imagem

Placas comemorativas...
Imagem

Imagem

Imagem

Placa homenageando funcionários da Leopoldina Railway que "combateram nos campos de batalha da Europa, em prol da causa Aliada" :
Imagem
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Estação Barão de Mauá: fachada em estilo românico

Mensagem não lida por rodineisilveira » 26 Mar 2013, 18:11

Este é um dos terminais ferroviários brasileiros que tem uma fachada em estilo românico.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes