[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:24

Nome: Barão de Mauá

Inauguração: 06/12/1926 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (1926-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA Imagem (1975-?)
Plataformas: 3
Uso Atual: Sede da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)

A Estação Barão de Mauá, ou simplesmente Leopoldina como a chamamos no Rio de Janeiro, não funciona mais como estação ferroviária, sendo utilizada para abrigar os setores administrativos da CENTRAL Logística, além de ser um depósito de carros, vagões e locomotivas. Toda a região do entorno da Barão de Mauá pela avenida Francisco Bicalho é conhecida como Leopoldina.

O prédio foi um projeto do arquiteto inglês Robert Prentice [1] e desde 1991 é um bem tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Na verdade 1991 é o ano do tombamento definitivo da Estação Barão de Mauá, mas a mesma obteve tombamento provisório em 1987 [1].

O nome da estação homenageia Irineu Evangelista de Souza, primeiro Visconde, posteriormente Barão de Mauá, um dos pioneiros nas estradas de ferro brasileiras, sendo o Barão responsável pela construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Barão de Mauá, que ligava Guia de Pacobaíba, em Magé, a Petrópolis.

Antigamente algumas linhas que hoje partem da Central do Brasil partiam da Barão de Mauá, a exemplo das integrantes do que hoje conhecemos como Ramal de Saracuruna da Supervia.

Foto 1: Antiga locomotiva estacionada em uma das três plataformas
Imagem

Foto 2: Cabine da locomotiva
Imagem

Foto 3: Esta locomotiva estava engatada em carros de passageiros
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Uma pia. Acredito que este vagão foi utilizado como cozinha
Imagem

Foto 6: Algo escrito em giz no interior do carro
Imagem

Foto 7: O lendário Metropolitan Série 100. Nota-se o destino Japeri na placa. Ele Estava estacionado na mesma plataforma da locomotiva e dos carros das fotos ateriores
Imagem

Foto 8: Interior do Metropolitan Série 100
Imagem

Foto 9: Um ventilador de teto antigo, no interior do Série 100
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Senti uma sensação aguda de perigo. Não sei explicar porque, por isso depois dessa foto eu desci do Série 100
Imagem

Foto 12: Exterior
Imagem

Foto 13: O que sobrou do pantógrafo balão
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: Na terceira plataforma, a situação inversa. Estava estacionado o Barrinha, a composição reformada para rodar no Ramal de Barra do Piraí (Japeri x Barra do Piraí)
Imagem

Foto 17: O Barrinha é composto de quatro carros. Nenhuma locomotiva estava engatada nele
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21: Na segunda plataforma, uma locomotiva antiga
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24: Eu não resisti e subi em uma das locomotivas. Essa é a cabine do maquinista
Imagem

Foto 25: Outra locomotiva, com o logotipo da RFFSA. Todas as locomotivas estavam enferrujadas e canibalizadas como essa
Imagem

Foto 26:
Imagem

Foto 27:
Imagem

Foto 28:
Imagem

Foto 29:
Imagem

Foto 30: Outra locomotiva, com o logotipo da CBTU
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32:
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34:
Imagem

Foto 35:
Imagem

Foto 36: Guindaste
Imagem

Foto 37:
Imagem

Foto 38:
Imagem

Foto 39:
Imagem

Foto 40: Outra locomotiva
Imagem

Foto 41:
Imagem

Foto 42:
Imagem

Foto 43: Truques, sobre os vagões-prancha
Imagem

Foto 44:
Imagem

Foto 45: Geral
Imagem

Foto 46:
Imagem

Foto 47:
Imagem

Foto 48:
Imagem

Foto 49:
Imagem

Foto 50: Vagões vazios
Imagem

Foto 51:
Imagem

Foto 52: Esta locomotiva está parada faz tanto tempo que até uma planta cresceu nela
Imagem

Foto 53:
Imagem

Foto 54:
Imagem

Foto 55:
Imagem

Foto 56:
Imagem

Foto 57:
Imagem

Foto 58:
Imagem

Foto 59:
Imagem

Foto 60:
Imagem

Foto 61:
Imagem

Foto 62:
Imagem

Referências Bibliográficas

[1] Processo E-18/000.277/87. Site do INEPAC <http://www.inepac.rj.gov.br/>, acessado em 14/11/2009

Locais interessantes nas proximidades

. EFCVG - Terminal de Bondes da Linha Praia Formosa x São Cristóvão

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-52 por Renan Souza em 2007 e 53-62 por Paulo Teixeira em 17/04/2009
Contribuições: Athos Sales


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação Leopoldina

Mensagem não lida por Pablo ITT » 22 Abr 2009, 16:20

No dia 17 último tive a oportunidade de fotografar o interior da gare, já que estava no seminário. Achei que seria bem vinda esta contribuição do "antes" para agente comparar com o "depois" da reforma para receber o TAV.
Estou hoje cheio de fé e de esperança como bem cantou o Gilberto Gil:
" Uma com fé eu dou, as otras costuma faiá"

Barão de Mauá.

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Este é o estado atual da área pública, o interior da algumas salas está modernizado.


Lescaut
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Abr 2009, 01:45

Re: Estação Leopoldina

Mensagem não lida por Lescaut » 22 Abr 2009, 18:22

Caiu meu queixo. Deve ser a estação mais bonita do Rio, e no entanto está completamente abandonada.

Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.

Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!

Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Estação Leopoldina

Mensagem não lida por Pablo ITT » 22 Abr 2009, 20:18

Lescaut escreveu:Caiu meu queixo. Deve ser a estação mais bonita do Rio, e no entanto está completamente abandonada.

Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.

Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!

Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!
Acompanhei, de certa forma, o processo de criação do Ponto de Cultura, Gilberto Gil ainda era Ministro da Cultura e pelo que analisei as entidades participantes estavam querendo era manter a estação com vida para que não acontecesse o que aconteceu com o edifício da Central que mudou de uso e de ocupantes que nada tinham haver com ferrovias.
Há chances reais do Museu do Trem de Engenho de Dentro ser transferido para a região ou até mesmo nas plataformas existentes. O difícil é o exercício de "contorcionismo" que o pessoal tem que fazer para que o destino do nosso patrimônio ferroviário seja preservado. A começar com a conscientização da população. Dê uma olhadinha no resumo do seminário. Não se ligue na fala dos poucos políticos que se manifestaram e sim nos técnicos.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Leopoldina

Mensagem não lida por Lopes » 22 Abr 2009, 22:03

Olha, infelizmente aconteceu o que aconteceu com esses materiais rodantes.

Agora, olhando essas fotos, por mim, tirava toda a "velharia" e re - direcionava algumas linhas da Central para lá, e o barrinha podendo sair de lá;
Rodrigo Lopes


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Abr 2009, 02:32

Pablo, meus parabéns pelas fotos. Ficaram sensacionais !

Eu estou aos poucos colocando os meus threads nesse novo formato. A Leopoldina não era a próxima da lista, mas depois dessas suas fotos eu resolvi colocar esse thread dessa nossa importante estação no novo formato. Espero que todos tenham gostado (todos do Metrô Rio já estão assim). Depois eu adiciono algumas referências no texto.

Esse saguão da Leopoldina é de tirar o fôlego. Na época que eu fui lá tirar essas fotos eu não tinha cartão de memória então só deu pra fotografar as plataformas mesmo. Mas com certeza as fotos não sairiam assim tão boas. Parabéns Pablo !

Refiz o thumbnail dessa estação com uma das fotos do Pablo. Ficou muito melhor ! Confiram no Estações Desativadas.

Parabéns Pablo, excelente contribuição, como sempre ! okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Roberto » 23 Abr 2009, 20:23

A locomotiva PA 1 e os vagões (ACF - American Car & Foundry) faziam parte do "Cruzeiro do Sul", ligada RJ a SP lá pelos anos 30-40.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: Estação Leopoldina

Mensagem não lida por Evandro » 23 Abr 2009, 22:12

Lescaut escreveu:Caiu meu queixo. Deve ser a estação mais bonita do Rio, e no entanto está completamente abandonada.

Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.

Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!

Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!
Realmente esta estação é muito mais bonita se comparada à Central, no qual conheço pessoalmente. ^^

As fotos estão incríveis, porém sinto uma dó de ver tanta locomitiva e tantos carros sendo comidos pela ferrugem... poderiam preservar pelo menos alguns deles como patrimônio histórico.

Meus parabéns ao criador deste thread!!! app okk
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 24 Abr 2009, 23:23

:Y: Olha, eu apareço na foto 55 lá em baixo quando perguntava ao meu ex professor o destino do Barrinha... Vou pedir meus direitos autorais! :P
Abraços,
Bruno


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Pablo ITT » 25 Abr 2009, 17:24

Brunoraraujo escreveu::Y: Olha, eu apareço na foto 55 lá em baixo quando perguntava ao meu ex professor o destino do Barrinha... Vou pedir meus direitos autorais! :P
Pena não tivemos como nos identificar, ia ter bastante assunto, por que falo pelos cotovelos.
No dia do encontro para ir ao ramal de Sta Cruz foi o maior sufoco para conhecer o Guilherme e o David (cade o David?)
Geralmente quando estou com a máquina fotográfica dá para ver que na capa de "couro" tem o meu avatar colado, só que desta vez não levei a capa.
Quem era teu professor?
Aliás, dê uma olhada no tópico que fiz sobre o seminário e corrija/acrescente qualquer coisa que for necessário.

:beer: *
*Detalhe, eu não bebo, é só para comemeorar o nosso quase conhecimento.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 25 Abr 2009, 23:07

Pablo ITT escreveu:
Brunoraraujo escreveu::Y: Olha, eu apareço na foto 55 lá em baixo quando perguntava ao meu ex professor o destino do Barrinha... Vou pedir meus direitos autorais! :P
Pena não tivemos como nos identificar, ia ter bastante assunto, por que falo pelos cotovelos.
No dia do encontro para ir ao ramal de Sta Cruz foi o maior sufoco para conhecer o Guilherme e o David (cade o David?)
Geralmente quando estou com a máquina fotográfica dá para ver que na capa de "couro" tem o meu avatar colado, só que desta vez não levei a capa.
Quem era teu professor?
Aliás, dê uma olhada no tópico que fiz sobre o seminário e corrija/acrescente qualquer coisa que for necessário.

:beer: *
*Detalhe, eu não bebo, é só para comemeorar o nosso quase conhecimento.

Ah, devo confessar que não informei que iria, como sou muito tímido, acho que só houve só uma "troca de olhares" ( b ) risos)... na verdade estava em duvidas se iria para uma reunião do GPAA do Metrô Rio mesmo não sendo a minha área em que fui convidado pela escola, naquela sexta era uma visita técnica na manutenção coincidindo com horário da apresentação do TAV. Preferi o Seminário, assisti todas as palestras... eu sou aquele jovem de calça bege e camisa rosa la no fundo e que no final do dia parou pra assistir um vídeo amador da MRS... Era alguma de vocês ali naquela rodinha?
Lembro que essa foto foi na hora do almoço (eu comi um biscoitinho), mas tinha duas pessoas clicando ao mesmo tempo, fiquei no pátio o tempo todo, antes bati um papo com o Sr. Fernando (das maquetes) sobre manutenção coreanos e o caso das chicotadas, parecia que eu já conhecia de longa data, mas na verdade eu tinha acabado de conhece-lo :D .
Eu diria que sou um iniciante no meio não sei conseguiria falar muito heim, não entendo muito sobre séries, fabricantes, etc. mas sobre o sistema e planejamento de transporte é meu forte, daí eu esbarro nos trilhos por ter freqüentado esse ambiente toda a minha infância.

Meu professor era o Ramiro da CENTRAL, chegou a ser citado no caso das quatro tentativas de reformas da EF Mauá pelo Bonis. Até porque o caso do Barrinha me deixa grilado, ainda mais que ele não foi citado na lista de trens turísticos.

Certamente devo estar no próximo de Preservação Ferroviária, se até la a gente entrar em contato, beleza!
Abraços,
Bruno


Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Stormkamared » 29 Abr 2009, 11:29

Linda Estação, uma arquitetura belissima mesmo, e com tanta história né?
Como podem deixar isso acontecer, aquela PA- 1 e os Carros de passageiros, ou os TUE antigos, um atriteza deixarem naquele estado

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jul 2010, 14:16

Estive lá ano passado e no começo de 2010 também ... a situação permanece a mesma. Inclusive as teias de aranha que são vistas dentro da cabine de uma das locomotivas.
wll
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
nnoo
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Pablo ITT » 28 Jul 2010, 15:36

DadoDJ escreveu:Estive lá ano passado e no começo de 2010 também ... a situação permanece a mesma. Inclusive as teias de aranha que são vistas dentro da cabine de uma das locomotivas.
wll
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
nnoo
Discordo em um ponto, as teias não são as mesmas elas estão agora bem maiores. :brrb:

O tal "historiador" nos contou em um seminário sobre este e mais assuntos, é mais do que revoltante. nnoo nnoo nnoo

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Nina » 28 Jul 2010, 16:24

DadoDJ escreveu: Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
nnoo
O museu do trem fez parte da minha infancia, eu fui com minha turma da escola la (pena eu nao ter fotos).
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 28 Jul 2010, 22:20

DadoDJ escreveu:Estive lá ano passado e no começo de 2010 também ... a situação permanece a mesma. Inclusive as teias de aranha que são vistas dentro da cabine de uma das locomotivas.
wll
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
nnoo
Resgatar já foi de bom grado... Agora quero saber quem irá restaurar,a tempo de não mandarem pra sucata quando forem levantar ali as linhas e plataformas do TAV...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Nina » 13 Set 2010, 22:43

Estou trabalhando no projeto de restauração da estação
Editado pela última vez por Nina em 23 Set 2010, 00:11, em um total de 1 vez.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 23:04

Parabéns, Nina ! ! !

Que boa notícia !

<O>
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por Nina » 13 Set 2010, 23:29

Estou em êxtase total. É temporario, mas rezando para incluirem Francisco Sá para que eu possa ficar.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 13 Set 2010, 23:38

Francisco Sá que por sinal tem um carro motriz de série 100 abandonado por entre um grande matagal... nnoo
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 15 visitantes