[EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Vinicius » 22 Set 2011, 13:12

Agora fiquei curioso quanto a situação atual da estação: Bruno, o quanto ela foi descaracterizada? Você poderia postar as suas fotos?

E que bom que o transporte público voltou a funcionar normalmente naquela região, já que quando nós fizemos essa expedição, o mesmo tinha sido cancelado devido as chuvas e outros problemas. Agora fica mais fácil para conhecer as estações do antigo Ramal de Jaceruba.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 30 Set 2011, 00:54

Ai rapidinho algumas fotos. Em final de semana no Rock in Rio tem me obrigado fazer algumas horas extras na Novo Rio e o tempo ficou esgotado. Coloco também algumas fotos da ponte, dos restos de adutora em meio as pedras e de uma cosntrução que me parece ser de onde a água era captada e que fica bem próximo a estação, mas nem tinha condições de entrar na água e fazer fotos do outro angulo, pois o resto da ligação seguia para ela.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Logo a EFRdO que tinha características bem próprias em seus dísticos... Reparem na foto de trás da estação, tem uma moto e no quintal tinha ainda um carro. Aquele paredão é que matou... podiam ao menos pintar de branco. Duvida minha é qual a finalidade que leva a estação hoje. Museu? Residência? Casa Cultural?
Quanto aos acessos, achei mais seguro partindo de Nova Iguaçu que há mais horários regulares que a Fazeni vindo de Eng. Pedreira ou Queimados. Nao está tudo asfaltado, há trecho que jogaram calcário e os mais perigosos ja receberam a primeira camada de asfalto. Quero voltar lá antes do período da chuvas... Ai já viu né: lama, chuva, caminhões, maré cheia...
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Fábio
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Fev 2013, 01:17
Localização: Austin-Nova Iguaçu-RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Fábio » 14 Fev 2013, 17:45

Renanfsouza escreveu:EF Rio do Ouro - Estação Jaceruba (antiga São Pedro)

Saindo da Parada Saudade estávamos esperando encontrar a Estação Jaceruba após cinco quilômetros. Fomos caminhando apesar da dor de já termos andado mais de 20 quilômetros embaixo do sol desde manhã cedo. Aparentemente existe transporte público até Jaceruba, entretanto com a chuvas daquela semana uma ribanceira cedeu próximo à Parada Saudade desviando o curso de um rio, o que trouxe imensos prejuizos para a região. Por isso o transporte público não estava passando e a estrada estava cheia de máquinas da Prefeitura de Japeri.

A estrada estava totalmente deserta. Após mais ou menos meia hora de caminhada eis que apareceu um caminhão da Lico Gás (empresa de bujões de gás da região). Pedimos carona e por sorte o motorista parou. Eu, Guilherme e Vinicius fomos na caçamba do caminhão, sacolejando pela estrada mais acidentada que eu já vi. Em determinado momento o motorista parou o caminhão e pediu a nossa ajuda para levantar um pedaço de tubulação. Ele disse que era pra fazer uma coluna para a casa dele. Enfim, não vem ao caso...

Finalmente, após aproximadamente 40 minutos de caminhão chegamos a Jaceruba finalmente. Isso mostra que a quilometragem era muito maior do que pensávamos. Foram pelo menos uns 15 quilômetros no lugar dos cinco que esperávamos. Ainda bem que o caminhão da Lico Gás apareceu, do contrário teríamos chegado em Jaceruba com as pernas num estado ainda pior do que chegamos.

A Estação Jaceruba é tombada pelo INEPAC pelo processo E-12/0.117/89 (12.06.1989) [1]. Ela se localiza na Praça Boldão Paes Leme, número 03, Jaceruba (Nova Iguaçu). Pela quilometragem original da EF Rio do Ouro, Jaceruba encontra-se no Km 60.272 [2] (contando a partir da Estação Francisco Sá). O nome original da estação era São Pedro.

Foto 1: Eu esperei muito tempo pelo dia em que finalmente eu chegasse até esta estação. Foi incrível
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Algumas gerais da linda e emblemática Estação Jaceruba
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25: A simpática estação
Imagem

Foto 26: Infelizmente, ela encontra-se em péssimo estado de conservação. Segundo uma moradora do local, existem planos de restaurar a mesma e transformá-la em um museu. Eu só não sei se ele seria ferroviário
Imagem

Foto 27: A plataforma
Imagem

Foto 28: Eu acredito que aqui estava escrito São Pedro, antigo nome do local e do próprio ramal
Imagem

Foto 29: Nós não conseguimos entrar na estação, pois a mesma encontra-se cercada com arame farpado
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32: Eu acredito que essa construção fazia parte do complexo da estação
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34:
Imagem

Foto 35: Aqui da para ler claramente "São Pedro"
Imagem

Foto 36: E mais uma vez, ironicamente, um ponto de ônibus em frente a uma antiga estação ferroviária
Imagem

Foto 37:
Imagem

Comemos um pastel no bar ao lado da estação. Foi o melhor pastel da minha vida, a fome é o melhor tempero, é o que dizem. Guilherme colocou dois reais no jukebox do bar e ouvimos AC/DC e Raul Seixas. Aguardamos até 16:00 quando apareceu um ônibus para a Estação Engenheiro Pedreira (Ramal de Japeri). Voltamos de Supervia.

Fotos do forista Eduardo Moreira, em expedição feita em 31/05/2009

Foto 38: A Estação Jaceruba (São Pedro), vista lateral
Imagem

Foto 39: A estação e o precário modo de se chegar a ela, via transporte público (o ônibus Engenheiro Pedreira x Jaceruba só circulava de duas em duas horas)
Imagem

Foto 40: Com um pouco de esforço dá pra ler o dístico "São Pedro"
Imagem

Foto 41:
Imagem

Foto 42: Novamente, o dístico
Imagem

Foto 43: Fachada da estação
Imagem

Foto 44: Eduardo e a estação
Imagem

Foto 45: Casa do agente, nos fundos da estação
Imagem

Foto 46: A estação e o antigo leito em direção à represa de São Pedro (à esquerda)
Imagem

Locais interessantes nas proximidades

. EF Rio do Ouro - Ramal de Jaceruba - Ponte Ferroviária em Jaceruba

Referências Bibliográficas

[1] Relacao de Bens Culturais Tombados pelo INEPAC, página 25. Disponível no Portal do INEPAC: <http://www.inepac.rj.gov.br/>
[2] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro

Créditos

Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho, Marcus Vinicius e Eduardo Moreira
Fotos: 1-7 por Renan Souza, 8-24 por Guilherme Pinho e 25-37 por Marcus Vinicius, todos em 22/05/2010. Fotos 38-46 por Eduardo Moreira, em 31/05/2009

Ficaram bem legais essas fotos.

Eu ja estive la em Jaceruba, há uns 15 anos e na época não dei importância a essa estação (aliás nem sabia que ja tinha circulado trem por ali).

Teria sido bem legal conhecer essa parte da história com pessoas que talvez ainda tenham visto os trens circularem por lá.

Parabéns pelo esforço e pelo registro.
\-* O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. *-/

Avatar do usuário

Fábio
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Fev 2013, 01:17
Localização: Austin-Nova Iguaçu-RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Fábio » 17 Fev 2013, 03:52

Eu sou morador de Austin, quando você vier fazer nova incursão por Jaceruba/Rio d´Ouro/Austin/Carlos Sampaio por favor me avisa.

Em tempo: Encontrei vestígios de casas ainda existentes da época dessa ferrovia em Austin e pessoas que eram pequena na época e que lembram dessa ferrovia.

Grande Abraço.
\-* O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. *-/

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes