[EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Mai 2010, 00:00

EF Rio do Ouro - Estação Jaceruba (antiga São Pedro)

Saindo da Parada Saudade estávamos esperando encontrar a Estação Jaceruba após cinco quilômetros. Fomos caminhando apesar da dor de já termos andado mais de 20 quilômetros embaixo do sol desde manhã cedo. Aparentemente existe transporte público até Jaceruba, entretanto com a chuvas daquela semana uma ribanceira cedeu próximo à Parada Saudade desviando o curso de um rio, o que trouxe imensos prejuizos para a região. Por isso o transporte público não estava passando e a estrada estava cheia de máquinas da Prefeitura de Japeri.

A estrada estava totalmente deserta. Após mais ou menos meia hora de caminhada eis que apareceu um caminhão da Lico Gás (empresa de bujões de gás da região). Pedimos carona e por sorte o motorista parou. Eu, Guilherme e Vinicius fomos na caçamba do caminhão, sacolejando pela estrada mais acidentada que eu já vi. Em determinado momento o motorista parou o caminhão e pediu a nossa ajuda para levantar um pedaço de tubulação. Ele disse que era pra fazer uma coluna para a casa dele. Enfim, não vem ao caso...

Finalmente, após aproximadamente 40 minutos de caminhão chegamos a Jaceruba finalmente. Isso mostra que a quilometragem era muito maior do que pensávamos. Foram pelo menos uns 15 quilômetros no lugar dos cinco que esperávamos. Ainda bem que o caminhão da Lico Gás apareceu, do contrário teríamos chegado em Jaceruba com as pernas num estado ainda pior do que chegamos.

A Estação Jaceruba é tombada pelo INEPAC pelo processo E-12/0.117/89 (12.06.1989) [1]. Ela se localiza na Praça Boldão Paes Leme, número 03, Jaceruba (Nova Iguaçu). Pela quilometragem original da EF Rio do Ouro, Jaceruba encontra-se no Km 60.272 [2] (contando a partir da Estação Francisco Sá). O nome original da estação era São Pedro.

Foto 1: Eu esperei muito tempo pelo dia em que finalmente eu chegasse até esta estação. Foi incrível
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Algumas gerais da linda e emblemática Estação Jaceruba
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25: A simpática estação
Imagem

Foto 26: Infelizmente, ela encontra-se em péssimo estado de conservação. Segundo uma moradora do local, existem planos de restaurar a mesma e transformá-la em um museu. Eu só não sei se ele seria ferroviário
Imagem

Foto 27: A plataforma
Imagem

Foto 28: Eu acredito que aqui estava escrito São Pedro, antigo nome do local e do próprio ramal
Imagem

Foto 29: Nós não conseguimos entrar na estação, pois a mesma encontra-se cercada com arame farpado
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32: Eu acredito que essa construção fazia parte do complexo da estação
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34:
Imagem

Foto 35: Aqui da para ler claramente "São Pedro"
Imagem

Foto 36: E mais uma vez, ironicamente, um ponto de ônibus em frente a uma antiga estação ferroviária
Imagem

Foto 37:
Imagem

Comemos um pastel no bar ao lado da estação. Foi o melhor pastel da minha vida, a fome é o melhor tempero, é o que dizem. Guilherme colocou dois reais no jukebox do bar e ouvimos AC/DC e Raul Seixas. Aguardamos até 16:00 quando apareceu um ônibus para a Estação Engenheiro Pedreira (Ramal de Japeri). Voltamos de Supervia.

Fotos do forista Eduardo Moreira, em expedição feita em 31/05/2009

Foto 38: A Estação Jaceruba (São Pedro), vista lateral
Imagem

Foto 39: A estação e o precário modo de se chegar a ela, via transporte público (o ônibus Engenheiro Pedreira x Jaceruba só circulava de duas em duas horas)
Imagem

Foto 40: Com um pouco de esforço dá pra ler o dístico "São Pedro"
Imagem

Foto 41:
Imagem

Foto 42: Novamente, o dístico
Imagem

Foto 43: Fachada da estação
Imagem

Foto 44: Eduardo e a estação
Imagem

Foto 45: Casa do agente, nos fundos da estação
Imagem

Foto 46: A estação e o antigo leito em direção à represa de São Pedro (à esquerda)
Imagem

Locais interessantes nas proximidades

. EF Rio do Ouro - Ramal de Jaceruba - Ponte Ferroviária em Jaceruba

Referências Bibliográficas

[1] Relacao de Bens Culturais Tombados pelo INEPAC, página 25. Disponível no Portal do INEPAC: <http://www.inepac.rj.gov.br/>
[2] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro

Créditos

Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho, Marcus Vinicius e Eduardo Moreira
Fotos: 1-7 por Renan Souza, 8-24 por Guilherme Pinho e 25-37 por Marcus Vinicius, todos em 22/05/2010. Fotos 38-46 por Eduardo Moreira, em 31/05/2009
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Mai 2010, 00:01

Bem, era isso. Agora o TGVBR possui o único registro completo deste enigmático ramal extindo, o Ramal de Jaceruba <O> <O> <O> <O>

Guilherme, mais uma vez foi uma honra ter percorrido mais essa distância com você cara. Valeu mesmo! Desculpe eu ter desanimado de ir na cachoeira em Jaceruba mas as minhas pernas não estavam mais obedecendo os comandos do cérebro hehe

Vinicius, foi um prazer te conhecer pessoalmente. Cara, essa foi a primeira, espero que você não tenha ficado traumatizado hehehe... Espero ainda desbravar muitas outras estações com você brother.

E aos demais, espero que tenham gostado desta série! okk

FOI ANIMAL!!!! COSTA BARROS X JAPERI - VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO vv

Ps: Vinicius e Guilherme: à medida que forem postando as suas fotos vou adicionando nos créditos os nomes de vocês associados às suas fotos, claro ;) e qualquer modificação/adição que vocês desejem que seja feita nos textos é só falar okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 25 Mai 2010, 07:19

Parece q Jaceruba já foi habitada,ou ainda é,a julgar pela planta colocada no latão de tinta,que aparece em algumas fotos...


Muito bom relato sobre a Rio D'Ouro!!!!! :lol: :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Mai 2010, 13:37

Sim, é habitada sim. E digo mais... Por menor que seja o lugarejo, ele é bem maior (mais desenvolvido) do que Santo Antônio e Saudade por exemplo.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 25 Mai 2010, 19:44

Renanfsouza escreveu:Bem, era isso. Agora o TGVBR possui o único registro completo deste enigmático ramal extindo, o Ramal de Jaceruba <O> <O> <O> <O>

Guilherme, mais uma vez foi uma honra ter percorrido mais essa distância com você cara. Valeu mesmo! Desculpe eu ter desanimado de ir na cachoeira em Jaceruba mas as minhas pernas não estavam mais obedecendo os comandos do cérebro hehe

Vinicius, foi um prazer te conhecer pessoalmente. Cara, essa foi a primeira, espero que você não tenha ficado traumatizado hehehe... Espero ainda desbravar muitas outras estações com você brother.

E aos demais, espero que tenham gostado desta série! okk

FOI ANIMAL!!!! COSTA BARROS X JAPERI - VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO vv

Ps: Vinicius e Guilherme: à medida que forem postando as suas fotos vou adicionando nos créditos os nomes de vocês associados às suas fotos, claro ;) e qualquer modificação/adição que vocês desejem que seja feita nos textos é só falar okk
Foi demais cara!! :Y:
naquela altura, a cachoeira seria mais pra tirar a lama das minhas roupas do que pra banho hehehe

Só lamento a Jukebox não ter a faixa do AC/DC "Rock 'n Roll Train" nem algum cd dos Raimundos e System of a Down, mas coloquei a música do casamento do Renan "You Shook Me All Night Long "
vv

Foi um prazer conhecer o Vinicius pessoalmente, espero te ver na próxima :beer:


Pretendo postar as fotos até o final da semana hmy

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Nina » 25 Mai 2010, 20:28

inveja de vocês, queria também desbravar esses ramais perdidos. Um dia farei um documentario legal sobre isso.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Isaias » 25 Mai 2010, 20:34

belas fotos.

Avatar do usuário

VHarlamov
USUÁRIO JR
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por VHarlamov » 25 Mai 2010, 21:31

Caras, que trabalho fantástico! Meus parabéns, que espírito de arqueólogo ferroviário é esse! Valeu mesmo por terem trazido esses registros únicos até nós, adorei essa série! Mostra bem (mais uma vez, de tantas outras <_< ) o abandono da nossa história e da ferrovia. Por sinal, há fotos antigas deste ramal (além daquelas da estação Cava, lá no SSC) para podermos comparar o "antes" e o "depois"? Brigadão mesmo, mais uma vez!
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Caco » 25 Mai 2010, 23:23

Parabéns ao Renan e ao Guilherme por mais este maravihoso relato.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 26 Mai 2010, 08:49

Nina escreveu:inveja de vocês, queria também desbravar esses ramais perdidos. Um dia farei um documentario legal sobre isso.
Ué, vem na próxima! okk

Mas olha... Deve ser meio pesado pra você que é mulher. Foram 7 horas de caminhada debaixo de sol.
VHarlamov escreveu:Caras, que trabalho fantástico! Meus parabéns, que espírito de arqueólogo ferroviário é esse! Valeu mesmo por terem trazido esses registros únicos até nós, adorei essa série! Mostra bem (mais uma vez, de tantas outras <_< ) o abandono da nossa história e da ferrovia. Por sinal, há fotos antigas deste ramal (além daquelas da estação Cava, lá no SSC) para podermos comparar o "antes" e o "depois"? Brigadão mesmo, mais uma vez!
Hehehehe valeu cara!

As únicas fotos anteriores que eu conheço são as do Estações Ferroviárias, mas nem eles tem todas as estações. Das que eles tem dá pra fazer um comparativo sim mas não com uma janela de tempo tão grande porque as fotos deles são meio recentes também.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Jun 2010, 15:42

O que eu tenho para lhes dizer é simplesmente: PARABÉNS ! EXCELENTE DOCUMENTÁRIO !

Eu percorri em 2009 o trecho entre Jaceruba e Adrianópolis. Fui com um amigo, o Julio C.Silva, que também é colaborador do site "Estações Ferroviárias". Não sei se ele é membro aqui do fórum. Depois fomos a Represa e de lá a Tinguá e Xerém, no finalzinho do dia. Nós sabemos como é penoso, e ao mesmo tempo gratificante, realizar estas pesquisas e expedições. Tem que ter muita determinação, coragem e conhecimento para encarar estas maratonas. Minhas sinceras congratulações à equipe que realizou este brilhante registro, sem duvida nenhuma, histórico !

Tenho duas dúvidas:
1-Vocês enviam fotos para o site "Estações Ferroviárias" também ?
2-Vocês participam do Orkut ? Caso sim, dêem uma olhada e façam parte da comunidade RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS. Ocasionalmente realizamos encontros e também expedições de pesquisa pels trilhos do Rio de Janeiro. Além da EF Rio do Ouro, já andamos pelo leito da EF Mauá e pelo leito extinto da EF Therezopolis, acima de Guapimirim.

Eu não conhecia este fórum, apesar de ser membro há algum tempo. Vou freqüentar aqui sempre que puder !

Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 06 Jun 2010, 19:10

DadoDJ escreveu:O que eu tenho para lhes dizer é simplesmente: PARABÉNS ! EXCELENTE DOCUMENTÁRIO !

Eu percorri em 2009 o trecho entre Jaceruba e Adrianópolis. Fui com um amigo, o Julio C.Silva, que também é colaborador do site "Estações Ferroviárias". Não sei se ele é membro aqui do fórum. Depois fomos a Represa e de lá a Tinguá e Xerém, no finalzinho do dia. Nós sabemos como é penoso, e ao mesmo tempo gratificante, realizar estas pesquisas e expedições. Tem que ter muita determinação, coragem e conhecimento para encarar estas maratonas. Minhas sinceras congratulações à equipe que realizou este brilhante registro, sem duvida nenhuma, histórico !

Tenho duas dúvidas:
1-Vocês enviam fotos para o site "Estações Ferroviárias" também ?
2-Vocês participam do Orkut ? Caso sim, dêem uma olhada e façam parte da comunidade RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS. Ocasionalmente realizamos encontros e também expedições de pesquisa pels trilhos do Rio de Janeiro. Além da EF Rio do Ouro, já andamos pelo leito da EF Mauá e pelo leito extinto da EF Therezopolis, acima de Guapimirim.

Eu não conhecia este fórum, apesar de ser membro há algum tempo. Vou freqüentar aqui sempre que puder !

Valeu !
Valeu Dado, eu participo da comunidade, mas nunca comentei , mas frequento bastante os tópicos de la, e falando nisso, você podia trazer aquele mapa de 1932 de Iguassu pra gente, não sei se tenho tanta influência pra isso mrgr

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Nina » 07 Jun 2010, 21:10

Renanfsouza escreveu:
Mas olha... Deve ser meio pesado pra você que é mulher. Foram 7 horas de caminhada debaixo de sol.
Se não tiver subida acho que aguento, apesar que meu condicionamento fisico melhorou muito depois que comecei a estagiar no forte da conceiçao e subir aquele morro todo dia

Quando eu puder, irei sim
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jun 2010, 01:45

Minhas fotos da estação de Jaceruba (São Pedro), na expedição feita em 31 de maio de 2009:

[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]

Depois posto algumas fotos do caminho percorrido em direção a Adrianópolis.
Valeu !
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 11 Jun 2010, 23:54

Mais fotos:

[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]

Esse é o ultimo registro de estações e paradas daquele dia, em breve posto as fotos "off" do nosso encontro, Renan, e Vinícius, espero reve-los em breve em mais um desbravamento, e os outros foristas também. okk

abraços


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Vinicius » 14 Jun 2010, 16:18

Finalmente, depois de muito sacolejar na caçamba do caminhão de gás, nós chegamos a Estação Jaceruba, ponta de linha do ramal de mesmo nome:

[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]

Bem, esse foi o final de nossa longa e cansativa, mas muito proveitosa, jornada pelo antigo Ramal de Jaceruba. Foi um dia incrível e gostaria de agradecer muito ao Renan e ao Guilherme pela excelente companhia. Foi um grande prazer conhecê-los e espero que em breve estejamos juntos em mais um passeio pelos trilhos do Rio.

Ah, e desculpem por demorar a postar as fotos (faculdade, trabalho, férias, tudo ao mesmo tempo, rs).

:D


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 14 Jun 2010, 17:42

^^ Ah, gostou de sofrer né? Hahaha

Ora, venha novamente no passeio Eden x Santa Rita! Já lancei a chamada no ENCONTROS E PASSEIOS.

A princípio não será tão hardcore que nem esse passeio que fizemos mas vai ser muito legal também <O>
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Vinicius » 20 Jun 2010, 16:38

^^

Foi sofrido, mas gratificante. :D

E eu já confirmei a minha presença no próximo passeio. Estarei lá.

Ah, onde eu posso colocar as minhas fotos da ponte ferroviária de Jaceruba? Nesse sub-fórum mesmo?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Jun 2010, 16:46

^^ Sim, pode postar nesse fórum mesmo ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Estação Jaceruba

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 20 Set 2011, 21:17

Sábado agora eu fui conhecer a situação "rodoviária" de Jaceruba... E tenho uma noticia boa, mas ao mesmo tempo um pouco chata.

Enfim a estação de Jaceruba foi reformada. Está bonita. O que pega é que descaracterizou um pouco. Acontece é que não lembra uma estação e sim uma casa e muito me pareceu habitada. A placa com o nome da estacão na parede, só ficou a placa em branco parecendo ser de gesso sem nada escrito... Na frente ainda, ergueram um muro alto... Ao menos colocaram uma grade do qual deu para me fotografar a plataforma. Agora fiquei com muita vontade de fotografar os registro das adutoras pelo caminho. Mas já estávamos abusando do motorista da Linave quando descemos e clicar rapidamente e fotografar a ponte.

O acesso até lá está melhorando, estão asfaltando tudo e por enquanto o trecho está perigoso devido ao tráfego de caminhões para obra da Odebrechet. De quebra numa foto da paisagem do Rio, quase sendo despercebido por mim, ainda há restos da adutora por onde a água era captada. Só não pude observar mais, pois faltava pouco para as 3 linhas que chegam a Jaceruba saírem. De Adrianópolis está bem regular, ônibus saindo a cada 1h num percurso de cerca de 45 min.

Agora quero voltar lá, agora com fins ferroviários okk
Abraços,
Bruno

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes