Troca de informações sobre bondes do Rio

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jul 2010, 17:26

Pablo ITT escreveu: O que vem a ser João Ellis, é parente de Olinda Ellis.
Se quiser conhecer Big Field posso ir contigo, ainda tenho parentes lá.
João Ellis é uma velha estação nos domínios da Supervia ;) fica entre Augusto Vasconcellos e Campo Grande.

Quando eu for em big field mato dois coelhos com uma cajadada só.

Eu te mando uma PM quando eu estiver meio que pronto pra ir. Ultimamente tem sido meio complicado porque estou me mudando mas em breve eu irei nestes dois locais - João Ellis e essa garagem no Largo do Monteiro.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jul 2010, 18:14

Essa foto é boa, hein ?
Será que é na zona sul ? Ipanema ?
o0
Outra coisa ... garagem de bondes em Botafogo ? Tinha uma onde hoje é a Cobal do Humaitá, por ali ... tinha outra ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Jul 2010, 18:24

Bom,perto de Santa Teresa,sei lá pode ser no Humaitá :P
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Vinicius » 08 Jul 2010, 19:59

DadoDJ escreveu:Outra coisa ... garagem de bondes em Botafogo ? Tinha uma onde hoje é a Cobal do Humaitá, por ali ... tinha outra ?
Sim, ela ficava na Praia de Botafogo, perto do Mourisco. No local, funciona o Arquivo Público do Estado do RJ. Eu tentei achar fotos para postar, mas não consegui.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jul 2010, 20:14

Sim Vinicius, exatamente. Eu vou aproveitar que amanha serah meu ultimo dia em Copacabana pra fotografar o velho abrigo amanha de manha antes do trabalho. Um colega meu disse que o local é razoavelmente preservado. Estou ansioso pra ir lah amanha. Aguardem as fotos ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Vinicius » 08 Jul 2010, 20:25

Imagem

Eu vou responder a pegadinha: estamos no Centro, mais precisamente no terreno onde será construída a sede da Petrobras. O bonde se encontra sobre os restos do desmonte do Morro de Santo Antônio e essa é a linha de Santa Teresa. No extremo direito da foto, podemos ver um pedaço do telhado da estação provisória que existiu antes da atual ficar pronta. O bonde segue em direção aos Arcos.

Imagem

Essa foto mostra o ângulo inverso da anterior. Vemos a estação provisória, o Largo da Carioca ainda sem urbanização e funcionando como um grande estacionamento, e o edifício Avenida Central recém inaugurado.

As fotos são do Arqueologia do Rio de Janeiro: http://fotolog.terra.com.br/bfg1:1128

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Nina » 08 Jul 2010, 20:36

Renanfsouza escreveu: Aquele de Cascadura eu irei em breve... Pelo menos assim espero ;)
Quando aparecer por la me avise que se der eu irei
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jul 2010, 23:42

Renanfsouza escreveu:
Pablo ITT escreveu: O que vem a ser João Ellis, é parente de Olinda Ellis.
Se quiser conhecer Big Field posso ir contigo, ainda tenho parentes lá.
João Ellis é uma velha estação nos domínios da Supervia ;) fica entre Augusto Vasconcellos e Campo Grande.

Quando eu for em big field mato dois coelhos com uma cajadada só.

Eu te mando uma PM quando eu estiver meio que pronto pra ir. Ultimamente tem sido meio complicado porque estou me mudando mas em breve eu irei nestes dois locais - João Ellis e essa garagem no Largo do Monteiro.
Sinceramente me perdoe a ignorância é que eu a conhecia como estação do Campo Grande Atlético Clube. Aí vai.

Imagem


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 09 Jul 2010, 08:01

^^ Essa mesma!

Pessoal, hoje é meu último dia em Copacabana e fechei com chave de ouro: fotografei o velho abrigo de bondes na Praia de Botafogo logo cedo, antes de vir pro trabalho. Vou ver se posto hoje à noite.

A gente devia ter mais threads assim... Olha o quanto aprendemos uns com os outros :DD
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 09 Jul 2010, 21:16

^^ Muito bom Renan , anseio para ver as fotos




Confimado, um gerente do meu trabalho confirmou que o prédio da receita no Meier pertencia ao abrigo de bondes do Meier, vou tentar fotografar amanha, junto com os trilhos perdidos na Arquias Cordeiro :DD

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Jul 2010, 21:32

Caramba, galera ! Este tópico está show de bola !

Vinicius, deu algum problema ns suas fotos, elas não estão aparecendo ... então aquela foto do bonde era no Centro ??? Que maneiro ... eu nunca ía imaginar !

E em relação a este abrigo na Praia de Botafogo, também não conhecia ! Estou começando a ficar viciado neste fórum .... :ttn:

Segue abaixo algumas contribuições, não minhas exatamente, mas de amigos que darei créditos logo abaixo:

Imagem
^^ Antiga estação de bondes da Muda. Atualmente funciona uma borracharia no local (Foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)

Imagem
^^ Antiga estação e pêra-circular dos bondes do Alto da Boa Vista, localizado na esquina da rua Boa Vista com a estrada do Açude. Há uma rampa (antigamente não era elevada) atrás deste prédio, por onde os bondes acessavam a estação (Foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)

Imagem
^^ Antiga divisão e pêra dos bondes em Campo Grande (Linhas para Ilha de Guaratiba e para Pedra de Guaratiba): no lado esquerdo a estrada do Mato Alto e no lado direito a estrada do Magarça e para atrás esta a estrada do Monteiro (foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)

Imagem
^^ Detalhe do prédio, de 1917. Atualmente a COMLURB ocupa o local (foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)

Imagem
^^ Outro ângulo do prédio. Note as 6 saidas de energia ainda com os isoladores para alimentar a extinta rede aérea dos bondes (foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)

Imagem
^^ Poste de rede-aérea que ficava na Av.Ernani Amaral Peixoto em Nitéroi/RJ (foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Jul 2010, 00:32

^^

Dado, a primeira é a que eu já tinha mostrado e a segunda mostra o ângulo inverso da anterior

Imagem

Imagem

As fotos são mesmo do Centro e os bondes estão sobre o terreno do futuro prédio da Petrobras.

Interessante, eu não sabia que a estação da Usina havia resistido. Pensei que a mesma tinha sido demolida junto com a usina dos bondes, que ficava no local do terminal de ônibus ao lado.

Quanto a estação do Alto, eu tomei conhecimento dela através de um taxista, que me contou algumas histórias dos bondes no bairro. Só complementando o que o Dado falou, os bondes entravam pelo portão que está atrás do carro prateado e saiam pelo outro lado, onde tem um taxi. Como moro na Tijuca, eu vou aproveitar um dia e tirar fotos desses locais. Aguardem.

Dado, o que seria uma pêra-circular?

E que legal esse poste da rede aérea ter sobrevivido. Será que existe algum no Rio?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 11 Jul 2010, 12:35

Dado, excelentes contribuições! E já que está se viciando no fórum, chame seus amigos pra cá também ;)

Ah...... Eu não sabia que na Muda e no Alto da Boa Vista existiam estas estações! Agora que estou morando na Barra acabo de arrumar o que fazer hehehehehehe

Vinicius, uma pera circular é uma espécie de via em círculo utilizada pelos bondes em pontas de linha para fazer o retorno e voltar com a cabeceira virada para o sentido de volta. No Largo das Neves, em Santa Teresa, é tipo uma pera: o bonde dá a volta no largo e volta (ao contrário do terminal Dois Irmãos, onde há um triângulo de reversão).

A pera e o triângulo são duas das maneiras mais comuns de fazer o bonde voltar, mas existem bondes que possuem duas cabeceiras, tipo um trem ou metrô moderno mesmo, ai chegando no final da linha o motorneiro ia pra outra cabeceira e os funcionarios faziam um esquema de virar os bancos no sentido contrário (se não todo mundo voltaria de costas hehehe).

E essa pegadinha do Vinicius eu não ia acertar NUNCA... Nunca que eu ia imaginar que aquilo era no Centro :D

Ah, uma dica legal, a feira da Praça XV aos sábados de manhã é um excelente local pra se comprar fotos do Rio Antigo, caso alguém se interesse.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 11 Jul 2010, 13:57

Curiosidades sobre o bonde.
As más linguas no meio do povo dizia que o cobrador cada vez que puxava a cordinha para contabilizar as passagens, fala baixinho assim:
"Trim, trim, trim, trim, um pra Light e dois pra mim".

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Na minha vizinhança tem muito idoso beirando 90 anos, passei a conversar com eles daquilo que eles mais gostam de falar: do passado, principalmente na época dos bonde e trens. Esta pérola me contaram hoje. Vou acabar escrevendo um livro. ;)

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 15:27

Pode deixar, Renan !
Estou convidando geral para cá !
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 12 Jul 2010, 19:02

Bom gente, aqui tem quase tudo e mais um pouco.

http://www.tramz.com/ttob3/090.html

Divirtam se que eu já estou me divertindo.
:rl:

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 12 Jul 2010, 20:03

:Y:


Fantástico! Finalmente um mapa mais detalhado das linhas da zona norte, isso mostra porque não encontrei trilhos na Amaro Cavalcante após o último recapeamento, e mostra também que o bonde entrava na rua Piaui e virava na rua Honório, e rua José Bonifácio também. app


O mapa esta na página 100 ^^

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Nina » 12 Jul 2010, 20:06

DadoDJ escreveu:
Segue abaixo algumas contribuições, não minhas exatamente, mas de amigos que darei créditos logo abaixo:

Imagem
^^ Antiga estação de bondes da Muda. Atualmente funciona uma borracharia no local (Foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)

Imagem
^^ Antiga estação e pêra-circular dos bondes do Alto da Boa Vista, localizado na esquina da rua Boa Vista com a estrada do Açude. Há uma rampa (antigamente não era elevada) atrás deste prédio, por onde os bondes acessavam a estação (Foto por Edson Vander Teixeira, via Orkut)
Eu passei por lá hoje e vi que um pouco depois da estação da Muda há alguns trilhos aparentes. Pena que eu tava de ônibus e não deu para fotografar.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 12 Jul 2010, 21:01

Guilherme Pinho escreveu::Y:


Fantástico! Finalmente um mapa mais detalhado das linhas da zona norte, isso mostra porque não encontrei trilhos na Amaro Cavalcante após o último recapeamento, e mostra também que o bonde entrava na rua Piaui e virava na rua Honório, e rua José Bonifácio também. app


O mapa esta na página 100 ^^
Sabia que voce ia dar pulos de alegria.
Eu tinha esta site gravado nos favoritos sobre trilhos mas, não lembrava que era de bondes.
E de repente charam!!!!!!!!!!
Tem tudo, Ilha, Campo Grande, Santa Cruz, Meier, Centro, Campos, Petrópolis etc e tal.

<O> <O> <O> <O>

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 21:56

Caramba !
Fantástico este site !
Valeeeeeeeeeeeeeeeu !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes