Troca de informações sobre bondes do Rio

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 11 Jun 2010, 23:07

Pessoal estou criando esse thread para trocarmos informações sobre construções relativas aos bondes ainda de pé no Rio, Niterói e região.

Bem, basicamente o que eu conheço já foi fotografado e está aqui no fórum: o Terminal da Vila Guarany e a Sala das Machinas. Em breve (semana que vem provavelmente) irei a Niterói fotografar uma velha estação de bondes no centro. Isso é TUDO o que eu sei sobre construções de bondes ainda de pé, infelizmente.

Gostaria de saber informações sobre cocheiras, abrigos e estações de bonde são muito bem vindas, em qualquer lugar do Rio e região.

Sobre os bondes em si, no site Bondes Rio há a indicação que existem três exemplares conservados em diferentes locais da cidade. Pretendo conhecê-los em breve mas precisarei de autorização porque enconstram-se em locais privados.

Enfim... Qualquer informação sobre bondes preservados ou construções relativas aos bondes ainda de pé, por favor, postem aqui. Tenho muita vontade de "redescobrir" os bondes, mas preciso saber onde eles estão, se é que ainda restou alguma coisa hehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 11 Jun 2010, 23:42

No centro cultural da Light tem um exemplar conservado, sempre to marcando de ir la, mas até agora não dei sorte, sempre que fui la ele estava fechado wll

Em niteroi parece que um antigo terminal de bondes foi reformado, ele fica ao lado do Supermercado Guanabara

Seria muito gratificante se ainda existise algum vestígio da antiga Estrada de Ferro Tijuca, alguem sabe de algo?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Jun 2010, 00:03

Olha ai, é esse tipo de informação que é legal. Pesquisando na internet sobre esse centro cultural da light que o guilherme falou, descobri que o próprio prédio do centro cultural foi abrigo de bondes e é tombado!

Ele fica na Avenida Marechal Floriano nº 168 - perto do meu trabalho. Irei lá em breve numa horinha de almoço.

É assim que se descobrem as coisas <O>
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Nina » 12 Jun 2010, 00:12

Passo todo dia pelo Centro Cultural da Light caminhando para ir para o estágio, não sabia que lá era abrigo de bonde. Na Vila Militar tem uma espécie de bonde ali no canteiro central.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 12 Jun 2010, 00:18

^^ Essa do predio ser um abrigo de bondes eu não sabia hehehe

Quando eu era mais novo, fui a uma peça de teatro no centro cultural da light, e lembro de ter brincado bastante no bonde que havia la, espero que ele esteja bem conservado quem nem era há 10 anos atraz.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jun 2010, 01:34

Ih, este tópico vai render informações ... o assunto é extenso !

Eu sei de algumas coisas: a E.F.Tijuca ainda resiste em alguns trechos da subida do Alto da Boa Vista e na Usina, e na Muda me parece que ainda existe um antigo terminal de bondes. Em Campo Grande, na Estrada do Mato Alto, também há uma construção que servia de terminal aos bondes. Em Cascadura também há uma "garagem" de bondes, com os trilhos que o acessavam aparentes !

E falando em trilhos aparentes, há muitos espalhados pela cidade ! Em São Cristóvão tem; no bairro do Maracanã em frente ao Colégio Militar ... no Leblon tem uma coisa muito interessante (moro próximo): uma divisão da Comlurb na Av.Bartolomeu Mitre, foi construída onde funcionou o terminal dos bondes que vinham do centro da cidade, via Copacabana e via Jardim Botânico. E em frente, na beiradinha do meio-fio, nota-se alguns centímetros de trilhos, bifurcando um em cada direção. Mas o mais interessante é o seguinte: em direção ao Jardim Botânico, no asfalto nada se vê de trilhos ... isso durante o dia, mas à noite, quando passa algum carro de farol alto, o contorno dos trilhos e dormentes surgem como que por mágica no asfalto ! Muito show !

A extinção dos bondes no Rio de Janeiro foi um verdadeiro crime, pois nem retirados os trilhos foram: na maioria das linhas simplesmente meteram asfalto em cima e os conseqüentes congestionamentos que viriam mais tarde ...

Uma dica: hoje em dia é raro encontrar algo da época dos bondes pela cidade. Mas reparem nos postes ! Ainda há alguns que serviram aos bondes e até postes telegráficos ! Normalmente são metálicos, e mal conservados, com terminadores de cerâmica, branca ou não, presos ao corpo. A maioria foi aproveitada para os cabos elétricos e telefônicos, mas alguns postes foram abandonados, sem utilidade definida, apenas como últimas testemunhas dos áureos tempos ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 12 Jun 2010, 03:20

Sobre Cascadura, sempre que passo por ali e tenho vontade de entrar. Não sei se é estacionamento ou área de descarga de caminhões, mas dá pra ver os trilhos e a construção antiga. Nota-se que ali servia de retorno/manobras.

Gosto de Bondes, mas pouco me arrisco falar por não ter vivido a época. Quando fazia pesquisas sobre as linhas, vendo alguns mapas antigos, se elas existissem hoje ainda seriam bem atuais e racionais em tempos de eliminação da sobreposição de linhas de ônibus no Rio, muitas obedecendo o crescimento da cidade com o Plano Agache.

Bom, vai minha contribuição: no bairro do Lins de Vasconcelos existe uma fachada da casa de fundição de trilhos de bondes e manutenção. Recentemente atacaram a história do bairro quando a GRES Lins Imperial se instalou no espaço como barracão, pintando a fachada de verde e rosa em tons de doer a vista. Inclusive os fundos era na rua onde morava (Rua Ernestina) entre 1996 a 2004. Nessa época a fachada estava só deteriorada nos tijolinhos e com os vitrais quebrados, mas podia ser recuperada... O galpão mesmo é inexistente, uma vez que já conheci o pátio descoberto depois de um desabamento de outras épocas. A título de curiosidade, do outro lado da rua fica a subestação de energia da Ligth para a região do conjunto da Boca do Mato e Méier. Tenho vontade de ir lá clicar, mas não recomendo ir sozinho...

Ainda sobre do Bonde da Rua Larga no Centro Cultural da Ligth, eu fotografei quando estive num seminário sobre veículos elétricos em Outubro de 2008. Está bem preservado! Entre outras coisas, temos lá quadros com publicidade deles expostas também. Tirei algumas fotos. Deixa eu encontrar nos meus CD's que eu mando*rs
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Jun 2010, 11:46

Nina escreveu:Passo todo dia pelo Centro Cultural da Light caminhando para ir para o estágio, não sabia que lá era abrigo de bonde. Na Vila Militar tem uma espécie de bonde ali no canteiro central.
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =70&t=4600

Bondinho da Vila Militar aqui! ;)


Sobre os bondes,foi duro ler que o final de muitos deles foi o Caju,onde viraram sucata,quase nenhum existe mais...Exceto um modelo que os americanos na época compraram todos os modelos (bondes Narragansett,acho)por serem raros,e restauraram,onde lá se encontram até hoje preservados...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Jun 2010, 12:00

Mais informações sobre os bondes em Cascadura:
Os bondes que faziam as linhas 88, 89, 90 e 91, circulantes em Jacarepaguá, retornavam em uma pequena garagem existente na rua Nerval de Gouveia, em frente à estação Cascadura da EFCB. Após determinada hora, se eles estivessem puxando reboque e tivessem de se livrar dele e continuar rodando sozinhos, eles paravam em frente à estação da Light situada na rua Ernani Cardoso, desengatavam o reboque e iam embora para a rua Nerval de Gouveia. Um bonde de serviço saía da estação, entrava na linha à frente do reboque abandonado, dava ré, engatava nele, puxava-o para a frente, o desvio era virado e o reboque era empurrado de ré para dentro da estação.

Jorge Castilhos

Fonte:Bondes do Rio
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jun 2010, 15:13

Um amigo meu viajou aos USA e me contou que há bondes cariocas circulando em algumas cidades ... agoa o impressionante é o seguinte: alguns ainda tem placas de publicidade e itinerários da época que circulavam aqui no RJ !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Jun 2010, 17:28

Alguem sabe o endereço desse galpão em Cascadura? Eu gostaria muito de conhecê-lo.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 12 Jun 2010, 20:46

Não chega a ser um galpão, é uma casinha quase despercebida. O que desperta atenção é que além dos trilhos, temos a curva pra dentro de um pátio que não é tão grande, como o próprio André mostrou no texto... Lá o portão está quase sempre aberto.

Procurando no Google Maps aqui no link está da latitude e longitude... Amanhã devo ir perto outra vez e vou ver se espio.
http://maps.google.com.br/maps?q=-22.88 ... -BR&tab=wl
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Nina » 13 Jun 2010, 11:26

Eu tenho fotos desses trilhos ai de Cascadura, mas não ficam onde tá marcado no mapa e sim no lado oposto perto de um galpão mal acabado e que tem um placa da RFFSA perto do ponto de ônibus que tem perto da saida da estação
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 13 Jun 2010, 19:49

DadoDJ escreveu:Um amigo meu viajou aos USA e me contou que há bondes cariocas circulando em algumas cidades ... agoa o impressionante é o seguinte: alguns ainda tem placas de publicidade e itinerários da época que circulavam aqui no RJ !
Esses são os tais bondes Narragansett que cogitei acima,vou tentar trazer as informações deles do site Bondes do Rio para cá. ;) ;)

Eu acho que ainda há trilhos aparentes de linhas de bondes no Méier,na Arquias Cordeiro desde próximo da ABC Pneus até próximo a av.Aristides Caire.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 13 Jun 2010, 20:40

A desativação do serviço de bondes na cidade do Rio de Janeiro foi gradual. Mas a frota da Light era ímpar: no mundo inteiro, só ela possuía bondes do modelo chamado Narragansett, tipo de veículo aberto que, nos EUA, fez muito sucesso nos anos 1920, sendo usados nos meses de verão. Lá, eram chamados de open cars, breezers ou summer cars.

Alguns motivos determinaram sua gradual extinção nos EUA. Um deles foi o progressivo aumento do trânsito em geral, que deu origem a vários atropelamentos nos casos em que o passageiro do bonde resolvia saltar ou embarcar pelo lado esquerdo, que ficava no centro da via. Outro motivo foi o frio inverno, quando as companhias eram obrigadas a tirar os Narragansett de circulação ou a convertê-los temporariamente em carros fechados, o que encarecia sobremaneira tal serviço e acabou inviabilizando-o.

O clima quente do Rio de Janeiro e a colocação de proteções laterais nos bondes permitiram aqui a sobrevivência dos Narragansett. Com a extinção dos serviços, museus norte-americanos apressaram-se em adquirir doze exemplares(números 322 441 1718 1719 1758 1774 1779 1794 1850 1875 1887 1889) e transportá-los para os EUA, que assim se tornou guardião de uma memória que a cidade não soube nem quis preservar.

http://www.bondesrio.com
Os bondes eram divididos em Séries,os exemplares que estão nos EUA são carros motores médios(todos os exemplares a partir do 1718)e dois pequenos(322 e 441).De resto os carros motores grandes(Bataclãs) e os reboques pequenos,médios e grandes que ficaram aqui foram destruídos...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Vinicius » 14 Jun 2010, 12:16

Muito interessante esse thread. Depois de eu conseguir postar todas as fotos do passeio pela Rio de Ouro, eu vou colocar aqui algumas informações que eu tenho. Mas só adiantando, o prédio da Light na Marechal Floriano não era apenas uma garagem de bondes, mas sim a sede da "The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Cº Ltd.":

http://www.light.com.br/web/institucion ... 7230722625

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 14 Jun 2010, 13:39

André Vasconcellos escreveu:Eu acho que ainda há trilhos aparentes de linhas de bondes no Méier,na Arquias Cordeiro desde próximo da ABC Pneus até próximo a av.Aristides Caire.
Eu ja passei várias vezes nesse ponto e nunca vi os trilhos, deve estar tudo debaixo do asfalto

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 17 Jun 2010, 21:39

Podem ter reasfaltado ali,mas sei q estão a direita,já q a via é mão única para o Centro.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 17 Jun 2010, 23:42

Nina escreveu:Eu tenho fotos desses trilhos ai de Cascadura, mas não ficam onde tá marcado no mapa e sim no lado oposto perto de um galpão mal acabado e que tem um placa da RFFSA perto do ponto de ônibus que tem perto da saida da estação
Bom, então acho que há dois pontos em Cascadura a serem desbravados. Mas ali onde coloquei a seta no mapa (Nerval de Gorveia) há trilhos aparecendo, dando um zoom dá para ver ligeiramente a curva.

Falando em asfaltamento, como diversas ruas da cidade no momento passam por recapeamento e eu tô de olho em Todos os Santos na Amaro Cavalcante em que simplesmente durante o "grooving" a massa não suportou e alguns pontos os paralelepípedos ficaram à mostra. Se passava bonde ali, ainda não vi sinal de trilhos, mas vamos ficar de olho em outras regiões.
Abraços,
Bruno


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Troca de informações sobre bondes do Rio

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jun 2010, 01:06

Eu não sei o que vocês acham, mas poderíamos criar um thread só com fotos de trilhos de bonde que ainda resistem pela cidade. Eu já teria essa contribuição:

Imagem

Imagem

Fotos tiradas em frente ao Colégio Militar, na Tijuca.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes