Trilhos perdidos

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por Brunno » 23 Ago 2011, 10:02

^^ ^^
Só não vale ser do IACS :DD :DD
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!

Avatar do usuário

Nogueiraf
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por Nogueiraf » 23 Ago 2011, 19:52

^^
Hehehe, não... Não sou tão "alternativa" assim. Eu fico no Valonguinho e no Vital, sou da Veterinária. :D
Amanda

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 30 Ago 2011, 13:12

André Vasconcellos escreveu:Trilhos perdidos na Av.Santa Cruz, Realengo, aos "fundos" do atual Colégio Pedro II:

Imagem

Trilhos de bitola 1.600mm, com contra-trilhos característicos de passagem de nível
Imagem

Pretendo, em breve, trazer mais fotos, pois vejo pelo Google Maps que não é só isso... ;)
Um quote para as novas duas fotos que fiz do local, a direita você pode ver os trilhos saindo dali e fazendo uma leve elevação no asfalto, recapeado.
Imagem

Do outro lado da rua, a visão do edifício a qual poderiam estes trilhos terminarem.
Imagem

E na foto, a breve explicação:
Imagem
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Mar 2012, 17:29

Amigos foristas.
Na semana passada fui ao AGCRJ onde pude através da análise de fotos aéreas não digitalizadas datadas de dezembro de 1928, não somente observar o ramal de Dona Clara com a estação homônima Construída, mas um Subramal de Dona Clara.

Esse subramal bifurcava-se do ramal de Dona Clara no encontro das Ruas Natanael José Nascimento (onde era localizado o início do ramal circular) e Rua Alcina, seguindo por esta até cruzar com a Rua Quarima e Rua Maria Lopes onde parecia se encerrar em um galpão ou mini estação.

Na época da foto haviam muitas poucas casas e ruas em comparação a hoje, mas acho que o ramal não chegava até a Ernani Cardoso (fato a se confirmar).
Hoje o local está ocupado por um grande terreno quase sem área construída.

O subramal possuia cerca de 500 metros a partir da bifurcação de Dona Clara (estimativa!)

Mais um ramalzinho para estudos :D

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Mar 2012, 18:30

Adenilson, este sub-ramal partindo do ramal Ana Clara não seria o ramal do Laboratório, ou ramal do Campinho ?
o0
Existiu um ramal militar, nos primórdios da EFCB, quando o tráfego em sua maior parte ía apenas até Cascadura. Dali saía um ramal militar que seguia aos laboratórios de pesquisa do exército, e os trilhos quase alcançavam o Largo de Campinho !
O Melekh postou um mapa que mostrava isso, mas não consegui achar.Então peguei uma cópia que está no Orkut do pesquisador Anderson de Nilópolis, que enviei pra ele em determinada ocasião e ele tratou de apontar os pontos de destaque do ramal:
Imagem

Abaixo outra imagem que enviei a ele, de um trecho de documento que encontrei na internet:
Imagem

E abaixo, uma foto feita na Rua Alcina durante uma pesquisa dele, próxima ao final deste ramal, que hoje tem o terreno ocupado em parte pelo Wal-Mart:
Imagem
^^ Será que estes trilhos fizeram parte do ramal ?

Obs.: tenho entrado muito pouco aqui, tenho ficado mais no "Trilhos do Rio" ... vou tentar freqüentar mais vezes o TGVBR.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Mar 2012, 20:39

Dado, mas uma vez você matou a pau! app
O traçado do mapa acima corresponde ao que vi na aerofotografia de 1928 e confirma a minha dúvida, que o ramal não chegava a Ernani Cardoso.
A região tinha bem menos logradouros que hoje e a distância entre as esquinas eram bem maiores.
Eu não sabia desse ramal do laboratório, pois ás vezes não dá para visualizar todos os tópicos, mas realmente o traçado acima foi o que vi.

Na medida do possível vou procurar colocar as postagens aqui e no trilhos do Rio.

Essa narrativa por exemplo, eu também coloquei lá.

A charada tendo sido desvendada então já minimiza possíveis estudos. Só para encerrar, eu fiz o traçado no Google e a partir da bifurcação o subramal tinha pouco mais de 500 metros. Partindo da linha tronco portanto, não poderia ter mais de 1,5 Km conforme na tabela, a não ser que eles tenham considerado na medida algum desvio que a partir de então seguia em paralelo com a linha tronco.

Um abraço.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Mar 2012, 21:02

Não tenho certeza, Adenilson, veja aí se você puder medir a distância, pois acho que esta quilometragem é contada a patir da estação de Cascadura.
Vou precisar dar uma saída agora ... veja aí se esta informação confere, por favor.
okk
Obs.: não tinha visto a postagem no Trilhos do Rio !
ptz
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Mar 2012, 21:13

Dado, matou a pau de novo.
A distância desde Cascadura bateu!
Depois que você voltar da sua saída dá uma olhada mais imagens antigas do meu acervo okk
DadoDJ escreveu:Não tenho certeza, Adenilson, veja aí se você puder medir a distância, pois acho que esta quilometragem é contada a patir da estação de Cascadura.
Vou precisar dar uma saída agora ... veja aí se esta informação confere, por favor.
okk
Obs.: não tinha visto a postagem no Trilhos do Rio !
ptz

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trilhos perdidos

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Mar 2012, 00:13

Uhuuu !
Estamos ficando profissionais nisso, hein ?
Caramba !
:Y:
Vou tentar encontrar mais documentos relativos a este ramal, devo ter gravado algo no pc lá em casa !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes